sexta-feira, 30 de abril de 2010

Seminário "Agricultura Biológica": 05 de Maio, Vila Pouca de Aguiar

Boa tarde,

A ADRAT e o Município de Vila Pouca de Aguiar irão realizar no próximo dia 05 de Maio, a partir das 14h30, um seminário dedicado à Agricultura Biológica.

Este evento, integrado na estratégia da ADRAT no âmbito do projecto MYRCAS (Programa Leonardo da Vinci) e da Iniciativa Business & Biodiversity, pretende informar e promover o debate em torno da Agricultura Biológica, como actividade económica intimamente ligada à biodiversidade, valores rurais,
paisagísticos e económicos.

No ficheiro anexo encontra-se o programa previsto e descrição mais detalhada.

Agradecemos a V. presença e o apoio possível na divulgação deste encontro.

Com os melhores cumprimentos,

Marco Fachada
_____________________________________________________________________________

ADRAT
Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega / Development Association of Alto Tâmega's Region
Departamento de Cooperação e Desenvolvimento / Development and Cooperation Department

Parque Empresarial nº2
Avenida da Cooperação, Lote A1
Edifício INDITRANS
5400-673 Outeiro Seco
Chaves, Portugal

Tel: +351 276 340 920
Fax: +351 276 340 929






quinta-feira, 29 de abril de 2010

ACÇÃO ACREDITADA NA ÁREA DAS NEE

Colegas,
 
No seguimento da tentativa de conseguir formação acreditada na área das NEE, contactei a Casa do Professor de Braga.
Tentei que fosse feita formação em Chaves mas tal não foi possível.
O melhor que consegui foi uma acção feita em 3 sábados em Braga.
Esta acção custa 50€ para sócios da casa do professor e 120€ para não sócios.
São 25 horas presenciais e 25horas de trabalho autónomo, pois é oficina de formação dá 2 créditos.
O tema é "Criação de materiais de apoio para alunos com NEE"  e é para os grupos 100, 110, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 910, 920 e 930.
Agradecia que divulgação este assunto pelos restantes colegas.
 
Gostaria manifestassem o vosso interesse em participar na mesma até ao fim do mês de Abril e caso estivessem interessados qual o 1.º Sábado.
 
Desde já obrigada.
 
Adalgisa

ESTATUTO DO ALUNO


 
 
 
 
   
                              PROPOSTA DE LEI N.º 14/XI/1.ª
                                        Exposição de Motivos

 
Após as alterações introduzidas pela Lei n.º 3/2008, de 18 de Janeiro, no Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pela Lei n.º 30/2002, de 30 de Dezembro, a experiência entretanto decorrida recomenda que se proceda ao seu aperfeiçoamento, no sentido de, através do reforço das condições que assegurem o normal funcionamento da escola pública e o bom relacionamento entre os membros da comunidade escolar, se garanta uma efectiva melhoria das aprendizagens dos alunos.
Assim, a presente proposta de lei visa criar condições de maior segurança, tranquilidade e disciplina na escola, quer através do reforço da autoridade dos directores, dos directores de turma e dos professores, quer pela introdução de mecanismos de prevenção de situações que prejudiquem o normal funcionamento da escola ou que afectem ou sejam susceptíveis de afectar o bem-estar dos membros da comunidade escolar ou interfiram com o relacionamento entre eles, quer ainda, em casos mais graves, através da adopção de medidas que assegurem aos envolvidos um adequado acompanhamento.
Nesse sentido, a proposta de lei procede à clarificação do regime da aplicação de medidas cautelares e de medidas disciplinares sancionatórias, reforçando a capacidade de intervenção dos directores, dos directores de turma e dos professores e permitindo uma actuação mais célere e eficaz, designadamente prevendo que, ao contrário do que actualmente sucede, a participação de ocorrências seja feita por qualquer membro da comunidade escolar e estabelecendo que o director pode agir imediatamente, quer no sentido do afastamento dos envolvidos, quer no da prestação de apoio às vítimas das ocorrências, a par do posterior acompanhamento adequado de uns e outros. 
De igual modo, preconiza-se a agilização e a simplificação dos procedimentos disciplinares, eliminando-se formalidades excessivas que não são consentâneas com o enquadramento específico, em ambiente escolar, deste tipo de procedimento, nem com as finalidades a que o mesmo se destina. 
O procedimento disciplinar instaurado contra aluno do ensino básico ou secundário deve ser célere e envolver, logo que possível, os pais e encarregados de educação, de forma a garantir eficácia, quer no que se refere aos direitos dos demais membros da comunidade escolar, quer no que respeita directamente ao efectivo interesse do infractor.
Nesse sentido, a proposta de lei visa reduzir os prazos actualmente em vigor e agilizar procedimentos quanto à defesa do aluno e à intervenção dos pais e encarregados de educação, sem prejuízo da serem chamadas a intervir outras entidades, nomeadamente a comissão de protecção de crianças e jovens ou o Ministério Público, quando o comportamento em causa seja passível de poder constituir facto qualificável de crime, tal como já sucede actualmente.
Por outro lado, são ainda propostas outras alterações no âmbito do reforço de princípios que se entende serem essenciais para a melhoria das aprendizagens, designadamente quanto à assiduidade e pontualidade dos alunos e seu empenhamento nas actividades escolares, bem como quanto à co-responsabilização dos pais e encarregados de educação. Na verdade, a partir da clarificação das diferenças entre falta justificada e falta injustificada, enunciam-se as respectivas consequências e, no caso de faltas injustificadas, as penalizações para o aluno, sem ignorar, contudo, a necessária responsabilização dos pais e encarregados de educação na procura de soluções com a escola que visem melhorar a assiduidade e a pontualidade dos alunos e, consequentemente, o seu aproveitamento escolar.
 
Além disso, não é despiciendo referir, neste âmbito, que o regime da prova de recuperação tem comportado, para os professores, uma sobrecarga de trabalho, sem que se vislumbre um impacto desse esforço na melhoria das aprendizagens e no sucesso escolar dos alunos, antes constituindo razão de desmotivação e prejudicando o exercício das funções docentes.
Assim, a presente proposta de lei prevê a substituição da prova de recuperação a que estão actualmente sujeitos os alunos com excesso de faltas, sejam elas justificadas ou injustificadas, por medidas de apoio pedagógico diferenciado. Estas medidas devem ser apuradas e estabelecidas, em cada caso, tendo em conta o contexto e a natureza, justificada ou injustificada, das faltas e, também, envolvendo os pais e encarregados de educação, de forma a, em conjunto com a escola, ser encontrada a solução mais adequada ao aluno.
Esta alteração tem, igualmente, a vantagem de eliminar o efeito indesejável que, nalguns casos, se constata decorrer da prova de recuperação, no sentido de o aluno sentir-se incentivado a faltar - porque sabe, de antemão, que afinal será sujeito a uma prova - ou de, em última instância, conduzir ao abandono escolar, face à inexistência de um acompanhamento efectivo, e partilhado entre a escola e os pais e encarregados de educação, da situação concreta e das dificuldades vividas pelo aluno.
São estas as principais medidas consignadas na presente proposta de lei e que, na sequência das alterações introduzidas em 2008 no Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, o Governo considera mais adequadas a garantir a manutenção da estabilidade necessária ao funcionamento da escola pública e à salvaguarda dos interesses dos membros da comunidade educativa.
Assim:
Nos termos da alínea d) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição, o Governo apresenta à Assembleia da República a seguinte proposta de lei:

                        »» 
Descarregar a proposta (word) ««

 
  
Pela redução do número máximo de alunos por turma e professor.
Enviado por Quinta, Abril 29 @ 09:37:18 CEST por Amaral

EducaçãoÉ apresentada hoje, em Lisboa, a Petição "Pela redução do número máximo de alunos e alunas por turma e por professor/a".
A igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso para todos os alunos e alunas não é uma realidade. Muitos factores contribuem para o facto de Portugal possuir um dos mais selectivos sistemas de ensino na Europa, e o elevado número de alunos por turma e por professor/a, em tantas escolas do país, é um deles.

Texto completo da Petição em Leia Mais...

Não se pode falar de diferenciação e de individualização do ensino-aprendizagem com 28 alunos por turma. Não se pode falar do direito ao sucesso para todos com professores com 7 e 8 turmas. Não se pode falar com verdade sobre planos de recuperação, ou quaisquer estratégias individualizadas, com turmas sobre-lotadas e professores/as com 160 ou 170 alunos. A presente petição é para mudar esta realidade. Ela é subscrita por encarregados de educação, mães e pais, por professores e professoras, por auxiliares de educação, por alunos e alunas, por cidadãos e cidadãs para quem a qualidade do ensino na escola pública e o direito ao sucesso para todos/as é uma prioridade.

Assim sendo, os cidadãos e as cidadãs abaixo identificados/as defendem a alteração dos limites em vigor para a constituição de turmas, bem como critérios de relação docente/número de turmas e níveis, propondo que:

1 - No Jardim-de-infância e no 1.º ciclo do ensino básico, a relação seja de 19 crianças para 1 docente, alterando-se para 15 quando condições especiais - como a existência de crianças com necessidades educativas especiais ou outros critérios pedagógicos julgados pertinentes, no quadro da autonomia das instituições - assim o exijam. Deve ainda ser colocado/a um/a assistente operacional em cada sala de JI.

2- Do 5.º ano ao 12.º ano, o número máximo de alunos e alunas por turma seja de 22, descendo para 18 sempre que se verifiquem as condições acima enunciadas.

3 - Do 5.º ao 12.º ano, cada professor e professora não poderá leccionar, anualmente, mais de cinco turmas, num limite de 110 alunos.


Os proponentes e as proponentes: Miguel Reis (Professor, Movimento Escola Pública), Helena Dias (ex-Presidente da Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais, Movimento Escola Pública), Pedro Feijó (Associação de Estudantes da Escola Secundária Luís de Camões), Paulo Guinote (Professor, Autor do blogue “A Educação do Meu Umbigo”), Maria José Viseu (Presidente da CNIPE - Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação), António Avelãs (Professor, Presidente do SPGL - Sindicato dos Professores da Grande Lisboa), Ricardo Silva (Professor, Presidente da APEDE – Associação Portuguesa em Defesa do Ensino), Maria do Rosário Matos (Professora, Directora do Agrupamento de Escolas Francisco Arruda), Manuel Sarmento (Investigador, Professor da Universidade do Minho), Mário Nogueira (Professor, Secretário Geral da FENPROF – Federação Nacional de Professores), Manuel Reis (Estudante da Escola Secundária de Bocage), Manuela Mendonça (Professora, Coordenadora do SPN – Sindicato de Professores do Norte), António Amaral (Presidente da FERSAP - Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais), Ramiro Marques (Professor, Autor do blogue “ProfAvaliação"), Luíza Cortesão (Professora Emérita da Universidade do Porto, Presidente da Direcção do Instituto Paulo Freire de Portugal), Joaquim Sarmento (Professor, MEM - Movimento Escola Moderna), Octávio Gonçalves (Professor, PROmova – Movimento de Valorização dos Professores), Maria José Vitorino (Professora, Bibliotecária), João Madeira (Professor, Historiador), José Carlos Leitão (ex-Presidente da Federação das Associações de Pais de Vila Nova de Gaia), Ilídio Trindade (Professor, MUP – Movimento Mobilização e Unidade dos Professores), Paulo Sucena (Professor, ex-Presidente da FENPROF), Albino Almeida (Presidente da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais), Universina Branca Coutinho (Jurista, ex Presidente da Federação de Pais do Concelho da Amadora), André Portas (Associação de Estudantes da Escola Secundária Luís de Camões), Vítor Sarmento (ex-Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais).


Apelamos ao contributo de todos para podermos ampliar esta recolha de assinaturas. Precisamos de 4000 assinaturas para que a Assembleia da República discuta o problema e possa agir em conformidade. Precisamos do empenho de todos.
Para assinar a Petição: http://www.peticaopublica.com/?pi=aluturma.


quarta-feira, 28 de abril de 2010

: O Ambiente é de Todos - vamos usar bem a energia | Concurso


cabeçalho.png
Lisboa, Abril de 2010
Ex.mo(a) Senhor(a) Professor(a),

A EDP – Energias de Portugal, SA, vem por este meio recordar que no âmbito do projecto educativo O Ambiente é de Todos – vamos usar bem a energia, está a decorrer a nova edição do Concurso do projecto, onde pode participar com os seus alunos até dia 15 de Junho de 2010.

As escolas devem trabalhar especificamente o projecto O Ambiente é de Todos e mediante este objectivo, os seus trabalhos devem reflectir a preocupação com a preservação do ambiente, ao nível do uso da energia.

Os trabalhos deverão vir devidamente identificados com o nome da escola, endereço, telefone de contacto, professor responsável, ano de escolaridade de alunos que desenvolveram o trabalho e o número de alunos envolvidos no projecto.
Este ano a edição do Concurso está mais simples, mas para mais informações por favor consulte o regulamento do concurso que se encontra em anexo.

As escolas vencedoras serão premiadas com prémios no valor total de 100.000 euros na implementação de medidas de eficiência energética para a escola.
Não perca esta oportunidade e participe com os seus alunos!
Em caso de dúvida contacte-nos através do n.º de telefone 21 315 30 66 ou consulte o nosso sitewww.oambienteedetodos.com.
A todos desejamos muita inspiração e bom trabalho, nesta missão planetária.
assinatura NC



António Neves de Carvalho
Director de Sustentabilidade e Ambiente
EDP – Energias de Portugal, S.A.

rodape edp com dgeg _ mais pequeno.jpg



terça-feira, 27 de abril de 2010

  
 

«Não podemos continuar a olhar para o porteiro e não fazer nada»

24 | 04 | 2010

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Albino Almeida, considerou hoje que o caso do porteiro de Mirandela que vai responder disciplinarmente pela saída de alunos revela a 'incapacidade de alterar o que está errado na Educação'.

Destak/Lusa | destak@destak.pt


O porteiro que se encontrava de serviço na escola EB 2/3 Luciano Cordeiro no dia em que Leandro morreu afogado no rio Tua vai responder num processo disciplinar por a criança de 12 anos e outros colegas terem saído do recinto escolar à hora de almoço.

'Será o porteiro que é responsável ou somos todos nós?', perguntou num seminário promovido pelo CDS-PP de Mirandela sobre uma nova estratégia para a prevenção e optimização da convivência na escola.

O presidente da CONFAP escusou-se a comentar o caso Leandro por aguardar ainda pela conclusão do último inquérito, o judicial que se encontra em curso no Ministério Público.

O inquérito conduzido pelo Ministério da Educação não encontrou responsáveis entre dirigentes e professores seus subordinados hierárquicos e remeteu certidões à Câmara de Mirandela para avançar com um inquérito à actuação do porteiro que faz parte do pessoal não docente integrado nos quadros municipais.

A autarquia decidiu instaurar um processo disciplinar ao porteiro, mas entende que tem atenuantes como o facto de ter de controlar as entradas e saídas ao mesmo tempo que fazia também o serviço de telefonista na central telefónica da escola.

'Como é que foi possível conviver tantos anos com um porteiro que era telefonista e achar que isso estava bem e agora ter descoberto porque ele estava a ser telefonista quando devia ser porteiro já estava mal', questionou o presidente da CONFAP.

Albino Almeida lamentou que nunca ninguém se tenha apercebido de que 'as funções acumuladas pelo funcionário eram incompatíveis e que se tenha vivido tranquilamente com essa situação até à morte de uma criança'.

'Vamos ter mais 'Leandros' a desaparecer no rio se continuarmos como estivemos até aqui', declarou, considerando que estas crianças são 'vítimas desta nossa incapacidade de mudar as coisas e que 'a melhor homenagem que se lhe pode fazer é todos assumirem as responsabilidades'.

Albino Almeida reiterou a necessidade de 'mudar o paradigma da escola pública portuguesa' com mais autonomia e contratos de transferência de competências mais transparentes que definam à partida quem é responsável por quem e dê formação'.

Invocando mais um aniversário do 25 de Abril, o presidente da CONFAP considerou que '36 anos depois, o terceiro D (desenvolvimento) da revolução está por cumprir e isso deve ter a ver com o facto de a Educação continuar com muitos estigmas salazaristas e salazarentos'.

'As nossas escolas têm de ser elas a construir as soluções que melhor sirvam os seus alunos e dependem de ordens, circulares, decretos-leis para se organizarem internamente. É com isso que temos que acabar ', afirmou.

Fonte: http://www.destak.pt/artigo/61317
 
  


  
 Boletim Semanal de Informações ao MAP
 

Publicado em Diário da República
 

 
Aviso n.º 7421-A/2010. D.R. n.º 71, Suplemento, Série II de 2010-04-13
Ministério dos Negócios Estrangeiros - Instituto Camões, I. P.
Abertura do procedimento concursal para reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro

Resolução n.º 9/2010. D.R. n.º 75, Série II de 2010-04-19
Presidência do Conselho de Ministros - Conselho de MinistrosRenova o mandato dos membros do conselho de administração da Parque Escolar, E. P. E.
 
Deliberação n.º 699/2010. D.R. n.º 75, Série II de 2010-04-19
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Comissão Nacional de Acesso ao Ensino SuperiorRegulamenta a fixação de elencos de provas de ingresso para 2010-2011 e 2013-2014
 
Despacho n.º 6955/2010 D.R. n. 76, Série II de 2010-04-20
Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento CurricularConstituição da comissão de avaliação e certificação prévia à adopção dos manuais escolares da disciplina de Língua Estrangeira I (Inglês) do 5.º ano de escolaridade, do 2.º ciclo do ensino básico

 
Portaria n.º 224/2010. D.R. n.º 76, Série I de 2010-04-20 
Ministério da EducaçãoAltera o anexo i à Portaria n.º 731/2009, de 7 de Julho, que cria o sistema de formação e de certificação em competências TIC (tecnologias de informação e comunicação) para docentes em exercício de funções nos estabelecimentos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário
 
Contrato n.º 220/2010 – D.R. n. 76, Série II de 2010-04-20 - Ministério da Educação e Município de São Brás de AlportelPublica adenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 221/2010 – D.R. n. 76, Série II de 2010-04-20 - Ministério da Educação e Município de SilvesPublica adenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 222/2010 – D.R. n. 76, Série II de 2010-04-20 - Ministério da Educação e Município de TaviraAdenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 
Contrato n.º 227/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de AlbufeiraAdenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 228/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de Alcoutim
Adenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 229/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de AljezurAdenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 230/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de Castro MarimAdenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 231/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de FaroPublica adenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 232/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de LagoaPublica adenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 233/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de LagosPublica a adenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 234/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de LouléAdenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 235/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de MonchiqueAdenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 236/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de OlhãoPublica adenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 237/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de PortimãoAdenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contrato n.º 238/2010 – D.R. n. 77, Série II de 2010-04-21 - Ministério da Educação e Município de Vila Real de Santo AntónioAdenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 
Contrato n.º 239/2010 – D.R. n. 78, Série II de 2010-04-22 - Ministério da Educação e Município de Vila do BispoAdenda ao contrato-programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
 
Despacho n.º 7127/2010 D.R. n. 79, Série II de 2010-04-23
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-MinistroDetermina a concessão de tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas na administração central e nos institutos públicos na parte da tarde do dia 11 de Maio no concelho de Lisboa, no dia 13 de Maio em todo o território nacional e na parte da manhã do dia 14 de Maio de 2010 no concelho do Porto, por ocasião da visita de Sua Santidade o Papa Bento XVI

 
Despacho n.º 7184/2010 D.R. n. 79, Série II de 2010-04-23
Ministério da Educação - Gabinete da MinistraAprova a 4.ª edição do Prémio Nacional de Professores, dirigido a todos os educadores de infância e professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e o respectivo regulamento em anexo

 
 
Para publicação em Diário da República
 
― Despacho do Gabinete da Ministra da Educação
Cria no âmbito do Ministério da Educação um grupo de trabalho incumbido de proceder à elaboração de um estudo visando a adaptação
e o alargamento do Projecto Orquestra Geração a outras escolas ou agrupamentos de escolas portuguesas, doravante denominado
Grupo de Trabalho.
 
― Despacho do Gabinete da Ministra da Educação
Nomeia o Licenciado Hélder Manuel Diniz de Sousa, para exercer, em comissão de serviço, o cargo de director do Gabinete de Avaliação
Educacional, do Ministério da Educação.
 
 
Informações Gerais
 
― Lista Final de Resultados do convite a manifestação de interesse para o exercício de funções docentes na escola Portuguesa de Díli (Timor-Leste)Informam-se os interessados que se encontra publicado nas páginas electrónicos do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) e da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE), a lista final de resultados do convite a manifestação de interesse para o exercício de funções docentes, para o último período lectivo do ano escolar 2009/2010, na escola Portuguesa de Díli.
Para mais informação: www.gepe.min-edu.pt/
 
― Quartel do Carmo abre as portas ao públicoO Quartel do Carmo apresenta a exposição “A Guarda e a República”, com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, destinada a alunos, a professores e ao público em geral.
Para mais informação: http://www.min-edu.pt/np3/4746.html
 
― Concurso 'Vamos contar a história de Nuno Álvares Pereira'A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Comissão São Nuno de Santa Maria anunciam o lançamento do concurso “Vamos contar a história de Nuno Álvares Pereira”.
Para mais informação: www.dgidc.min-edu.pt
 
― Provas de Aferição - 2009/2010Encontram-se disponíveis, para consulta, as informações relativas às Provas de Aferição dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e os manuais do aplicador.
Para mais informação: http://www.gave.min-edu.pt/np3/245.html
 
― Semana de Acção Global pela EducaçãoA Semana de Acção de 2010 tem como tema “O Financiamento da Educação para Todos e Todas” e decorrerá de 19 a 25 de Abril.
Para mais informação: www.dgidc.min-edu.pt
 
― Congresso Internacional 'Pontes de Cultura, Pontes de Futuro'A Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas! Vai assinalar o seu 15.º aniversário com a realização do Congresso Internacional 'Pontes de Cultura, Pontes de Futuro'. O encontro terá lugar em Vigo, nos dias 23 e 24 de Abril, e em Melgaço, no dia 25.
Para mais informação: www.dren.min-edu.pt/
 
― Modelo de auto-avaliação da biblioteca escolarA Rede de Bibliotecas Escolares irá disponibilizar às escolas, a partir de 26 de Abril, uma aplicação informática, em linha, para apoio ao processo de implementação do Modelo de autoavaliação da biblioteca escolar.
Para mais informação: www.rbe.min-edu.pt/
 
― Escola de Verão 2010A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) realiza, nos próximos meses de Julho e Setembro, e a partir dos seus vários Departamentos e Centros de Investigação, a quarta edição da sua Escola de Verão, a qual consiste num conjunto de cursos intensivos e de curta duração oferecidos por todas as suas áreas.
Para mais informação: http://verao.fcsh.unl.pt/
 
― Programa de Generalização do Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo do Ensino BásicoEncontra-se disponível na página da DGIDC, em formato digital, o 7º volume da colecção Ensino Experimental das Ciências “Explorando Interacções… Sustentabilidade da Terra”
Para mais informação: www.dgidc.min-edu.pt
 
 
 

Fonte: Boletim CIREP, Ministério da Educação, Confap, Outros


                                                 »» Boletim Anterior ««
 
  

SEMANA EM REVISTA


 
 
 
 
   
 Confap disponibiliza na sua página um acervo de notícias emitidas pela Comunicação Social sobre educação.


Semana em revista:
Apelo ao consenso no estatuto do aluno
Diário de Notícias – 25/04/2010
Educação O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Albino Almeida, desafia os partidos a entenderem-se para aprovarem um ...


Isabel Alçada assistiu ao concerto de jovens estudantes
Correio da Manhã – 25/04/2010
Na recta final dos 'Dias da Música', o Centro Cultural de Belém (CCB) recebeu este domingo a ministra da Educação, Isabel Alçada, que assistiu a um dos ...


Confap desafia partidos a criar Estatuto do Aluno duradouro

TVI24 – 24/04/2010
Confederação Nacional das Associações de Pais quer uma lei «consensual» que garanta tranquilidade nas escolas


«Não podemos continuar a olhar para o porteiro e não fazer nada»
Destak – 24/04/2010
Albino Almeida lamentou que nunca ninguém se tenha apercebido de que 'as funções ... Albino Almeida reiterou a necessidade de 'mudar o paradigma da escola ...


Educação: 'Não podemos continuar a olhar para o porteiro e a não ...
i Informação – 24/04/2010
O inquérito conduzido pelo Ministério da Educação não encontrou responsáveis entre dirigentes e professores seus subordinados hierárquicos e remeteu ...


Estatuto do alunoCONFAP desafia partidos a criarem lei ...
i Informação – 24/04/2010
Albino Almeida espera que a discussão, na próxima semana, na Assembleia da República, do novo Estatuto do Aluno seja uma 'oportunidade histórica para que os ...

Educação: Ministério vai criar programas específicos para formação ...
Correio do Minho – 24/01/2010
... Alexandre Ventura lembrou que o Estatuto da Carreira Docente, aprovado na quinta ... como exemplo a proposta de lei para a revisão do Estatuto do Aluno...

Professores voltam aos protestos em Maio
Jornal de Notícias – 24/01/2010
... ao garantir que a prorrogação da avaliação na graduação dos docentes foi tema nas reuniões com o ministério da Educação desde Novembro passado. ...
Reformas tiram 10 mil à Fenprof
Diário de Notícias – 24/01/2010
Actualmente, a maior estrutura docente do País conta com 59 679 associados no conjunto dos seus cinco sindicatos (ver números). ...

Estatuto do Aluno envolto em 'secretismo”
Público.pt – 23/01/2010Os representantes da Confederação Nacional das Associações de Pais (…), manifestaram-se ontem negativamente surpreendidos com o facto de o Ministério da Educação (ME) não ter enviado a proposta de alterações ao Estatuto do Aluno ontem aprovada em Conselho de Ministros.
DREN rejeita existência de incompatibilidade dos cargos de ...
Reflexo Digital – 23/01/2010
José Augusto Araújo vai poder continuar a exercer os cargos de Director daEscola Secundária das Taipas e o de Vereador dos Recursos Humanos da Câmara ...
Mirandela: Pais de Leandro querem responsabilizar escola
Correio da Manhã – 23/01/2010
A Câmara de Mirandela vai instaurar um processo disciplinar ao porteiro daescola EB 2/3 Luciano Cordeiro, por não ter impedido a saída do recinto escolar...
'Queremos uma escola nova'
As Beiras Online – 23/01/2010
Fartos de esperar por uma solução, os pais dos alunos da Escola EB 2,3 atrasaram 15 minutos a entrada dos filhos. Encarregados exigem que seja feita uma ...

Polícia Municipal do Marco de Canaveses vai à Escola
A Verdade – 23/01/2010
Sob o lema “Vale a pena crescer em segurança” a Policia Municipal do Marco de Canaveses percorre todos os estabelecimentos de ensino do Ensino Pré-Escolar...


Porteiro de escola arrisca pena de expulsão
Diário de Notícias – 23/04/2010
Inquérito este feito depois de o Ministério da Educação ter ilibado os professores e membros do conselho de administração da escola e ter 'culpado' o ...


Nova versão do Estatuto do Aluno aprovada
Jornal de Notícias  – 22/04/2010
O Governo aprovou, hoje, quinta-feira, a proposta de lei que procede à segunda alteração do Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário. ...


Estatuto do Aluno: Governo quer «reforço da autoridade»
TVI24 – 22/04/2010
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros uma proposta de lei de alteração ao Estatuto do Aluno, tendo em vista a criação de condições de...


Educação Governo aprova alterações ao Estatuto do Aluno para dar ...
Visão – 22/04/2010

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros uma proposta de lei de alteração ao Estatuto do Aluno tendo em vista a criação de ...

Aprovadas alterações ao Estatuto do Aluno com reforço da ...
Público.pt – 22/04/2010

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros uma proposta de lei de alteração ao Estatuto do Aluno, tendo em vista a criação de condições de “maior...

Ministério da Educação alterou aplicação informática do concurso ...
Público.pt – 22/04/2010
O Ministério da Educação (ME) informou ontem as escolas de que a aplicação informática do concurso para contratados foi alterada, podendo agora os ...


Fugir à exclusão
Correio da Manhã  – 23/04/2010
Trata-se de uma organização do PIEC – Programa para a Inclusão e Cidadania (da Segurança Social), que antes fora PIEF – Programa Integrado de Educação e...


Jogos Paradaptados apostam na inclusão social
RTP – 22/04/2010
Escola dos Arrifes e Núcleo de Educação Especial juntaram esforços na organização. Meia centena de atletas corporizaram a primeira edição dos Jogos...


Vila Franca de Xira leva educação ambiental às escolas
O Mirante – 22/04/2010
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a levar a todas as escolas do concelho vários projectos de educação ambiental. Para o presente ano lectivo o...


Em escolas do Porto PJ dá lições…
Correio da Manhã – 22/04/2010
No âmbito de um protocolo estabelecido com a Direcção Regional de Educaçãodo Norte (DREN), a PJ/Norte anda de escola em escola a explicar os cuidados a...


Participação em protesto vale trabalho comunitário
Diário IOL – 22/04/2010
Semanas antes tinham sido os próprios pais a reclamar a alteração do Estatutodo Aluno. «Nessa acção, alguém escolheu cirurgicamente três deles e os acusou, ...


Porteiro da escola de Leandro sujeito a processo disciplinar
Jornal de Notícias – 22/04/2010
A Câmara municipal de Mirandela decidiu instaurar um processo disciplinar ao assistente operacional que estava em serviço na portaria da Escola Luciano ...


Autarquia instaura processo disciplinar a porteiro de escola
RTP – 22/04/2010
O funcionário diz não ter visto ninguém sair pelo portão da escola, mas não se recorda se estava ou não a atender o telefone na hora em que o rapaz ...


Agrupamento de Alcains vence concurso Escola Alerta
Reconquista – 22/04/2010
O Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains acaba de ganhar a fase distrital do Concurso “Escola Alerta! 2009/2010: Acessibilidade a Todos”, ...


Educação: FNE avança com providências cautelares
Rádio Renascença – 21/04/2010
Novo braço de ferro na Educação por causa da avaliação de desempenho ser tida em conta no concurso de professores. A Federação Nacional da Educação (FNE) ...


Parlamento não resolve guerra na Educação
Correio da Manhã – 21/04/2010

... Parlamentar de Educação, Bravo Nico afirmou: 'O que dissemos na altura foi que registávamos com atenção os problemas colocados pela Fenprof e FNE. ...

Professores sentem-se 'traídos'
Diário de Notícias – 21/04/2010
Os professores contratados ouvidos pelo DN sentem-se também 'revoltados' e 'traídos' pelos sindicatos, que acusam de não terem actuado. ...


FNE diz que solução para concurso dos professores passa pelo ...
i Informação – 21/04/2010
Questionado sobre o anúncio da Fenprof relativo à possibilidade de uma nova manifestação nacional de professoresJoão Dias da Silva preferiu não comentar...


BE quer conselho de turma disciplinar responsável pela ...
i Informação – 21/04/2010
De acordo com um projeto de lei de alteração ao Estatuto do Aluno, a que a Lusa teve acesso, é eliminada a distinção entre medidas disciplinares corretivas...


Mobilizar a “aldeia” para combater a indisciplina (2.ª parte)
Educare – 21/04/2010
No último artigo foquei o problema da indisciplina nas escolas, tendo como referência o Estatuto do Aluno e medidas que têm vindo a ser divulgadas/propostas ...


Alunos da Gama Barros concentram-se em protesto contra 'falta de ...
Jornal de Notícias – 21/04/2010
Duas centenas de alunos da Escola Gama Barros, Cacém, concentraram-se hoje, quarta-feira, em protesto contra a 'falta de segurança' do estabelecimento que ...


O problema da educação está de volta
Diário de Notícias – 21/04/2010
Se dúvidas houvesse, eis que as ameaças dos sindicatos - de novas manifestações e 'guerra' aberta à actual ministra da Educação (a palavra não é nossa, ...


Visita papal antecipa provas de aferição
Correio da Manhã – 21/04/2010
A justificação oficial, transmitida ao CM pela assessoria do Ministério daEducação, é de que foi preciso dar 'mais tempo para a classificação das provas'....


Países da UE vão adoptar programa “e-escola
Jornal de Notícias – 20/04/2010
Segundo o governante, o especialista norte-americano 'também conhecia o programa e-escola eo computador Magalhães, o que significa que essa bandeira já ...


Fenprof ameaça Alçada com 'guerra'
Diário de Notícias – 20/04/2010
'A Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação chegou a desenvolver uma aplicação informática, para os concursos que estão a decorrer, que eliminava a ...


'Se o Governo quer guerra, é guerra que vai ter', avisa a Fenprof
Público.pt – 20/04/2010
A dois meses do final do ano lectivo, a avaliação docente, que envenenou as relações entre professores e a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues ...


Concurso de professores leva Fenprof a prometer nova guerra
Jornal de Notícias – 20/04/2010
O Governo não abdica da avaliação como critério para a graduação deprofessores. A Fenprof vai agendar nova manifestação nacional. ...


PCP quer eliminar avaliação de professores
TVI24 – 20/04/2010
Todos os partidos devem pronunciar-se acerca da eliminação da avaliação como critério para os concursos


Avaliação: Parlamento aprova audição urgente de Isabel Alçada
TVI24 – 20/04/2010
Um professor classificado com «Muito Bom» recebe mais um valor, enquanto umdocente avaliado com «Excelente» é bonificado em dois valores. ...


Educação: Ministério mantém efeitos da avaliação nos concursos
Correio da Manhã – 20/04/2010
A Fenprof entregou ontem no Ministério da Educação (ME), em Lisboa, um abaixo--assinado com mais de 16 mil assinaturas de professores a exigir que a...


Nunca houve compromisso para não incluir avaliação
TSF Online – 19/04/2010
Segundo o secretário de Estado Alexandre Ventura, «o Ministério da Educaçãoestá a tentar resolver todas as situações que têm uma solução do ponto de vista...


“Mês do professor, da criança e da educação” em Santarém
O Ribatejo  – 19/04/2010
O “Mês do Professor, da Criança e da Educação” realiza-se em Santarém, com diversas actividades a acontecerem até ao final do mês de Abril, actividades que...


Educação: «Nunca houve compromisso para avaliação não ser considerada»
TVI24 – 19/04/2010
O Governo garantiu que todos os problemas relacionados com o concurso deprofessores que tenham uma solução técnica serão resolvidos e sublinhou que nunca ...


Professores saem hoje à rua para desafiar a ministra Isabel Alçada
i Informação – 19/04/2010
A concentração convocada pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) tem cinco palcos - ministério da educação, em Lisboa, e direcções regionais de...


      Actualizações diárias, Notícias da Semana e Arquivo em 

        
http://www.confap.pt/confap.php?pagina=imprensa

     ou através do menu 'Navegação' na ligação 'Na Imprensa'

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video