sábado, 7 de agosto de 2010

Manuais Escolares - Protocolo WOOK




 
   
 
 
 
   
 
Caros Pais e Encarregados de Educação do Movimento Associativo de Pais

Atendendo ao particular momento de crise e situação das famílias portuguesas num momento onde estas são chamadas a realizar despesas importantes em matéria de educação, a CONFAP em estreita parceria com a WOOK.pt (livraria virtual do grupo Porto Editora) tem o prazer de proporcionar condições privilegiadas para a aquisição dos manuais escolares e respectivos auxiliares para o ano lectivo 2010/11.

Efectuando as compras no site www.wook.pt e utilizando o vale -4PNKF8C2 beneficiará de imediato, não só dos melhores descontos do mercado, mas também irá receber a sua encomenda comodamente, em casa ou no local de trabalho, sem pagar qualquer valor pelos portes de envio (portes grátis válidos para entregas em Portugal continental) .

Esta campanha é válida até 31 de Agosto de 2010, destina-se exclusivamente a encarregados de educação de Associações de Pais federadas na CONFAP e implica a compra, na mesma encomenda, de todos os manuais escolares para um determinado ano (todas as disciplinas para o ano em questão). 

Aproveite as condições especiais que conseguimos e divulgue ainda esta parceria junto de outros encarregados de educação.

Saudações Associativas,
O CE da CONFAP

 
  

sexta-feira, 6 de agosto de 2010



 
 
 
 
   
                                           Rede Escolar
                                     Reunião Confap/ME

Em reunião com o Secretário de Estado da Educação, João da Mata, na passada quarta-feira para esclarecimento de dúvidas sobre a reorganização da rede escolar, foi garantido à Confap que nada mudará para as famílias com a agregação dos agrupamentos.


Não haverá fusões de escolas, transferência de alunos ou mudanças de turmas, como anunciaram algumas comissões administrativas, mas sim uma agregação “exclusivamente administrativa e financeira” garantiu  o Secretário de Estado da Educação, permitindo que os alunos entrem num agrupamento no pré-escolar e sigam nesse agrupamento até ao ensino secundário.

Não se trata pois de constituir “mega-agrupamentos” mas sim uma agregação administrativa e financeira. Este processo não vai implicar transferências de alunos, professores ou funcionários não docentes.

As escolas ficam com as mesmas turmas, os professores que tinham e as secretarias mantém-se abertas. Também não haverá nenhuma redução do pessoal não docente.

Assim, os alunos continuarão nas mesmas escolas onde estavam e continuarão a ser matriculados nas mesmas escolas de acordo com o despacho das matriculas em vigor desde 2008 e os pais continuarão a tratar os assuntos dos seus filhos nas secretarias das escolas onde eles estão. Esta é também uma “palavra de conforto”, tanto para o pessoal de acção educativa, como para o pessoal administrativo.

As garantias dadas pelo Ministério da Educação respondem às preocupações dos pais e encarregados de educação, todavia, se as Comissões Administrativas Provisórias (CAP) extrapolarem os seus mandatos, as associações de pais não deixarão de denunciar, e terão de agir com providências, eventualmente, cautelares.

Uma situação entretanto já corrigida, o agrupamento de Escolas Senhora da Hora, em Matosinhos, chegou a enviar cartas a pais a comunicar a transferência de alunos, entre escolas do mesmo agrupamento.

Por isso a Confap apela à atenção das associações de pais, para que monitorizem todo o processo, acompanhando os mandatos das comissões administrativas provisórias dos novos agrupamentos de escolas, verificando se os poderes conferidos pelo Ministério da Educação não são ultrapassados.

A partir de Setembro, os pais voltarão a ser convocados para eleições dos órgãos dos novos agrupamentos –  conselhos gerais provisórios e conselhos pedagógicos – nos quais aprovarão a integração dos Projectos Educativos, procurando preservar a identidade de cada escola convergindo num Projecto Educativo e nos regulamentos internos dos estabelecimentos, com regras que poderão ser ajustadas à realidade de cada escola.

A Confap faz votos para que o ano lectivo comece com sossego e tranquilidade.

O CE da CONFAP
06 de Agosto 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BICA 105 - Agosto 2010

Garanta já a sua inscrição no curso Símbolos, Literacia e Comunicação, em São Paulo

É já no próximo fim-de-semana, nos dias 7 e 8 de Agosto de 2010, que o Centro de Formação Cnoti em parceria com o CPTA – Centro Paulista de Tecnologia Assistiva, vai organizar mais um curso de formação sobre o tema “Símbolos, Literacia e Comunicação”.

Produtos de apoio… na newsletter do Departamento de Formação Profissional do CNQF, do IEFP

O Departamento de Formação Profissional do CNQF – Centro Nacional de Qualificação de Formadores, do IEFP, incluiu, na sua newsletter do 2º Trimestre de 2010, um artigo da autoria do director de inovação da Cnotinfor, Secundino Correia, subordinado ao tema: “Produtos de apoio para pessoas com capacidades diferentes”.

Rio de Janeiro – Tecnologias e Inclusão: Novos Cursos e workshops, em Agosto de 2010

O Centro de Formação Cnoti vai estar novamente, em Agosto de 2010, no Brasil.
Consulte a agenda e garanta já a sua inscrição nos cursos e workshops que estamos a organizar no Rio de Janeiro.

Parceria com Universidade de Évora – Curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais

O Centro de Formação Cnoti vai realizar, nos dias 9 e 10 Setembro de 2010, mais uma acção do Curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais em parceria com a Universidade de Évora. As inscrições já estão abertas. Inscreva-se!

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video