sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

 
 
2011-01-21
 
 Nota à Comunicação Social - Ensino Particular 
   
 Reproduzimos a nota do Ministério da Educação, enviada hoje à Comunicação Social, sobre a renegociação dos contratos de associação com os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. Assinalam-se já reacções do sector do ensino privado e cooperativo. 
   
 Ver » 
   
 
2011-01-21
 
 FUTURÁLIA - 4ª edição 
   
 A Futurália é a maior Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa que se realiza em Portugal. É um evento de referência da área educativa, tendo vindo a aumentar de dimensão de uma forma sustentada e assinalável. A Futurália apresenta uma oferta vasta e diversificada, adequada às necessidades dos visitantes e enquadrada no contexto económico e nacional. 
   
 Ver » 
   
 
2011-01-21
 
 Boletim Informativo - Semanas 1, 2 e 3 
   
 A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 51 e 52 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
   
 Ver » 
   
 
2011-01-14
 
 Debate sobre Bullying 
   
 A Associação de Pais das Escolas de Perafita vai organizar um debate sobre Bullying no próximo dia 28 de Janeiro pelas 21 horas no salão Paroquial de Perafita, com a participação de Nazaré Barros autora do livro "Violência nas escolas". 
   
 Ver » 
   
 
2011-01-21
 
 Prémio Fundação Ilídio Pinho : Ciência na Escola 
   
 Terminou a 1ª fase da 9ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” O Júri Nacional do Prémio reuniu e são já conhecidos os projectos aprovados no concurso de ideias. De um total de 701 projectos concorrentes, a nível nacional, o Júri seleccionou 351 para a 2ª fase do Prémio. 
   
 Ver » 

Visitas de Estudo/oficinas

Exmos(as). Srs(as). Professores(as),

 Em anexo pode consultar o Guia das Visitas Guiadas Escolares do Jardim
 Botânico da Ajuda (JBA) para o ano lectivo 2010/2011. Para marcação,
 utilizar o formulário que também junto se envia.

 As Visitas Guiadas/Oficinas do JBA foram cuidadosamente organizadas por
 níveis de ensino, e tendo especial atenção aos conteúdos programáticos dos
 alunos. As visitas/oficinas têm a duração de 1.30h, e o custo de 50
 euros/grupo de 20 a 25 alunos (Professores e auxiliares incluidos).

 Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos.

 Cumprimentos,

 --
 Jardim Botânico da Ajuda
 Calçada da Ajuda, s/n
 1300 - 011 Lisboa
 Portugal
 Telf/Fax: + 351 213 622 503
 Site: www.jardimbotanicodajuda.com







domingo, 16 de janeiro de 2011

Workshop - A tecnologia ao serviço das pessoas com limitações

Exmo(a) Senhor(a),
 
O Centro de Recursos TIC (CRTIC) de Chaves, em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda, irá realizar no dia 25 de Janeiro, pelas 15h e 30m, um workshop subordinado ao tema " A tecnologia ao serviço das pessoas com limitações", no qual serão abordadas as seguintes aplicações  Magic Key, Magic Eye, Magic Joystick, Magic Keyboard e Magic Home.

Certa do interesse por esta temática e solicitando a sua divulgação, subscrevo-me atenciosamente,

Com os melhores cumprimentos
 
Adalgisa Portugal

P.S. Envio em anexo o cartaz de divulgação



sábado, 15 de janeiro de 2011

Estudo aponta graves problemas aos alunos portugueses
Enviado por Domingo, Janeiro 02 @ 22:01:18 CET por Amaral

Educação
Um relatório do Ministério da Educação põe em causa os dados relevados há algumas semanas sobre o ensino em Portugal. Na altura, um estudo (PISA) da OCDE colocava o país entre os melhores, revelando aumento da taxa de leitura, queda nas reprovações e subida das notas. No entanto, o estudo hoje [31-12-2010] tornado público refere que os alunos do secundário são incapazes de estruturar um texto encadeado e têm dificuldade em explicar um raciocínio com lógica.

Neste relatório de 2010, o GAVE (Gabinete de Avaliação do Ministério da Educação) diz que pais, alunos e escolas devem preocupar-se mais com o que os estudantes aprendem e menos com os resultados alcançados.

No estudo relativo a 2010, o GAVE detecta fragilidades nos alunos do básico e secundário, sobretudo quando são necessários vários passos para resolver um problema ou se houver combinação de conceitos diferentes.

Os alunos terão ainda dificuldades em estruturar um texto encadeado ou explicar um raciocínio com lógica.

"Não é um dado novo, nem sequer é um dado exclusivamente nacional. Tem de ser pensado um trabalho de fundo ao nível da superação das dificuldades", apontou o director do GAVE, Hélder Diniz de Sousa, em declarações à Agência Lusa.

GAVE contraria optimismo do PISA 

Nos primeiros dias de Dezembro um relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) atribuía a Portugal uma evolução "impressionante" que aproximava o país da média dos membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

No entanto, e face aos resultados do GAVE, Hélder Diniz de Sousa considera que "não há contra-senso entre os dois relatórios".

"É impossível estabelecer paralelismos entre um estudo e outro. O PISA é um estudo de longa data, que mostra evoluções com intervalos de tempo consideráveis. Este relatório mostra o diagnóstico do que se passa em concreto, nas nossas escolas, no dia-a-dia", apontou o responsável do gabinete de avaliação do ministério.

Para Hélder Diniz de Sousa, "mais do que aprender e ser capaz de reproduzir conhecimentos, que gera resultados no imediato, é muito importante perceber quais as aprendizagens que ficam por se fazer", pelo que se torna necessária uma mudança de atitude por parte das famílias, que o responsável lamenta estarem mais preocupadas com os resultados do que com a forma como é feita a aprendizagem.

"A par da preocupação com os resultados é muito importante estarmos preocupados com o que aprenderam. Se a sociedade fizesse o processo ao contrário, preocuparmo-nos com a qualidade do que se aprende, os resultados apareceriam certamente", apontou.

No relatório do GAVE surge essa ideia de que os alunos portugueses têm mais facilidade nas respostas que requerem selecção, revelando mais dificuldade nos itens de construção, dificuldades ligadas "às limitações observadas no domínio da escrita". 


RTP - 31-12-10

Workshop - Intervenção em crianças e jovens com dislexia


Exmos. Srs.

Vimos por este meio divulgar o workshop do Instituto Superior de Educação e ciências, Intervenção em Crianças e jovens com Dislexia.

Agradecemos desde já a Vossa atenção.

Melhores Cumprimentos,

As Formadoras,

Joana Almeida

Vanda Enes

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

REUNIÃO PRESS

Ex.mos Senhoras,
 vimos, por este meio, convocar os elementos (ou um elemento) representativo(s) da Associação de PAIS da AFGC para uma 
 
reunião a realizar-se no próximo dia 21 de Janeiro (6ª-feira), das 11:05 às 11:50h, no GAA/GIA, 
 
na presença das Dras. Maria José Portela (Enf-Chefe)  e  Helena Vieira (Psi.), do CS Nº 2. 
 
Essa reunião servirá para vos dar a conhecer os objectiovs do GIA, o seu horário de funcionamento, o projecto PES e PRESSE, bem como esclarecer outros assuntos considerados pertinentes
 
Agradecia que confirmassem a V. presença e informassem o Dr. Rui Oliveira e o Sr. Francisco Amado, cujos e-mails não possuo, da realização desta reunião.
 
Com os melhores cumprimentos,
a Coordenadora do PES/PRESSE
 
Manuela Miranda

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

 
 
2011-01-03
 
 Boletim Informativo - Semanas 51 e 52 
   
 A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 51 e 52 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
   
 Ver » 
   
 
2010-12-27
 
 Promulgado o diploma do Ensino Particular 
   
 O Presidente da República promulga o diploma que regula o apoio do Estado aos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo. Divulgamos o comunicado da presidência. 
   
 Ver » 
   
   

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video