segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

 
 
2011-02-28
 
 Conferência Parlamentar 
   
 A Comissão de Educação e Ciência e a Relatora da temática da Administração e Gestão Local de Educação, organizam a Conferência Parlamentar sobre a Transferência de Competências para os Municípios em Matéria de Educação, a realizar no dia 14 de Março, na Sala do Senado na Assembleia da República. 
   
 Ver » 
   
 
2011-02-28
 
 Oficina de Pais 
   
 Porque os "pais especiais" precisam de competências especiais para ajudar o/a filho/a no seu processo de inclusão, Pais-em-Rede e ISPA criam as Oficinas de Pais/Bolsas de Pais. Destinatários: Pais de filhos com deficiência, de qualquer idade, vivendo nos distritos de Évora, Beja e Portalegre. 
   
 Ver » 
   
 
2011-02-28
 
 Boletim Informativo - Semana 8 
   
 A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 8 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
   
 Ver » 
   
 
2011-02-28
 
 Semana em Revista 
   
 A Confap continua a disponibilizar na sua página um acervo de notícias emitidas pela Comunicação Social sobre educação. Este acervo vai sendo actualizado ao longo da semana, juntando todas as notícias da semana e anteriores. 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 525 
2011-02-28 

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

 
 
2011-02-24
 
 Esclarecimento 
   
 Conhecendo-se as posições da CONFAP sobre o Estatuto do Aluno, prévias à aprovação do mesmo, jamais o Presidente da CONFAP poderia ter afirmado que "era bizarro multar os Pais que não educassem os filhos", conforme foi veiculado na imprensa recente. 
   
 Ver » 
   
 
2011-02-23
 
 Pais Representantes de Turma 
   
 A concretização deste programa foi da responsabilidade da FAPCOA – Federação das Associações de Pais do Concelho de Oliveira de Azeméis e com o apoio das Associações de Pais locais e das Direcções dos Agrupamentos e Escolas não Agrupadas do concelho de Oliveira de Azeméis. Esta formação incidiu sobre o papel dos pais e encarregados de educação representantes de turma. 
   
 Ver » 
   
 
2011-02-23
 
 Bullying - Debates 
   
 A FAPCOA - Federação das Associações de Pais do Concelho de Oliveira de Azeméis, vai apoiar a Associação de Pais da Escola Básico e Secundária de Fajões e a Assoc de Pais EB 1 e JI de Macieira de Sarnes, na organização de debates sob o tema do Bullying. 
   
 Ver » 
   
 
2011-02-23
 
 Multas para pais que não se envolvam na educação dos filhos 
   
 A nova secretária regional da Educação do Governo Regional dos Açores, Cláudia Cardoso, pretende dar mais autoridade aos professores para que possam aplicar coimas aos pais que não se envolvam na educação dos filhos. 
   
 Ver » 
   
 
2011-02-22
 
 Semana em Revista 
   
 A Confap continua a disponibilizar na sua página um acervo de notícias emitidas pela Comunicação Social sobre educação. Este acervo vai sendo actualizado ao longo da semana, juntando todas as notícias da semana e anteriores. 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 524 
2011-02-25 
 
 
2011-02-21
 
 Concurso Media Smart 
   
 A Media Smart lançou a todas as escolas nacionais com 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico o Concurso Media Smart onde as crianças deverão criar uma campanha de publicidade multimeios que promova a escola na comunidade escolar e incentive um percurso escolar bem sucedido, havendo uma especificidade temática por ciclo escolar 
   
 Ver » 
   
 
2011-02-21
 
 BVP - Tampinhas 
   
 Os Bombeiros Voluntários Portuenses concorreram ao programa TAMPINHAS promovido pela LIPOR, para a aquisição de material de emergência pré-hospitalar. Ajude-os a ajudar. 
   
 Ver » 
   
 
2011-02-21
 
 Boletim Informativo - Semana 7 
   
 A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 7 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 523 
2011-02-22 
 
Regime de aplicação da educação sexual em meio escolar

A Portaria 196-A/2010, que procede à regulamentação da Lei N.º 60/2009, de 6 de Agosto, que estabelece a educação sexual nos estabelecimentos do ensino básico e do ensino secundário e define as respectivas orientações curriculares adequadas para os diferentes níveis de ensino, foi publicada no Diário da República de 09-04-2010.
  • Lei 60/2009

  • Portaria 196A/2010

  • Educacao Sexual o que se vai aprender

  • Adicionado: 2011-02-24
    Autor: fersap
    REORDENAMENTO DA REDE ESCOLAR

    A Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP) e a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) reuniram em Coimbra para debaterem aspectos relacionados com o reordenamento da rede escolar, tendo encontrado vários pontos de consenso, designadamente que, os processos de reordenamento da rede escolar deverão ter em conta o interesse das comunidades educativas, sob pena de os principais prejudicados, por decisões tomadas longe da realidade, serem os alunos.
  • Reordenamento da Rede Declaracao

  • Doc. Conselho Ministros Maio 2010

  • Portaria 1181/2010 Mega-Agrupamentos

  • Adicionado: 2011-02-24
    Autor: fersap
    Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas

    Campanha de Sócios


    A Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas é uma associação fundada pela UCAPA, FERSAP e um conjunto de dirigentes do movimento associativo de pais do distrito de Setúbal, tendo como principais objectivos promover o sucesso escolar e a inclusão social dos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, através do desenvolvimento de actividades lúdicas e educativas extra-curriculares, entre outras.
    A Academia vai prestar aos associados, no imediato, os serviços:
  • Apoio às Actividades de Enriquecimento Curricular (AECs) e à CAF, através do ensino de línguas, música, actividade física e expressões, mediante contratos a celebrar com entidades promotoras;

  • Promoção de competências dos alunos, através do estudo apoiado;

  • Promoção de estilos de vida saudáveis, valores, trabalho em grupo, potenciando para a consciencialização de normas e disciplina, com vista ao sucesso escolar e social.

  • Apoio ao Aluno e à Família, através de serviços de Psicologia Clínica, Educacional e Social.

    Convidamos a vossa Associação de Pais a inscrever-se como sócia da nossa Academia, de modo a fazer parte activa desta associação de cultura e solidariedade!

    A Direcção
    António Amaral

    email: academia.ramiro.freitas@gmail.com
    www.academiaramirofreitas.wordpress.com

  • Academia proposta associado

  • Adicionado: 2011-02-24
    Autor: fersap

    quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

    Divulgação: ** Dia do Pai** **Visitas Escolares 2010/2011** Jardim Botânico da Ajuda




    O *Dia do Pai* é festejado no Jardim Botânico da Ajuda, onde para além de
    poder usufruir de um maravilhoso passeio, poderá participar com toda a
    família nas actividades que estão preparadas para os mais pequenos e mais
    crescidos, das 9.00 às 17.00! Vai ser um dia super divertido! E os prémios
    para os vencedores dos jogos e concursos são muito originais!
    É só espreitar aqui: http://www.jardimbotanicodajuda.com/versao_pdf.pdf.
    (Inscrição pelo T. 21 362 25 03)


    As *Visitas Escolares 2010/2011* do Jardim Botânico da Ajuda foram
    estruturadas segundo os diferentes níveis de ensino, do Pré-escolar ao 12º
    ano.
    Poderá consultar o programa de visitas/oficinas em:
    http://www.jardimbotanicodajuda.com/4criancas/41visitas/guia_visitas_estudo.pdf.
    Para marcações:
    http://www.jardimbotanicodajuda.com/4criancas/41visitas/form_visitas_estudo.pdf


    Jardim Botânico da Ajuda
    Calçada da Ajuda s/n
    1300 - 011 Lisboa
    T. (secretariado) 21 362 25 03 | T. (portaria) 21 365 31 37
    botanicoajuda@isa.utl.pt
    www.jardimbotanicodajuda.com

    quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

     
     
    2011-02-16
     
     Há escolas sentadas à sombra da bananeira 
       
     Estudo do ISEG faz a divisão: escolas de elite, escolas fatalistas, escolas surpreendentes e escolas à sombra da bananeira. Investigação conclui que falta uma cultura de gestão de desempenho e de auto-avaliação e que o contexto socio-económico dos alunos explica 30% dos resultados nos exames. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-02-15
     
     Clube Inteligência Emocional na Escola - Assinatura de Protocolos 
       
     No dia 19 de Janeiro, na Escola EB Comendador Ângelo Azevedo em São Roque – Oliveira de Azeméis – teve lugar a Cerimónia Oficial de assinatura dos protocolos entre as Escolas que, no corrente ano lectivo, aderiram ao Projecto CIEE - Clube de Inteligência Emocional na Escola. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-02-16
     
     Acordo entre o Ministério da Educação e a Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo 
       
     O Ministério da Educação e os Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo celebraram um acordo sobre a rede e o financiamento dos contratos de associação. Está disponível o estudo de diagnóstico e de reorganização da rede de escolas deste ensino com contrato de associação. 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 521 
    2011-02-16 
     

    terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

     
     
    2011-02-14
     
     Manifesto Investir na Educação Defender a Escola Pública 
       
     Posição da Confap, face ao Manifesto Investir na Educação Defender a Escola Pública. Na sequência do texto que resultou da Conferência de Imprensa que os Media difundiram, na qual não estivemos presentes, e em coerência com a orientação dos Conselhos Gerais da CONFAP, importa esclarecer que nas reuniões referidas, foi decidido por unanimidade que a CONFAP deveria subscrever o referido Manifesto. Confirmamos as nossas convergências com o Manifesto, mas também a nossa completa demarcação, face ao que no texto divulgado se antevê como uma GREVE EM TEMPO DE EXAMES! 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 520 
    2011-02-14 
     

    segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

     
     
    2011-02-14
     
     Boletim Informativo - Semana 6 
       
     A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 6 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-02-14
     
     Boletim Informativo - Semanas 5 
       
     A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 5 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-02-14
     
     Boletim Informativo - Semana 4 
       
     A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 4 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 519 
    2011-02-14 
     

    DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

    LIVROS NEE




    Associação de Pais e Encarregados de Educação

    RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

    Video