terça-feira, 29 de março de 2011

Feira do Livro concelhia




 
 
2011-03-29
 
 Organização do Ano Lectivo 
   
 Foi ontem publicado em Diário da República o Despacho que estabelece regras e princípios orientadores a observar, em cada ano lectivo, na organização das escolas e na elaboração do horário semanal dos docentes. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-29
 
 FAPAG - Tomada de Posse 
   
 Decorreu em 18 de Março de 2011 a Sessão Solene da Tomada de Posse dos Órgãos Estatutários da FAPAG. A cerimónia contou com a presença das Associações de Pais, Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Autarcas, Directores de Agrupamentos, Professores e Pessoal Não Docente. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-29
 
 Projecto Coisas de Todos Nós 
   
 O Projecto Coisas de Todos Nós é uma parceria entre a FAP Cascais, a Câmara Municipal de Cascais, as Escolas de Cascais, a Fundação Portuguesa para estudo prevenção e Tratamento das Toxicodependências, o Núcleo de Educação para a Saúde do Ministério da Educação, IDT/CRI Lisboa Ocidental. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-29
 
 Caminhada Saudável 
   
 A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Dr. Nuno Simões, em Calendário (Famalicão), organiza uma Caminhada Saudável que se irá realizar no dia 16 deAbril, com inicio às 9h., na escola Dr. Nuno Simões. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-29
 
 Palestra sobre o Papel dos Pais 
   
 A Associação de Pais da Escola Secundária de Gondomar organiza com o apoio da FAPAG uma Palestra “O Papel dos Pais na Formação dos Filhos – Desígnio Indeclinável e Inadiável", com a presença de Albino Almeida da CONFAP no dia 08 de Abril de 2011, na Escola Secundária de Gondomar. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-28
 
 Boletim Informativo - Semana 12 
   
 A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 12 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-28
 
 Semana em Revista 
   
 A Confap continua a disponibilizar na sua página um acervo de notícias emitidas pela Comunicação Social sobre educação. Este acervo vai sendo actualizado ao longo da semana, juntando todas as notícias da semana e anteriores. 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 532 
2011-03-29 
 

sexta-feira, 25 de março de 2011


                    Jardim Botânico da Ajuda
             Próximos eventos Educativos e Culturais


*Dia Internacional dos Monumentos e Sítios*
O Instituto Superior de Agronomia, através do Jardim Botânico da Ajuda
(Centro de Botânica Aplicada à Agricultura) e do Centro de Ecologia
Aplicada Baeta Neves, comemora o Dia Internacional dos Monumentos e
Sítios, este ano com o tema: "Água: Cultura e Património"

Programa e inscrições: http://www.jardimbotanicodajuda.com/versao_pdf.pdf

---------------------------------------------------------------------------

*Pró Ambiente - Páscoa 2011*
Programa de ocupação de tempos livres, destinado a crianças dos 4 aos 12
anos. Existente desde 2002, é constituído por diversas actividades e
temas, que vão desde a jardinagem, ao teatro, passando pela expressão
plástica, entre outros, sempre ao ar livre!

Ficha de informações e inscrição:
http://www.jardimbotanicodajuda.com/4criancas/ficha_pro-ambiente.pdf

--------------------------------------------------------------------------

*Espectáculos infantis HEIDI e FORA DE MODA*
Este ano o Grupo de Teatro Infantil Animarte (www.grupoanimarte.com
<http://www.grupoanimarte.com/>) dispõe de dois espectáculos para animar
toda e qualquer visita de estudo: HEIDI e FORA DE MODA.

Os dois espectáculos serão apresentados ao ar livre, no Jardim Botânico da
Ajuda, de 1 de Junho a 17 de Julho.

Info: www.grupoanimarte.com <http://www.grupoanimarte.com/>

---------------------------------------------------------------------------

*Reflexos da Natureza na Moda*
Conversa na Estufa organizada pela Associação dos Amigos do Jardim
Botânico da Ajuda. Palestra de Ana Borges. Almoço/palestra no Restaurante
Estufa Real.

Informações:
http://www.aajba.com/Portals/0/AAJBA_Conversas_na_Estufa_2011_Mar.pdf

---------------------------------------------------------------------------



--
Jardim Botânico da Ajuda
Calçada da Ajuda, s/n
1300 - 011 Lisboa
Portugal
Telf/Fax: + 351 213 622 503 (Secretariado) | + 351 213 653 137 (Portaria)
Site: www.jardimbotanicodajuda.com

quarta-feira, 23 de março de 2011


Comunidade educativa fala sobre a escola actual

Na passada sexta-feira 18 de Março, realizou-se mais um Encontro “Educar Hoje” na Escola Secundária Fernão de Magalhães. A actividade tinha como principais destinatários os pais e encarregados de educação, mas era aberta a toda a comunidade educativa pelo que juntou também professores, psicólogos, assistentes operacionais e alunos.

Após o discurso de abertura proferido pelo Director da escola secundária Fernão de Magalhães, Dr. Fernando Castro, dando uma perspectiva diacrónica sobre a escola e os seus objectivos, seguiu-se a comunicação da professora Manuela Tender sobre os desafios que hoje se colocam à escola e a necessidade de colaboração de pais e encarregados de educação para que a escola possa atingir os seus objectivos. Por fim, a Dr.ª Filipa Rafael falou sobre os Serviços de Psicologia e Orientação nas escolas, o seu enquadramento legal e as múltiplas valências.
Os participantes colocaram questões, deixaram preocupações e testemunhos importantes sobre o que esperam da escola e a forma como a concebem. Foi sublinhada por todos a necessidade de os pais colaborarem de forma mais comprometida com a escola, numa cultura de complementaridade para construir o sucesso educativo, a formação integral e a plena realização pessoal e académica dos alunos.
Foi igualmente reconhecido o importante papel dos Serviços de Psicologia e Orientação numa escola e os presentes mostraram-se preocupados e descontentes pelo facto de estar a ser negado a muitos alunos do interior esse importante apoio que pode ser determinante para o sucesso educativo, a orientação vocacional, a integração plena, a resolução de conflitos ou problemas que afectem os alunos e mesmo para evitar o absentismo, o abandono e a desmotivação através de um apoio técnico e especializado e acompanhamento psicológico. Resta-me agradecer, em nome da organização, à Dr.ª Filipa Rafael, oradora convidada, e a todos os participantes que tornaram este “Encontro” tão especial e profícuo.
Manuela Tender

Portal FERSAP Newsletter: 23 - 03 - 2011
Portal FERSAP



 Nossas 1 últimas Novidades
 NovidadeData
 1 - Concurso Blogue - Voluntariado para a Cooperação
2011-03-23
  Com este concurso a Plataforma Portuguesa das ONGD pretende informar e consciencializar os jovens para questões relacionadas com a Cooperação para o Desenvolvimento, em particular para o Voluntariado para a Cooperação. A escolha desta temática vai ao encontro das celebrações do Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa.

O concurso destina-se a jovens, divididos em dois escalões etários: 10 aos 15 anos (alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade) e dos 15 aos 18 anos (alunos do 10.º ao 12.º ano).

Neste concurso



 Nossas 6 mais recentes notícias
 1 - Confirmado: Reorganização da rede escolar tem por objectivo cortar na despesa
  O Governo estima poupar 450 milhões de euros em 2012 e 2013 com a reorganização da rede escolar (mega-agrupamentos e fecho de escolas) e uma centralização das aquisições por parte das escolas (central de compras), segundo a atual proposta de atualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
 2 - ME quer reduzir modalidades no desporto escolar
  O secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, anunciou uma redução do número de modalidades no âmbito do desporto escolar face à «situação económica e financeira que o país atravessa». Acrescentou que o objectivo da redefinição estratégica é «articular mais o desporto escolar com os clubes, secretaria de Estado da Juventude e Desporto, desporto federado e associações profissionais do sector».
 3 - “Estamos a espatifar a infância das crianças”
  O Estado não está a cumprir a lei no que respeita à proteção das crianças em risco, acusa Eduardo Sá. Em entrevista, o psicólogo lança duras críticas ao caso do desaparecimento de Rui Pedro que veio demonstrar que, em Portugal, há crianças de primeira e crianças de segunda. Os meios mobilizados, comparativamente aos de Maddie McCann, foram prova disso.
 4 - Publicadas novas regras do Estudo Acompanhado apesar de revogação da reforma
  As novas regras do Estudo Acompanhado, no âmbito da reforma curricular do ensino básico, foram publicadas em Diário da República de 7 de Março, apesar de o decreto-lei que lhe dá origem ter sido revogado na semana passada na Assembleia da República.
 5 - Parlamento aprova fim das alterações curriculares no ensino básico
  A oposição parlamentar aprovou hoje a cessação de vigência do decreto-lei do Governo que introduzia alterações curriculares no ensino básico. O diploma em causa foi publicado em Diário da República a 2 de Fevereiro, com entrada em vigor a 1 de Setembro, e determinava a eliminação da Área de Projecto, limitava o Estudo Acompanhado a alunos com mais dificuldades e reduzia de dois para um o número de professores a leccionar Educação Visual e Tecnológica.
 6 - Ministério acusado de travar Educação Sexual nas escolas
  O estado da saúde sexual em Portugal poderia ser bastante melhor se o Ministério da Educação se empenhasse mais, criticou Duarte Vilar, director da Associação para o Planeamento da Família (APF), por o ME não disponibilizar “recursos suficientes para implementar a Lei” que introduziu a Educação Sexual nas escolas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

 
 
2011-03-21
 
 Boletim Informativo - Semana 11 
   
 A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 11 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-21
 
 Semana em Revista 
   
 A Confap continua a disponibilizar na sua página um acervo de notícias emitidas pela Comunicação Social sobre educação. Este acervo vai sendo actualizado ao longo da semana, juntando todas as notícias da semana e anteriores. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-21
 
 DIA DO CANDIDATO 
   
 A Faculdade de Direito da Católica (Escola de Lisboa) convida todos os alunos e professores do ensino secundário a participarem nesta iniciativa, que decorrerá no dia 6 de Abril de 2011, pelas 14h00 e às 18h30 numa sessão de esclarecimento para pais. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-21
 
 Congresso Gente Pequena, Grande Aposta 
   
 Expandindo a sua acção, a Associação Lavoisier organiza, este ano, o 5º Congresso - Gente Pequena, Grande Aposta, na cidade do Porto - Exponor, sob o tema já abordado em 2009 (Lisboa): "Os Filhos! Onde está o Manual de Instruções?" 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 531 
2011-03-21 

Sessão de Esclarecimento "Cancro do Colo do ùtero"




sexta-feira, 18 de março de 2011

 
 
2011-03-18
 
 Assembleia Geral e Eleitoral da Confap 
   
 Caros companheiros do Movimento Associativo Parental. Informamos que foram colocados os documentos referidos nas convocatórias para a Assembleia Geral e Eleitoral da Confap que se realizará em Barcelos no próximo dia 26 de Março e que estão disponíveis na Página da Assembleia Geral. 
   
 Ver » 
   
 
2011-03-18
 
 Banco de Informação de Pais para Pais 
   
 O BIPP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que visa a PLENA INCLUSÃO das pessoas com necessidades especiais na sociedade. Tem como principal objectivo orientar as famílias de crianças com necessidades educativas especiais. 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 530 
2011-03-18 

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video