quinta-feira, 28 de abril de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 28 - 04 - 2011
Portal FERSAP

Seja mais sociável!



 Nossas 1 últimas Novidades
 NovidadeData
 1 - VI Encontro das APEE do Concelho de Almada
2011-04-15
  A UCAPA vai realizar, no dia 30 de Abril, com início às 15.00 horas, no auditório do Museu da Cidade de Almada, oVI Encontro Concelhio das APEE de Almada, com o tema“Organização das APEE e Parcerias”.
Os objectivos são os seguintes:
  • Reflectir na importância no trabalho em parceria como estratégia de agilização de processos;

  • Definir os diferentes conceitos que envolvem as multi-intervenções nos vários processos,

  • Eleger formas de comunicação potenciadoras de uma intervenção eficaz.

    Programa
    15H00 — Abertura




  •  Nossas 9 mais recentes notícias
     1 - Seja mais sociável!
      Estudo sugere como prevenir o declínio cognitivo. Segundo uma investigação realizada no Centro Médico Universidade Rush, EUA, para manter o cérebro saudável, é tão bom visitar amigos, ir a festas como fazer palavras cruzadas. A FERSAP sugere, também, a participação na actividade cívica e associativa!
     2 - Número de jovens a pedir apoio psicológico está a aumentar
      Estudos revelam que um em cada cinco adolescentes sofre de depressão. Alertar os jovens e o público em geral para a realidade desta doença e dar a conhecer os mecanismos de apoio existentes são os pontos centrais do colóquio «Depressão nos Jovens», a realizar hoje, 28 de Abril, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC).
     3 - Crianças portuguesas valorizam mais roupa do que brinquedos
      As crianças portuguesas dão mais importância à roupa e ao calçado do que aos brinquedos, revelam os resultados de um estudo, cuja autora, Luísa Agante, docente do Instituto português de Administração e Marketing - IPAM, refere que a grande valorização das roupas foi uma das principais conclusões do estudo, realizado em 2008 e que envolveu 249 crianças dos segundo e terceiro anos de quatro escolas portuguesas, uma das quais privada.
     4 - Personalidades opinam sobre estado da Educação
      O jornal PÚBLICO lançou o desafiou a algumas personalidades para responderem a questões sobre o estado da Educação: No caso da Educação o que mudou e o que podia ter mudado e não mudou? Quais as medidas/casos que considera terem sido emblemáticos deste ano e meio? E quais os mais “bicudos”? E o futuro passará por onde? Que prioridades para a Educação?
    Seguem-se as respostas.
     5 - Dia Mundial do Livro comemora-se a 23 de Abril
      Este sábado, 23 de abril , comemora-se o Dia Mundial do Livro. Uma data assinalada desde 1996 por iniciativa da Unesco e escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste mesmo dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. Recentemente até, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
     6 - Jovens sem controlo em festas de droga
      Há cada vez mais festas de música trance, em Portugal, onde menores misturam drogas químicas como o MD e o LSD. A situação, que se vive em muitos outros países europeus, está a preocupar a União Europeia que, numa conferência realizada no mês passado, alertou para o perigo da mistura de substâncias psicoactivas. Em Portugal, as autoridades também estão em alerta com estes eventos que, com a chegada do bom tempo, se multiplicam de Norte a Sul.
     7 - Fóssil mostra ponte evolutiva entre répteis e mamíferos
      Os ossículos dos ouvidos são comuns a todos os mamíferos. Esta formação óssea faz também a ligação entre esta classe e a dos répteis, tendo nestes últimos evoluído de uma maneira distinta. Com a descoberta de um fóssil quase completo com 125 milhões de anos, confirma-se essa relação. Investigadores afirmam que esta evidência evolutiva era procurada há mais de cem anos.
     8 - A “um passo” da descoberta da matéria negra
      A experiência XENON, onde participam cinco investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de alcançar a maior sensibilidade de sempre – pelo menos três a quatro vezes melhor do que qualquer outro instrumento disponível para a procura do esquivo componente do nosso universo conhecido como matéria negra.
     9 - Jovens: Mais peso, menos álcool, mais tempo ao computador, menos lutas
      Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) aos estilos de vida dos adolescentes de 44 países, incluindo Portugal, revela uma geração que não fuma, que bebe menos álcool, se envolve em menos lutas, mas que passa mais tempo no quarto, mais horas em frente ao computador, e com quilos a mais.

    quarta-feira, 27 de abril de 2011

     
     
    2011-04-27
     
     FAPCOA - Oliveira de Azeméis 
       
     A FAPCOA associou-se ás Estafetas de Leitura do projecto Abril Livros Mil organizado pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Em colaboração com a Associação de Pais da EBS Ferreira de Castro, a Divisão de Educação da CM de Oliveira de Azeméis e a Direcção da EBS Ferreira de Castro, promoveram uma acção de sensibilização para o Bullying. 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 540 
    2011-04-27 
     
     
    2011-04-26
     
     Resposta a Carta Aberta 
       
     O CE da CONFAP, ao abrigo do direito de resposta que lhe assiste e na defesa do que são os superiores interesses da Educação e do Movimento Associativo Parental (MAP), vem desta forma tomar posição sobre a publicação de uma "Carta aberta" e assim encerrar o assunto na praça pública. 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 539 
    2011-04-26 

    terça-feira, 26 de abril de 2011

     
     
    2011-04-26
     
     Comunicado do Presidente da MAG 
       
     Como máximo representante das AP, acompanho com atenção todas as suas expressões de opinião e iniciativa. Por isso não podemos permitir que alguns membros de Estruturas do MAP, tentem denegrir este Movimento confundindo questões pessoais em questões Institucionais, no respeito das regras e da democracia. 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 538 
    2011-04-26 

    segunda-feira, 11 de abril de 2011

     
     
    2011-04-11
     
     Currículo Ensino Secundário 
       
     A partir do próximo ano lectivo, os alunos do Ensino Secundário passam a contar com um exame final nacional, como opção, a Filosofia e com uma disciplina de Formação Cívica nos cursos científico-humanísticos, segundo legislação publicada na passada sexta-feira em Diário da República. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-11
     
     Seminário - A Educação Sexual lá em Casa 
       
     «A educação sexual lá em casa» foi o tema do seminário, uma iniciativa conjunta da APF e da Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP), que decorreu no passado sábado no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Ler a reportagem do SOL. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-11
     
     Boletim Informativo - Semana 14 
       
     A Confap disponibiliza o Boletim referente à semana 14 com informações relevantes sobre educação, dirigido às Associações de Pais. Legislação publicada, iniciativas e programas disponiveis através dos respectivos “links” de consulta. Os boletins estão tambem disponíveis na página da rede. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-11
     
     Semana em Revista 
       
     A Confap continua a disponibilizar na sua página um acervo de notícias emitidas pela Comunicação Social sobre educação. Este acervo vai sendo actualizado ao longo da semana, juntando todas as notícias da semana e anteriores. 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 537 
    2011-04-11 
     

    sexta-feira, 8 de abril de 2011

     
     
    2011-04-08
     
     DISLEXIA 
       
     Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correcção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. A CONFAP recomenda a leitura do boletim InfoCEDI do Instituto de Apoio à Criança. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-08
     
     IN FORMA 11 
       
     Está a decorer na EXPOALGARVE, em Loulé, até amanhã dia 9 de Abril a IN FORMA 11. Uma iniciativa, promovida pela CM de Loulé em parceria com a DREAlgarve, a Delegação Regional do Algarve do IEFP, IP, e a Associação Empresarial da Região do Algarve e que pretende promover e divulgar os percursos qualificantes para jovens e adultos e a oferta e a procura de emprego. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-08
     
     Exposição de Jornais Escolares - Museu da Imprensa 
       
     Está patente até dia 31 de Maio, no Museu Nacional da Imprensa, uma Exposição de Jornais Escolares subordinada ao tema “Por que é que a política também é para nós?”. Apresenta os jornais que participaram na edição 2008/2009 do Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo Projecto “Público na Escola”. 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 536 
    2011-04-08 

    quarta-feira, 6 de abril de 2011

     
     
    2011-04-06
     
     Liga Meo Escolas 
       
     O Meo apresenta a Liga Meo Escolas, projecto que tem como objectivo promover a prática desportiva junto dos mais novos, associando-a a uma componente de educação de cidadania, e que irá percorrer o país entre Abril e Junho. A Liga Meo Escolas conta com o apoio do Ministério da Educação e CONFAP, entre outros parceiros. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-06
     
     Representantes nos órgãos de Escola 
       
     No próximo dia 16 de Abril de 2011, pelas 14h30 na Vila de Cucujães, a FAPCOA organiza uma acção de sensibilização e de (in)formação, sobre o papel dos representantes dos pais e encarregados de educação no Conselho Geral e no Conselho Pedagógico. 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 535 
    2011-04-06 
     

    terça-feira, 5 de abril de 2011

    A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO ENVIA OS MAIS SENTIDOS PÊSAMES AOS FAMILIARES DA ALUNA FÁTIMA TEIXEIRA, DO 2º B - CEF, DESTA ESCOLA.
    PAZ À SUA ALMA!

    APROVEITAMOS PARA COMUNICAR QUE O SEU FUNERAL SE REALIZA HOJE PELAS 18H30, EM CASAS NOVAS.
     
     
    2011-04-05
     
     Seminário - A Educação Sexual lá em Casa 
       
     No dia 9 de Abril de 2011 no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra a Associação para o Planeamento da Família em conjunto com a Confap, levam a cabo um seminário no âmbito da promoção da Educação Sexual em contexto familiar. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-05
     
     A Maior Aula de Judo 
       
     A Maior Aula de Judo é uma iniciativa do movimento Achieve, Collect & Give Back . É um evento onde todos podem participar através de um modelo inovador de classe de judo, que consiste num esquema de treino adaptado a ritmos e sons musicais, promovendo a prática saudável do Judo, numa iniciativa lúdica. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-05
     
     Acção de Sensibilização - Autismo 
       
     O Núcleo do Apoio Educativo do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho em parceria com a APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, vão organizar uma Acção de Sensibilização e Divulgação sobre Síndrome de Asperger/Perturbações do Espectro do Autismo. 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-05
     
     Jovem de Mouçós recebe cadeira de rodas 
       
     Luís Carlos Matos, jovem de 23 anos que sofre de doença rara, recebeu uma cadeira de rodas no valor de 10 mil euros, uma ajuda que teve o apoio de várias entidades, entre elas as Associação de Pais da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral... 
       
     Ver » 
       
     
    2011-04-05
     
     Lei do Tabaco 
       
     Foi já entregue na Mesa da Assembleia da República o Relatório sobre a implementação e impacte da Lei do Tabaco, decorridos 3 anos após a sua entrada em vigor. Veja as principais conclusões. 
       
     Ver » 
       
       
    NEWSLETTER Nº 534 
    2011-04-05 

    DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

    LIVROS NEE




    Associação de Pais e Encarregados de Educação

    RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

    Video