INVESTIR NA EDUCAÇÃO
DEFENDER A ESCOLA PÚBLICA!
A Educação há muito parece ter deixado de ser uma prioridade para os governos. Nunca, porém, como em 2011, houve intenção de imp |
A Turma é a base nuclear da escola. Por outras palavras, toda a escola está organizada para que a Turma cumpra a sua superior tarefa, ou seja, que os alunos adquiram com aproveitamento as competências consagrad |
A Portaria 196-A/2010, que procede à regulamentação da Lei N.º 60/2009, de 6 de Agosto, que estabelece a educação sexual nos estabelecimentos do ensino básico e do ensino secundário e define as respectivas ori |
A oposição parlamentar aprovou hoje a cessação de vigência do decreto-lei do Governo que introduzia alterações curriculares no ensino básico. O diploma em causa foi publicado em Diário da República a 2 de Fevereiro, com entrada em vigor a 1 de Setembro, e determinava a eliminação da Área de Projecto, limitava o Estudo Acompanhado a alunos com mais dificuldades e reduzia de dois para um o número de professores a leccionar Educação Visual e Tecnológica. | |
O estado da saúde sexual em Portugal poderia ser bastante melhor se o Ministério da Educação se empenhasse mais, criticou Duarte Vilar, director da Associação para o Planeamento da Família (APF), por o ME não disponibilizar “recursos suficientes para implementar a Lei” que introduziu a Educação Sexual nas escolas. | |
Professores e educadores iniciam hoje uma greve às horas extraordinárias por tempo indeterminado que pode deixar alunos sem aulas e sem avaliação, até ao final do ano letivo, em algumas escolas. | |
A necessidade de um maior envolvimento das famílias na luta contra oconsumo de álcool em excesso entre os jovens foi defendida pelos presidentes do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e da associação do setor da cerveja, durante o colóquio "Os Jovens, o Álcool e Segurança Rodoviária", que decorreu hoje em Lisboa. O presidente do IDT referiu que nos últimos 10 a 15 anos assistiu-se a "alterações do padrão de consumo" de bebidas alcoólicas entre os mais jovens” e "atingir a embriaguês é o objetivo de muitos deles". | |
"Muitas vezes a medicina torna-se tão compartimentada e especializada que a abordagem da criança corre o risco de ficar muito redutora", reflecte Alda Mira Coelho, pedopsiquiatra no Hospital-Geral de São João, no Porto. Reconhecendo o papel da escola como fundamental na despistagem de situações de risco, deixa alguns conselhos sobre como actuar nesses casos, nomeadamente, a controlar situações de agressividade. | |
Portugal é um dos sete países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que registaram níveis mais elevados de obesidade entre as raparigas adolescentes durante o ano de 2007, segundo revela hoje relatório da UNICEF. | |
Não houve engano algum quanto ao título. Foi mesmice mesmo que eu quis dizer, como poderia ter qualificado como “chatérrima” ou mesmo “entediante”. O adjetivo é apenas um alerta para chamar a atenção do quanto temos que mudar a maneira de fazer as famosas “reuniões de pais e professores”, escreve a psicopedagoga brasileira Cybele Meyer, numa análise sobre o que se passa nas escolas do Brasil. Diferente ou igual ao que se passa em Portugal? Divulgamos, também, a opinião de pai (do Brasil) sobre esta matéria muito actual. | |
A discussão à volta do tema “que serviços públicos de educação queremos para Portugal?”, tem criado algumas clivagens, entre diferentes protagonistas políticos, salienta José Carlos Sousa. | |
Maria José Araújo é a autora do livro “Crianças ocupadas”, no qual pretende facultar aos pais um instrumento que lhes permita decidir o que é melhor para os seus filhos. Salienta que estudar não é repetir o que se fez na aula. E que ensinar a estudar não é fácil. Há requisitos a cumprir, como ouvir e compreender o que as crianças aprendem e perceber como valorizam os conhecimentos. Defende que é fundamental perceber que os mais pequenos têm ritmos de trabalho diferentes. E que brincar é uma forma de descobrir o mundo. | |
Durante o sono ocorre síntese de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento das conexões neurais. Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono lembram melhor das informações observadas durante o dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela University of Lubeck, na Alemanha. A investigação sugere que o cérebro consegue filtrar tudo aquilo que foi absorvido durante o dia, retendo apenas aquilo que é mais importante enquanto dormirmos. | |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário