As obras inseridas na Biblioteca de Livros Digitais reúnem diversas vertentes que tornam a leitura particularmente apelativa, convidando os leitores a transformarem-se em escritores e em ilustradores, e até mesmo a partilharem as suas produções com os cibernautas inscritos na Biblioteca dos Livros da Malta.
Consultada através do portátil Magalhães ou de outro computador, cada uma destas obras pode ser apreciada de uma forma semelhante: através de um clique, acede-se a uma apresentação do livro que abrange a leitura, o cinema de animação, o vídeo e o áudio.
Ainda antes de começarem a ler cada obra, os interessados têm a possibilidade de assistir a uma apresentação animada das personagens principais de cada livro, bem como de ouvir os autores e os ilustradores a falarem sobre os respectivos volumes.
Depois, à medida que viram as páginas do livro, os leitores podem ler o texto e ver as ilustrações animadas, enquanto ouvem uma leitura dramatizada da história, da responsabilidade de Lúcia Maria e de Manuel Coelho, do Teatro Nacional D. Maria II.
No final do livro, os interessados dispõem de um espaço em branco que podem utilizar para escrever ou ilustrar, de modo a personalizarem o seu livro, que passa a conter na capa o nome da pessoa a quem pertence.Através do registo na Biblioteca dos Livros da Malta, os leitores podem enviar e-mails aos restantes membros da comunidade virtual, recomendando livros e divulgando os textos que escreveram no final das obras disponibilizadas on-line.
O grande objectivo deste projecto, que envolve o Centro de Investigação para as Tecnologias Interactivas, o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Ensino do Português (PNEP), é a criação de um instrumento que promova a leitura, tirando partido da natural apetência que os mais jovens têm pelas novas tecnologias.
Visando incentivar o gosto pela leitura e pelos livros, a intenção é alargar o número de obras disponibilizadas, através de parcerias estabelecidas com editoras, autores e ilustradores.
A prioridade vai ser dada às obras destinadas às crianças entre os 5 e os 7 anos, para as quais ler em interacção com o computador é particularmente útil para a aprendizagem da leitura, bem como para a motivação para esta actividade.
A pensar nestas crianças que estão a dar os primeiros passos na leitura, o PNEP vai disponibilizar diversos materiais destinados à aprendizagem da leitura neste endereço electrónico.As actividades a propor pretendem contribuir para que as crianças, de uma forma apelativa, adquiram consciência fonológica, aumentem o vocabulário, desenvolvam estratégias de compreensão do texto e evoluam na automatização da decifração.
Lista de obras disponibilizadas on-line Neste momento, são nove as obras disponibilizadas na Biblioteca de Livros Digitais, destinadas às diversas faixas etárias, desde o pré-escolar até à idade adulta:
A Joaninha Vaidosa, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
As Moedas de Ouro do Pinto Pintão, de Alice Vieira;
Fala Bicho, de Violeta Figueiredo;
Rato do Campo e Rato da Cidade, de Alice Vieira;
Uma Flor Chamada Maria, de Alves Redol;
A Revolta das Palavras Digitais, de Carlos Correia;
A Cidadania de A a Z; de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada:
Incêndio no Paraíso, com supervisão de Carlos Correia;
Amigos Estrangeiros, com supervisão de Carlos Correia.
Está previsto que, durante o próximo semestre, sejam disponibilizadas mais 35 obras.
Sem comentários:
Enviar um comentário