as escolas com classificação máxima na avaliação externa
Escola Secundária Quinta das Palmeiras:
“Ser um dia para um dia ser”
Filme em http://www.min-edu.pt/np3/3545.html
Gonçalo nunca tinha tido uma experiência como esta que a Escola Secundária Quinta das Palmeiras e o Intermarché da Covilhã lhe proporcionaram. Há dois anos, agarrou o desafio do projecto “Ser um dia para um dia ser”, através de um estágio de transição para a vida activa. Nunca mais o esqueceu.
Colocava ordeiramente os produtos nas prateleiras do supermercado todos os dias. Massas, arroz, enlatados, fruta, legumes. Com alguma nostalgia, voltou a exemplificar essas mesmas rotinas. Fez amigos novos, conta, sem resistir ao som da música que corre na grande superfície onde trabalhou há dois anos.
Gonçalo tem 21 anos e é um aluno com necessidades educativas especiais de carácter permanente que beneficiou das vantagens deste projecto, uma “invenção” de um estágio pré-profissional, a partir do despiste dos interesses, das necessidades, das aptidões e dos gostos pessoais dos alunos com currículos alternativos e com necessidades educativas especiais de carácter permanente.
Nas palavras do presidente do conselho executivo, João Paulo Mineiro, a experiência com este projecto, que já existe desde os anos 90, “tem-se revelado gratificante, permitindo a muitos alunos encontrarem-se consigo próprios, identificarem uma motivação pessoal para a sua vida, descobrirem a alegria de fazerem aquilo de que gostam, perceberem que também podem ser úteis aos outros e à sociedade”.
A Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, foi uma das escolas alvo de avaliação externa, na fase-piloto, levada a cabo por um grupo de trabalho dirigido por Pedro Guedes de Oliveira.
Com a classificação de Muito Bom em todos os domínios avaliados, distingue-se pela prática de acolhimento de alunos com necessidades educativas especiais e pelos projectos desenvolvidos, bem como pela aposta nas mais diversas parcerias e protocolos com entidades locais, nacionais e internacionais.
Por outro lado, o mérito é valorizado não só através da prática anual de atribuição de prémios aos três melhores alunos de cada ano como, também, através da valorização dos talentos da escola, prática que já colheu frutos entre muitos alunos, por via tanto da edição de livros como de exposições de pintura e fotografia.
Alguns talentos chegam mesmo a partilhar os seus conhecimentos com o exterior da escola. Tiago Ruas é um apaixonado pela meteorologia, o que já lhe valeu um tempo de antena garantido numa rádio local, através da previsão semanal do estado do tempo, aproveitando ainda para dar explicações científicas e pedagógicas sobre os fenómenos da meteorologia.
Existe, ainda, nesta escola um acentuado trabalho de equipa que envolve mesmo toda a comunidade educativa. Os pais chegam a ter um papel preponderante e activo na vida da escola, designadamente através de palestras que se oferecem para dar relacionadas com as áreas do saber que exercem diariamente. É o caso da mãe do Duarte, relações públicas, que deu uma aula de etiqueta a diversas turmas. Os alunos gostaram, e os professores também.
Fonte: Ministério da Educação
Escola Secundária Quinta das Palmeiras:
“Ser um dia para um dia ser”
Filme em http://www.min-edu.pt/np3/3545.html
Gonçalo nunca tinha tido uma experiência como esta que a Escola Secundária Quinta das Palmeiras e o Intermarché da Covilhã lhe proporcionaram. Há dois anos, agarrou o desafio do projecto “Ser um dia para um dia ser”, através de um estágio de transição para a vida activa. Nunca mais o esqueceu.
Colocava ordeiramente os produtos nas prateleiras do supermercado todos os dias. Massas, arroz, enlatados, fruta, legumes. Com alguma nostalgia, voltou a exemplificar essas mesmas rotinas. Fez amigos novos, conta, sem resistir ao som da música que corre na grande superfície onde trabalhou há dois anos.
Gonçalo tem 21 anos e é um aluno com necessidades educativas especiais de carácter permanente que beneficiou das vantagens deste projecto, uma “invenção” de um estágio pré-profissional, a partir do despiste dos interesses, das necessidades, das aptidões e dos gostos pessoais dos alunos com currículos alternativos e com necessidades educativas especiais de carácter permanente.
Nas palavras do presidente do conselho executivo, João Paulo Mineiro, a experiência com este projecto, que já existe desde os anos 90, “tem-se revelado gratificante, permitindo a muitos alunos encontrarem-se consigo próprios, identificarem uma motivação pessoal para a sua vida, descobrirem a alegria de fazerem aquilo de que gostam, perceberem que também podem ser úteis aos outros e à sociedade”.
A Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, foi uma das escolas alvo de avaliação externa, na fase-piloto, levada a cabo por um grupo de trabalho dirigido por Pedro Guedes de Oliveira.
Com a classificação de Muito Bom em todos os domínios avaliados, distingue-se pela prática de acolhimento de alunos com necessidades educativas especiais e pelos projectos desenvolvidos, bem como pela aposta nas mais diversas parcerias e protocolos com entidades locais, nacionais e internacionais.
Por outro lado, o mérito é valorizado não só através da prática anual de atribuição de prémios aos três melhores alunos de cada ano como, também, através da valorização dos talentos da escola, prática que já colheu frutos entre muitos alunos, por via tanto da edição de livros como de exposições de pintura e fotografia.
Alguns talentos chegam mesmo a partilhar os seus conhecimentos com o exterior da escola. Tiago Ruas é um apaixonado pela meteorologia, o que já lhe valeu um tempo de antena garantido numa rádio local, através da previsão semanal do estado do tempo, aproveitando ainda para dar explicações científicas e pedagógicas sobre os fenómenos da meteorologia.
Existe, ainda, nesta escola um acentuado trabalho de equipa que envolve mesmo toda a comunidade educativa. Os pais chegam a ter um papel preponderante e activo na vida da escola, designadamente através de palestras que se oferecem para dar relacionadas com as áreas do saber que exercem diariamente. É o caso da mãe do Duarte, relações públicas, que deu uma aula de etiqueta a diversas turmas. Os alunos gostaram, e os professores também.
Fonte: Ministério da Educação
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