domingo, 18 de dezembro de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 18 - 12 - 2011
Portal FERSAP



 Nossas 5 mais recentes notícias
 1 - Passos Coelho sugere a emigração a professores desempregados
  O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sugere que os professores desempregados emigrem para países lusófonos. Há poucos meses atrás, o secretário de Estado da Juventude deste Governo deu o mesmo conselho aos jovens desempregados – Emigrem! Portugal, saliente-se, tem os menores níveis de escolaridade da Europa…
 2 - Como estamos na aplicação do novo acordo ortográfico nas escolas?
  Nem grande entusiasmo, nem grande rejeição. É este o balanço possível no final do 1.º período do ano letivo em que se introduziu nas escolas portuguesas o Acordo Ortográfico (AO). Ainda há dúvidas sobre certas regras, mas ninguém se queixa de falta de material de apoio.
 3 - Revisão da Estrutura Curricular
  O Ministério da Educação e Ciência apresentou hoje a proposta-base da Revisão da Estrutura Curricular, dando assim início a um período de consulta pública. As propostas agora apresentadas vêm dar continuidade aos ajustamentos efectuados em Julho de 2011 concretizados no Decreto-Lei n.º 94/2011, de 3 de Agosto, na organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Transcrevemos, a seguir, o comunicado do MEC.
 4 - Alunos sobredotados são ignorados nas escolas e vivem à margem da lei
  É caso único na Europa. Congresso alerta para o desperdício de talento que, sem apoio, será formatado pelas escolas até à normalidade. Quantos alunos sobredotados estão nas escolas portuguesas é um cálculo que só se faz por aproximação. Os professores não ouvem falar deles durante a sua formação, o ensino não consegue identificá-los e, no plano legal, nem sequer têm direito a existir.
 5 - CNE defende que Portugal não pode parar investimento na qualificação
  Segundo Ana Maria Bettencourt, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), entre a população portuguesa dos 25 aos 65 anos, só cerca de 32 por cento atingiu pelo menos o nível secundário de formação, contra 73 por cento na União Europeia.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video