segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Se eu fosse... cientista!



   
 
 
 
   
 
Se eu fosse... cientista!


Imaginem-se um cientista de não importa que data, área científica e país. Contar a sua história em três momentos cruciais da vida é o desafio que Ciência Hoje e Ciência Viva propõem. Este é o terceiro concurso consecutivo lançado em parceria depois de «Na Senda de Darwin» e «Faz Portugal Melhor!», sendo que a este último concorreram inicialmente 700 equipas.

«Se eu fosse... cientista!», arrancou a 29 de Setembro e a final disputar-se-à em 21 de Maio de 2011 no Casino da Figueira da Foz, é um apelo à capacidade de investigação e à imaginação de todos os jovens do Ensino Secundário.

Nas edições anteriores os vencedores viajaram até às ilhas Galápagos, Nova Iorque e Cabo Verde. Os prémios desta nova competição serão anunciados até ao final de 2010.

Basicamente assente em três momentos - antes, durante e depois - o actual concurso pretende entusiasmar os jovens para o conhecimento da vida e do trabalho dos heróis da ciência. Texto, vídeo e áudio são os meios à disposição dos concorrentes que, pela primeira vez nos nossos concursos, podem criar blogs no Ciência Hoje podendo, assim, aumentar a sua pontuação.

Os trabalhos sobre investigadores portugueses serão valorados: é uma forma de promovermos a ciência feita em Portugal e de procurar despertar a curiosidade dos jovens pelos seus trabalhos.
Nos próximos dias serão divulgados a imagem do concurso e mais dados. É, pois, a altura de se reunirem, constituírem as equipas e prepararem a vossa participação. Está posta à disposição em Ciência Hoje a página do concurso, onde tudo acontecerá.

Devem, entretanto, ler com cuidado o Regulamento do concurso - um pouco complexo - e encararem de frente o desafio que vos é proposto para os próximos meses.




Toda a Informação em http://www.cienciahoje.pt/45646

 
 
  

Campanha Estrada com Vida



   
 
 
 
   
                           Campanha Estrada com Vida 


Decorreu no dia 7 de Outubro, no Salão Nobre deste Governo Civil, a assinatura dos protocolos da 2.ª Fase da Campanha ESTRADA COM VIDA, presidida pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco.

Lembro que a Campanha teve início em 2008 e prosseguiu durante os dois anos lectivos, 2008/2009 e 2009/2010, tendo já sido abrangidos 21.032 alunos e professores de escolas dos 14 concelhos do distrito. Assim, nesta nova fase vai igualmente proceder durante os próximos 2 anos lectivo (2010/2011 e 2011/2012) e irá abranger mais cerca de 22.000 alunos e professores. 
 
Assim, esta Campanha tem como permanente apoio os Parceiros (Câmaras Municipais de Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto e Fafe, que possuem Escolas de Trânsito, bem como com o Ministério da Educação, Pingo Doce - Distribuição Alimentar, S.A., Volvo, CONFAP-Confederação Nacional das Associações de Pais, Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e ARRIVA Portugal-Transportes, Lda). 
 
Merece destaque nesta 2.ª Fase a participação como novos Parceiros: a Volvo, que oferece a todos os participantes um boné e a CONFAP-Confederação Nacional das Associações de Pais, que se associa através da participação de todas as Associações de Pais das escolas envolvidas e assim intervêm directamente nesta importante acção de formação.
 
De acordo com o Governador Civil esta iniciativa 'está a ser monitorizada permanentemente desde que foi lançada, no sentido de avaliarmos a sua eficácia'. 
 
Fernando Moniz, salientou o facto da sinistralidade rodoviária ter descido nos últimos anos, pois 'há cerca de 10 anos tínhamos no distrito 140 mortos anuais e o ano passado tivemos 55'. 
 
'Esta trajectória evidencia o trabalho que se vem fazendo ao longo destes últimos anos a nível da sensibilização, fiscalização e penalização', acrescentou o Governador Civil. 
 
Para o Director Regional de Educação do Norte, António Leite, é importante começar pelas crianças para consciencializar os adultos. 'Queremos que elas chamem a atenção para aquilo que os adultos fazem de errado'. 
 
O Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, destaca particularmente esta acção, que tem mantido uma permanente atenção a esta problemática da segurança rodoviária e tem conseguido juntar 'vontades, criar sinergias e obter resultados positivos'.
 
Foi ainda referido pelo Governante que a descida do número de vítimas mortais deve-se igualmente a vários factores, designadamente à melhoria das infra-estruturas, à evolução do parque automóvel, ás melhores condições de seguranças das viaturas e também as alterações do comportamento das pessoas.
 
O Secretário de Estado acrescentou que no que diz respeito ao número de vítimas registadas este ano vai ser mais elevado 'porque começamos a analisar os que morrem no hospital'. 
 
No final da cerimónia, todos os presentes deslocaram-se à Escola de Educação Rodoviária de Braga, onde foram presenciadas aulas teóricas e práticas de Segurança Rodoviária pelos alunos da EB 2,3 de Amares. 

Recorde-se que o Governo Civil assegura a todos os alunos dos 14 Concelhos, do 5.º ano de escolaridade, a deslocação em autocarro às Escolas de Trânsito do Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto e Fafe para Formação e Educação Rodoviária.




Trata-se de proporcionar a esses alunos uma manhã ou uma tarde numa das 4 Escolas de Transito existentes no Distrito, onde aí têm aulas teóricas – em sala e práticas – em estrada, em circuito fechado, com passadeiras, semáforos, etc, onde circulam em “carros” ou bicicletas, apreendendo, na prática, as regras principais sobre segurança rodoviária.
 
Os alunos são transportados em autocarros, com custos suportados por este Governo Civil, para a Escola de Transito mais próxima da sua localidade, e no final recebem pequenas lembranças, para alem de um pequeno lanche que lhes é oferecido (pelo Pingo Doce) no meio do período de tempo.
 
Esta acção envolve todos os alunos do 5º. Ano de escolaridade das escolas públicas dos 14 concelhos do Distrito, e no ano lectivo anterior foi alargado aos alunos do mesmo ano que frequentam escolas do ensino particular.


                                      »Ver Protocolo«


Notícia Relacionada: Correio do Minho
 
  

Dia da Biblioteca Escolar



   
 
 
 
   
 
Segundo os princípios estabelecidos pela IASL, o 'Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... '. 

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 25 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de actividades específicas a realizar neste dia, independentemente de todas as acções que possam levar a efeito noutros dias do mês.
 
Mês Internacional da Biblioteca Escolar: 

cartaz- IASL [PDF]; 



                              http://www.rbe.min-edu.pt/
 
  

EuroSkills 2010




 
   
 
 
 
   
 
Em 2010, Lisboa, com orgulho, dá as boas vindas à 2ª edição do Euroskillls e às centenas de concorrentes, peritos e jurados, em representação de 31 países e de 50 saídas profissionais.

O EuroSkills/ Lisboa 2010 constitui uma oportunidade única para projectar a imagem, a qualidade e a atractividade dos sistemas de formação profissional europeus.

Oportunidade para o encontro entre os principais actores da formação profissional: responsáveis e decisores políticos, parceiros sociais, peritos, formadores e professores, empresas e escolas.

Oportunidade para demonstrar, testar, comprovar e melhorar metodologias de trabalho e de formação; para aprofundar parcerias e reforçar padrões comuns no espaço europeu.

Oportunidade para uma demonstração ao vivo das profissões, promovendo a excelência e o reconhecimento dos melhores formandos e formadores.
 
O charme de Lisboa está fortemente ligado ao passado: palácios renovados, magníficas igrejas e o bonito castelo são um reflexo do vasto património cultural da cidade. É uma das mais bonitas capitais europeias com a sua luminosidade e o seu ar calmo, num país que recuperou as suas cidades e locais de interesse arquitectónico, classificados património mundial da UNESCO. São conhecidos os casos de Sintra, Batalha e Alcobaça.
 
No património histórico e cultural da cidade de Lisboa podemos encontrar um apreciável número de museus de arte antiga e moderna, com destaque para o Museu Gulbenkian, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu Nacional dos Coches e o Museu Arqueológico do Carmo.

Continua a ouvir-se cantar o Fado e, em contraste com este tipo de música com raízes na tradição, a cidade vibra ao som de ritmos novos.

A cidade oferece inúmeras oportunidades, de entre as quais se destaca o variado programa de visitas guiadas, as compras no centro histórico e comercial, e o prazer de uma noite bem passada na companhia das delícias gastronómicas locais.


Toda a Informação http://www.euroskills2010.pt/
 
  

Boletim Informativo - Semana 42






 
 
 
 
   
 Boletim Semanal de Informações ao MAP

Publicado em Diário da República

Despacho n.º 15637/2010. D.R. n.º 202, Série II de 2010-10-18, doMinistério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Subdelega competências no director regional de Educação do Norte, António de Oliveira Leite.

Despacho n.º 15638/2010. D.R. n.º 202, Série II de 2010-10-18, doMinistério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Subdelega competências na directora regional de Educação do Centro, Helena Maria de Oliveira Dias Libório.

Despacho n.º 15639/2010. D.R. n.º 202, Série II de 2010-10-18, doMinistério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Subdelega competências na directora regional de Educação do Centro, Helena Maria de Oliveira Dias Libório.

Lei n.º 48/2010. D.R. n.º 203, Série I de 2010-10-19, da Assembleia da RepúblicaQuarta alteração à Lei n.º 91/2001, de 20 de Agosto (lei de enquadramento orçamental).

Despacho n.º 15870/2010. D.R. n.º 204, Série II de 2010-10-20, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Cria o curso de especialização tecnológica em Condução de Obra proposto pela Escola Secundária de Carlos Amarante.

Despacho n.º 15871/2010. D.R. n.º 204, Série II de 2010-10-20, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Cria o curso de especialização tecnológica em Banca e Seguros, proposto pela Escola Profissional Profitecla (ENSIPROF - Ensino Profissional, Lda.).

Despacho n.º 15872/2010. D.R. n.º 204, Série II de 2010-10-20, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Cria o curso de especialização tecnológica em Aplicações Informáticas de Gestão proposto pela Escola Profissional Prática Universal.

Despacho n.º 15873/2010. D.R. n.º 204, Série II de 2010-10-20, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Cria o curso de especialização tecnológica em Gestão de Turismo proposto pela EPAR - Desenvolvimento, Ensino, Formação e Inserção, C. R. L..

Despacho n.º 15874/2010. D.R. n.º 204, Série II de 2010-10-20, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Cria o curso de especialização tecnológica em Automação, Robótica e Controlo Industrial proposto pela Escola Profissional do Alto Lima, CIPRL.

Despacho n.º 15875/2010. D.R. n.º 204, Série II de 2010-10-20, doMinistério da Educação - Gabinete da MinistraCria o curso de especialização tecnológica em Automação, Robótica e Controlo Industrial proposto pela EPRAMI - Escola Profissional do Alto Minho Interior.

Despacho n.º 15876/2010. D.R. n.º 204, Série II de 2010-10-20, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Cria o curso de especialização tecnológica em Gestão de Turismo proposto pela EPRALIMA - Escola Profissional do Alto Lima, CIPRL.

Despacho n.º 15877/2010. D.R. n.º 204, Série II de 2010-10-20, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Cria o curso de especialização tecnológica em Turismo Ambiental proposto pela EPAR - Desenvolvimento, Ensino, Formação e Inserção, CRL.

Declaração de Rectificação n.º 31/2010. D.R. n.º 206, Série I de 2010-10-22, da Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico
Rectifica a Portaria n.º 812/2010, de 26 de Agosto, do Ministério da Educação, que procede à extinção da Escola Móvel criada pela Portaria n.º 835/2009, de 31 de Julho, e define os procedimentos de transição a observar, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 166, de 26 de Agosto de 2010.

Portaria n.º 1100/2010. D.R. n.º 206, Série I de 2010-10-22, dosMinistérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação
Aprova o programa de formação em competências básicas em cursos de educação e formação de adultos ou em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível básico.

Despacho n.º 16034/2010. D.R. n.º 206, Série II de 2010-10-22
, doMinistério da Educação - Gabinete da MinistraEstabelece a nível nacional os padrões de desempenho docente.



Informações Gerais

– DECOJovem promove Encontro de Escolas 
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), em parceria com a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), promove este encontro no próximo dia 29 de Outubro, pelas 14horas, no auditório da DREC.
Pode obter mais informações, aqui.

– Projecto SeguraNet 2010/11
As Actividades SeguraNet 2010/11, dirigidas aos 2.º, 3º Ciclo e ao Ensino Secundário tiveram no dia 15 de Outubro, o seu início, encontrando-se já disponíveis os primeiros desafios, para os alunos e encarregados de educação.
Para participar nas Actividades SeguraNet todas as escolas vão ter de efectuar uma (nova) inscrição através do seu código GEPE e da respectiva password.
Pode obter mais informações, aqui.

– Curso b-learning para professores da região do AlentejoAbertas as inscrições para Curso b-learning para Professores.
O curso tem por base uma colaboração com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors – Ministério dos Negócios Estrangeiros e é orientado por Professores da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Pode obter mais informações, aqui.

– Seminário ESCOLAS - Um olhar a partir da avaliação externa
Decorrerá no próximo dia 27 de Outubro, no Auditório 0.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro, o Seminário 'ESCOLAS - Um olhar a partir da avaliação externa'.
Pode obter mais informações, aqui.

– Audição Parlamentar, Comissão Parlamentar da Educação e da Ciência
Audição Parlamentar Administração e Gestão Local da Educação – Transferência de competências para os municípios Assembleia da República.
Auditório do Edifício Novo - 2 de Novembro de 2010.
Pode obter mais informações, aqui.

– Modelo de certificado de uma acção de formação certificada e não inserida no Catálogo Nacional de QualificaçõesInformação sobre a emissão de certificado de formação profissional que se destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma acção de formação certificada, não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações - Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho.
Pode obter mais informações, aqui.

– Dia da Biblioteca Escolar'Diversidade, desafio, mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar' é o tema que dá o mote para o Dia da Biblioteca Escolar, comemorado no dia 25 de Outubro, por resolução da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Pode obter mais informações, aqui.

– Olimpíadas Ibero-americanas de Física premiam portuguesesQuatro estudantes portugueses foram premiados nas XV Olimpíadas Ibero-americanas de Física, que decorreram na cidade do Panamá, de 26 de Setembro a 3 de Outubro. A equipa portuguesa trouxe para casa uma medalha de ouro e três de bronze.
Pode obter mais informações, aqui.

– Concurso escolar 'A Europa no mundo'O concurso escolar 'A Europa no mundo', destinado aos alunos dos ensinos básico e secundário, visa premiar os melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito da afirmação da União Europeia no mundo.
Pode obter mais informações, aqui.

– CLUBES EUROPEUS – Concurso de financiamento para o ano lectivo 2009/2010  Estão abertas as candidaturas ao concurso de financiamento dos Clubes Europeus relativo ao ano lectivo 2009/10, de acordo com o Regulamento. O Ministério da Educação tal como em anos anteriores, atribui financiamento aos  Clubes Europeus  inscritos na Rede Nacional, de forma a incentivar a realização de actividades nas escolas no âmbito da dimensão europeia na educação.
Pode obter mais informações, aqui.

– EuroSkills Lisboa 2010Portugal vai realizar, de 09 a 12 de Dezembro, o EuroSkills, Lisboa 2010 (Campeonato Europeu da Profissões), onde vão estar reunidos cerca de 500 jovens concorrentes que a nível europeu demonstraram, nas 52 profissões a concurso, serem os mais competentes e que, assim, se posicionaram para poderem representar o que de melhor existe em matéria de qualificação profissional a nível europeu.
Pode obter mais informações, aqui.

– Práticas e modelos na auto-avaliação das bibliotecas escolaresListagem, por Direcção Regional, dos formandos seleccionados para frequência da acção “Práticas e modelos na auto-avaliação das bibliotecas escolares”.
Pode obter mais informações, aqui.



Fonte: Boletim CIREP, Ministério da Educação, Confap, Outros 
 
 
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quinta-feira, 21 de outubro de 2010

GRUPO PSISCOLAS



   
 
 
 
   
 O Grupo PSISCOLAS – Profissionais de Psicologia em Contexto Escolar – vem por este meio enquadrar devidamente os dados numéricos relativos à presença de psicólogos nas escolas, apresentados no passado dia 7 de Outubro pela Sra. Ministra da Educação e pelo Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação no Plenário da Assembleia da República Portuguesa.

1 – A afirmação do Dr. Alexandre Ventura de que “nunca houve tantos psicólogos nas escolas como actualmente” está desactualizada – esta foi verdadeira até 31 de Agosto de 2010. A partir de 1 de Setembro, mais de 300 serviços de psicologia encerraram em inúmeras escolas por todo o país, embora com especial incidência na zona norte, onde estes serviços eram assegurados por psicólogos contratados a termo resolutivo certo. No corrente ano lectivo, apenas os Agrupamentos TEIP e as escolas com contratos de autonomia conseguiram contratar, até à presente data, psicólogos. Refira-se também que, apesar de no ano lectivo 2009/2010 o número de psicólogos a trabalhar nas escolas ter alcançado o seu número máximo, existiam ainda muitas escolas que nunca tiveram serviço de psicologia por impossibilidade de contratação de técnicos (e.g., na DREN existiam 88 escolas sem este serviço em funcionamento). Os números para as restantes zonas do país não são conhecidos.
2 – Os alegados 400 psicólogos na Educação para a Saúde não trabalham em contexto escolar, mas em contexto de saúde. A sua participação no contexto escolar é muito restrita ou inexistente, quer ao nível das áreas de intervenção (ligadas especificamente à saúde), quer ao nível das horas semanais/mensais adstritas a esta intervenção. Na maioria dos casos, o seu trabalho nas escolas tem-se baseado por parcerias pontuais com o serviço de psicologia interno.
3 – Os Centros de Novas Oportunidades (com alegadamente 250 psicólogos) possuem atribuições, objectivos e áreas de intervenção em nada relacionados com a intervenção dos serviços de psicologia em contexto escolar. A sua referência constitui um “malabarismo” numérico do Ministério da Educação para mascarar o encerramento dos serviços de psicologia nas escolas públicas nacionais. Os técnicos a trabalhar nos CNO’s não têm de ser necessariamente psicólogos – são admitidas outras licenciaturas. Os técnicos destas equipas denominam-se Técnicos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e trabalham especificamente com a população adulta.
4 – As contratações de psicólogos através de financiamento do POPH são residuais, muitas delas a tempo parcial e para dar respostas específicas aos cursos de educação e formação, cursos profissionais e/ou cursos de educação e formação de adultos.
5 – Os psicólogos da Administração Local (Câmaras Municipais) assumem em geral inúmeras funções, actuando em áreas diversificadas da competência das autarquias, não executando trabalho específico no contexto escolar, ou executando-o em diversas escolas do concelho, com poucas horas semanais para cada uma delas.
6 – Os psicólogos dos Centros de Recursos para a Inclusão(alegadamente 106, muitos deles em prestação de serviços, i.e., a recibos verdes) não estão, a maioria das vezes, a trabalhar em horário completo (de 35 horas semanais) e cobrem um total de mais de 33 mil crianças sinalizadas com necessidades educativas especiais – rácio aproximado de1 psicólogo para 330 crianças sinalizadas.
7 – Os estagiários profissionais que entraram para as escolas através do PEPAC estão globalmente em situação irregular. Alguns deles não efectivaram a sua inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses ou foram rejeitados por não possuírem os critérios mínimos de aceitação (e.g., não terem licenciatura anterior a 2007 ou mestrado integrado em psicologia). A maioria destes estagiários não é acompanhada por tutor/orientador interno (se o tem, não é necessariamente psicólogo), isto é, foram “despejados” nas escolas sem lhes ser asseguradas orientação profissional.
8 – Alguns dos serviços da Rede Nacional de Serviços de Psicologia e Orientação (SPO’s) estão na prática encerrados, devido à não reposição de técnicos que entretanto se reformaram, estão destacados ou em mobilidade, ou morreram.
9 – As contratações de escola de psicólogos para desenvolvimento de projectos de combate ao insucesso escolar, contratos a termo resolutivo certo por serem considerados postos de trabalho temporários ou extinguíveis, têm, desde 2007, assegurado o funcionamento da maioria dos serviços de psicologia nas escolas. O anúncio de autorização de abertura de supostas 200 novas vagas para psicólogos por contratação de escola, a efectivar-se, corresponde apesar de tudo a um corte substancial de técnicos em relação ao ano lectivo anterior e, por isso, de serviços de psicologia, já que, salvo raríssimas excepções, os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas (que em diversos casos têm 2 mil alunos ou mais) só têm autorização para contratar um psicólogo, tendo este de assegurar o funcionamento integral do serviço.


Tendo em conta os dados apresentados e respectivo enquadramento, convidamos o Ministério da Educação a responder de forma clara e inequívoca às seguintes questões:

 Quantos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas estão, à presente data, sem serviço de psicologia efectivo? (Os SPO’s a descoberto e as escolas apenas com estagiário/a PEPAC não deverão ser contabilizadas na lista de escolas com serviço efectivo, porque na verdade este não existe).
 Fazendo um balanço financeiro global, os serviços de psicologia nas escolas significam uma despesa real para a Administração Pública, ou pelo contrário, permitem conter custos? (Pelo descongestionamento dos serviços comunitários – de Saúde, Acção Social, IPSS’s, etc. –, pela redução das despesas com as crianças e adolescentes e suas famílias, pela diminuição da emissão pelo ISS, I.P. de subsídios por frequência de estabelecimento de educação especial, entre outros.



[GRUPO PSISCOLAS] 9 DE OUTUBRO DE 2010

(os sublinhados são da autoria da CONFAP)



Grupo PSISCOLAS - Profissionais de Psicologia em Contexto Escolar -  foi criado no dia 17 de Setembro de 2010 em Vila do Conde.
 
Constituído inicialmente por 25 membros da zona norte litoral, rapidamente se alargou às restantes áreas geográficas de Portugal.
 
Actualmente, possui cerca de 200 membros, de norte a sul do país. É por isso um grupo de representação e expressão nacional dos/as psicólogos/as a trabalhar em contexto escolar.

Informação relevante em: http://www.psiscolas.org

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

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