quarta-feira, 1 de junho de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 01 - 06 - 2011
Portal FERSAP

Hoje, dia da criança, a FERSAP saúda todos os pais que partilham uma educação responsável!



 Nossas 5 mais recentes notícias
 1 - Educação deve ser personalizada e não baseada em ''manuais de instruções"
  Atentas à procura dos pais por um “manual de instruções” para os filhos, as editoras publicam cada vez mais guias com soluções para educar, mas especialistas e educadores alertam que cada criança é única e a sua educação também. A propósito do Dia Mundial da Criança, que se assinala hoje, a LUSA ouviu editores e pediatras. Respostas muito interessantes.
 2 - Legislação publicada em Diário da República
  Legislação do Ministério da Educação publicada em Diário da República, de 26 de Abril a 31 de Maio, e Informações Gerais na área da Educação.
 3 - Estudo revela que adolescentes fumam para se integrarem
  De acordo com um trabalho de investigação realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), os adolescentes fumam com o intuito de melhorar o seu estatuto social junto dos colegas e apontam a pressão do grupo como uma das principais causas para começarem a fumar. Os jovens relacionam o acto de fumar com um desejo de emancipação, sendo que alguns adolescentes referem também a vontade de experimentar.
 4 - Filme de agressão de adolescentes reacende dores do bullying
  Vídeo de rapariga de 13 anos a ser agredida por duas adolescentes de 15 e 16 anos voltou a abrir feridas. Como enfrentar o bullying? Como reagir a tanta violência? Como explicar a passividade de quem observa? Como encarar o problema? E cyberbullying o que é?
Sabia também que na unidade de pedopsiquiatria do Hospital Garcia de Orta (Almada) são acompanhados mil doentes por ano?
Abordagens a estes temas e respostas em Leia Mais…
 5 - Ecstasy leva a perda da eficácia do cérebro
  Aqui fica o sério aviso para aqueles que julgam que há drogas inofensivas: Um estudo foi publicado na revista “Neuropsychopharmacology” permitiu verificar que o consumo de ecstasy está associado a uma perda de eficácia do cérebro, o que significa que processar a informação ou executar uma tarefa envolve mais energia deste órgão, resultando numa activação aumentada ou hiper-excitabilidade do cérebro, o que indica uma perda de eficácia deste órgão, o que pode passar a ser duradoura ou mesmo permanente.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video