quinta-feira, 30 de junho de 2011

 
 
2011-06-30
 
 Calendário Escolar - 2011/2012 
   
 O Ministério da Educação e da Ciência publicou o calendário escolar para o ano de 2011-2012. As aulas terão início entre 8 e 15 de Setembro, e devem estar concluídas em todos os ciclos antes do período de exames e provas do final do ano. 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 548 
2011-06-30 
 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CORPE - INTERVENÇÃO - MÓDULOS AGOSTO E SETEMBRO 2011


 
 
2011-06-15
 
 Proteja o seu Filho do Bullying 
   
 O livro Proteja o seu filho do Bullying, da colecção + Pais, apoiada pela CONFAP é um livro prático, objetivo, que se baseia em questões reais colocadas por pais que sofrem o mesmo problema e que explica o que é o bullying, como o prevenir e como o combater. Aproveite! Hoje e amanhã (15 e 16 de Junho), a WOOK promove uma campanha promocional especial que contempla descontos excecionais. É a melhor oportunidade para adquirir este livro, com 20% de desconto. 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 547 
2011-06-15 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

l FERSAP Newsletter: 13 - 06 - 2011
Portal FERSAP

“O que é melhor para a escola, para os nossos meninos, é a criação de um espírito forte e de unidade entre toda a comunidade escolar”



 Nossas 1 últimas Novidades
 NovidadeData
 1 - Escola para Todos e o Papel dos Pais
2011-06-11
 
A questão de fundo da participação dos pais na vida da escola foi o tema que a FERSAP apresentou no III Encontro Escola, Família e Comunidade, que decorreu nos dias 3 e 4 de Junho em Sesimbra, realizado pelo Conselho Municipal de Educação deste Município.
Compreender as motivações dos pais e quais as suas expectativas quanto à escola, compreender que cada pai é uma pessoa e que cada pessoa tem características individuais que as distinguem, que condicionam ou motivam as suas acções e objectivos, foi o assunto que esteve na essência da intervenção



 Nossas 10 mais recentes notícias
 1 - Municípios querem refeições escolares nas férias de Natal e Páscoa
  Os municípios da área metropolitana de Lisboa querem que o programa das refeições escolares dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico seja alargado às férias do Natal e Páscoa. De referir que, segundo um estudo divulgado há uma semana, cerca de 40 por cento das crianças portuguesas vivem em "situação de pobreza".
 2 - O valentão da escola está com sono
  Os valentões da escola e as crianças que são perturbadores na sala de aula são duas vezes mais propensos a mostrar sinais de problemas do sono, em comparação com as crianças bem comportadas, mostra nova pesquisa, divulgada por Tara Parker-Pope, colunista do The New York Times, na edição de 2 de Junho de 2011, cuja edição on-line acabamos de ler e aqui reproduzimos para os visitantes do portal FERSAP. Transcrevemos, também, interessantes comentários dos leitores daquele jornal, a provar que a temática do bullying está muito atual nos Estados Unidos.
 3 - Educação deve ser personalizada e não baseada em ''manuais de instruções
  Atentas à procura dos pais por um “manual de instruções” para os filhos, as editoras publicam cada vez mais guias com soluções para educar, mas especialistas e educadores alertam que cada criança é única e a sua educação também. A propósito do Dia Mundial da Criança a LUSA ouviu editores e pediatras. Respostas muito interessantes.
 4 - Legislação publicada em Diário da República
  Legislação do Ministério da Educação publicada em Diário da República, de 26 de Abril a 31 de Maio, e Informações Gerais na área da Educação.
 5 - Estudo revela que adolescentes fumam para se integrarem
  De acordo com um trabalho de investigação realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), os adolescentes fumam com o intuito de melhorar o seu estatuto social junto dos colegas e apontam a pressão do grupo como uma das principais causas para começarem a fumar. Os jovens relacionam o acto de fumar com um desejo de emancipação, sendo que alguns adolescentes referem também a vontade de experimentar.
 6 - Filme de agressão de adolescentes reacende dores do bullying
  Vídeo de rapariga de 13 anos a ser agredida por duas adolescentes de 15 e 16 anos voltou a abrir feridas. Como enfrentar o bullying? Como reagir a tanta violência? Como explicar a passividade de quem observa? Como encarar o problema? E cyberbullying o que é?
Sabia também que na unidade de pedopsiquiatria do Hospital Garcia de Orta (Almada) são acompanhados mil doentes por ano?
Abordagens a estes temas e respostas em Leia Mais…
 7 - Ecstasy leva a perda da eficácia do cérebro
  Aqui fica o sério aviso para aqueles que julgam que há drogas inofensivas: Um estudo foi publicado na revista “Neuropsychopharmacology” permitiu verificar que o consumo de ecstasy está associado a uma perda de eficácia do cérebro, o que significa que processar a informação ou executar uma tarefa envolve mais energia deste órgão, resultando numa activação aumentada ou hiper-excitabilidade do cérebro, o que indica uma perda de eficácia deste órgão, o que pode passar a ser duradoura ou mesmo permanente.
 8 - Facilitismo em teste intermédio do 9.º ano
  Acusações de facilitismo no ensino público multiplicaram-se devido às perguntas elementares do teste intermédio de Físico-Química do 9º ano, elaborado pelo Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE ) do Ministério da Educação. Numa delas, são enunciados todos os planetas do sistema solar e depois pergunta-se aos alunos quantos são…
 9 - Mães depois dos 35 anos
  Os últimos números do Plano Nacional de Saúde mostram que as mulheres têm filhos cada vez mais tarde. O objectivo era inverter a tendência. A taxa de nascimentos em mulheres com mais de 35 anos aumentou em todas as regiões de Portugal Continental. São muitas as mulheres que escolhem adiar a maternidade, já que desejam estabilidade financeira (e emocional) para educar as crianças com conforto.
 10 - Turmas menores pode melhorar aprendizagem
  Reduzir o número de alunos nas salas de aula melhora a aprendizagem, concluiu-se no Brasil. O que sempre tem sido debatido e defendido por professores brasileiros acaba de ganhar um reforço. A pesquisa “Caminhos para melhorar o aprendizado”, promovida pelo Instituto Ayrton Senna e o movimento Todos Pela Educação, reitera a importância de diminuir a quantidade de estudantes na sala de aula. O estudo mostra que uma redução média de 30% do tamanho da turma nas escolas brasileiras pode aumentar até 44% a aprendizagem do aluno durante o ano letivo.

 
 
2011-06-13
 
 Prós e Contras - RTP1 - A ADOLESCÊNCIA 
   
 Bater... Espancar... Filmar... O que leva os mais jovens à violência? O crescimento desequilibrado. A Família e a Escola. A noção do Bem e do Mal. "A adolescência" é o tema de hoje no maior debate da televisão portuguesa, com a participação da CONFAP. 
   
 Ver » 
   
   

NEWSLETTER Nº 546 
2011-06-13 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Clube "Pais e Avós"


      O “Clube Pais e Avós” organiza e dinamiza a BECaneiro com vista à promoção da leitura, ao incentivo e à requisição domiciliária e desta forma criar e manter, na família, o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização da biblioteca ao longo da vida.
      Os pais e avós, em horário semanal, animam a “Hora do Conto” com leituras e dramatizações para as crianças da(s) turma(s) dos seus filhos ou netos, colaboram na organização da BE e ajudam nos procedimentos inerentes às requisições domiciliárias.
      Este projecto de trabalho trouxe a cada um dos nossos alunos, o gosto pela leitura e contribuiu para a vontade de fomentar nos mesmos, o entusiasmo vivo e dinâmico pelo prazer sincero da descoberta da leitura e da escrita.
 
 
2011-06-06
 
 Bullying: punir ou prevenir? 
   
 Nunca esteve fora da ordem do dia, mas o tema regressa com o vídeo de uma agressão a uma jovem aluna veiculado nas redes sociais Não é caso isolado. Segundo a Procuradoria Geral da República, desde o inicio do ano foram apresentadas duas queixas-crime por semana relacionadas com violência entre jovens. Hoje, no Sociedade Civil (RTP 2) com a presença da CONFAP. 
   
 Ver » 
   
 
2011-06-06
 
 IV Encontro Regional de Associações de Pais da Madeira 
   
 A Comissão Instaladora da FRAPRAM - Federação Regional de Associações de Pais da Região Autónoma da Madeira realizou no passado sábado o IV Encontro Regional de Associações de Pais da Região Autónoma da Madeira. A iniciativa decorreu na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Bartolomeu Perestrelo, no Funchal, e contou com a presença da CONFAP. 
   
 Ver » 
   
 
2011-06-06
 
 III Encontro “Escola-Família Que Cooperação?” - Madeira 
   
 O Conselho da Comunidade Educativa da EB2/3 da Torre, em Câmara de Lobos, promoveu, a 27 de Maio, no auditório da Casa da Cultura de Câmara de Lobos, o III Encontro Escola Família. A Confap interveio no debate, a convite da organização, sobre o papel da família na educação das crianças e jovens. 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 545 
2011-06-06 
Portal FERSAP Newsletter: 06 - 06 - 2011
Portal FERSAP

Quando o aluno é o centro de atenção e interesses da escola - veja vídeo no portal FERSAP

Leia no Fórum do portal FERSAP: "Como conhecer o cérebro dos disléxicos".


 Nossas 6 mais recentes notícias
 1 - O valentão da escola está com sono
  Os valentões da escola e as crianças que são perturbadores na sala de aula são duas vezes mais propensos a mostrar sinais de problemas do sono, em comparação com as crianças bem comportadas, mostra nova pesquisa, divulgada por Tara Parker-Pope, colunista do The New York Times, na edição de 2 de Junho de 2011, cuja edição on-line acabamos de ler e aqui reproduzimos para os visitantes do portal FERSAP. Transcrevemos, também, interessantes comentários dos leitores daquele jornal, a provar que a temática do bullying está muito atual nos Estados Unidos.
 2 - Educação deve ser personalizada e não baseada em ''manuais de instruções
  Atentas à procura dos pais por um “manual de instruções” para os filhos, as editoras publicam cada vez mais guias com soluções para educar, mas especialistas e educadores alertam que cada criança é única e a sua educação também. A propósito do Dia Mundial da Criança a LUSA ouviu editores e pediatras. Respostas muito interessantes.
 3 - Legislação publicada em Diário da República
  Legislação do Ministério da Educação publicada em Diário da República, de 26 de Abril a 31 de Maio, e Informações Gerais na área da Educação.
 4 - Estudo revela que adolescentes fumam para se integrarem
  De acordo com um trabalho de investigação realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), os adolescentes fumam com o intuito de melhorar o seu estatuto social junto dos colegas e apontam a pressão do grupo como uma das principais causas para começarem a fumar. Os jovens relacionam o acto de fumar com um desejo de emancipação, sendo que alguns adolescentes referem também a vontade de experimentar.
 5 - Filme de agressão de adolescentes reacende dores do bullying
  Vídeo de rapariga de 13 anos a ser agredida por duas adolescentes de 15 e 16 anos voltou a abrir feridas. Como enfrentar o bullying? Como reagir a tanta violência? Como explicar a passividade de quem observa? Como encarar o problema? E cyberbullying o que é?
Sabia também que na unidade de pedopsiquiatria do Hospital Garcia de Orta (Almada) são acompanhados mil doentes por ano?
Abordagens a estes temas e respostas em Leia Mais…
 6 - Ecstasy leva a perda da eficácia do cérebro
  Aqui fica o sério aviso para aqueles que julgam que há drogas inofensivas: Um estudo foi publicado na revista “Neuropsychopharmacology” permitiu verificar que o consumo de ecstasy está associado a uma perda de eficácia do cérebro, o que significa que processar a informação ou executar uma tarefa envolve mais energia deste órgão, resultando numa activação aumentada ou hiper-excitabilidade do cérebro, o que indica uma perda de eficácia deste órgão, o que pode passar a ser duradoura ou mesmo permanente.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

 
 
2011-05-28
 
 “Educação Especial” e “Bullying”. 
   
 A APEEMIRA - Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Mira vai promover um Encontro subordinado aos temas: “Educação Especial” e “Bullying”. Dia 3 de Junho de 2011 a partir das 20H30 em Mira 
   
 Ver » 
   
 
2011-06-03
 
 DarResposta lança petição pela manutenção das deduções fiscais das pessoas com deficiência 
   
 O movimento de pais, amigos e familiares das crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo – DarResposta - lançou esta semana uma petição pública on-line com o objectivo de defender a manutenção do regime de deduções fiscais, em sede de IRS, relativo às despesas de saúde e educação de crianças com necessidades educativas especiais, deficiência ou incapacidade. 
   
 Ver » 
   
 
2011-06-03
 
 Alargamento do Projecto CIEE 
   
 O CIEE, definiu os critérios de alargamento do Projecto para o próximo ano lectivo abrindo-se ás escolas dos distritos de Aveiro, Braga e Porto. No próximo dia 14 de Junho vão-se realizar as "1ªs Jornadas CIEE: Aprender a Ser Feliz, do Clube de Inteligência Emocional nas Escolas”, na Escola Comendador Ângelo Azevedo em S. Roque (Oliveira de Azeméis). 
   
 Ver » 
   
 
2011-05-29
 
 Protocolo Saber de mim e CONFAP 
   
 A Saber de Mim, Neuropsicologia e Psicologia Clínica Lda., nasce em 2009 da necessidade de intervir no equilíbrio da saúde mental/emocional e também na habilitação/reabilitação neuropsicológica. 
   
 Ver » 
   
 
2011-05-29
 
 Protocolo CONFAP – Latitudes 
   
 Latitudes – Cooperativa de Apoio Psicológico e Psicopedagógico, é uma entidade sem fins lucrativos, com um propósito de responsabilização e apoio social. 
   
 Ver » 
   
   
NEWSLETTER Nº 544 
2011-06-03 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 01 - 06 - 2011
Portal FERSAP

Hoje, dia da criança, a FERSAP saúda todos os pais que partilham uma educação responsável!



 Nossas 5 mais recentes notícias
 1 - Educação deve ser personalizada e não baseada em ''manuais de instruções"
  Atentas à procura dos pais por um “manual de instruções” para os filhos, as editoras publicam cada vez mais guias com soluções para educar, mas especialistas e educadores alertam que cada criança é única e a sua educação também. A propósito do Dia Mundial da Criança, que se assinala hoje, a LUSA ouviu editores e pediatras. Respostas muito interessantes.
 2 - Legislação publicada em Diário da República
  Legislação do Ministério da Educação publicada em Diário da República, de 26 de Abril a 31 de Maio, e Informações Gerais na área da Educação.
 3 - Estudo revela que adolescentes fumam para se integrarem
  De acordo com um trabalho de investigação realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), os adolescentes fumam com o intuito de melhorar o seu estatuto social junto dos colegas e apontam a pressão do grupo como uma das principais causas para começarem a fumar. Os jovens relacionam o acto de fumar com um desejo de emancipação, sendo que alguns adolescentes referem também a vontade de experimentar.
 4 - Filme de agressão de adolescentes reacende dores do bullying
  Vídeo de rapariga de 13 anos a ser agredida por duas adolescentes de 15 e 16 anos voltou a abrir feridas. Como enfrentar o bullying? Como reagir a tanta violência? Como explicar a passividade de quem observa? Como encarar o problema? E cyberbullying o que é?
Sabia também que na unidade de pedopsiquiatria do Hospital Garcia de Orta (Almada) são acompanhados mil doentes por ano?
Abordagens a estes temas e respostas em Leia Mais…
 5 - Ecstasy leva a perda da eficácia do cérebro
  Aqui fica o sério aviso para aqueles que julgam que há drogas inofensivas: Um estudo foi publicado na revista “Neuropsychopharmacology” permitiu verificar que o consumo de ecstasy está associado a uma perda de eficácia do cérebro, o que significa que processar a informação ou executar uma tarefa envolve mais energia deste órgão, resultando numa activação aumentada ou hiper-excitabilidade do cérebro, o que indica uma perda de eficácia deste órgão, o que pode passar a ser duradoura ou mesmo permanente.

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video