sábado, 8 de agosto de 2009




Biblioteca de Livros Digitais para o 1.º ciclo

Alice Vieira, Alves Redol, Ana Maria Magalhães, André Letria, Conceição Areias, Inês Pupo, Lourdes Custódio, Luísa Costa Gomes, Manuel A. Pina, Manuel Pires, Mariana Magalhães, Rui Zink e Violeta Figueiredo são alguns dos autores agora ao dispor dos mais novos, designadamente nos computadores Magalhães.

As obras inseridas na Biblioteca de Livros Digitais reúnem diversas vertentes que tornam a leitura particularmente apelativa, convidando os leitores a transformarem-se em escritores e em ilustradores, e até mesmo a partilharem as suas produções com os cibernautas inscritos na Biblioteca dos Livros da Malta.

http://e-livros.clube-de-leituras.pt

Consultada através do portátil Magalhães ou de outro computador, cada uma destas obras pode ser apreciada de uma forma semelhante: através de um clique, acede-se a uma apresentação do livro que abrange a leitura, o cinema de animação, o vídeo e o áudio.

Ainda antes de começarem a ler cada obra, os interessados têm a possibilidade de assistir a uma apresentação animada das personagens principais de cada livro, bem como de ouvir os autores e os ilustradores a falarem sobre os respectivos volumes.

Depois, à medida que viram as páginas do livro, os leitores podem ler o texto e ver as ilustrações animadas, enquanto ouvem uma leitura dramatizada da história, da responsabilidade de Lúcia Maria e de Manuel Coelho, do Teatro Nacional D. Maria II.


No final do livro, os interessados dispõem de um espaço em branco que podem utilizar para escrever ou ilustrar, de modo a personalizarem o seu livro, que passa a conter na capa o nome da pessoa a quem pertence.


Através do registo na Biblioteca dos Livros da Malta, os leitores podem enviar e-mails aos restantes membros da comunidade virtual, recomendando livros e divulgando os textos que escreveram no final das obras disponibilizadas on-line.


O grande objectivo deste projecto, que envolve o Centro de Investigação para as Tecnologias Interactivas, o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Ensino do Português (PNEP), é a criação de um instrumento que promova a leitura, tirando partido da natural apetência que os mais jovens têm pelas novas tecnologias.


Visando incentivar o gosto pela leitura e pelos livros, a intenção é alargar o número de obras disponibilizadas, através de parcerias estabelecidas com editoras, autores e ilustradores.


A prioridade vai ser dada às obras destinadas às crianças entre os 5 e os 7 anos, para as quais ler em interacção com o computador é particularmente útil para a aprendizagem da leitura, bem como para a motivação para esta actividade.


A pensar nestas crianças que estão a dar os primeiros passos na leitura, o PNEP vai disponibilizar diversos materiais destinados à aprendizagem da leitura neste endereço electrónico.


As actividades a propor pretendem contribuir para que as crianças, de uma forma apelativa, adquiram consciência fonológica, aumentem o vocabulário, desenvolvam estratégias de compreensão do texto e evoluam na automatização da decifração.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video