terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ano Internacional da Química
Enviado por Sexta, Janeiro 28 @ 10:08:28 CET por Amaral

Ciência e TecnologiaAs celebrações em Portugal do Ano Internacional da Química (AIQ) iniciaram-se ontem, dia 27 de Janeiro, com uma cerimónia oficial na Escola de Ciências da Universidade do Minho (UM) – em simultâneo com a cerimónia mundial na sede da UNESCO, em Paris –, em Braga, com o objectivo de mostrar as conquistas e avanços e destacar o papel das mulheres nesta ciência. “Esta iniciativa tem especial relevância porque é uma forma de aproximar a química do grande público, que por norma não a entende porque não a conhece”, realçou o professor da UM Carlos Silva.

A vida e obra de Marie Curie, galardoada com o prémio Nobel da química há cem anos, destacam-se nas actividades previstas ao longo do ano. “Este ano assinala-se o centenário da atribuição do Nobel a Marie Curie. Este facto merece especial destaque”, explicou o docente. Ao longo do ano vão ser realizadas várias exposições.

”’Vida e obra de Marie Curie’, no Museu Nogueira da Silva, uma exposição de homenagem aos discípulos portugueses da Nobel, peças de teatro alusivas à vida de Marie Curie e ainda um recital de piano com obras de Chopin”, são outras das actividades planeadas, desenvolveu o docente da UM. A Sociedade Portuguesa de Químicos aproveitou o ensejo para destacar a realização do Congresso Nacional de Química, que decorrerá de 3 a 6 de Julho.

Vão também ser desenvolvidas actividades lúdicas com várias escolas, “com o objectivo de envolver os alunos e professores, e incentivar a descoberta das maravilhas da química”, afirmou Carlos Silva. A química, segundo o docente explicou, está presente no mais básico gesto do dia-a-dia. “Lavar os dentes: é possível graças à química que estudou que componentes misturar, como os misturar e que efeito tem essa mistura”.

Ciência indispensável

O Ano Internacional de Química (AIQ) foi proclamado pela agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), na sequência da proposta apresentada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês).

Esta iniciativa tem por objectivo reconhecer a química como ciência indispensável na sustentabilidade da vida humana e potenciar o interesse dos jovens por esta área das ciências. Em 2011, assinalam-se também os cem anos da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie, pelo que também faz parte dos objectivos das festividades do ANQ celebrar as contribuições das mulheres para a ciência.

2011-01-27

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video