sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Faltam Professores



   
 
 
 
   
 Há falta de docentes nas escolas, mas mais de mil professores estão por colocar
Rádio Renascença - 23/09/2010

As denúncias começaram pelos sindicatos, que afirmam que há alunos a não terem aulas devido à falta de professores. PS diz que o problema será resolvido no prazo de quinze dias.

Apesar de haver alunos que estão sem aulas devido há falta de professores, há ainda mais de mil docentes por colocar nos estabelecimentos de ensino. O ano escolar já arrancou há duas semanas.

O director-geral dos Recursos Humanos da Educação, Mário Pereira, explica que “há horários para os quais não conseguimos obter professores”, o que dificulta a colocação. “Esses horários vão ser devolvidos às escolas, para que elas tomem a iniciativa de contratação e possam encontrar professores que estejam disponíveis”, adianta, estimando que possa haver uma aceleração deste processo na próxima semana.

Contas feitas, faltam colocar “cerca de mil, 1.100 professores”. Mário Pereira ressalva que este número representa 'cerca de 1% dos docentes”.

“Nós colocámos, de facto, praticamente todos os professores nas escolas. No sistema, em média, temos para desempenharem as funções e corresponderem a todas as necessidades dos estabelecimentos de ensino da rede pública do Ministério da Educação cerca de 140 mil professores”, enumera Mário Pereira.

Solução em 15 dias
O Partido Socialista garante que a falta de professores nas escolas será um problema resolvido no espaço 'duas semanas'. Bravo Nico, coordenador dos deputados do PS na Comissão Parlamentar de Educação, sustenta que, em muitos casos, o problema deve-se à substituição de docentes que foram colocados atempadamente, mas que não iniciaram funções.

“Há questões de colocação de professores que são completamente normais nos inícios de ano lectivo, porque se trata, em muitos casos, de substituir professores que foram colocados a tempo e horas, mas que por qualquer razão da sua vida ou outra não preenchem esses lugares e não iniciam as suas funções no momento em que está previsto e o Ministério tem muitas vezes que fazer novo concurso para substituir professores que estavam já colocados', diz Bravo Nico.

Já Couto dos Santos, deputado social-democrata e antigo ministro da Educação, as dificuldades na abertura deste ano lectivo resultam de uma má planificação, organização e gestão e não da falta de meios.

Já para o presidente da Confap (Confederação das Associações de Pais), Albino Almeida, sustenta, em declarações à Renascença, que a colocação de professores estará a ser travada essencialmente por motivos orçamentais. Albino Almeida dirige, por isso, as suas principais críticas ao Ministério das Finanças e não ao gabinete de Isabel Alçada.

O presidente da Confap diz não ter memória da abertura de um ano lectivo tão atribulada e dirige um apelo aos deputados de todos os partidos: “Espero que todos os deputados saibam escolher entre despesa e despesa”.

O deputado socialista Bravo Nico, da comissão parlamentar de Educação, garante, em resposta, que nenhum aluno ficará sem aulas por razões orçamentais.

Original em : 
http://www.rr.pt/informacao_prog_detalhe.aspx?fid=1151&did=121299




Colocação de professores de substituição atrasa aulas
Diário de Notícias - 23/09/2010


Além dos psicólogos, faltam professores de substituição nas escolas, denuncia a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap). 'Os alunos do 1.º ciclo da escola de Caxinas, Vila do Conde, ainda não tiveram aulas porque o professor contratado não pode ir dar aulas e ainda não foi colocado nenhum para o substituir', exemplifica Albino Almeida, dirigente da Confap.

Esta escola, garante, é apenas um exemplo, já que 'queixas destas nos chegam todos os dias'. A falta de colocação de professores para substituir aqueles que foram colocados e que por motivos de saúde ou outros não podem dar aulas é uma situação para a qual a Fenprof também já alertou.

Albino Almeida critica o facto de este ano estarem a faltar psicólogos, professores e pessoal auxiliar da acção educativa nas escolas. 'Não há região ou concelho do País onde não esteja a acontecer estas falhas', diz. E acrescenta: 'Os pais não estão a pedir mais. Estamos a pedir o mesmo que havia no ano passado.'

Até porque 'entendemos que o País precisa de cortar na despesa, mas não se pode cortar na educação', critica Albino Almeida. O dirigente adianta ainda que 'os pais começam a desesperar com os atrasos e à medida que as semanas vão passando começam a denunciar as falhas das escolas'. Daí que alerte para a possibilidade de continuar a chegar à Confap queixas de escolas sem psicólogos, professores e auxiliares.

Original em: 
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1668708

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video