quarta-feira, 23 de março de 2011


Comunidade educativa fala sobre a escola actual

Na passada sexta-feira 18 de Março, realizou-se mais um Encontro “Educar Hoje” na Escola Secundária Fernão de Magalhães. A actividade tinha como principais destinatários os pais e encarregados de educação, mas era aberta a toda a comunidade educativa pelo que juntou também professores, psicólogos, assistentes operacionais e alunos.

Após o discurso de abertura proferido pelo Director da escola secundária Fernão de Magalhães, Dr. Fernando Castro, dando uma perspectiva diacrónica sobre a escola e os seus objectivos, seguiu-se a comunicação da professora Manuela Tender sobre os desafios que hoje se colocam à escola e a necessidade de colaboração de pais e encarregados de educação para que a escola possa atingir os seus objectivos. Por fim, a Dr.ª Filipa Rafael falou sobre os Serviços de Psicologia e Orientação nas escolas, o seu enquadramento legal e as múltiplas valências.
Os participantes colocaram questões, deixaram preocupações e testemunhos importantes sobre o que esperam da escola e a forma como a concebem. Foi sublinhada por todos a necessidade de os pais colaborarem de forma mais comprometida com a escola, numa cultura de complementaridade para construir o sucesso educativo, a formação integral e a plena realização pessoal e académica dos alunos.
Foi igualmente reconhecido o importante papel dos Serviços de Psicologia e Orientação numa escola e os presentes mostraram-se preocupados e descontentes pelo facto de estar a ser negado a muitos alunos do interior esse importante apoio que pode ser determinante para o sucesso educativo, a orientação vocacional, a integração plena, a resolução de conflitos ou problemas que afectem os alunos e mesmo para evitar o absentismo, o abandono e a desmotivação através de um apoio técnico e especializado e acompanhamento psicológico. Resta-me agradecer, em nome da organização, à Dr.ª Filipa Rafael, oradora convidada, e a todos os participantes que tornaram este “Encontro” tão especial e profícuo.
Manuela Tender

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video