terça-feira, 1 de março de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 01 - 03 - 2011
Portal FERSAP

Leia hoje no Portal FERSAP

Greve de professores às horas extraordinárias pode deixar alunos sem aulas e avaliação.


 Nossas 2 últimas Novidades
 NovidadeData
 1 - Representantes dos pais e encarregados de educação da turma
2011-02-27
  A Turma é a base nuclear da escola. Por outras palavras, toda a escola está organizada para que a Turma cumpra a sua superior tarefa, ou seja, que os alunos adquiram com aproveitamento as competências consagradas no projecto
 2 - Regime de aplicação da educação sexual em meio escolar
2011-02-24
  A Portaria 196-A/2010, que procede à regulamentação da Lei N.º 60/2009, de 6 de Agosto, que estabelece a educação sexual nos estabelecimentos do ensino básico e do ensino secundário e define as respectivas orientações curric



 Nossas 10 mais recentes notícias
 1 - Greve às horas extraordinárias pode deixar alunos sem aulas e avaliação
  Professores e educadores iniciam hoje uma greve às horas extraordinárias por tempo indeterminado que pode deixar alunos sem aulas e sem avaliação, até ao final do ano letivo, em algumas escolas.
 2 - IDT defende maior envolvimento das famílias contra consumo excessivo de álcool
  A necessidade de um maior envolvimento das famílias na luta contra oconsumo de álcool em excesso entre os jovens foi defendida pelos presidentes do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e da associação do setor da cerveja, durante o colóquio "Os Jovens, o Álcool e Segurança Rodoviária", que decorreu hoje em Lisboa. O presidente do IDT referiu que nos últimos 10 a 15 anos assistiu-se a "alterações do padrão de consumo" de bebidas alcoólicas entre os mais jovens” e "atingir a embriaguês é o objetivo de muitos deles".
 3 - Crianças em risco: É preciso entender o que está para além do sintoma
  "Muitas vezes a medicina torna-se tão compartimentada e especializada que a abordagem da criança corre o risco de ficar muito redutora", reflecte Alda Mira Coelho, pedopsiquiatra no Hospital-Geral de São João, no Porto. Reconhecendo o papel da escola como fundamental na despistagem de situações de risco, deixa alguns conselhos sobre como actuar nesses casos, nomeadamente, a controlar situações de agressividade.
 4 - Portugal entre países com mais obesidade entre raparigas adolescentes
  Portugal é um dos sete países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que registaram níveis mais elevados de obesidade entre as raparigas adolescentes durante o ano de 2007, segundo revela hoje relatório da UNICEF.
 5 - A mesmice das reuniões de pais e professores
  Não houve engano algum quanto ao título. Foi mesmice mesmo que eu quis dizer, como poderia ter qualificado como “chatérrima” ou mesmo “entediante”. O adjetivo é apenas um alerta para chamar a atenção do quanto temos que mudar a maneira de fazer as famosas “reuniões de pais e professores”, escreve a psicopedagoga brasileira Cybele Meyer, numa análise sobre o que se passa nas escolas do Brasil. Diferente ou igual ao que se passa em Portugal? Divulgamos, também, a opinião de pai (do Brasil) sobre esta matéria muito actual.
 6 - Serviço público de educação
  A discussão à volta do tema “que serviços públicos de educação queremos para Portugal?”, tem criado algumas clivagens, entre diferentes protagonistas políticos, salienta José Carlos Sousa.
 7 - 1º Ciclo: ''Não faz sentido prolongar as ocupações das crianças''
  Maria José Araújo é a autora do livro “Crianças ocupadas”, no qual pretende facultar aos pais um instrumento que lhes permita decidir o que é melhor para os seus filhos. Salienta que estudar não é repetir o que se fez na aula. E que ensinar a estudar não é fácil. Há requisitos a cumprir, como ouvir e compreender o que as crianças aprendem e perceber como valorizam os conhecimentos. Defende que é fundamental perceber que os mais pequenos têm ritmos de trabalho diferentes. E que brincar é uma forma de descobrir o mundo.
 8 - Falta de memória associada a distúrbios do sono
  Durante o sono ocorre síntese de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento das conexões neurais. Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono lembram melhor das informações observadas durante o dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela University of Lubeck, na Alemanha. A investigação sugere que o cérebro consegue filtrar tudo aquilo que foi absorvido durante o dia, retendo apenas aquilo que é mais importante enquanto dormirmos.
 9 - O que é hoje a Família?
  Há mais casais sem filhos, mais divórcios, mais agregados monoparentais. Há ainda os pais biológicos, os pais sociais, os novos meios-irmãos e os novos filhos que nascem do novo casal. Uma mãe e um pai, casados pelo civil e pela Igreja, com um ou mais filhos a viver na mesma casa: este conceito tradicional de família está a mudar. A pergunta impõe-se: O que é hoje a família?
 10 - Portugal é dos que menos investem nas crianças
  Relatório coloca Portugal entre os países desenvolvidos que menos investem nas crianças dos zero aos cinco anos. E, regra geral, os menores de 18 anos têm uma qualidade de vida abaixo da média da OCDE, devido a factores como a pobreza e os fracos níveis de ensino.



 Nossas 1 últimas Noticias no Quiosque
 Quiosque
 1 - Superior: João Gabriel Silva investido reitor - Correio da Manhã

As Beiras Online

Superior: João Gabriel Silva investido reitor
Correio da Manhã
O catedrático João Gabriel Silva toma posse esta terça-feira como reitor da Universidade de Coimbra (UC), querendo responder aos desafios da instituição em "tempos de globalização". "É uma enorme honra poder servir a Universidade no cargo de reitor, ...
Novo reitor de Coimbra quer responder aos "novos desafios" da ...Público.pt
Numa Coimbra em crise emerge um pólo empresarial internacionalizadoAs Beiras Online
Seabra Santos deixa de ser reitor da Universidade de Coimbra e ...LUSA

todos os 15 artigos de notícias »

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video