sexta-feira, 11 de março de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 11 - 03 - 2011
Portal FERSAP

Devido à alteração de servidor onde o nosso portal está alojado, tem havido, nos últimos dias, alguma dificuldade de acesso ao Portal FERSAP. Esperamos que o problema se resolva brevemente.



 Nossas 3 últimas Novidades
 NovidadeData
 1 - MANIFESTO
2011-03-10
 
INVESTIR NA EDUCAÇÃO
DEFENDER A ESCOLA PÚBLICA!


A Educação há muito parece ter deixado de ser uma prioridade para os governos. Nunca, porém, como em 2011, houve intenção de imp
 2 - Representantes dos pais e encarregados de educação da turma
2011-02-27
  A Turma é a base nuclear da escola. Por outras palavras, toda a escola está organizada para que a Turma cumpra a sua superior tarefa, ou seja, que os alunos adquiram com aproveitamento as competências consagrad
 3 - Regime de aplicação da educação sexual em meio escolar
2011-02-24
  A Portaria 196-A/2010, que procede à regulamentação da Lei N.º 60/2009, de 6 de Agosto, que estabelece a educação sexual nos estabelecimentos do ensino básico e do ensino secundário e define as respectivas ori



 Nossas 10 mais recentes notícias
 1 - Parlamento aprova fim das alterações curriculares no ensino básico
  A oposição parlamentar aprovou hoje a cessação de vigência do decreto-lei do Governo que introduzia alterações curriculares no ensino básico. O diploma em causa foi publicado em Diário da República a 2 de Fevereiro, com entrada em vigor a 1 de Setembro, e determinava a eliminação da Área de Projecto, limitava o Estudo Acompanhado a alunos com mais dificuldades e reduzia de dois para um o número de professores a leccionar Educação Visual e Tecnológica.
 2 - Ministério acusado de travar Educação Sexual nas escolas
  O estado da saúde sexual em Portugal poderia ser bastante melhor se o Ministério da Educação se empenhasse mais, criticou Duarte Vilar, director da Associação para o Planeamento da Família (APF), por o ME não disponibilizar “recursos suficientes para implementar a Lei” que introduziu a Educação Sexual nas escolas.
 3 - Greve às horas extraordinárias pode deixar alunos sem aulas e avaliação
  Professores e educadores iniciam hoje uma greve às horas extraordinárias por tempo indeterminado que pode deixar alunos sem aulas e sem avaliação, até ao final do ano letivo, em algumas escolas.
 4 - IDT defende maior envolvimento das famílias contra consumo excessivo de álcool
  A necessidade de um maior envolvimento das famílias na luta contra oconsumo de álcool em excesso entre os jovens foi defendida pelos presidentes do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e da associação do setor da cerveja, durante o colóquio "Os Jovens, o Álcool e Segurança Rodoviária", que decorreu hoje em Lisboa. O presidente do IDT referiu que nos últimos 10 a 15 anos assistiu-se a "alterações do padrão de consumo" de bebidas alcoólicas entre os mais jovens” e "atingir a embriaguês é o objetivo de muitos deles".
 5 - Crianças em risco: É preciso entender o que está para além do sintoma
  "Muitas vezes a medicina torna-se tão compartimentada e especializada que a abordagem da criança corre o risco de ficar muito redutora", reflecte Alda Mira Coelho, pedopsiquiatra no Hospital-Geral de São João, no Porto. Reconhecendo o papel da escola como fundamental na despistagem de situações de risco, deixa alguns conselhos sobre como actuar nesses casos, nomeadamente, a controlar situações de agressividade.
 6 - Portugal entre países com mais obesidade entre raparigas adolescentes
  Portugal é um dos sete países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que registaram níveis mais elevados de obesidade entre as raparigas adolescentes durante o ano de 2007, segundo revela hoje relatório da UNICEF.
 7 - A mesmice das reuniões de pais e professores
  Não houve engano algum quanto ao título. Foi mesmice mesmo que eu quis dizer, como poderia ter qualificado como “chatérrima” ou mesmo “entediante”. O adjetivo é apenas um alerta para chamar a atenção do quanto temos que mudar a maneira de fazer as famosas “reuniões de pais e professores”, escreve a psicopedagoga brasileira Cybele Meyer, numa análise sobre o que se passa nas escolas do Brasil. Diferente ou igual ao que se passa em Portugal? Divulgamos, também, a opinião de pai (do Brasil) sobre esta matéria muito actual.
 8 - Serviço público de educação
  A discussão à volta do tema “que serviços públicos de educação queremos para Portugal?”, tem criado algumas clivagens, entre diferentes protagonistas políticos, salienta José Carlos Sousa.
 9 - 1º Ciclo: ''Não faz sentido prolongar as ocupações das crianças''
  Maria José Araújo é a autora do livro “Crianças ocupadas”, no qual pretende facultar aos pais um instrumento que lhes permita decidir o que é melhor para os seus filhos. Salienta que estudar não é repetir o que se fez na aula. E que ensinar a estudar não é fácil. Há requisitos a cumprir, como ouvir e compreender o que as crianças aprendem e perceber como valorizam os conhecimentos. Defende que é fundamental perceber que os mais pequenos têm ritmos de trabalho diferentes. E que brincar é uma forma de descobrir o mundo.
 10 - Falta de memória associada a distúrbios do sono
  Durante o sono ocorre síntese de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento das conexões neurais. Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono lembram melhor das informações observadas durante o dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela University of Lubeck, na Alemanha. A investigação sugere que o cérebro consegue filtrar tudo aquilo que foi absorvido durante o dia, retendo apenas aquilo que é mais importante enquanto dormirmos.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video