terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Avaliação de Desempenho Docente

Solicitei ao Dr Manuel Ramos que preparasse uma resposta adequada:
– ele propôs seja transformado num texto de opinião, conforme nos comunicou na Reunião de Quadros em Coimbra - abordando os seguintes pontos:
1 - Salvaguardar a excelente relação existente entre o DN, os seus jornalistas e a Imprensa em geral plasmados nas dezenas de citações semanais das posições da CONFAP,como Parceiro Social da Educação e única Estrutura nacional representante das Associações de Pais, sobre quase todos os temas da actualidade educativa.
2 - Salientar, por isso, que alberto gonçalves, sociólogo (assim deverá ser tratado com reciprocidade) faça uma declaração de interesses: o que o move e porque o incomoda tanto "a relevância da CONFAP(desde 1977!) no debate da Educação"?
3 - Quem anda a par da Educação não precisa sequer de desmentir aquele snr dado que a evidência da mentira tão grande que só identifica quem a usa
4 - Continua, assim, a utilizar a infâmia e o ultraje centradas na pessoa do Presidente do CE da CONFAP, pois já recebeu reacções de AP's à sua crónica inicial... Mais uma vez os actos e as palavras -estas e as anteriores! - ficam com quem os pratica...
5 - Mas vamos então às tais verdades que o sociólogo, ou ignorava, admite-o e pede desculpa, ou sabia e agiu de má fé, ao serviço sabe-se lá de quê ou de quem e pode ter que explicar, isso e o resto, noutro local que não só as páginas do DN.
6 - Escreveu que a CONFAP "costuma opor-se à avaliação",mas não cita um único texto onde tal se possa ler, pois para além de escrever em jornais e revistas não as lê, senão saberia que desde que os exames sejam, efectivamente, a prestação de contas dos alunos perante a Escola e a Sociedade e não, como os do Ensino Secundário, uma forma de selecção dos alunos para o Ensino Superior, onde depois de entram com as altas notas dos exames, mas reprovam, logo no primeiro ano, em percentagens tão elevadas, nada temos a opor-lhes?
7 - Sobre a reprovação dos alunos, alberto gonçalves ,sociólogo, em breve, cheio de certezas e sabedoria lá fará uma crónica a questionar e a tentar, sociologicamente(?),condicionar todos os membros do CONSELHO NACIONAL de EDUCAÇÂO, entidade que a CONFAP integra e em cuja recomendação ao Governo sobre essa matéria colaborou e, naturalmente, se revê.
8 - alberto gonçalves, sociólogo, sabe que mente deliberadamente quando diz que a "CONFAP ameaçou processar blogues por divulgarem o financiamento que recebe do M.E",quando a CONFAP ameaçou processar blogues porque atribuíram a totalidade desse financiamento a vencimento anual do seu (actual) Presidente em datas em que ele não integrava qualquer Órgão Social da CONFAP! (ver emDe resto todas as contas da Confap se encontram publicadas na pag web, e são públicas e publicitadas desde sempre!
9 - Quanto ao financiamento da primeira crónica que agora já reconhece ser subsídio, alberto gonçalves, sociólogo, pretende que o seu impacto na isenção da CONFAP é grande! Garanto-lhe que é tão grande quanto é o salário, pago pelo ME, aos professores destacados nos Sindicatos, seus dirigentes, em luta contra as políticas educativas do...ME!
10 - A CONFAP, vocifera,"esforça-se por manter as criancinhas(!) presas em actividades "extra-curriculares"!... Qual a proposta de alberto gonçalves, sociólogo, para apoiar as famílias que não tem recursos para pagar as actividades dos seus filhos depois do horário de funcionamento das actividades lectivas das Escolas? Onde andava e o que escrevia este arauto da sociologia, durante os anos em que os alunos ficavam na rua, ou iam sozinhos para casa enquanto os Pais não terminavam a sua jornada de trabalho?
11 - Prosseguindo a infâmia, alberto gonçalves, sociólogo, cita (selecta e selectivamente!) de cabeça uma expressão minha segundo a qual "as crianças são biologicamente dos pais, mas, socialmente de todos nós: são os muitos órfãos de pais vivos que cada vez mais vamos tendo nas Escolas, em nome dos quais as Associações de Pais também devem agir"! Muitas pessoas, de Norte a Sul do País, nomeadamente ligadas às Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, conhecem esta minha expressão! alberto gonçalves, sociólogo, cortou-lhe convenientemente uma parte, porque era melhor para inferir o que lhe dava jeito para a sua crónica infame e ultrajante!
12 - alberto gonçalves, o sociólogo, julga atingir o esplendor sociológico quando me atribui uma "orgulhosa estimativa" : a de a CONFAP só representar 19 365 Pais! Atinge, porém, o esplendor da indigência argumentativa e das dificuldades de ler com objectividade: tendo a CONFAP 1760 Associações de Pais federadas e tendo cada uma delas, no mínimo 11 elementos (3 na Mesa da Assembleia, mais 3 no Conselho Fiscal, mais, pelo menos 5,na Direcção Executiva),está fácil de ver que são 19365 Pais, eleitos pelos seus pares nas Escolas! Essas Associações de Pais integram a CONFAP, incluem os tais 19 365 Mães e Pais, representam, segundo as Leis da República que se lhes aplicam, os outros Pais de todos os alunos! Não nos espantará, porém, que este arauto da Sociologia e cronista nos venha a brindar com um escrito sobre como os 250 Deputados da República, só se representam a si próprios e deixam sem representação cerca de dez milhões de Portugueses...
13 - A alberto gonçalves, sociólogo, resta reconhecer que ou ignorava tudo isto, admite-o e pede desculpa, ou sabia e agiu de má fé, ao serviço sabe-se lá de quê ou de quem e pode ter que se explicar, noutro local que não só as páginas do DN. Temos muito respeito pelo DN, seus profissionais e pelos seus leitores, pelo que a defesa da honra da CONFAP e dos seus dirigentes, implícita ou explicitamente ofendida, se poderá vir a fazer no âmbito do foro legal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguns alunos da minha escola são entregues às 8:00 e levantados por volta das 19:00.

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video