domingo, 7 de dezembro de 2008

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO 1º CEB




No âmbito da formação promovida pelo Ministério da Educação em parceria com a instituição do ensino superior UTAD, os professores do 1.º ciclo estão a receber formação nas áreas de Ciências Experimentais e Matemática.


A referida formação vem de encontro às políticas educativas europeias, no sentido de actualizar o sistema de ensino, pondo em prática as reformas que têm vindo a ser feitas ao longo dos anos.


Na área da Matemática os professores estão a trabalhar de acordo com o novo programa, tendo acesso a materiais que utilizam na parte prática da formação junto das suas turmas…. material Polydron, material Multibásico, ….


As aulas nas suas turmas tornam-se muito mais participativas e lúdicas e os alunos aprendem os conceitos com mais facilidade. Na área das Ciências Experimentais, de carácter obrigatório no 1.º ciclo e cuja duração semanal é de duas horas e meia, o envolvimento dos docentes é enorme.


Nas primeiras sessões da formação trabalharam-se os temas: luz, sombras e espelhos e foram feitas aulas práticas no terreno.


O produto destas aulas tem vindo a ser relatado pelos docentes como muito aliciante para os alunos e importante para a formação de novos cientistas no nosso país.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video