quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alunos da EBI/JI do Monte da Caparica e da EB2.3 Nun’Álvares vencem concurso
Enviado por Segunda, Maio 03 @ 23:10:45 CEST por Amaral

Crianças e Jovens O 5.º E da EBI/JI do Monte da Caparica, de Almada, e as turmas 5.º C, 6.º D, 6.º I, 7.º D, 7.º E e 8.º B da EB2.3 Nun’Álvares, do Seixal, foram os vencedores do Concurso Distrital Escola Alerta. O Distrito de Setúbal contou com a participação de 26 escolas e instituições, 1004 alunos e utentes e 74 professores e técnicos, num total de 28 trabalhos a concurso.

Os prémios foram revelados numa cerimónia que juntou na Casa de Pessoal da Siderurgia Nacional, no Seixal, mais de mil pessoas. Os dois vencedores do concurso vão agora competir no Concurso Nacional, cujos resultados serão conhecidos no dia 8 de Junho, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Para além dos primeiros prémios, no valor de 600 euros, atribuídos nas duas categorias – Categoria 1 (Jardins de Infância, Instituições Particulares de Solidariedade Social, 1.º e 2.º ciclo) e Categoria 2 (3.º ciclo e ensino secundário) – o júri entregou, nesta 7.ª edição, quatro menções honrosas.

Na 1.ª Categoria, foram distinguidas as turmas 6.º H, daEB2/3 Comandante Conceição e Silva, de Almada, e 1.º A, 2.º A, 3.º A, 4.º A e 4.º B, da EB1 José Afonso, de Corroios.

Na Categoria 2, as menções honrosas foram entregues à turma 7.º A, daEB2.3 de Santana e Cercizimbra, de Sesimbra, e 7.º B, da EB2.3 Pedro Eanes Lobato, da Amora.

As quatro turmas distinguidas levaram para a sua escola uma máquina fotográfica digital, oferecida pelo Governo Civil do Distrito de Setúbal.

Manifestando a sua satisfação pela ampla adesão ao concurso, o governador Civil do Distrito de Setúbal, Manuel Malheiros, destacou o exemplo de solidariedade e cidadania dos jovens participantes. “Obrigado a todos os alunos e professores que participaram nesta 7.ª edição do Escola Alerta. Vocês, com a vossa força de vontade, com a vossa imaginação e com a vossa alegria, deram uma prova de coragem, de amizade e de solidariedade que nos anima a todos, que nos encoraja a prosseguir. É admirável ver como vocês conseguiram dar-nos essa extraordinária lição de vida e alegria”, afirmou.

Manuel Malheiros deixou também uma palavra de reconhecimento e agradecimento pessoal e em nome do Governo da República aos docentes e técnicos e a todos os que apoiaram e deram a sua colaboração para a realização da cerimónia. “A vossa participação foi decisiva, independentemente da classificação que cada trabalho obteve. O que foi importante foi a vossa participação, a vossa chamada de atenção, o vosso alerta para a comunidade onde a escola está inserida. Mais uma vez, o nosso Distrito registou uma ampla participação, graças àqueles que se esforçaram por animar as escolas e pôr em marcha este projecto. Esta temática da deficiência, a maneira de a ultrapassar e o reconhecimento da cidadania plena de todas as pessoas, homens e mulheres qualquer que seja a sua condição, passa a ser muito melhor compreendido graças ao vosso esforço”, asseverou o governador Civil.

A subdirectora do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), Ana Salvado, classificou o Distrito de Setúbal como o Distrito ‘special one’ do Concurso Escola Alerta. “É com imenso agrado que vejo que este Distrito tem uma dinâmica e uma potencialidade tão grande que é capaz de, numa tarde, trazer tantos alunos, tanta alegria e trabalhos tão bons para este concurso. Quando foi lançado em 2003 nunca esperámos que este concurso tivesse a capacidade de dinamizar tão fortemente a população para quem ele é dirigido. É com uma grande satisfação que vemos que este Distrito é o ‘special one’ do Concurso Escola Alerta. Uma salva de palmas para vocês participantes, que saíram daqui um bocadinho mais conscientes dos direitos das pessoas com deficiência, dos direitos dos vossos colegas que têm deficiências”, disse.

O vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, destacou a importância deste projecto para futuro, para que se possam “criar condições para que todas aquelas pessoas que são especiais possam viver como todos os outras”. Acrescentou que “o Distrito de Setúbal é um Distrito com uma comunidade educativa muito forte, tenho a certeza que as câmaras municipais se empenharam muito para que este concurso seja o que esperamos, para que contribua para melhorar as acessibilidades, mas com certeza muito há, ainda, a fazer sobre esta matéria”.

A festa distrital contou este ano com a actuação dos Batukeiros, do Agrupamento Vertical de Escolas Álvaro Velho, do Barreiro, e da emocionante interpretação do “Corpus”, o Grupo de Dança inclusiva do Centro de Actividades Ocupacionais da Cercizimbra, fundado em 2000.


Escola Alerta sensibiliza para as questões da deficiência

Lançado em 2003, o concurso Escola Alerta, tem como objectivo sensibilizar as crianças e os jovens do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões da deficiência, mobilizando-os para o combate à discriminação de que são alvo as pessoas com deficiências ou incapacidade, através da eliminação das barreiras urbanísticas, arquitectónicas, de informação e de comunicação que dificultam ou impedem a sua acessibilidade, participação e pleno gozo da cidadania.

O concurso Escola Alerta é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, através do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), organizada pelos Governos Civis com o apoio das Direcções Regionais de Educação. O evento contou, este ano, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, da CCDR/LVT, da Casa de Pessoal da Siderurgia Nacional, das autarquias com trabalhos a concurso e das Forças de Segurança.

Rostos online | 24-04-2010

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video