terça-feira, 25 de maio de 2010

Colóquio/Debate sobre Segurança na Internet em Chaves com a colaboração do SeguraNet – DREN


Decorreu no dia 19 de Maio, no Auditório do Centro Cultural de Chaves, um Colóquio / Debate subordinado ao tema “Segurança na Internet”. O evento foi dinamizado e coordenado pela docente Manuela Tender e foi organizado em parceria com cinco Associações de Pais/Encarregados de Educação de Chaves e Vidago, com o Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso e o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernão de Magalhães, tendo contado com a colaboração do SEGURANET – DREN.


O Colóquio / Debate foi aberto à comunidade educativa e contou com a participação de mais de duas centenas de pessoas que ouviram com muito interesse as comunicações apresentadas. A primeira oradora foi a dinamizadora da actividade que sublinhou a necessidade de as escolas e as estruturas do Ministério da Educação investirem mais no desenvolvimento da literacia digital, na sensibilização de alunos, pais/encarregados de educação, professores e até de toda a comunidade educativa para as questões da (in)segurança na utilização da Internet, facultando, a quem o necessite, formação e informação rigorosa e útil e educando para uma utilização mais crítica, consciente e segura desta ferramenta que encerra tantas potencialidades e vantagens como perigos, alguns deles desconhecidos por muitos utilizadores, pelo que entende que esta (in)formação se justifica e se impõe actualmente. Acrescentou ainda que muitos dos utilizadores (incluindo alguns professores) são meros autodidactas, não tendo recebido formação sobre este assunto, podendo o M.E. garantir-lhes uma “nova oportunidade” de reflectirem sobre esta temática e de adquirirem novas competências no domínio da literacia digital, habilitando-os, assim, para uma supervisão mais reflexiva e mais crítica da utilização que dela fazem os filhos/educandos ou alunos e para a sua formação a este nível, já que no momento actual tal não é possível devido a um grande défice de formação por parte dos agentes envolvidos na educação, impossibilitando a consecução da formação integral dos alunos.
A comunicação seguinte foi da responsabilidade da Eng.ª Fátima Pais, Directora dos Serviços de Gestão e Modernização da DREN, e abordou a questão da segurança na Internet de um ponto de vista prático e axiológico, ilustrando com referências concretas a situações de risco, demonstrando com citações de literatura da especialidade e com vídeos muito explícitos e educativos algumas das atitudes a evitar. Focalizou a necessidade de se utilizar a Internet em família, sob a supervisão de pais/encarregados de educação ou educadores/professores, e deixou conselhos para se evitar alguns dos perigos em que os mais jovens tendem a incorrer. Referiu, ainda, aquilo que o Ministério da Educação tem feito neste domínio, apresentando as finalidades de cada projecto.
Finalmente, o Dr. Abílio Queirós, representante regional do Projecto Seguranet – DREN, apresentou o Projecto Seguranet, nas suas múltiplas vertentes, apelando à consulta do site oficial deste Projecto, à participação de alunos, pais/encarregados de educação e professores nas actividades apresentadas mensalmente ou trimestralmente, ilustrou cada tipo de entrada e referiu as potencialidades deste Projecto, tendo distribuído material informativo relacionado com o Seguranet e com o Portal das Escolas.
Num momento final, o público presente colocou questões aos dois oradores convidados que esclareceram todas as dúvidas.
No fim do evento, a satisfação era geral. O público considerou muito positiva a iniciativa e muito úteis e esclarecedoras as comunicações e manifestou vontade de realizar mais encontros desta natureza sobre o mesmo tema, dada a sua actualidade e importância e o défice de formação que todos reconhecem neste domínio.

http://www.seguranet.pt/blog/?p=1169

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video