terça-feira, 22 de junho de 2010


Resultados das Provas de Aferição 2010 
   
 
 
 
   
                      Resultados das Provas de Aferição 2010  

Na prova de Língua Portuguesa do 1.º ciclo, comparativamente com os anos anteriores, manteve-se a percentagem de alunos com resultados insuficientes (níveis ‘D' e ‘E') e consolidou-se a tendência para um incremento da percentagem de alunos com resultados muito bons (nível ‘A').

No que se refere à prova de Matemática do 1.º ciclo, os resultados apurados apresentam uma evolução muito semelhante à descrita para a Língua Portuguesa do 1.º ciclo: manutenção da percentagem de alunos com resultados insuficientes e continuação do aumento da percentagem de alunos com resultados muito bons (nível ‘A').
Na prova de Língua Portuguesa do 2.º ciclo, estabilizou a percentagem de alunos com resultados insuficientes mas, contrariamente ao verificado no 1.º ciclo, a percentagem de alunos com nível muito bom (‘A') decaiu, aproximando-se do nível obtido em 2008. Em todo o caso, observa-se um resultado idêntico a 2009 na percentagem de alunos com um bom desempenho (nível ‘B'), crescendo a percentagem de alunos com resultados satisfatórios (nível ‘C').
Os resultados da prova de Matemática do 2.º ciclo evidenciam um ligeiro aumento da percentagem de alunos com um desempenho considerado insuficiente, a par de um crescimento, também diminuto, da percentagem de alunos com desempenho muito bom.
Em síntese, pode-se referir que se observa uma ligeira melhoria dos resultados alcançados pelos alunos do 1.º ciclo, na linha do que se registou em 2009. Os resultados do 2.º ciclo, na disciplina de Língua Portuguesa, evidenciam estabilização. Na disciplina de Matemática, observa-se uma maior dispersão dos resultados pelos diferentes níveis de desempenho considerados, com aumentos, embora quantitativamente pouco significativos, das percentagens de alunos com níveis de ‘D' e ‘A'.
Em todo o caso, convirá ter presente que a série de três anos que aqui se analisa corresponde, em educação, a um período temporal muito limitado, pelo que quaisquer conclusões que se pretenda extrair dos resultados apresentados não deve ignorar esta realidade.

Para mais informações, consultar os resultados das provas de aferição:

Fonte: Ministério da Educação
 
  

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