terça-feira, 15 de setembro de 2009

BICA 83 - Setembro 2009

15SET/09

Calcanhares de Aquiles do Plano Tecnológico da Educação

O PTE consegue catapultar Portugal para os rankings mais elevados a nível mundial em nível de saturação de hardware por metro quadrado, no rácio alunos/hardware e nas infra-estruturas tecnológicas que equipam as nossas escolas. Estes são, sem dúvida, aspectos muito positivos.
Quais são então os calcanhares de Aquiles do PTE?

14
SET/09

Escolas com 1 computador ligado à Net por cada 5 alunos

Existe agora em Portugal, em cada escola pública, um computador com acesso à Internet por 5,6 alunos, um valor que se aproxima do encontrado nas instituições de ensino privadas. Estes números resultam da comparação efectuada com os valores de 2005,altura em que existia um computador para 18 alunos.

14
SET/09

Jogar “Tetris” faz bem ao cérebro

Um estudo, publicado na revista “BMC Research Notes”, revelou que jogar Tetris provoca efeitos muito positivos nas áreas do cérebro ligadas ao pensamento crítico, ao processamento da linguagem e à planificação de movimentos coordenados.

14
SET/09

A Tecnologia ao alcance de todos…

Braço robotizado no apoio a pessoas com dificuldades motoras.

14
SET/09

Cnotinfor na Conferência IVA09

A Cnotinfor participa na conferência anual IVA-09 que decorre em Amesterdão de 14 a 16 de Setembro de 2009. O principal tema desta conferência internacional são os Agentes Virtuais Inteligentes (Intelligent Virtual Agents).

14
SET/09

Levantamento de necessidades de formação na utilização das TIC na área das NEE

O Laboratório de Conteúdos Digitais, do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro, lançou em Julho de 2009 dois questionários de análise de necessidades que pretendem aferir as necessidades de formação dos professores portugueses no âmbito da utilização das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais).

13
SET/09

O Dragão e a Princesa – Projecto de integração na CERCIGaia

O Dragão e a Princesa são duas personagens que fazem parte de um conto criado para um grupo de alunos de NEE com o intuito de desenvolverem as competências nos domínios da memória sequencial e orientação espacial.

13
SET/09

Aproveite o Plano Nacional de Leitura

E se pudesse ter na sua Biblioteca software educativo para a promoção da leitura e da literacia?
Neste mês de Setembro e até ao final do ano de 2009, lançámos dois pacotes de software específicos para Bibliotecas.

13
SET/09

Preços mais baixos para o Software Imagina

A partir de 1 de Setembro de 2009, baixámos o preço do software Imagina. Consulte a nossa página em www.imagina.pt !

13
SET/09

9ª edição da Conferência da European Sociological Association

Do dia 2 ao dia 5 de Setembro decorreu, no ISCTE em Lisboa, a 9ª edição da Conferência da European Sociological Association em que a Cnotinfor participou com uma comunicação de divulgação do projecto Lirec.

11
SET/09

Agenda de workshops virtuais Cnoti

O Centro de Formação Cnoti agenda os primeiros workshops virtuais para o ano lectivo de 2009/2010.
Consulte a agenda e participe!

10
SET/09

Ler+Com Imagina na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade

No próximo dia 30 de Setembro o Centro de Formação Cnoti realizará mais um seminário Ler+Com Imagina: promoção da leitura e literacia com recurso às TIC, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.

10
SET/09

Curso Tecnologias para a Inclusão da Pessoa com Habilidades Diferentes – acreditado para professores

Curso de Tecnologias para a Inclusão da Pessoa com Habilidades Diferentes. Carga horária de 25 horas; acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior.

1
SET/09

Workshop Virtual Robot Mindstorms NXT

O Centro de Formação Cnoti promove mais um Workshop Virtual, desta vez acerca do Robot Mindstorms NXT da Lego. Este irá realizar-se em duas sessões, a 13 e 20 de Outubro de 2009.

26
AGO/09

Aprender+Com Imagina – software educativo para o Pré-Escolar e o Ensino Básico – Almada, 2 de Outubro

Aprender+Com Imagina – software educativo para o Pré-Escolar e o Ensino Básico. Seminário realizado em parceria com a Câmara Municipal de Almada, para apresentação de recursos educativos digitais promotores da comunicação e aprendizagem em crianças do Pré-Escolar e Ensino Básico.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video