terça-feira, 8 de setembro de 2009

Exs. Srs.:

Junto enviamos breve descrição das actividades do Museu dos Transportes e Comunicações – Alfândega do Porto , cuja divulgação pela comunidade educativa, desde já, muito agradecemos.

Para mais informações ou esclarecimento de qualquer dúvida, por favor, contactem.

Com os melhores cumprimentos,

Adriana Almeida

Museu dos Transportes e Comunicações

Serviço Educativo e de Animação

Rua Nova da Alfândega

Edifício da Alfândega

4050-430 Porto

tel. 223403000

fax. 223403098

www.amtc.pt

museu@amtc.pt

http://museutransportescomunicacoes.blogspot.com

Descoberta e Experimentação em Acção!

O Museu dos Transportes e Comunicações - Edifício da Alfândega Nova do Porto, desenvolve uma acção cultural permanente que tem por objectivo a construção de laços de proximidade e afectividade com a comunidade. A programação, que a todos desperta para os fascínios da descoberta e da experimentação, perspectiva um equilíbrio entre os conceitos “Minds-On”, “Hands-On” e “Hearts-On” pois aposta-se na promoção da reflexão, na prática experimental e na participação activa dos visitantes como meios de promoção da qualidade da educação em ciência e tecnologia e da literacia científica e na construção de espaços de afectividade entre todos os elementos envolvidos. A História do Automóvel, diferentes formas de comunicar, a história aduaneira e o Edifício da Alfândega Nova (arquitectura, requalificação e dinamização) são os temas em que o Museu alicerça a sua actividade.

Espaço “Comunicação do Conhecimento e da Imaginação”

Será possível ver o ADN com os nossos próprios olhos? Uma imagem vale por mil palavras? Como é falar na rádio? Pode a imaginação mudar o mundo?

Nos espaços oficinais: Falando na Rádio, Dentro da Televisão, É mesmo ciência? e Imaginação Corporal é possível experimentar em grupo um estúdio de rádio, um estúdio de televisão, descobrir os mistérios das células e da genética, e dar largas à imaginação comunicando com o corpo, cantando, dançando ou fazendo teatro. No Corredor do Século XX, o quotidiano de uma família portuguesa altera-se ao sabor da evolução dos meios de comunicação e sensibiliza para a forma como todos os utilizamos. Para grupos com mínimo de 10 elementos sujeitos a marcação prévia.

Exposição “O Automóvel no Espaço e no Tempo”

Sabia que o primeiro automóvel a entrar em Portugal foi o Panhard & Levassor e que na sua primeira viagem atropelou um burro? Conhece o Marlei, modelo único construído por Mário Moreira Leite para competição? Já passou pela “Garagem do Sr. Teixeira”? Como será o futuro do automóvel?

Concebida em estreita colaboração com o Clube Português de Automóveis Antigos, ilustra a evolução histórica e tecnológica do automóvel desde o seu surgimento até à actualidade.

Na “Garagem do Mecânico Sr. Teixeira” desenvolvem-se actividades práticas de carácter lúdico-pedagógico em torno da segurança rodoviária. Para grupos com mínimo de 10 elementos sujeitos a marcação prévia.

Percurso Interpretativo do Edifício da Alfândega

O que tem em comum o Edifício e as centenárias pontes metálicas do Porto? Conhece a razão pela qual nunca foi concluído o Salão Nobre no 2º piso? O que são as “furnas”? Onde habitam as “Girafas” da Alfândega?

Na visita ao Edifício, projectado pelo arquitecto Jean Colson, poderá conhecer um pouco mais deste representante do estilo neoclássico na cidade do Porto construído em meados do século XIX para albergar os serviços aduaneiros. O percurso é realizado em grupo com o acompanhamento do Serviço Educativo. Para grupos com mínimo de 10 elementos sujeitos a marcação prévia.

“Metamorfose de um Lugar: Museu das Alfândegas” - Núcleo Museológico e Biblioteca

Sabia que a Praia de Miragaia desapareceu aquando da construção deste edifício? Como se contrabandeava azeite dentro de uma viola? O que faziam as “apalpadeiras”? Porque cheirava a peixe a mala do dinheiro com destino ao Banco de Portugal?

Estas e outras curiosidades no espaço dedicado à memória do lugar. Integra peças de mobiliário, relógios, carimbos, balanças, máquinas de escrever, fardamentos, imagens e documentos bibliográficos que guardam a memória das rotinas, vivências e sons de outros tempos. A renovada Biblioteca da Alfândega revela a diversidade de conhecimento necessário à actividade aduaneira e integra o Centro de Documentação sobre Transportes e Comunicações. Para grupos com mínimo de 10 elementos sujeitos a marcação prévia.


“A Escola Vem Ao Museu…O Museu Vai À Escola”: encontros com Professores/Educadores

Conhecer previamente o Museu e todas as suas propostas de carácter lúdico-pedagógico é fundamental para adequar a futura visita aos objectivos e expectativas previstas para a mesma. O Museu, mediante marcação prévia, encontra-se disponível para acolher professores e educadores (individualmente ou em grupo) para visitas exploratórias às suas exposições ou para se deslocar à escola para uma apresentação personalizada com a comunidade educativa.

Outras Actividades.

Exposições Temporárias e Itinerantes

Programa “Aniversário”

Programas para Famílias

Oficinas Sazonais (Páscoa, Verão e Natal)

Manhãs/Tardes Animadas

Clubes Temáticos

Informações.

Horários de Visita

Terça a sexta. 10h00 – 18h00

Sábados, domingos e feriados. 15h00 – 19h00

Preçário Visitas em Grupo (mínimo de 10 elementos sujeitas a marcação prévia)

Uma Actividade/Visita. 2,00€/aluno (+- 2h de duração)

Duas Actividades/Visitas. 3,00€/aluno (+- 3h de duração)

Professores/Educadores – entrada gratuita

Sábados, Domingos e Feriados – entrada gratuita

Serviços de apoio – Cafetaria e Loja do Museu

Como chegar ao Museu

Eléctrico 1

Autocarro 500 ZM ZR

Metro Linha D saída Estação S. Bento

Parque de Estacionamento para Autocarros. obrigatório contacto prévio

Contactos

Museu dos Transportes e Comunicações

Edifício da Alfândega - Rua Nova da Alfândega 4050-430 Porto

Tel: 223 403 000 / 223 403 058 Fax: 223 403 098

www.amtc.pt museu@amtc.pt s.educativo@amtc.pt

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video