terça-feira, 22 de setembro de 2009

Federações das APs de Lisboa e Setúbal definem estratégias comuns na Educação

Associações de Pais
As direcções da FERLAP – Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais e da FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais reuniram para análise da abertura do ano lectivo, tendo em conta objectivos comuns quer no âmbito da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, quer na Área Metropolitana de Lisboa.

Foi decidido estabelecer estratégias e parcerias comuns de intervenção na Educação e no Movimento Associativo de Pais, de forma a contribuirmos para a Educação de Qualidade a que todos os Alunos têm direito.

Na análise ao início do ano lectivo constata-se uma grande participação dos Pais e Encarregados de Educação nas reuniões efectuadas pelas Escolas, sobretudo, no sentido de se informarem sobre o processo educativo que irá ser posto em prática ao longo do ano nas respectivas escolas. Particular atenção mereceram os Planos de Contingência e de Prevenção da Gripe A, no esclarecimento das medidas que cada escola irá tomar em caso de se verificarem casos de infecção pelo vírus. Ao contrário de alguns alarmismos postos a correr há semanas atrás, quanto às condições de higiene das escolas e à sugestão, desajustada, em nossa opinião, de não abertura no início do ano escolar, os Pais demonstraram grande bom senso enviando os seus filhos à escola, confiando nas Direcções das Escolas e na competência dos Professores e Assistentes.

Algumas das preocupações manifestadas pelos Pais centraram-se na falta de pessoal não docente e, também, quanto às obras em muitas Escolas e as suas implicações no bom funcionamento das mesmas.

A FERLAP e a FERSAP manifestam a sua intenção de contribuir, de forma assertiva, para o normal funcionamento das Escolas, de forma que o ano lectivo corresponda à expectativa dos Pais e Encarregados de Educação quanto a um ensino de qualidade para os seus educandos.

Apelamos a todos os Pais e Encarregados de Educação para que se empenhem, como uma das suas maiores prioridades de vida, na participação activa na vida escolar dos seus filhos e educandos. Apelamos, igualmente, para que se disponibilizem para participarem e apoiarem as actividades das suas Associações de Pais, esteio da organização e interacção dos Pais nos Órgãos de Gestão da Escola na defesa dos interesses dos seus filhos.

Ao Governo que sair das próximas eleições legislativas, desejamos que trilhe um caminho que defenda a Escola Pública, de Qualidade e para Todos, no respeito e diálogo com todos os parceiros da comunidade educativa.

A FERLAP e a FERSAP afirmam que defendem um Movimento Associativo de Pais (MAP) unido, coeso, forte, autónomo e independente, como organização que prossiga os grandes objectivos dos Pais e Encarregados de Educação de terem Voz activa na comunidade educativa, em particular, e na sociedade portuguesa em geral.

A FERLAP e a FERSAP, neste início de ano lectivo, saúdam todos os Pais e Encarregados de Educação e suas Associações de Pais, assim como todos os membros da comunidade educativa, em especial os Professores, aos quais manifestamos os desejos de um ano lectivo cheio de sucessos, quer a nível educativo, quer a nível profissional. Saudamos, igualmente, as Câmaras Municipais da Área Metropolitana de Lisboa, parceiros cada vez mais indispensáveis na Educação.

22-09-2009
Os Conselhos Executivos da FERLAP e da FERSAP

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE

Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video