quinta-feira, 26 de novembro de 2009

EDUCAR JÁ


Posted: 26 Nov 2009 04:17 AM PST


Como vocês sabem sou apaixonada por Educação. Creio, sinceramente, que a educação possui papel primordial no processo de transformação da sociedade porque disponibiliza no mercado de trabalho profissionais altamente capacitados e qualificados incidindo diretamente no desenvolvimento de um país.

Podemos dizer que a Educação é o “motor do crescimento econômico” de um país, pois propicia maior qualidade de vida aos cidadãos interferindo diretamente na mudança da realidade social de sua população. 




A cada um de nós cabe contribuir, a maioria das vezes através de iniciativas simples, para a melhoria do processo educacional e conseqüente sucesso escolar. Se cada um se empenhar junto à escola do seu filho e do seu bairro, o resultado será gratificante tanto para os alunos quanto para pais, professores e a comunidade.

Muitas vezes o simples agir proporcionando uma rotina diária de estudo para a criança num local tranqüilo, sem a televisão ligada e com boa iluminação promove uma motivação maior para o aluno e uma apropriação do conhecimento. 
Outro dia cheguei na casa de uma amiga para lhe entregar um material didático que ela iria usar na Feira de Ciências e encontrei sua filha sentada no chão, em frente da televisão, com o caderno no colo fazendo a lição de casa. Como tenho intimidade suficiente com elas pedi para que a menina desligasse a TV e que fosse sentar-se na mesa da sala para fazer a lição com atenção e capricho.

Isto que aconteceu com a filha da minha amiga acontece com inúmeras crianças que fazem a lição em qualquer local, de qualquer jeito.

Assim como estas mudanças de procedimentos devem ocorrer em cada um dos lares, também o Governo Federal se propôs a mudanças e lançou o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação que tem por objetivo mudar o panorama da educação brasileira até 2021



O plano compreende 42 programas os quais abrangem desde o repasse direto de recursos às escolas até ferramentas de gestão e formação de professores, caracterizando-se numa ação estruturante, pois atua em todos os níveis da educação, de forma integrada. Um compromisso com todo o ciclo do ensino, da pré-escola a pós-graduação, e a execução de ações que integram os diversos níveis do processo educacional
São eles:
Caminho da escola, Cartilha de Mobilização,EducacensoEnsino Fundamental de 9 anosFundeb,Guia de TecnologiasIdebMais EducaçãoNovo Brasil AlfabetizadoNovo ProinfoObservatório da Educação,Olimpíadas de Matemática e de Língua portuguesaPiso Nacional Salarial do MagistérioPARPró-Infância,Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar,Prova BrasilProvinha BrasilSaúde da EscolaEscola de Altos EstudosFies SolidárioLei de Incentivo à Pesquisa,Nova CapesPIBIDPNAESPNPDProextProUniReuni,Sinaes e E-MECUABTecnologias da informação: ciclo avançadoBrasil ProfissionalizadoCatálogos de cursos superiores de TecnologiaCatálogos de cursos técnicos de nível médioE-TECInstituições Federais de Educação Tecnológica, Lei do EstágioProejaProjovem e Saberes da Terra , Pró-funcionárioReforma do Sistema S


Participe ativamente da campanha Brasil Presente publicando um vídeo de algum trabalho desenvolvido na sua escola. Partilhando na "Minha Escola" você incentiva suas colegas de profissão além de tornar conhecido o seu trabalho e o quanto você contribui para uma educação de qualidade. 

Se você usa o Twitter poderá desafiar seus amigos tuiteiros com um Quiz na parte “Desafio entre amigos”. Veja a classificação e esteja entre eles.

Ficou entusiasmada com tudo que você leu? Então comprometa-se com um Brasil Presente, afinal Investir na Educação é Cuidar do Futuro

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video