terça-feira, 10 de novembro de 2009

A inversão de papeis- indisciplina na escola

*A indisciplina nas escolas (vista por F. Savater)*
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> Especialistas reunidos em Espanha
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> Aumento da violência nas escolas reflecte crise de autoridade familiar
>
> Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência
> defenderam hoje que o aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma
> crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor
> disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os professores.
> Os participantes no encontro 'Família e Escola: um espaço de convivência',
> dedicado a analisar a importância da família como agente educativo,
> consideram que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os
> menores recaia nas escolas.
>
> 'As crianças não encontram em casa a figura de autoridade', que é um
> elemento fundamental para o seu crescimento, disse o filósofo Fernando
> Savater.
>
> 'As famílias não são o que eram antes e hoje o único meio com que muitas
> crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa', sublinhou.
>
> Para Savater, os pais continuam 'a não querer assumir qualquer autoridade',
> preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos 'seja alegre' e sem
> conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os
> professores.
>
> No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel disciplinador,
> 'são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os
> filhos que tentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os', acusa..
>
> 'O abandono da sua responsabilidade retira aos pais a possibilidade de
> protestar e exigir depois. Quem não começa por tentar defender a harmonia no
> seu ambiente, não tem razão para depois se ir queixar', sublinha.
>
> Há professores que são 'vítimas nas mãos dos alunos'.
>
> Savater acusa igualmente as famílias de pensarem que 'ao pagar uma escola'
> deixa de ser necessário impor responsabilidade, alertando para a situação de
> muitos professores que estão 'psicologicamente esgotados' e que se
> transformam 'em autênticas vítimas nas mãos dos alunos'.
>
> A liberdade, afirma, 'exige uma componente de disciplina' que obriga a que
> os docentes não estejam desamparados e sem apoio, nomeadamente das famílias
> e da sociedade.
>
> 'A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara', afirma,
> recomendando aos pais que transmitam aos seus filhos a importância da escola
> e a importância que é receber uma educação, 'uma oportunidade e um
> privilégio'.
>
> 'Em algum momento das suas vidas, as crianças vão confrontar-se com a
> disciplina', frisa Fernando Savater.
>
> Em conversa com jornalistas, o filósofo explicou que é essencial perceber
> que as crianças não são hoje mais violentas ou mais indisciplinadas do que
> antes; o problema é que 'têm menos respeito pela autoridade dos mais
> velhos'.
>
> 'Deixaram de ver os adultos como fontes de experiência e de ensinamento para
> os passarem a ver como uma fonte de incómodo. Isso leva-os à rebeldia',
> afirmou.
>
> Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas em
> vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo Savater que 'mais
> vale dar uma palmada, no momento certo' do que permitir as situações que
> depois se criam.
>
> Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de privilégios
> e o alargamento dos deveres.

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