quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Educar Já


Ex.mo(a) Sr.(a)

Por ocasião do Dia Mundial da Música, o Coral de Chaves tem a honra de convidar V.ª Ex.ª a assistir ao Concerto que se realiza sexta-feira, dia 2 de Outubro de 2009 pelas 21h30, no Auditório do Centro Cultural de Chaves.

Neste Concerto, o Coral de Chaves apresentará obras de diversos estilos e épocas recorrendo, também, ao piano bem como a um variado número de instrumentos de percussão.

Agradecendo antecipadamente a sua presença, apresento os melhores cumprimentos.
Florinda Carneiro (Pres. da Direcção do Coral de Chaves)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Datas comemorativas - Dia das Crianças




Olá amigos professores,

Para acessar as postagens anteriores com as idéias do Dia das Crianças clique AQUI

Brincadeiras
Fonte: Varinha de Condão

Passa-passa gavião, amarelinha, cinco-marias, passa-anel, esconde-esconde, barra-manteiga, seu mestre mandou, cabra-cega,...

Essas são só algumas brincadeiras que passaram de geração a geração e que ainda encantam crianças de todos os lugares.

Como é bom brincar e se divertir!

A criança deve ser livre para brincar e assim poder se desenvolver bem.
Para isso, ela precisa de espaço para realizar as suas atividades, a companhia de outras crianças (de preferência) e o mais importante: saber respeitar o tempo de aprender de cada uma. Tanto pais como educadores têm o dever de acompanhar e orientar as crianças nas suas atividades recreativas.

É brincando que se aprende!

Clique nas figuras para vê-las em tamanho aumentado












Painel para decorar as comemorações
Fonte: Oficina de Criatividade

Clique nas figuras para vê-las em tamanho aumentado



Porta-retrato




Porta-coisinhas



Molde



Plaquinha bailarina



Molde



Porta-retrato menino



Molde



segunda-feira, 28 de setembro de 2009


Comunicado de Imprensa - Grupo Porto Editora


O Grupo Porto Editora, que tem nas editoras Porto Editora, Areal Editores e Lisboa Editora empresas com trabalho na área da edição escolar, teve conhecimento do comunicado da CONFAP no qual é dado o “alerta aos pais, encarregados de educação, escolas e Ministério da Educação” sobre a venda de livros escolares com CD-ROM identificados como manuais interactivos.

Sobre este assunto, o Grupo Porto Editora faz questão de sublinhar que subscreve a chamada de atenção da CONFAP quanto ao direito dos pais e encarregados de educação de serem devidamente informados no acto da compra dos manuais escolares, nomeadamente quanto à necessidade ou não de adquirirem os materiais pedagógicos auxiliares que acompanham os manuais escolares.

No que ao Grupo Porto Editora diz respeito, há uma política rigorosa de informação nessa matéria, sendo de sublinhar que nenhum dos manuais escolares é acompanhado de CD-ROM como os acima referidos.

Assim, o Grupo Porto Editora sublinha publicamente que o alerta da CONFAP não deve ser associado ao trabalho desenvolvido por qualquer das editoras que compõe este grupo editorial.

Paulo Gonçalves
Grupo Porto Editora

EDUCAR PARA CONSERVAR

Lembramos que o lema do Jardim Zoológico é EDUCAR PARA CONSERVAR, sendo que as propostas educativas, no âmbito da Educação Ambiental, prendem-se com a conservação da biodiversidade, com a valorização da vida animal e comportamentos.

O Jardim Zoológico participa assim na concretização de objectivos definidos internacionalmente numa estratégia global para a conservação da Natureza e este ano viu reconhecido pela DGIDC o seu programa educativo como Utilidade Educativa por desempenhar uma importante papel na educação pré escolar e nos ensinos básicos e secundário.

Este reconhecimento evidencia o paralelismo pedagógico entre os conteúdos veiculados pelo JZ e os curricula escolares, através de actividades diversas, enquanto elemento de ligação entre a escola e o mundo real, numa perspectiva de contextualização das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula.


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CONTACTO CENTRO PEDAGÓGICO
Estrada de Benfica, 158/160,
1549-004 Lisboa
Tel.: 217 232 960 · Fax: 217 232 961
E-mail: pedagogico@zoolisboa.pt
www.zoo.pt

Boletim Semanal de Informações ao MAP

Publicado em Diário da República

Despacho n.º 21028/2009. D.R. n.º 182, Série II de 2009-09-18, do Ministério da Educação ― Gabinete do Secretário de Estado da Educação

Reconhecimento das acções de formação contínua em educação e formação de adultos, realizadas por coordenadores e formadores dos Centros Novas Oportunidades, no âmbito do Estatuto da Carreira Docente.

Despacho n.º 21365-A/2009. D.R. n.º 184, Suplemento, Série II de 2009-09-22, dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Saúde

Ordena a interrupção ou suspensão de serviços ou o encerramento de estabelecimentos, total ou parcialmente, nos casos em que as autoridades de saúde reconheçam o perigo de contágio pelo vírus H1N1 (gripe A).

Despacho n.º 21561/2009. D.R. n.º 187, Série II de 2009-09-25, dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Administração Pública e da Educação

Regulamenta o disposto no artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 48/2009, de 23 de Fevereiro (cria a Escola Portuguesa de Díli - Centro de Ensino e Língua Portuguesa).

Para publicação em Diário da República

― Despacho do Secretário de Estado da Educação

Define as regras da realização do período probatório previsto no Estatuto da Carreira Docente.

― Despacho do Secretário de Estado da Educação

Fixa o apoio financeiro a atribuir aos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública, para aquisição de material didáctico no ano lectivo 2009/2010.

― Despacho do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação

Altera o Despacho n.º 415/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 3 de 4 de Janeiro de 2008.

Informações Gerais

Associação de Pais da Escola EB 2.3 de Leça do Balio
Nova pagina na Internet da
http://apeelecabalio.blogspot.com

― Conferência Internacional Peer Review sobre Educação e Formação Profissional

Vai decorrer, nos dias 28 e 29 de Setembro, nas instalações do Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), em Lisboa.

Para mais informações: http://www.novasoportunidades.gov.pt/

― Terceira edição da festa 1001 Músicos

A Festa das Escolas de Música, decorreu no dia 26 de Setembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), conta, pela terceira vez, com 1001 jovens músicos de todas as idades.

Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/np3/4264.html

― Dia Europeu das Línguas – 26 de Setembro – Sessão comemorativa 2009

Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Novas Oportunidades tem novo portal

O portal da Iniciativa Novas Oportunidades foi remodelado com o intuito de agregar toda a informação sobre educação e formação para jovens e adultos, disponibilizada no âmbito desta iniciativa.

Pode ser consultado em: www.novasoportunidades.gov.pt/

― A esperança está onde menos se espera (Filme)

Considerando a pertinência da temática abordada pelo filme a Direcção-Geral de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a MGN filmes acordaram na criação de condições mais vantajosas para que os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário possam assistir ao referido filme.

Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Campanha de Troca de Lâmpadas

O Ministério da Economia e Inovação e o Ministério da Educação, com o apoio do Fundo de Apoio à Inovação e da EDP estão a promover uma acção nacional de distribuição gratuita de 2,5 milhões de lâmpadas eficientes.

Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― SigMatemática - 6.ª edição - Ano lectivo 2009/2010

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto vai promover no ano lectivo de 2009/10, a sexta edição do programa SigMatemática - um programa de excelência dirigido aos melhores alunos de Matemática que neste ano lectivo estão inscritos no 11.° ano de escolaridade.

Para mais informações: http://w3.dren.min-edu.pt/

Fonte: Boletim CIREP, Ministério da Educação, Confap, Outros

domingo, 27 de setembro de 2009

Começa na segunda-feira




Olá amigos,

O Curso A Arte de Contar Histórias começa na segunda-feira dia 28 de setembro.
Aproveite para se inscrever.
Qualquer dúvida entre em contato pelo cybelemeyer@yahoo.com.br
Estou te esperando.

.....PROMOVE DE 28 DE SETEMBRO A 20 DE NOVEMBRO.....

**************a ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS**************

O ser humano sempre adorou contar histórias. O hábito de contar história é milenar tendo origem antes mesmo da escrita a qual eram passadas de geração para geração através da fala onde cada um dava seu toque pessoal.Você que aprecia contar histórias poderá participar do curso “A arte de contar histórias”

Público alvo:

Profissionais de Educação: Professores, Coordenadores, Orientadores, Diretores, Contadores de histórias, bibliotecários, atores e pessoas interessadas no tema.

Metodologia:

É um curso com abordagens teóricas que destacará a importância de se narrar histórias aflorando o contador que existe em você.

Será um curso totalmente a distância que utilizará a plataforma Moodle sendo que o acesso às aulas ficará disponível 24 horas por dia permitindo que você faça o seu próprio horário de estudo.

A cada semana será disponibilizado o material de estudo e as mediações do Tutor e interações com o grupo serão feitas por meio de fórum de discussão.

Todo o material será disponibilizado no ambiente de estudo.

Os alunos serão avaliados por sua participação nos fóruns e pela participação dos trabalhos solicitados.

Módulos:

Serão trabalhados dois módulos com início no dia 12 de janeiro de2009 e finalização no dia 08 de março de 2009-01-02

O curso se dará no espaço Educar Já! Cursos e Oficinas

Tutora do curso: Cybele Meyer

Investimento:

Até 24 de setembro – R$ 80,00 (oitenta reais)

Após 24 de setembro – R$ 100,00 (cem reais)

Os dados para efetuar o depósito serão enviados por email

Após realizado o depósito deverá o aluno enviar através de e-mail, comprovante do depósito junto com seu nome completo e e-mail para que se possa efetuar a inscrição.

Certificado:

Terá direito ao certificado o aluno que cumprir todas as atividades propostas pelo curso e obtiver média igual ou superior a 7,0. O certificado será enviado por documento registrado – pelos correios – em até 30 dias após o término do curso. Os dados que constarão no certificado serão aqueles que o aluno cadastrar no formulário de inscrição.

O Educar Já! Cursos e Oficinas tem parceria com o SinproVales (Sindicato dos Professores)que assinam junto o Certificado.

O curso tem carga horária de 90 h/a

Maiores informações através do e-mail cybelemeyer@yahoo.com.br

VAGAS LIMITADAS

sexta-feira, 25 de setembro de 2009



Exmos Pais,

O futuro dos vossos filhos está também nas vossas mãos, e conscientes das dificuldades em lhes dar uma qualidade de vida aceitável, conhecimentos e aptidões essenciais ao seu desenvolvimento intelectual, queremos dar-vos uma grande oportunidade: o nosso projecto vai até eles, e promove ateliers diversos, de acordo com o período do ano e adequados aos grupos. Além disso, temos formação, workshops e realizamos actividades diversas. Analise a nossa proposta e converse connosco.

Para mais informações: http://www.ideiasambientais.com.pt

Inteiramente ao dispor,

Silvia Chambel

(Coordenadora Técnica)

962119065


COSAP- Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação





Tem o prazer de vos convidar a para uns momentos de lazer em família no Parque da Algodeia no próximo dia 26 Setembro de 2009 entre as 10 horas e as 18 horas.

Na abertura de mais um Ano Escolar, damos as boas vindas a toda a comunidade educativa, esperando e desejando que este seja um outro ano de bom trabalho.

A Escola e a Família, são os motores da construção da sociedade do futuro. O futuro dos nossos filhos/alunos, depende muito do trabalho que fizermos no presente.

A confiança, a união e a comunicação entre estas duas forças, é fundamental, é urgente.



Actividades Lúdicas e Desportivas dirigidas a grandes e pequenos

- Expressões Plásticas

- Pinturas faciais
- Modelagem de Balões
- Passagem modelos c/materiais reciclados
- Reciclagem e reutilização de materiais
- Proj., Recolha e Oferta man. escolares usados
- Parede de Escalada, Slide
- Insufláveis
- Xadrez e Damas
- Jogos Tradicionais
- Danças e tradições africanas
- Artesanato, Reciclagem cadeiras de rodas
- Animação Espaço c/alunos de Esc. Profissionais
- Apresentação Artes Marciais e Dança
- Saúde Escolar


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Mais informações em www.cosap.fersap.pt
Por Melhor Educação (na CMCoimbra)

A Federação Regional de Associações de Pais do Centro é uma estrutura associativa de âmbito interdistrital que visa apoiar os seus associados de modo a possibilitar e facilitar o exercício do direito e dever que cabem aos Pais e Encarregados de Educação de orientarem e participarem activamente na educação integral dos seus filhos e educandos.

Da Assembleia Geral da FRAPCentro, realizada no dia 9 de Maio de 2009, resultou a constituição de um grupo de trabalho que tem por objectivo dinamizar o movimento associativo de pais no concelho de Coimbra conduzindo à consequente constituição da Federação Concelhia das Associações de Pais de Coimbra.

Como 1ª iniciativa surgiu a ideia deste grupo elaborar o documento Por Melhor Educação (em anexo), entretanto apresentado a todos os candidatos às eleições autárquicas de Coimbra e que visa apresentar um conjunto de preocupações que as Associações de Pais do Concelho de Coimbra consideram ser objecto de uma intervenção e atenção prioritárias. Pretende-se com esta iniciativa levar os candidatos a pronunciarem-se sobre as suas posições relativamente às questões apresentadas e a exporem quais as iniciativas com que pretendem melhorar a Educação no concelho, durante os mandatos que se propõem exercer nos próximos 4 anos.

Nesse sentido, às candidaturas foram feitos pedidos de agendamentos de reuniões que propiciem uma saudável discussão com esta comissão que vinculem os que tiverem a responsabilidade de assumir a vereação da Educação após as eleições.

Com os nossos melhores cumprimentos.

Os signatários do manifesto 'Por Melhor Educação'






Por Melhor Educação (na CMCoimbra)

Artigo 26.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem
“Toda a pessoa tem direito à educação.
A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao
ensino elementar fundamental. (...)
A prioridade do direito de escolher a educação a dar aos filhos
é dos pais.”

Cientes deste direito e da necessidade de melhorar as oportunidades de educação das nossas crianças e jovens, a Comissão Instaladora da Federação Concelhia de Associações de Pais de Coimbra, constituída em Assembleia Geral da FRAPCentro realizada a 9 de Maio de 2009, vem propor a todas as listas candidatas à Câmara Municipal de Coimbra que a Educação seja tema central do debate político na
campanha eleitoral que se aproxima, como nunca antes o foi neste concelho.

Neste sentido, este documento “Por Melhor Educaçõa” foi elaborado para dar visibilidade a algumas das preocupações que as Associações de Pais doConcelho de Coimbra consideram ser objecto de intervenção e atençãoprioritárias. Julgamos que a procura das respectivas soluções, emcolaboração frutuosa com as instituições do movimento Associativo de Pais,poderá contribuir para melhorar a Educação no Concelho.


A. Uma em cada cinco crianças portuguesas é atingida pela pobreza, o que nos leva a concluir que 20% das famílias não têm disponibilidade financeira para suportar integralmente as despesas de educação dos seus filhos, evidenciando a necessidade de uma Acção Social Escolar que cubra as necessidades de todos os alunos, mas especialmente dos que, a cada momento, dela mais precisarem. Salientamos assim
que urge:
1. garantir a aplicação do alargamento dos escalões a todos os ciclos, com principal relevância aos alunos do 1.º ciclo;

2. comparticipar as refeições aos alunos abrangidos pela acção social escolar em período de pausas lectivas;

3. manter aberta uma linha de actualização permanente dos rendimentos per capita que permita a inclusão das crianças cujas famílias foram atingidas por alterações nas suas contratações laborais, reforçando assim o apoio social num ano que se prevê com graves implicações financeiras nas famílias;

4. criar um programa de implementação de Gabinetes de Mediação Escolar nos Agrupamentos, estabelecendo para o efeito protocolos que visem a articulação estreita e efectiva com as instituições parceiras no Conselho Local de Acção Social que desenvolvem acções na área do acompanhamento psico-social e psicopedagógico, como medida promotora do sucesso;

5. criar um conjunto de apoios e incentivos às empresas que apliquem nas suas novas contratações a exigência mínima do 12.º ano, visando assim uma demonstração pública de incentivo à progressão dos estudos.

B. O novo regime de autonomia e administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário evidencia a necessidade de promover a abertura das escolas ao exterior e a sua integração nas comunidades locais, dando particular importância ao envolvimento das autarquias, consignado pela aplicação do contrato de delegação de competências pelo que apelamos:
1. à elaboração de um Projecto Educativo para o concelho de Coimbra baseado em princípios de equidade no acesso à educação básica e de diversidade formativa, sendo alicerçada em linhas mestras definidas em articulação com os diferentes parceiros da Educação no Concelho de Coimbra de acordo com uma visão supra-concelhia no que respeita à influência nos graus de ensino mais avançados;

2. ao funcionamento efectivo e regular do Conselho Municipal de Educação, criando para o efeito comissões especializadas que promovam o acompanhamento das politicas educativas, dando consecução ao Observatório das Políticas Locais de Educação;

3. à participação activa da autarquia nos Conselho Gerais das Escolas,organizando uma rede de representantes, cuja coordenação possa em tempo útil partilhar toda a informação que decorra destes conselhos, através da implementação de um conjunto de procedimentos impulsionadores de uma melhor
utilização e partilha de recursos;

4. ao apoio à criação de ofertas educativas que se demonstrem comoalternativas de qualidade, para tal estimulando as organizações educativas a desenvolverem estratégias para atigirem o patamar de contratualização de autonomia.

C. A experiência positiva levada a cabo pelos municípios no âmbito do sistema educativo, de que são exemplo incontornável a implementação da educação préescolar e da Escola a Tempo Inteiro, bem como a realização das cartas educativas tendo em vista o melhoramento do parque escolar através da candidatura a fundos
comunitários, torna urgente a elaboração de um plano de adequação dos espaços escolares, a 4 anos, que preveja:
1. a implementação de refeitórios ajustados à capacidade das escolas com funcionamento em dois turnos (no máximo), mobiliário e equipamento específico que garantam a aplicação das normas HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points);

2. o cumprimento da lei das acessibilidades e demais normas que garantam a segurança das crianças;

3. a renovação e manutenção do equipamento escolar (cadeiras e mesas) necessário à prática lectiva regular, incluindo a colocação atempada do material necessário às crianças portadoras de necessidades educativas especiais;

4. a criação de espaços polivalentes nas escolas do 1.º ciclo, à semelhança dos existentes na Educação Pré-Escolar necessários ao desenvolvimento das Actividades de Enriquecimento Curricular e Componente de Apoio à Família;

5. a facilitação na cedência dos espaços municipais para a prática da actividade física e desportiva (tal como gimnodesportivos, complexo de piscinas e outros), sem encargos financeiros para as escolas;

6. a integração de um serviço de obras na Divisão de Educação e Ciência, em exclusividade de competências;

7. um planeamento da rede escolar que tenha em conta mais parâmetros do que a taxa de natalidade (exemplo: a densidade de empregos), assim como o alargamento do ensino obrigatório, da educação-formação e do reingresso de alunos para conclusão de estudos. Nesta perspectiva devem ser avaliadas com rigor as disponibilidades existentes nas Escolas Secundárias tendo em atençãoas movimentações de rede;

8. um planeamento, com financiamento adequado, que promova a renovação e adaptação de espaços dos JI, EB 1 e EB2,3 e impeça o encerramento de equipamentos existentes e em bom estado de funcionamento, e que previna o afunilamento da procura nos novos centros escolares prometidos.

D. As associações de pais visam a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação dos seus filhos e educandos, que sejam alunos da educação pré-escolar ou dos ensinos básico ou secundário, público, particular ou cooperativo. É direito dos representantes do Movimento Associativo de Pais pronunciarem-se no âmbito da definição e do planeamento do sistema
educativo e da sua articulação com outras políticas sociais pelo que se tornaimperioso:
1. Reconhecer o verdadeiro carácter institucional dos elementos do Movimento Associativo de Pais enquanto interlocutores e parceiros;

2. Firmar colaborações institucionais dinâmicas com os elementos do Movimento Associativo de Pais estabelecendo uma prática real de cidadania proactiva.

A Comissão Instaladora da Federação Concelhia de Associações de Pais de Coimbra

Maria Emília Bigotte de Almeida - AP Escola Secundária Quinta das Flores

Carlos Manuel Esteves Curto - AP Escola Básica 2,3 Martim de Freitas

Ilídío Barbosa Pereira -AP Escola Básica 1.º Ciclo da Quinta das Flores

Pedro Cravino Serra-AP Escola Básica 1.º Ciclo da Solum

João de Deus Veloso Correia Lourenço - AP Escola Básica 1 Vale das Flores





Exmos. (as) Senhores (as),

Por despacho do Sr. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da CONFAP, Dr. Adélio Castro, segue o comunicado em anexo.

Com os melhores cumprimentos

Os Serviços Administrativos



ALERTA AOS PAIS,
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO,
ESCOLAS E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SOBRE OS MANUAIS ESCOLARES E
BLOCOS PEDAGÓGICOS




À semelhança de anos anteriores, a Confap tem recebido várias queixas de Encarregados de Educação que vêm a sua despesa com os manuais escolares quase duplicada.


Por força de as editoras colocarem os manuais escolares numa embalagem plástica, onde integram cadernos de actividades e os ditos manuais interactivos, apesar de na recomendação pedagógica que lá inserem escreverem que «os produtos podem ser sempre vendidos separadamente por simples opção, sem que acresça qualquer encargo ao adquirente».


Neste caso a família quase ficava com o valor que o SASE lhe disponibilizou - 140,00€ -completamente gasto só com estes quatro manuais mais o manual de Matemática.


Tal como nos anos anteriores, as livrarias estão a vende-los em conjunto sem elucidar os pais desta possibilidade e quando estes reclamam as livrarias afirmam ir requisitar às editoras só os manuais.


Hoje chegou-nos à mão o exemplo abaixo:


- Manuais escolares da Texto Editora para o 9º ano de escolaridade

- FQ9 – “Viver Melhor na Terra”
Manual – 16,95€
Fichas auto correctivas – 7,35€
Manual Interactivo – 6,49€

(Se não for necessário as fichas e o manual interactivo, as famílias pagam a mais 13,84€)


- CN9 – “Ciências da Natureza”
Manual – 16,51€
Caderno de actividades – 6,80€
Manual Multimédia – 6,49€
(Neste caso serão a mais 13,29€)

- História 9
Manual – 17,72€
Caderno de actividades – 8,57€
Manual Multimédia – 6,49€
(E neste serão a mais 15,06€)


A Confap alerta todos os Pais, Encarregados de Educação, Directores de Turma e Directores de Escola, bem como o Ministério da Educação para que, a partir deste exemplo parcial, referente ao 9º ano de escolaridade - que compreende um exame nacional para finalizar o mesmo!- da brutalidade do aumento que, assim, recai, de forma tão ardilosa, sobre o bolso das famílias.


Reitera, assim, a todos os Pais e Encarregados de Educação que se recusem a adquirir qualquer outro manual, de fichas ou interactivo, sem saber junto das escolas, se os mesmos são, efectivamente, necessários e relembra os conselhos dados em 07 de Setembro, através de Newsletter dedicada e que podem ser encontrados emhttp://www.confap.pt/desenv_noticias.php?ntid=1376.


O CE da Confap

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

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