quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Funcionamento do programa escolinha

De: João Trocado Mata (GEPE)
[mailto:joao.mata@gepe.min-edu.pt]
Enviada: segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2009 13:50
Assunto:
Caro(a) Presidente do Conselho Executivo,
Na sequência da informação anteriormente remetida, informa-se que os serviços centrais e regionais do Ministério da Educação estão a trabalhar no sentido de aperfeiçoar o funcionamento do programa escolinha. Neste quadro, estão a ser desenvolvidas as seguintes acções:
Magalhães para as escolas: o Ministério da Educação está a tratar da aquisição de computadores Magalhães para utilização pelos professores em sala de aula, para apoio das suas actividades com os alunos e para suprir faltas resultantes da não adesão ao programa por parte de algumas famílias. Prevê-se que os computadores cheguem às escolas durante os meses de Fevereiro e Março;
Reposição de software: todas as escolas vão receber, nas próximas semanas, uma Pen USB, que permitirá a reposição do software de origem do computador Magalhães. A Pen é um dispositivo de recuperação de conteúdos para os alunos que desejem repor os conteúdos do Magalhães. Para além da Pen USB, seguirá também um manual de explicação do processo de reposição. Este dispositivo deve ser guardado em local de segurança;
Correcção de formulários: a funcionalidade será disponibilizada até ao final do mês de Fevereiro, o que permitirá processar de forma mais ágil eventuais necessidades de alteração /correcção de formulários;
Distribuição faseada do Magalhães: os distribuidores estão a entregar, num primeiro momento, os computadores dos alunos beneficiários da acção social escolar.
Mais se informa que o Ministério da Educação está a trabalhar com o MOPTC e com os operadores tendo em vista antecipar os objectivos de distribuição, pretendendo-se concluir, até à Páscoa, a entrega dos computadores. Solicita-se, assim, às escolas que atribuam especial prioridade ao processo de inscrição dos alunos no programa escolinha. No caso de existirem dificuldades podem os professores/escolas solicitar o apoio dos serviços administrativos da escola, da equipa PTE do agrupamento ou das DRE. Aproveita-se, aqui, para esclarecer que o número de contribuinte dos professores serve apenas para efeitos de autenticação no sistema, garantindo a ligação do professor à sua turma. A informação não fica registada no sistema nem é enviada para os operadores/distribuidores.
A participação dos professores e das escolas no programa escolinha é muito importante. De facto, apenas a escola está em condições de garantir igualdade de oportunidades no acesso ao computador Magalhães. Só o envolvimento das escolas garante o acesso de todas as famílias ao programa, em particular das famílias que não dispõem de acesso à Internet.
O computador deverá ser entendido como material escolar, devendo, nesse quadro, os alunos levar o Magalhães para casa. A escola deverá ainda elaborar plano para utilização do Magalhães em contexto de sala de aula.
Solicita-se, por fim, que divulguem esta informação junto dos coordenadores de estabelecimento e da equipa PTE da escola.
Todas as comunicações devem ser feitas para as Direcções Regionais de Educação.
Com os melhores cumprimentos,
João Trocado da Mata
Coordenador do Plano Tecnológico da Educação

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video