Avaliação de professores em Portugal
Relatório da OCDE, Julho de 2009
Num relatório feito a pedido do Ministério da Educação, a OCDE defende a continuação da avaliação de professores, mas considera legítimas as preocupações e dificuldades dos professores já que o actual modelo causa focos de tensão mas deve funcionar como futura base de trabalho.
O reltório sobre a avaliação identifica vários elementos problemáticos no actual modelo, defendendo, por isso, ajustamentos.
O relatório contém 24 recomendações / conclusões:
As avaliações e as conclusões do relatória da OCDE 'Avaliação de professores em Portugal' - versão em português [PDF]
Para mais informações, consultar: www.oecd.org/edu/teacherevaluationportugal
OECD Review of Teacher Evaluation in Portugal – Full report
Relatório da OCDE, Julho de 2009
Num relatório feito a pedido do Ministério da Educação, a OCDE defende a continuação da avaliação de professores, mas considera legítimas as preocupações e dificuldades dos professores já que o actual modelo causa focos de tensão mas deve funcionar como futura base de trabalho.
O reltório sobre a avaliação identifica vários elementos problemáticos no actual modelo, defendendo, por isso, ajustamentos.
O relatório contém 24 recomendações / conclusões:
- O modelo actual de avaliação de professores em Portugal tem sido polémico, mas é necessário;
- Uma série de factores explica a resistência à sua concretização;
- Uma avaliação de professores com consequências é crucial para a melhoria da educação;
- O actual modelo de avaliação de professores é uma boa base para futuros desenvolvimentos;
- Articular a melhoria da qualidade com a responsabilização e contextualizar a avaliação de professores feita ao nível da escola;
- Reforçar a avaliação dos professores para o desenvolvimento profissional;
- Simplificar o modelo actual e utilizá-lo predominantemente para a progressão na carreira;
- Articular a avaliação para o desenvolvimento profissional e a avaliação para a progressão na carreira;
- Garantir uma articulação adequada entre a avaliação das escolas e a avaliação dos professores;
- Reavaliar padrões de desempenho profissional e definir um modelo partilhado de boas práticas;
- Desenvolver critérios nacionais comuns, adaptados ao contexto das escolas;
- Diferenciar os critérios de acordo com o patamar da carreira e o tipo de ensino;
- Identificar os instrumentos para avaliar os aspectos-chave da função docente;
- Basear a avaliação em três instrumentos centrais: observação de aulas, auto-avaliação e porta-fólio do docente;
- Formar e capacitar as lideranças escolares para assumir a responsabilidade pela avaliação dos professores;
- A avaliação de professores é parte de um processo mais abrangente de transformação de cada escola numa comunidade profissional de aprendizagem;
- Reformular e aprofundar a formação em avaliação;
- Acreditar avaliadores externos para a avaliação para a progressão na carreira;
- Estabelecer um modelo criterioso para atribuição de prémios de desempenho e considerar outras formas de reconhecimento do mérito;
- Manter o sistema de quotas até que o nível de maturidade do sistema as torne desnecessárias;
- Atribuir um papel proeminente à inspecção;
- Reforçar o papel do Conselho Científico para a Avaliação de Professores na condução do desenvolvimento da avaliação de professores;
- Para uma reforma bem-sucedida, é necessário o envolvimento e a motivação dos professores;
- Manter o processo de avaliação docente durante a fase de transição para um modelo mais robusto.
As avaliações e as conclusões do relatória da OCDE 'Avaliação de professores em Portugal' - versão em português [PDF]
Para mais informações, consultar: www.oecd.org/edu/teacherevaluationportugal
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