terça-feira, 7 de julho de 2009

Professores vão ficar colocados por um período de quatro anos

Educação: Resultados do concurso de professores foram divulgados

27 mil professores ficam sem colocação

Mais de 30 mil professores ficaram colocados na 1ª fase do concurso de docentes, entre 111 mil candidaturas – 65 mil que pretendem entrar para os quadros e as restantes de professores já afectos ao Ministério da Educação. Nesta fase, apenas conseguiram lugar no quadro 417 professores, o que levou os sindicatos a acusarem o ME de falta de respeito.

Pelo menos 11 800 docentes têm lugar garantido, pois já pertencem aos quadros, mas ainda não ficaram colocados. Com base na previsão do Governo, 27 mil dos candidatos a um lugar de quadro devem ficar de fora, mesmo na 2ª fase, uma vez que a tutela só prevê a contratação de 38 mil dos 65 mil que pretendiam dar aulas no Estado. Dos contratados, entre oito e dez mil devem ficar ligados às escolas durante quatro anos.

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, desdramatizou os números. "Muitos dos candidatos são professores do ensino privado que tentam colocação no público ou professores que estão nas Actividades de Enriquecimento Curricular", disse, alegando que não ficarão no desemprego. O governante justifica ainda a não abertura de mais vagas do quadro com o facto de ser necessário contratar dez mil professores por ano só para substituições por doença e outros e pelo facto de os cursos profissionais e de educação de adultos funcionarem em períodos mais curtos.

Dos colocados, 11 302 pertenciam aos Quadros de Escola e pediram transferência para outro estabelecimento e 17 090 estavam afectos aos Quadros de Zona Pedagógica (QZP), que vão acabar, e conseguiram vaga em agrupamentos escolares.

As escolas irão agora, já depois das matrículas e formação das turmas, perceber quais as necessidades adicionais. Valter Lemos lembrou que as escolas poderão utilizar a bolsa de substituição de professores que foi criada: "O sistema permite substituir um professor em 48 horas quando antes demorava um mês."

VALTER LEMOS LANÇA DESAFIO

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, revelou que o Ministério da Educação tem "cerca de 148 mil professores nos quadros", defendendo que "apenas dez por cento" deste valor são contratados de acordo com as necessidades. "Desafio qualquer empresa a conseguir fazer o mesmo", disse, socorrendo-se das estatísticas oficiais para afirmar que "o desemprego docente é o que mais diminuiu", tendo caído 30% face a 2008. O governante revelou que pela primeira vez todas as escolas de 1º Ciclo terão um professor para apoio educativo.

FENPROF FALA EM "DESRESPEITO"

A Fenprof acusou ontem o ME de ter uma "profunda e inaceitável manifestação de desrespeito pelos professores" ao colocar apenas 417 em novos lugares do quadro entre 65 mil candidaturas. "Este é um dos piores concursos de sempre", afirma a estrutura em comunicado, acusando o Governo de "grosseira manipulação de números". Já a FNE deixou uma questão: "Se sabe que há lugar para mais 38 mil por que razão não abre mais vagas de quadro?"

NÚMEROS

Bernardo Esteves

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video