terça-feira, 28 de julho de 2009

DIA DOS AVÓS - 26 de Julho de 2009

O Papa Bento XVI prestou ontem, DIA DOS AVÓS, uma homenagem aos avós pelo importante papel que desempenham na educação das crianças durante a oração do Ângelus, pronunciada em Les Combes, no norte da Itália, onde passa as férias.


Durante seu discurso, pronunciado diante de milhares de fiéis, o Papa ressaltou que os avós têm um papel crucial na família por serem 'as testemunhas dos valores fundamentais da vida'.

'O dever de educação dos avós é sempre mais importante, e se torna ainda mais importante quando, por diversos motivos, os pais não podem garantir uma presença adequada a seus filhos', declarou Bento XVI.


Não é à toa que eles são os “segundos pais”. Contam histórias, participam nas brincadeiras e estão sempre prontos para cuidar dos seus netos de paparicos.

Quando se comemora o Dia dos Avós, não se pode esquecer que, muitos deles, deixaram de ser simplesmente avós para tornaram-se, de forma activa e concreta, “pais” de seus netos. As transformações ocorridas no mercado de trabalho - que obrigam as mulheres a terem, cada vez menos funções exclusivamente domésticas - fizeram com que os idosos não apenas assumam o papel de pais, como sejam fundamentais na educação dos netos.

Valorização

Segundo o psicólogo Fernando Manuel Almeida Fernandes, o novo papel assumido pelos avós com os netos modifica ainda a relação dos jovens e de toda sociedade com o idoso, principalmente, no que diz respeito a sua valorização.

“Tomar para si o papel de avô educador, presente, faz com que o idoso retome o seu lugar de utilidade na sociedade que, muitas vezes, encara a terceira idade como pessoas que não servem mais para nada, que não têm nada a dizer, a contribuir”, considera.





CONFAP propõe Avós no Voluntariado na Educação

A CONFAP propôs, na Petição que entregou na Assembleia da República, que seja legislado, a nível mais geral do Voluntariado, tal como encontramos em outras áreas, nomeadamente na saúde, a possibilidade de Pais e Avós que tivessem disponibilidade para prestarem voluntariado nas Associações de Pais e nas Escolas, nas áreas em que sentissem que poderiam proporcionar uma mais valia associativa e educativa, o reconhecimento do exercício desse voluntariado nas várias vertentes que compõe a vida da Escola.

Essas actividades poderiam ser: Apoio nos tempos livres, lúdicos e de recreio; apoio nos refeitórios, designadamente a nível de jardim-de-infância e 1.º ciclo; jardinagem; vigilância rodoviária; apoio administrativo às associações de pais; entre outros, que seriam consagrados em sede de regulamento interno das escolas e agrupamentos.

A efectivação desse voluntariado seria feita de acordo com um plano de actividades proposto pelos voluntários, através das Associações de Pais, aos órgãos de direcção das Escolas.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video