quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vagas nos cursos profissionais
duplicam em quatro anos


O primeiro-ministro anunciou ontem bolsas para o ensino secundário e mais vagas para os cursos profissionais.


Catarina Madeira
catarina.madeira@economico.pt



A partir do próximo ano, 125 mil alunos vão poder optar por um curso profissional. José Sócrates anunciou., ontem. a abertura de novas vagas nesta área, para “corrigir um erro histórico” que foi a “desvalorização do cursos profissionais”.


O objectivo é aproximar Portugal dos países mais desenvolvidos, onde a oferta do ensino se divide de igual forma entre cursos gerais e profissionais. “Portugal consegue agora atingir finalmente uma meta que há muito tempo era recomendada pela OCDE”, concluiu José Sócrates. Na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), em Lisboa, onde apresentou o novo “kit das profissões”, ao lado da ministra da Educação, o primeiro-ministro defendeu que, ao direccionar metade dos alunos do secundário para cursos profissionais, é possível contribuir para a redução das taxas de abandono e insucesso escolar e aumentar a competitividade das empresas e da economia nacional. A prazo.

O primeiro-ministro aproveitou ainda a ocasião para comunicar que no próximo ano lectivo entra ainda em vigor o novo sistema de bolsas de estudo para os alunos do secundário, já no próximo ano lectivo, uma medida que deverá abranger as famílias que inscreverem os seus filhos no 10º’ ano: “É assim que se estrutura a ambição de ter uma escola obrigatória de 12 anos, até aos 18 anos”, justificou.


A Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap) mostrou-se satisfeita com os anúncios do primeiro - ministro que, de acordo com Albino Almeida, vão ao encontro do reforço da acção social. De resto, a atribuição de bolsas no ensino secundário foi uma das sugestões que a confederação inclui na Agenda Parental que e entregou ao Governo. “Ao tornar a escola obrigatória até ao 12”, era preciso dar um sinal ao jovem para que não desistam e se qualifiquem», diz o presidente da Confap.

Albino Almeida, acrescenta ainda que, ao excluir as bolsas de mérito dos cursos profissionais, “estava-se a dar-se uni sinal errado, desvalorizando uma opção em que o país estava a apostar”. Outro ponto em que a Confap tem insistido é o alargamento do apoio social à família ao primeiro ciclo, uma medida que Albino Almeida espera ver anunciada antes do final da legislatura.

Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que José Sócrates anuncia novidades em matéria de educação. No domingo passado, o primeiro-ministro disse que vai incluir no programa eleitoral do PS, para as próximas eleições legislativas, a duplicação do número de bolsas para o programa Erasmus.


ANÚNCIOS NA EDUCAÇÃO
1
Vagas em curso profissionais igualam os cursos gerais
Com o aumento de vagas para 125 mil alunos, os cursos profissionais vão receber pela primeira vez o mesmo número de alunos que os cursos gerais. A medida tem como objectivo reduzir as taxas de abandono escolar e qualificar o Portugal do ponto de vista académico e do ponto de vista profissional.
2
Bolsas de estudo chegam ao secundário em Setembro

As bolsas de estudo vão abranger os alunos do secundário. As famílias carenciadas com filhos inscritos no 10° ano vão poder beneficiar do apoio até queestes completem 18 anos. Um reforço da acção social escolar que acontece numa altura em que o Governo anunciou o alargamento do ensino obrigatório até ao 12º.

http://www.confap.pt/docs/Diario_economico_20090715.pdf




Informação do Ministério da Educação e sobre o Kit das profissões emhttp://www.min-edu.pt/np3/4002.html

Informação sobre o Kit das profissões na página da Confap em
http://www.confap.pt/desenv_noticias.php?ntid=1331

Dossier Acção Social Escolar (Ministério da Educação) em
http://www.min-edu.pt/np3/128

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video