sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Novos Secretários de Estado




Ministra da Educação:

Isabel Alçada
- Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar


Nascida em Lisboa, 29 de Maio de 1950

Casada

Ver Currículo

Novos secretários de Estado
in Lusa / EDUCARE| 2009-10-29
O coordenador do Plano Tecnológico da Educação, João Mata, e o presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores, Alexandre Ventura, são os secretários de Estado de Isabel Alçada no Ministério da Educação.

João José Trocado da Mata foi coordenador do Plano Tecnológico da Educação e Director-Geral do Gabinete de Estatísticas e Planeamento da Educação.

É licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e doutorando em Sociologia na mesma instituição, onde também leccionou algumas disciplinas de licenciatura e mestrado. Coordenou diversas publicações e artigos e esteve à frente do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (2006/2007). Na UMIC, Agência para a Sociedade do Conhecimento, desempenhou funções de consultor de gestão e acompanhamento de projectos.

João Mata vai ser o secretário de Estado da Educação, sucedendo a Valter Lemos, que passa a ocupar o cargo de secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional.

O outro secretário de Estado que vai acompanhar Isabel Alçada no Ministério da Educação é José Alexandre da Rocha Ventura Silva. Licenciou-se em 1987 em Ensino de Português/Francês pelo Departamento de Línguas e Culturas Modernas da Universidade de Aveiro e concluiu o doutoramento em Ciências da Educação em 2006, no mesmo estabelecimento de ensino, com a tese 'Avaliação e inspecção das escolas: estudo de impacte do Programa de Avaliação Integrada'.

É professor auxiliar da Universidade de Aveiro e presidia ao Conselho Científico para a Avaliação de Professores (CCAP), órgão que se escusou a opinar sobre qual o modelo de avaliação que deveria ser adoptado este ano lectivo, ao contrário do que tinha sido solicitado pela então ministra Maria de Lurdes Rodrigues.

Este órgão de acompanhamento do processo acabou por fazer um conjunto de recomendações, como o alargamento dos ciclos de avaliação, actualmente em dois anos lectivos, formação especializada para os avaliadores e que fossem testadas todas as medidas antes da sua generalização.

Alexandre Ventura vai ser secretário de Estado Adjunto e da Educação, cargo ocupado na última legislatura por Jorge Pedreira.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE

Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video