terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Acção de sensibilização à operacionalização do Kit das Profissões e do Site Mundo das Profissões

Ontem realizou-se, uma Acção de sensibilização à operacionalização do Kit das Profissões e do Site Mundo das Profissões, na Escola Profissional de Chaves, com a presença de docentes dos cursos CEF e EFA, do distrito de Vila Real; Director do Centro de Formação; Director da Escola Profssional  e elementos das Associações de Pais e Encarregados de Educação, orientada pela Drª Isabel Olivença e pela Drª Amélia Dinis, que através de uma visualização em power point falaram sobre o Kit das Profissões e Site Mundo das Profissões e o Guia das Profissões.




Acções de sensibilização à operacionalização do Kit das Profissões e do Site Mundo das Profissões

Programa

Manhã:

  • Preenchimento de um questionário de pré-avaliação referentes ao Guia de Profissões e ao Manual de Exploração Vocacional.
  • Apresentação do Kit das Profissões: objectivos e destinatários.
  • Apresentação do Site Mundo das Profissões:
Organização dos campos virtuais quanto à: - importância das novas tecnologias na educação, formação e desenvolvimento vocacional dos jovens; - definição e potencialidades dos campos virtuais.
  • Debate sobre as possibilidades de participação da comunidade educativa e de envolvimento dos jovens na utilização do Site Mundo das Profissões.
  • Apresentação do Guia de Profissões:
Organização da informação quanto à: - escolha das saídas profissionais e respectivas qualificações; - referência aos instrumentos de suporte CNQ e o SIGO; - agrupamento das saídas profissionais; - actividades de exploração do mundo do trabalho.
  • Debate sobre as possibilidades de utilização do Guia de Profissões a nível de contexto, agentes e actividades.
Pausa.

  • Apresentação do Manual de Exploração Vocacional:
Organização das actividades e metodologia: - breve enquadramento das intervenções de orientação em contexto educativo; - áreas de intervenção das actividades propostas; - intervenientes na planificação e dinamização das actividades; - estratégias e meios/recursos propostos para dinamização das actividades.
  • Debate sobre as possibilidades de utilização do Manual de Exploração Vocacional a nível de intervenientes, tempos/espaços de aplicação e estratégias de dinamização das actividades.
Pausa para almoço.

Tarde:

  • Constituição dos Grupos de Trabalho:
Organização do funcionamento dos quatro grupos de trabalho: - confirmação e ajustamentos das inscrições nos grupos de trabalhos; - explicação da metodologia; - apresentação do animador de cada grupo; - deslocação para as respectivas salas.
  • Intervenção dos Grupos de Trabalho:
Desenvolvimento dos trabalhos em pequeno grupo: - escolha do relator em cada grupo de trabalho; - desenvolvimentos dos trabalhos em cada grupo de trabalho.
  • Preparação das conclusões de cada grupo de trabalho pelos respectivos relatores e animadores.
  • Apresentação, em sessão plenária, das conclusões e apreciações dos grupos de trabalho.
  • Preenchimento e entrega da uma ficha de avaliação sobre as expectativas e grau de satisfação dos participantes relativamente ao Encontro de Trabalho.
  
Temas e estratégias de dinamização dos grupos de trabalho

Serão constituídos 4 Grupos de Trabalho, podendo inscrever-se em cada grupo, aproximadamente, 15 participantes. Os temas e metodologias de cada grupo estão estabelecidos de acordo com o texto abaixo apresentado.

  • Grupo A
- Tema: “Apresentação dos pontos fortes e fracos do Guia de Profissões”: - apresentação das dificuldades e aspectos positivos na utilização deste instrumento; - apresentação de propostas de outros materiais, actividades ou projectos de orientação vocacional que privilegiem a informação.
  • Grupo B
- Tema: “Apresentação dos pontos fortes e fracos do Manual de Exploração Vocacional”: - apresentação das dificuldades e aspectos positivos na utilização deste instrumento; - apresentação de propostas de outros materiais de orientação vocacional que privilegiem a exploração e gestão da carreira. 
  • Grupo C
- Tema: “Apresentação de propostas de dinamização do Site Mundo das Profissões”: - apresentação dos constrangimentos e potencialidades na utilização deste instrumento; - apresentação de sugestões quanto à dinamização e optimização deste instrumento; - apresentação de propostas de outros materiais de orientação vocacional que privilegiem a utilização das novas tecnologias.
  • Grupos A, B e C
- Metodologia: O animador suscita o debate, podendo utilizar numa primeira fase a metodologia de brainstorming (chuva de ideias) e depois uma metodologia mais directiva, orientado o debate para a apresentação dos aspectos concretos das vantagens e dificuldades na implementação dos instrumentos, de forma a obter informação pertinente para a rentabilização e optimização dos mesmos, bem como o desenvolvimento de novos materiais, actividades ou projectos de orientação vocacional. Pode ainda organizar-se um debate polarizado em duas facções de “pós e contras”.
  • Grupo D
- Tema: “Apresentação de uma proposta de planificação de actividades de orientação vocacional”: - elaboração de uma proposta de organização e desenvolvimento em contexto escolar das actividades apresentadas no Manual de Exploração Vocacional, indicando intervenientes, meios e cronograma de actividades, podendo ainda sugerir outras actividades”.
- Metodologia: O animador utiliza a metodologia de roleplay atribuindo diferentes papéis aos participantes – director da escola, profissional de orientação, professor de disciplina, director de turma, director de curso, coordenador de directores de turma, representante da associação de pais e encarregados de educação, representante da associação de estudantes, representante de sectores empresariais, representante da autarquia ou outros. Numa primeira fase o director da escola constitui a equipa que irá intervir na elaboração do plano de actividades de orientação, depois os membros dessa equipa (profissionais de orientação e professores) elaboram o plano e apresentam-no, finalmente, os restantes parceiros (pais, alunos, autarquia e tecido empresarial) apresentam a sua opinião sobre esse plano de actividades. O plano será reformulado com o animador a facilitar consensos e finalmente é aprovado pelo director da escola


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