terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


 
 
 
 
   
 

   Dia Europeu da Internet Segura

  

O Dia Europeu da Internet Segura é assinalado hoje, dia 9 de Fevereiro. 

Alertar as crianças e os jovens para os perigos da publicação de conteúdos pessoais na Internet é um dos principais objectivos do Dia Europeu da Internet Segura, que se assinala hoje em mais de 60 países.

Plataforma Internet Segura vai organizar um Encontro de Peritos como forma de assinalar o Dia Europeu da Internet Segura, que terá lugar dia 9 de Fevereiro no Hotel Vip Executive Zurique na Rua Ivone Silva nº 18, em Lisboa a partir das 14 horas e que reunirá convidados dos vários sectores sociais.

A Entrada é livre:


          ENCONTRO DIA EUROPEU DA INTERNET SEGURA
                             9 DE FEVEREIRO DE 2010
                     Hotel Vip Executive Zurique – Lisboa

                                        PROGRAMA

14h00 – Sessão de Abertura
               Armando Leandro (CNPCJR)
               Margarida Medina Martins (AMCV)

14h30 – “EU Kids Online II:
                Pesquisa europeia sobre os riscos do online na perspectiva
                das crianças
                Oradora: Cristina Ponte (FCSH-UNL; EU Kids Online-Portugal)”

Debate

15h00 – “Nem tudo o que parece é... o máximo”
                 Orador: Jorge Duque (PJ)

Debate

15h30 – Intervalo

16H00 – 'Sexting: Contado, Ninguém Acredita!'
                Orador: Tito Morais(MiúdosSegurosNa.Net)

Debate

16h30 – “Google tips for promoting online safety”
               Oradora: Bárbara Navarro (Google)

Debate

17h00 – Sessão de Encerramento


Membros Fundadores da Associação “Plataforma Internet Segura”
AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência; APCD – Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas; APPANC – Associação Portuguesa para Prevenção do Abuso e Negligência de Crianças; APPEPASC – Associação Portuguesa para o Estudo e prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças; Associação de Amigos da Criança e da Família Chão dos Meninos;CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais; Rede de Cuidadores; Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres; 100 Limites.


 
Para celebrar o Dia Europeu da Internet Segura, dia 9 de Fevereiro, oSeguraNet (http://www.seguranet.pt/) propõe que os professores desenvolvam com os seus alunos actividades em sala de aula e/ou no Centro de Recursos. As actividades poderão decorrer durante a semana de 8 a 12 de Fevereiro, com especial incidência, no dia 9. 


    Alertar os jovens para os perigos do 'sexting'

 
Também o JN assinala o Dia Europeu da Internet Segura, alertando os jovens para os perigos do “sexting”:
 
Da contracção das palavras 'sex' e 'texting' nasceu a palavra 'sexting', uma forma de designar as mensagens de telemóvel com conteúdos eróticos ou sexuais trocadas entre dois utilizadores e que, de um momento para o outro, podem saltar para o domínio público através da sua publicação na Internet. Sensibilizar as crianças e os adolescentes para estes perigos e para o facto de as mensagens que trocam com amigos ou namorados poderem, mais tarde, ser usadas contra eles como forma de chantagem, pressão ou embaraço é o objectivo da campanha 'Think B4 U post!' (Pensa antes de publicares), concebida para assinalar este dia europeu.
 
Pode ler-se na notícia publicada online no JN
 
 
Cristina Ponte, investigadora da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora para Portugal do projecto EU Kids Online, admite que 'muitas vezes os adolescentes e jovens não têm a percepção da diferença entre o espaço público e o privado, nem separam o online do offline'. Pelo que aplaude a decisão da Insafe - a rede europeia que trabalha na sensibilização para uma utilização mais segura da Internet - de decidir este ano alertar para a necessidade de um uso responsável da rede. E lembrar que qualquer foto ou conteúdo postado online permanece disponível para qualquer pessoa muitos anos após ter sido publicado.
 
Leia o artigo completo em:
 



A CONFAP aproveita para divulgar esta ligação:


relativa a um livro digital sobre Segurança na Internet produzido pela F-Secure Brasil.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video