sábado, 27 de fevereiro de 2010

COLÓQUIO - O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO SEXUAL




As Associações de Pais/Encarregados de Educação do Concelho de Chaves, organizadoras deste evento -  Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro; Agrupamento Vertical Nadir Afonso; Agrupamento Vertical de Vidago; Escola Secundária Dr. António Granjo; Escola Secundária Dr. Júlio Martins e Escola Secundária Fernão Magalhães, agradecem a prestimosa colaboração e participação neste evento.
Com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Chaves - Dr. João Baptista; pelo Director do Centro de Formação de Chaves, Professor Altino e de vários Professores de todas as Escolas do Concelho de Chaves, de todas as Associações de Pais do mesmo Concelho e Pais/Encarregados de Educação bem como de toda a Comunidade Educativa do referido Concelho.
A Educação Sexual e reprodutiva dos indivíduos é um importante contributo para a sua formação pessoal e social.
O principal objectivo da Educação Sexual é contribuir para uma vivência mais informada, mais gratificante, mais autónoma e mais responsável da sexualidade.
O papel dos pais e das famílias na Educação Sexual é fundamental na educação das crianças e jovens, a vivência da sexualidade é um dos elementos do processo de desenvolvimento global da pessoa, na qual os pais são os principais agentes.
A articulação escola/família, as parcerias com os pais, a participação em encontros, a partilha de ideias e do conhecimento são elementos essenciais no processo educativo e desenvolvimento das crianças e jovens.
Das palestrantes que estiveram presentes e que apresentaram a sua intervenção, foram:
Dr.ª Emília Marques - Psicóloga da Escola Secundária Dr. Júlio Martins - Membro da Equipa de Educação para a Saúde - que falou sobre o trabalho desenvolvido em três escolas do Concelho de Chaves.
Drª Glória Fernandes - Docente da Universidade do Minho - que focou o tema "Educar para a sexualidade saudável: uma missão de pais e professores", apresentando um estudo realizado por Anastácio, 2009.
Enfermeira Susana Sousa - Mestre em Sexologia, que nos falou sobre "O papel dos Pais na Educação Sexual", em que os pais devem e têm um papel fundamental na Educação Sexual dos seus filhos e que deve «Ser um pai/mãe "perguntável"».
Após as apresentações foi aberto um debate com colocação de questões dirigidas à mesa, que teve como moderadora a Enfermeira Ana Maria Monteiro, elemento de uma das Associações de Pais do Concelho de Chaves.
No dia de ontem, na parte da tarde, num dos programas da televisão, um entrevistado falando de um assunto relacionado com este tema, proferiu que: "Os pais devem ser reciclados".
No final desta acção foi realizado um Porto de Honra oferecido a todos os presentes.
A todos o nosso BEM-HAJAM!


Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video