segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fruta Escolar




 
 
 
 
   
 

246 mil alunos a comer fruta nos intervalos

 

Segundo a notícia publicada ontem no Diário de Notícias, cerca de 246 mil alunos já comem fruta nos intervalos. Cada dia é entregue uma peça diferente.

Iniciativa da 
Plataforma contra a Obesidade, o Regime de Fruta Escolar arrancou este ano em mais de três mil escolas de cerca de 200 municípios, abrangendo 246 mil alunos.

A CONFAP faz parte desta Plataforma.

'É a primeira vez que conseguimos implementar uma acção interministerial [envolve os ministérios da Saúde, Educação e Agricultura] em torno de um projecto de educação para a saúde' disse ao DN, Ana Isabel Rito, investigadora do Instituto Nacional de Saúde (INSA) e responsável pelo projecto contra a obesidade infantil na Direcção-Geral da Saúde.

Portugal é um dos países com piores números de obesidade infantil, que afecta cerca de 10% das crianças. Mas outras 30% têm peso a mais.

'Aumentando o consumo de fruta vamos prevenir a obesidade. A literatura científica comprova que as crianças que têm um consumo maior de fruta terão, à partida, melhores hábitos alimentares e apresentarão um estado nutricional mais favorável', explicou Ana Isabel Rito ao DN.

O programa de Fruta Escolar prevê a distribuição de fruta durante os intervalos escolares, duas vezes por semana, e a realização de iniciativas de carácter lúdico e pedagógico para envolver a escola e as famílias na promoção de novos hábitos alimentares.

De acordo com o nutricionista João Breda, citado pelo DN, o consumo de fruta é uma das formas mais importantes para combater a obesidade infantil.
'A fruta tem nutrientes importantes, desde as vitaminas às fibras, passando pelos minerais e antioxidantes que são essenciais. Depois, tem uma densidade energética muito baixa e uma elevada densidade nutricional.'

Ou seja, trata-se de alimentos com 'muitos nutrientes e poucas calorias', capazes de saciar e prevenir a obesidade. Por isso, os mais novos 'têm menos tendência para consumir os alimentos hipercalóricos', acrescenta João Breda.

Segundo o nutricionista da OMS, o Regime de Fruta Escolar tem ainda a 'vantagem' de oferecer às crianças uma alternativa a alimentos muito mais calóricos, como bolos e chocolates, que são consumidos por muitas crianças na escola, ao mesmo tempo que 'envolve' as famílias na criação de hábitos alimentares mais saudáveis.


Fonte: DN http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1488766&seccao=Sa%FAde



― 
Portaria n.º 1242/2009. D.R. n.º 197, Série I de 2009-10-12, dos Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, da Saúde e da Educação
Aprova o Regulamento do Regime de Fruta Escolar - RFE.
― Portaria n.º 1386/2009. D.R. n.º 218, Série I de 2009-11-10dos Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, da Saúde e da Educação
Primeira alteração à
 Portaria n.º 1242/2009de 12 de Outubro, que aprova o Regulamento do Regime de Fruta Escolar - RFE.

 
  

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video