Educar Já! |
COPEDIN 4º ano Professora: Lilian LÍNGUA PORTUGUESA. I UNIDADE – fevereiro/abril CONTEÚDOS O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades: Tema: 01 Quem conta outro conto? 1 – Prática de leitura - Gêneros trabalhados: contos clássicos, história em quadrinhos e poema. - Identificação de elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo e narrador. - Diferenciação entre autor e narrador. - Identificação dos valores criticados no poema. - Ler em voz alta com pronúncia clara, expressividade, ritmo, fluência e entonação adequadas, interpretando a fala dos personagens e a exposição do narrador. - Reconhece as modalidades do texto. - Identifica os elementos da narrativa. - Reconhece a seqüência temporal dos fatos e/ou a seqüência lógica das idéias. - Identifica o tema. - Descreve as personagens e suas reações emocionais, a partir de uma ação ou situação. - Percebe as diferenças entre um texto narrativo e outros. - Percebe que a rima da sonoridade ao poema. 2 – Prática de análise lingüística. - Uso das expressões de tempo em textos literários. - Uso do travessão (diferentes funções) - De olho na ortografia: regras de acentuação (oxítonas e proparoxítonas). - Identificação dos tipos de balões em histórias em quadrinhos. - Discussão acerca das variedades lingüísticas. - Retomada do conceito de verso, estrofe e rima. - Análise do efeito do sentido produzido pelo uso de um neologismo no texto. - Uso de onomatopéia. - Discurso direto. - Unidade estrutural e apresentação do texto. - Vocabulário significação e sinônimos. - Masculino e feminino. - Uso das iniciais maiúsculas e minúsculas. - Linguagem culta e coloquial. - Estrutura narrativa. - Uso dos pronomes de tratamento. - Artigos - Grafemas e fonemas (letras e sons). - Sílabas: número e tonicidade. - Desenvolve estratégias de leitura. - Entende a utilização do travessão no texto. - Compreende regra de acentuação das oxítonas e paroxítonas. - Acentua corretamente palavras oxítonas e paroxítonas. - Completa história em quadrinhos com balões adequados. - Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual. - Lê com ritmo e entonação corretas, obedecendo à pontuação. - Reconhece o uso de neologismo em textos diversos. - Reconhece e emprega onomatopéias de modo coerente com a finalidade. - Utiliza recursos de pontuação para marcar discurso direto e indireto. - Estabelece diferença de aplicabilidade entre sinônimos e antônimos. - Percebe que a letra maiúscula deve ser usada em início de parágrafos, depois de determinadas pontuação e em nomes próprios. - Diferencia linguagem culta e coloquial. - Escreve narrativas coerentes, utilizando as normas gramaticais, ortográficas e reconhece a função dos pronomes de tratamento. - Utiliza artigos de acordo com a necessidade de substantivo, facilitando assim a identificação de seu gênero e numeral. - Dígrafos (vocálicos e consonantais). - Acentuação, hífen e apóstrofo. - Pontuação (.) ponto final (.) ponto de continuação (...) reticências. - Substantivos (classificação) - Substantivos próprios e comuns. - Substantivos concreto, abstrato. Ortografia: - Uso do S e SS - Uso do C e Ç - Uso do SS e Ç - Uso de G e J - Palavras com lh e li - Uso do M antes de P e B - Linguagem culta e coloquial - Estrutura da narrativa - Uso dos pronomes detratamento. 3 – Prática de produção textual. - Transformação de uma história em conto. - Recriação de um conto em forma de poema, estabelecendo relação com texto não-verbal. - Descrição de personagens. - Elaboração de parágrafo, listagem, convites. - Elaboração de cartazes. - Narrativa real e ficcional. - Transforma histórias caracterizando os personagens, o ambiente no espaço/tempo, a partir do tema proposto ou livre. - Descreve características dos personagens do texto. - Constrói narrativas com diálogos e descrição. - Relaciona as idéias do texto à própria vida. - Elaboração de parágrafo, listagem, convites. - Elaboração de cartazes - Narrativa real e ficcional. 4 - Prática de oralidade - Narrativas - Escuta de textos narrativos - Narração oral de contos, buscando aproximação com as características discursivas do texto – fonte. - Relatos de experiências, idéias e opiniões de acordo com assunto solicitado. - Discussão, argumentação e contra-argumentação. - Seqüência lógica das idéias. - Articulação correta das palavras. - Diferencia a autoria do narrador do texto. - Observa o tipo de linguagem no texto narrativo. - Percebe a importância da fala do narrador para organizar os diálogos nos textos narrativos. - Estabelece conclusões a partir de informações claramente expressas no texto. - Dá opiniões de acordo com o assunto solicitado. Tema: 02 Uma parada para reabastecer o corpo 2 – Prática de leitura - Gêneros textuais privilegiados: relato histórico e cardápio. – Identifica os elementos obrigatórios para produção de um cardápio. - Identifica fatos históricos relevantes em textos diversos. - Compreende a função de cardápio seguindo e/ou usando elementos necessários. - Lê e interpreta linguagem não-verbal. - Reconhece todas as unidades do texto (foco narrativo, personagens, narrador, tema desenvolvido). - Outros gêneros: mapa e reportagem. - Tipos de textos privilegiados Narrativos e descritivos. - Relato histórico por meio de resumo. - Uso do conhecimento sobre numerais e adjetivos para a compreensão do texto. - Utilização da diagramação para organizar a leitura. - Relação entre texto escrito e imagem. - Identificação de informações localizadas em texto não verbal (mapa). - Descreve objetos, pessoas e/ou lugares com propriedade, demonstrando boa capacidade de observação. - Desenvolve a habilidade de fazer resumos oralmente. - Reconhece a função dois adjetivos percebendo mudanças de sentido conforme a posição que ocupam, antes ou depois do substantivo a que se referem. 3 – Prática de análise lingüística. - Uso de substantivos próprios e comuns em relato histórico. - Uso de adjetivos, locuções adjetivas e adjetivos pátrios em textos narrativos e descritivos. - Uso dos numerais cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e romanos. - De olho na ortografia: sons representados pela letras L e U. - Uso de conectivos (pronomes, advérbios, conjunções, elipse) sem uso de nomenclatura. - Identificação da função dos numerais em texto prático (cardápio). - Semântica: recurso usado para garantir clareza. - Coesão prenominal e outros mecanismos de coesão. 4 – Reflete sobre o uso das letras maiúsculas minúsculas em substantivos comuns e próprios. - Identifica os substantivos próprios e comuns. - Percebe a diferença entre adjetivo, locução adjetiva e adjetivos pátrios. - Emprega corretamente os numerais de acordo com o texto. - Reflete sobre o uso de L / U. - Identifica a função dos advérbios. - Reconhece a função dos pronomes pessoais. - Entende o conceito e o uso das conjunções. - Usa adequadamente semântica para adequação de textos. - Produz textos coerentes utilizando diversos pronomes. 5 – Produção de Texto - Produção de um cardápio, ativando os conhecimentos construídos. - Reestruturação de relato histórico, com base nos critérios de organização que caracterizam esse texto e nos conhecimentos prévios sobre o uso de conectivos. - Reconhece o tipo de alimentação utilizado como sendo a qualidade da vida e a dieta necessária. - Conhece a importância dos carboidratos, vitaminas, proteínas, gorduras e minerais e os alimentos que os contêm. - Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual. - Elabora um cardápio. 6 – Produção textual - Mapas - Compreende e interpreta mapas. - Interpreta e cria legendas. 7 – Prática de oralidade - Verbalização de comentários e opiniões sobre os assuntos apresentados. - Adequação da linguagem à situação comunicativa. – Reflete sobre a comunicação e os meios de comunicação. - Expõe seus pontos de vista e argumentos participando de debates e conversas coletivas. II UNIDADE – abril/junho CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades: Comunicação.com 1 – Prática de leitura - Gêneros privilegiados: relatos históricos (com ênfase no suporte), texto narrativo – conversacional e e-mail. - Leituras complementares: verbetes e hipertextos. - Busca informações que julga importantes para compreender o texto. - Expressa-se oralmente com clareza. - Conhece, observa e produz e-mail, levando em conta as características desses gêneros e as condições de produção e uso. - Aprimora a leitura oral, exercitando-a a partir das orientações quanto entonação e ênfase. 2 – Prática de análise lingüística. - Uso de conectores. - Uso de onomatopéias em texto narrativo – convencional. - Adequação da linguagem. - Uso de interjeições. - Acentuação de palavras. - Recurso lingüísticos que caracterizam um e-mail. - Repetição de letras e sinais de pontuação. - Uso de abreviaturas. - Número do substantivo - Formação de plural - Grau dos substantivos. - Adjetivos (continuação) - Locução adjetiva - Flexão dos adjetivos - Estudando ortografia - Uso do X e do CH - O emprego do R e RR - O emprego do LH e NH - Palavras com Ge, gi e Jô e ji. - O emprego de gua, que e gui. - Desenvolve habilidades de leitura de textos de linguagem transverbal. - Reconhece os diferentes códigos de que o homem dispõe par se comunicar. - Conhece a estrutura do dicionário e sabe consulta-lo de modo rápido eficiente. - Desenvolve habilidades de leitura de textos não verbais. - Ler por prazer - Compreende o conceito de onomatopéia - Automatiza a escrita de palavras com dificuldades ortográficas. 3 – Prática de produção de texto. - Pesquisa e escrita de biografia (em forma de hipertexto). - Transformação do texto narrativo convencional em história em quadrinhos. - Registro em relato oral (OM) - Produção de um e-mail. - Lê oralmente com ritmo, entonação e articulação adequadas. - Reescreve histórias lidas. - Transforma um texto narrativo em uma história em quadrinhos fazendo as modificações necessárias. - Redige sua auto-biografia. - Produz um texto de e-mail com coerência e coesão. 4 – Prática da oralidade - Leitura expressiva – Lê oralmente o texto, com desenvoltura, respeitando os sinais de pontuação e entonação adequada às partes do texto. - Lê oralmente e juntamente com os colegas, o texto. - Identifica a idéia principal do texto. 5 – Tempo, lugar e diversão - Lê em voz alta com pronúncia clara, expressividade, ritmo, fluência e entonação - Prática de leitura - Gêneros trabalhados: anúncios de textos descritivos com a função persuasiva. - Relação entre título e texto. - Identificação de palavras e expressões estrangeiras. adequadas, interpretando a fala das personagens e a exposição do narrador. - Desenvolve estratégias de leitura oral. - Compara textos quanto às idéias e linguagem. - Contextualiza a leitura. 6 – Prática de leitura linguística. - Uso de adjetivos em anúncios. - Uso de adjetivo pátrio (retomada de conteúdo) - Uso das abreviaturas e símbolos. - Uso dos prefixos im / in na formação de palavras. - Uso do hífen na formação de palavras compostas por justaposição. - Reconhece a função dos adjetivos. - Reconhece as diferenças entre as variantes lingüísticas. - Descobre diferentes modalidades de textos a partir da sua diagramação. - Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente. 7 –Prática de produção de texto - Produção coletiva de texto descritivo com função persuasiva. - Elabora textos narrativos descritivos. - Enfatiza as idéias mais importantes no texto. 8 – Prática de oralidade - Relatos de idéias e opiniões. - Adaptação da linguagem, à situação comunicativa. - Organiza e registra o pensamento com lógica selecionando idéias principais, distinguindo o essencial e empregando vocabulário. III UNIDADE – agosto/setembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades: Ficção ou realidade 1 – Prática de leitura - Gêneros textuais privilegiados: reportagem e notícia. - Outros gêneros trabalhados: conto, lenda e texto científico (sugeridos em OM) - Identificação das características e da função dos gêneros trabalhados. - Conceito de reportagem, lenda e notícia. - Busca de informações localizadas no texto. - Ampliação vocabular por meio de consulta ao dicionário. - Compreende informações de jornais e de notícias. - Reconhece diversos tipos de texto a partir de suas características. - Associa as características e funções correspondentes a cada gênero. - Compreende o conceito de cada gênero mencionado. - Identifica informações em todo contexto. - Conhece e compreende novas palavras e seu significado. 2 – Prática de Análise -.linguística Emprega os sinais mencionados de maneira adequada - Uso dos seguintes sinais gráficos: parênteses, travessões e aspas (retomada com aprofundamento) - Uso de itálico como recurso lingüístico em texto jornalístico. - Uso do adjetivo e da comparação em trechos descritivos. - Uso do verbo - Conjugação dos verbos ser, ter e estar nos tempos: presente perfeito, pretérito imperfeito e futuro do pretérito do modo indicativo. - Identificação de verbos expressões que produzem efeito de incerteza em textos jornalísticos. - dados que dão credibilidade a uma notícia. - Tempo verbal - Escolha do verbo em função do efeito que se quer produzir. - Identificação de expressões que dão idéia de tempo e de espaço (retomada de conteúdo) - Uso do advérbio. - Concordância nominal e verbal - Oração _ Sujeito e predicado - Grau do adjetivo - Numeral - Flexão dois numerais - Pronomes pessoais - De olho na ortografia: palavras parônimas (sem uso de nomenclatura) - Reconhece e compreende o uso do itálico como recurso utilizado para atrair atenção do leitor. - Utiliza adjetivos e identifica o uso do mesmo para comparação. - Reconhece e utiliza os verbos de maneira correta. - Identifica a conjugação os verbos em tempos solicitados. - Reconhece verbos, expressões de produzem efeito de incerteza e verdade em textos jornalísticos. - Reconhece dados estatísticos em notícias e compreende a credibilidade que transmite junto a notícia. - Identifica os tempos verbais e o que expressam. - Utiliza o verbo em produções textuais de acordo com o efeito que pretende alcançar. - Reconhece em textos ou frases cotidianas expressões que transmitam a idéia de tempo. - Utiliza advérbios de modo adequado. - Diferencia e emprega palavras parônimas. - Compreende o uso de dois pontos e a utiliza adequadamente. - Reconhece os elementos de coesão. - Identifica a função dos advérbios. - Compreende textos orais e textos escritos. - Identifica sujeito em frases e em textos. 3 – Prática de produção de texto - Produção de uma notícia com base em um roteiro previamente determinado (texto real) - Criação de um conto (texto ficcional) - Utiliza os recursos adequados para a escrita de um texto em forma de notícia. - Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual. - Produz textos coesos, coerentes e organizados quanto à ordenação de fatos e idéias. - Levanta dados, informações sobre um assunto estipulado. 4 – Prática de oralidade - Verbalização de comentários e opiniões acerca dos texto trabalhados. - Expressa-se oralmente com desenvoltura e clareza. - Dá opiniões pessoais, justificando sua resposta. Aprendendo sobre duas rodas 5- Prática de leitura - Gêneros textuais trabalhados: propaganda, anúncio de encarte e a anúncios classificados. Outros Gêneros trabalhados: relato histórico e tirinha. - Diferenciação, por comparação, entre textos que têm a função de venda de um produto ou um serviço, considerado o contexto de comunicação. - Identificação da função e das características dos gêneros trabalhados. - Antecipação do conteúdo com base no título. - Busca de informações localizadas no texto. - Reconhece o adjetivo de textos de divulgação e os recursos utilizados para atrair o público-alvo. - Expõe suas idéias criticamente e com boa argumentação e oralidade. - Expressa idéias, opiniões de modo argumentativo. - Identifica e compreende a mensagem dos gêneros mencionados. - Identifica textos de divulgação no cotidiano. - Compreende a importância dos recursos visuais e estéticos em tantos gêneros. - Compreende a importância do título para o gênero mencionado por expressar a idéia geral do texto. - Identifica em textos informações relevantes. 6 – Prática de Análise lingüística. - Análise das imagens em função do gênero, das características do período e do público-alvo. - Uso do você como forma de tratamento escolhida para produzir clima de proximidade com o leitor fazendo-o se sentir importante, único. - Uso de recursos de manipulação (sedução), como forma de agir sobre o outro, para levá-lo a um querer e/ou dever fazer algo. - Uso de adjetivos em propagandas e anúncios. - Uso de advérbios. - Repetição de palavras, como recurso de fixar a idéia de uma marca. - Seleção vocabular em função do contexto de comunicação. -Pronomes possessivos, demonstrativos. - Estudando ortografia - Os sons do X - Palavras com e – i ei e com o – u – ou. - Uso de há e a - Mau e mal - Compreende a utilização de imagens adequadas a cada Gênero para atingir o público alvo. - Utiliza o pronome de tratamento você nas produções e oralidade que exprimam informalidade. - Reconhecimento e utilização de slogan e frases efeito para convencimento. - Identifica e utiliza os adjetivos em propagandas e anúncios. - Utiliza o advérbio adequadamente. - Identifica a repetição de palavras como recurso para divulgação de uma marca. - Utiliza o vocabulário adequado a cada gênero textual. - Automatiza a escrita de palavras com dificuldades ortográficas. - Emprego do porque, porquê, por que, por quê. - O emprego S ou Z. 7 – Prática de produção de texto. - Criação de textos de humor na forma de anúncio classificados. - Reescrita de história em quadrinhos (tirinha), usando apenas a linguagem escrita. - Redige um anúncio humorístico simples a partir de um modelo. - Redige uma história em quadrinhos usando apenas a linguagem escrita. 8 – Prática de oralidade - Verbalização de comentários e opiniões a respeito do conteúdo trabalhado. 8 – Estabelece conclusões a partir de informações expressa no texto. - Expressa oralmente suas idéias com fluência e clareza. IV UNIDADE – setembro/novembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades: Humor é coisa séria 1 – Prática de leitura - Suporte e gêneros textuais trabalhados. - Identificação das características e função dos gêneros e suporte trabalhados. - Ampliação vocabular. - Identificação de alguns elementos da narrativa: personagens, lugar, enredo (retomada do conteúdo) - Reconhece todas as unidades do texto (foco narrativo, personagens, narrador, tema desenvolvido). - Identifica o título do texto, deu autor e a obra a que pertence. 2 – Prática de análise linguística. - Identificação de diferentes recursos lingüísticos usados em textos humorísticos. - Variedade lingüística. - Uso do artigo (retomada do conteúdo) - Acento diferencial nos verbos ter e vir. - Linguagem informal em textos narrativos. - Uso dos verbos de elocução. - Concordância nominal e verbal. - Uso do vocativo Estudando ortografia - Diferentes sons representados pela letra X (retomada de conteúdo). - O uso de-inho e zinho. - palavras com AL, El, Il, - Faz uso dos conhecimentos construídos sobre o texto humorísticos e cria narrativa de uma situação vivenciando. - Identifica artigos e substantivos nas frases. - Expressa- se oralmente e com clareza. - Expressa –se com boa dicção e desenvoltura. - Compreende o conceito de verbos. - Identifica a idéia de tempo. - Utiliza adequadamente a linguagem formal e informal e sua variedade. - Automatiza a escrita de palavras com dificuldade ortográfica. - Palavras com qu e gu. - Palavras terminadas com ao e AM. - Palavras com izar – isar. - Uso do mas ou mais. 3 – Prática de produção de texto. - Criação de capa de revista de história em quadrinhos. - Lê corretamente, evidenciando pronúncia e entonação adequadas. - Redige uma história a partir de palavras dadas. - Expressa-se oralmente em situações individuais ou em grupo evidenciando criatividade e desembaraço. MATEMÁTICA I UNIDADE – fevereiro/abril CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades: Explorando as operações e a habilidade de calcular mentalmente. 1 – Números e operações. - Análise, interpretação, formulação de situaçõesproblema, envolvendo as quatro operações. - Realização de operações compreendendo seus significados. - Adição e subtração com ou sem reagrupamento. - Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem reagrupamento e por um algarismo. - Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em partes iguais e pela idéia de medida). - Realização de cálculos mentais. - Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas. – Utiliza as 4 operações fundamentais na resoluções de situações-problema. - Analisa, interpreta e resolve situações-problema compreendendo as idéias de juntar, tirar, comparar e completar. - Efetua a adição e subtração com ou sem reagrupamento reconhecendo suas termologias. - Reconhece as propriedades da adição e subtração com facilitadoras do cálculo mental. - Efetua cálculos por meio de estratégias pessoais e de técnicas convencionais. - Analisa, interpreta e resolve situações-problema envolvendo as idéias da multiplicação. - Efetua multiplicações com e sem reagrupamento por um algarismo. - Reconhece a divisão como uma operação de repartir em quantidades iguais, bem como aquela em que se determina “quantas cabem”, ou seja, a idéia de cotas de medida. - Resolve problemas que envolvam divisão. - Desenvolve cálculo mental. - Efetua adição, subtração, multiplicação e divisão, envolvendo números naturais, reconhecendo elementos e aplicando as idéias associadas a cada operação. 2 – Espaço e Forma - Construção de quadrados e retângulos em malhas quadriculadas, calculando o número de quadrinhos que os compõem. - Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas. - Identifica e utiliza os elementos essenciais para construção de quadrados e retângulos. - Identifica e cria situações onde as operações sejam utilizadas. - Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio das operações com números naturais. 3 – Grandezas e Medidas - Reconhece números naturais no dia-a-dia e ser capaz de ler e compreender - Reconhecimento do ano formado por 12 meses ou 365/366 dias. - Reconhecimento do número de dias que contém cada mês. - Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas. informações numéricas. - Amplia as idéias de medidas de tempo reconhecendo as características do calendário. - Utiliza os números naturais em situações de contagem e ordenação. - Retome e amplia os conhecimentos sobre as operações fundamentais com números naturais, seus significados e aplicações na resolução de problemas. 4 – Tratamento da informação. - Leitura e interpretação de dados em tabelas e esquemas. - Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas. – Percebe em tabelas a regularidade nas seqüências numéricas para nomear, ler e escrever. - Faz a leitura de dados, em tabelas e gráficos. - Constrói tabelas, esquemas e gráficos de barras a partir de situações cotidianas. - Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio das operações com números naturais. 5 – Números e operações - Seqüências e operações - Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal. - Leitura, escrita, comparação e ordenação de números. - Reconhecimento de classes e ordens, sucessor e antecessor e interpretação de seqüências numéricas. - Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, envolvendo as quatro operações. - Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração com e sem reagrupamento. - Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem reagrupamento e por algarismo. - Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em partes iguais e pela idéia de medida.) - Realização de cálculos mentais. - Utilização da calculadora para realizar operações (adição, subtração e multiplicação), verificar resultados e investigar - Aplica as regras do sistema de numeração decimal para escrever, ler, comparar e ordenar números naturais menores que 1.000.000. - Interpreta textos e resolve problemas. - Entende a seqüência da numeração até milhares e milhões. - Identifica o antecessor de um número dado. - Resolve problemas envolvendo as 4 operações. - Analisa, interpreta e resolve situações-problema, envolvendo adição e subtração com e sem reagrupamento. - Efetua multiplicações e adição, com e sem reagrupamento, por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais. - Reconhece e aplica propriedades da divisão e usa-la nos momentos adequados. - Desenvolve o cálculo mental e a estimativa de resultado. - Utiliza a calculadora corretamente para efetuar operações fundamentais. propriedades (multiplicação: adição de parcelas iguais). 6 – Tratamento da informação - Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e esquemas. - Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas. - Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos de colunas. - Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas. - Utiliza diferentes registros gráficos (desenhos, esquemas) como recursos para expressar idéias, resolução de estratégias e comunicar informações. - Interpreta tabelas e gráficos na resolução de situações-problema. - Cria tabelas e gráficos de barras para registrar dados e informações. - Cria tabelas e gráficos de colunas para representar dados e informações. - Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situações-problema. 7 - Medir, contar é calcular. - Números e operações - Compreensão das regras de organização do sistema decimal, - Leitura, escrita, comparação e ordenação de números. - Lê e compreende informações quantitativas. - Reconhecimento de classes e ordens sucessor e antecessor e interpretação de seqüências numéricas. - Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração com e sem reagrupamento. - Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem reagrupamento e por algoritmo. - Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor em partes iguais e pela idéia de medida. - Associa as unidades de 1ª, 2ª e 3ª ordens os respectivos nomes: unidade, dezena e centena. - Amplia a compreensão do sistema de numeração decimal para escrever, ler, comparar e ordenar números naturais. - Reconhece o antecessor e o sucessor de um número natural em seqüência. - Resolve expressões numéricas com adição e subtração com e sem reagrupamento. - Resolve cálculos matemáticos de multiplicação pro estimativa em situações do cotidiano. - Faz cálculo matemático de divisão exata , não exata. 8 – Espaço e forma - Identificação de simetria axial em figuras bi e tridimensionais. - Interpretação de montagens feitas com cubos, contando quantidade de cubos que compõem essa montagens. - Desenvolvimento e - Amplia o conhecimento das figuras geométricas por meio de suas características. - Traça eixos de simetria. - Amplia figuras em malha quadriculada. - Reconhece elementos que compõem as formas: faces, arestas e vértices. - Aprofunda o conceito de cubo e identifica possíveis planificações desse sólido. - Efetua registros matemáticos. - Resolve as 4 operações. - Realiza estimativa para prever resultados. utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas. 9 – Grandezas e Medidas - Reconhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as unidades de medidas: metro e quilômetro; grama e quilograma. - Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas. 9 – Amplia o conhecimento das unidades de medida de comprimento. - Compreende o significado dos múltiplos e submúltiplos mais usado do metro. - Desenvolve a capacidade de estimar. - Resolve problemas envolvendo quilograma e grama. - Interpreta textos e resolve problemas. - Calcula corretamente utilizando as idéias de agrupamento nas quatro operações. 10 – Tratamento da informação - Leitura e interpretação de dados em tabelas e esquemas. - Reconhece e interpreta um gráfico de barras. - Constrói tabelas de freqüências e gráficos de barra. II UNIDADE – abril/junho CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades: Contando, calculando e analisando formas. 1 – Números e operações - Compreensão das regras de organização do SND (ampliação da seqüência numérica até 10.000). - Leitura e escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, seqüências. - Composição e decomposição de quantidades. - Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblemas envolvendo adição e subtração com ou sem reagrupamento. - Multiplicação (enfatizando a memorização da tabuada , explorando a relação entre multiplicação e divisão) - Exploração da habilidade de dividir mentalmente, utilizando, para isso, a estratégia de decompor o divisor numa multiplicação de dois números. - Estimativa e cálculo mental. - Utilização da calculadora para compor quantidades, utilizando operações de adição e multiplicação. - Compreende a organização do SND. - Lê, interpreta e produz escritas numéricas. - Relaciona a idéia do sucessor e antecessor em exemplos não-numéricos. - Relaciona a base 10 do nosso sistema para compor e decompor números. - Desenvolve e utiliza procedimentos matemáticos para resolver situações problemas, de adição e subtração. - Reconhece as propriedades da adição e subtração como facilitadoras do cálculo mental. - Analisa, interpreta e resolve situações-problemas envolvendo as idéias da multiplicação. - Reconhece as propriedades da multiplicação e da divisão como facilitadoras do cálculo mental. - Decompõem números para a realização de cálculo mental. - Faz estimativa para avaliar a adequação de um resultado. - Utiliza a calculadora para compor e decompor quantidades utilizando operações de adição e multiplicação. 2 – Espaço e Forma - Associa formas espaciais (cubos) a objetos do cotidiano. - Reconhecimento dos elementos que compõem o cubo (faces quadradas e números de faces, vértices e arestas). - Constrói o cubo a partir das planificações. - Diferencia poliedros de copos redondos no seu cotidiano. - Reconhece prismas, pirâmides e esferas entre os objetos que envolvem o seu mundo. - Percebe os elementos dos sólidos utilizando embalagens. 3 – Grandezas e Medidas - Resolução de problemas, envolvendo metro e quilometro; grama e quilograma; hora e minuto. - Utiliza e relaciona as unidades padronizadas de medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo em situações contextualizadas. 4 – Tratamento da Informação. - Leitura, interpretação de dados presentes em reportagens, tabelas e gráficos de barras. - Lê e interpreta dados apresentados em tabelas. - Percebe diferenças e semelhanças em gráficos de situações contextualizadas. - Constrói o cubo a partir das planificações. - Diferencia poliedros de copos redondos no seu cotidiano. 5 – Números e operações. Contando, calculando e registrando quantidades. - Reconhecimento da função da virgula em números decimais. - Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema. - Adição e subtração com ou sem reagrupamento. - Multiplicação com a utilização de algoritmo na multiplicação por um algarismo. - Divisão por estimativa com um ou dois algarismo no divisor r pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em partes iguais) - Estimativa e cálculo mental (por decomposição, utilizando os fatores básicos das operações e as multiplicações por 10 e 100) - Compreende o uso adequado da virgula em operações com números decimais. - Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situações-problemas. - Calcula corretamente adição e subtração. - Analisa, interpreta e resolve situações-problema, envolvendo as idéias da multiplicação. - Exercita técnicas de cálculo. - Reconhece e calcula os divisores de um número natural. 6 – Grandezas e Medidas - Análise de números e resolução de problemas envolvendo o sistema monetário e as medidas de comprimento. - Relaciona cédulas e moedas que circulam no país, aos seus valores, utilizandoas em resoluções problemas. 7 – Tratamento de informação - Leitura, interpretação de dados presentes em reportagens e tabelas. - Construção de gráficos de barras. - Lê e interpreta dados apresentados em tabelas. - Interpreta dados do cotidiano apresentados sob forma de tabelas e gráficos. 8 – Números e operações Analisando formas e calculando - Análise, interpretação e resolução de situações- - Utiliza as 4 operações fundamentais em situações-problema. - Analisa e interpreta textos com situações-problema. - Reconhece as propriedades da adoção e subtração com e sem reagrupamento. - Reconhece e usa as propriedades da multiplicação para agilizar o cálculo mental, compondo e decompondo. problema. - Adição e subtração com e sem reagrupamento. - Multiplicação utilizando a decomposição para realizar multiplicações por um e dois algarismos. - Algoritmo apenas na multiplicação por um algarismo. - Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor e pelo algoritmo com um algarismo no divisor. - Estimativa e cálculo mental (por decomposição, utilizando os fatores básicos das operações e as multiplicações por 10 e 100.) - Exploração do significado de fração como parte do todo ½, 1/3, ¼, 1/6, 1/8. - Efetua a multiplicação com um algarismo na forma retangular. - Faz estimativas para avaliar a adequação de um produto. - Reconhece e usa as propriedades da multiplicação para agilizar o cálculo mental. - Faz estimativas para avaliar a adequação de um produto. - Reconhece os números fracionários no dia-a-dia. - Lê, escreve, compara e ordena números fracionários de uso freqüente. 9 – Espaço e Formas - Identificação de dados e vértices em figuras. - Composição de figuras com triângulos. - Transformação de figuras em malhas quadriculadas. - Identifica fazes, lados e vértices em figuras geométricas. - Identifica formas planas e formas não planas. - Classifica triângulos quanto aos lados e sua rigidez. - Amplia e reduz figuras em malhas quadriculadas. - Traça eixos de simetria. 10 – Grandezas e Medidas - Cálculo de áreas e perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas. - Reconhecimento e utilização de unidades de tempo (hora e minuto). - Estimativas envolvendo tempo. - Utiliza corretamente os termos para calcular áreas de polígonos em malhas quadriculadas. - Identifica o relógio como instrumento de medidas de tempo. - Lê e escreve as horas indicadas no relógio. - Resolve problemas que envolvam medidas de tempo. 11 – Tratamento da informação - Leitura e interpretação de dados presentes em reportagens e tabelas. - Construção de gráficos de barras. - Interpreta e constrói gráficos e tabelas. - Escreve as coordenadas das figuras de uma tabela. - Interpreta e constrói gráficos de barras. III UNIDADE – agosto/setembro) CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades: 1 - Números e operações: Medindo, contando e realizando cálculos. - Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal (ampliação da seqüência) - Reconhece números decimais em diversas situações do cotidiano. - Analisa, interpreta e resolve problemas envolvendo números decimais. - Lê, escreve, compara e ordena números naturais em sucessor e antecessor. - Compõe e decompõe quantidades desenvolvendo o cálculo mental. - Reconhece e explora os números naturais em diferentes contextos. - Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações com números naturais. numérica até 10.000). - Leitura e escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, seqüências. - Composição e decomposição de quantidades. - Reconhecimento das ordens que compõem um número. - Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblemas. - Adição e subtração com e sem reagrupamento. - Multiplicação (enfatizando multiplicação retangular, a decomposição e a relação entre multiplicação e divisão.) - Construção do algoritmo da multiplicação por um algarismo. - Divisão por um ou dois algarismo (enfatizando a função do resto em uma divisão e a relação entre a divisão e a multiplicação.) Analisando formas informações, números e medidas. - Resolve situações-problemas com e sem reagrupamento. - Resolve com compreensão, problemas que envolvem a multiplicação. - Determina de modo prático, utilizando a multiplicação, o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo de um número natural. - Relaciona a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão entre si. 2 – Grandezas e Medidas - Resolução de problemas, envolvendo quilômetros e horas (KM/H) - Ampliação e redução de figuras, analisando o que ocorre com a área e o perímetro dessas figuras. - Faz estimativas com as medidas do tempo, a partir de situações-problema com material concreto. - Faz estimativas com as medidas de tempo, a partir de situações-problema e concretas. - Calcula e encontra o perímetro de figuras. - Efetua medições a partir de cálculo mental. - Amplia e reduz figuras, calculando em situações práticas. 3 – Tratamento da informação - Leitura e interpretação de dados presentes em tabelas. - Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos de colunas ou barras. 4 - Números e operações.: Medindo, calculando e registrando números. - Reconhecimento da função da virgula em números decimais. - Composição de qualidades observando o valor posicional dos algarismos. - Análise interpretação, formulação e resolução de situações-problema. - Adição e subtração com e sem reagrupamento. - Multiplicação com a - Lê e escreve números decimais com virgula. - Efetua corretamente a divisão com números decimais, observando o valor posicional dos algarismos. - Lê com atenção o problema, interpretando corretamente o que é dado e o que é pedido. - Identifica a relação fundamental da divisão em uso. - Utiliza o algoritmo das operações como elemento facilitador de cálculo. - Resolve, com compreensão, problemas que envolvem a multiplicação. - Emprega corretamente a termologia: divisão, dividendo, divisor, quociente, Resto. - Resolve, compreensão, problemas que envolvem dados fracionários. - Resolve problemas utilizando as unidades das medidas de comprimento bem como a transformação de unidades. -Lê e escreve o antecessor e sucessor de um número natural em seqüência. - Compõem e decompõe quantidades usando material concreto nas 4 operações. utilização de algoritmo na multiplicação por um algarismo e construção do algoritmo da multiplicação por dois algarismos. - Divisão por estimativa com dois algarismos no divisor. - Relação da divisão de um inteiro em partes iguais (até décimos); relação entre representação fracionária e decimal. - Adição e subtração envolvendo números que representam medidas de comprimento, de massa e de valor. Compreensão das regras de organização dói sistema de numeração decimal (ampliação da seqüência numérica até 30.000). - Leitura escrita, comparação e ordenação, sucessor, seqüências. - Composição e decomposição de quantidade. Reconhecimento das ordens que compõem um número. - Análise, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão. - Reconhece as ordens que compõem um número decimal. - Reconhece a possibilidade ou não da divisão de um número em uso. - Percebe a idéia de parte através de material concreto. 5 - Grandezas e Medidas - Relação entre as medidas de comprimento (metro, centímetro e milímetro) e as medidas de massa (grama e quilograma). - Representação dessas medidas, utilizando frações e números com vírgula. - Conhece as unidades de medidas usuais: metro, centímetro, milímetro e quilômetro, sabendo empregá-las em situações práticas. - Reconhece a medida de massa adequada utilizando frações e números com virgula a situações cotidianas. 6-Espaço e Forma: - Reconhecimento de semelhanças diferença entre corpos redondos e poliedros. - Análise e representação dos corpos redondos (cone e cilindro). - Reconhecimento de semelhança e diferença entre esfera e círculo. - Reconhecimento de semelhanças diferença entre corpos redondos e poliedros. - Análise e representação dos corpos redondos (cone e cilindro) - Reconhecimento de semelhança e diferença entre esfera e círculo. 7- Grandezas e Medidas - Identifica o relógio como instrumento de medidas de tempo. - Reconhecimento e utilização de unidade de tempo (hora e minuto). - Relação entre hora e minuto e frações da hora. - Reconhece as unidades de medidas de tempo. - Reconhece as unidades de medidas de tempo marcadas pelo relógio. 8 - Tratamento da Informação - Produção de textos escritos com base na interpretação de gráfico de segmentos e tabelas. - Análise, interpretação e construção de gráficos de setores. - Produz textos escritos com base na interpretação de gráfico de segmento e tabelas. - Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos de segmentos, colunas, barras e gráficos de setores IV UNIDADE – setembro/novembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades: 1- Números e operações. Medindo, contando, calculando e analisando informações. - Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblema. - Adição e subtração com e sem agrupamento. - Adição e subtração de decimais em situações que envolvem sistema monetário e outras medidas Interpretando medidas, formas e possibilidades. - Números e operações - Análise, interpretação e resolve problemas de adição e subtração com e sem agrupamento envolvendo número naturais. - Adição e subtração com e sem agrupamento, envolvendo números naturais e decimais. - Cálculo mental envolvendo adições e subtrações de números maiores que 100 e menores - Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações com números naturais. - Resolve situações-problema com e sem reagrupamento. - Resolve com compreensão, problemas que envolvem a decomposição e a memorização da tabuada. - Resolve problemas que envolvam a multiplicação. - Faz estimativas em situações-problemas. - Utiliza os critérios de divisibilidades como elemento facilitador da divisão, em situações contextualizadas. Lê com atenção o problema, interpretando corretamente o que é dado e o é pedido. - Faz cálculo mental envolvendo adição e subtração de números maiores que 100 e menores que 1000. que 1000. 2- Grandezas e Medidas - Resolução de problemas envolvendo a relação entre metro, centímetro e milímetro. - Reconhece unidades padronizadas para medir comprimentos. - Reconhece a adequação do metro ou centímetro em seu cotidiano. 3-Tratamento da informação - Leitura, interpretação de dados presentes em gráficos e tabelas. - Construção de gráficos e colunas. - Produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas (baseando-se em textos jornalísticos e científicos). - Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos e tabelas. - Constrói gráficos de colunas. - Produz textos escritos com base na interpretação de gráficos jornalísticos e científicos. 4- Espaço e Forma - Classificação de poliedros identificando semelhanças e diferenças, usando com critério o número de lados e de vértices. - Mosaicos: exploração de figuras desenhadas pela repetição de padrões. - Compreensão de figuras geométricas utilizando triângulos, pentágonos, hexágonos, trapézios e losangos. - Classifica polígonos identificando semelhanças e diferenças, observando o número de lados e de vértice. - Constrói mosaico utilizando formas circulares. - Reconhece triângulos e quadriláteros como os polígonos mais comuns. - Diferencia os quadriláteros, dos trapézios. - Reconhece os losango e os quadrados. 5 - Grandezas e Medidas - Resolução de problemas envolvendo medidas de massa (G e Kg) e de capacidade (L e ML) - Reconhece que ao medir a quantidade de líquido existente no interior de um recipiente, obtém-se a capacidade desse recipiente. - Estabelece as relações existentes entre as diversas unidades de medida de capacidade. 6- Tratamento da Informação - Identificação de possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabiliza-los (raciocínio combinatório). - Identifica as diversas maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabilizá-los. 7- Números e operações Contando, compondo quantidades e calculando. - Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal (ampliar a seqüência numérica até 100.000). - Leitura e escrita, composição e decomposição, comparação e ordenação, classes e ordens, sucessor e antecessor, seqüências. - Compreende as regras de organização do sistema decimal ampliando a sequência numérica até 100.000. - Reconhece e explora os números naturais em diferentes contextos. - Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações com números naturais. - Resolve situações-problema com e sem reagrupamento. - Resolve com compreensão problemas que envolvem a multiplicação e a divisão por um e por dois algarismos. - Associa a multiplicação e divisão. - Adição e subtração com e sem agrupamento. - Multiplicação e divisão por um e por dois algarismos. - Relação entre multiplicação e divisão. CIÊNCIAS NATURAIS I UNIDADE – fevereiro/abril CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – A vida na Terra Do que é feito o planeta Terra? - Materiais que compõem os ambientes da Terra. - Estados físicos dos materiais. - Características de alguns materiais. - Recursos naturais renováveis e não renováveis - Reconhece que o ambiente é constituído de imensa variedade de materiais. - Identifica os estados físicos dos materiais. - Identifica os estados físicos dos materiais. - Reconhece a utilização dos materiais de acordo com as suas características. - Reconhece a forma de exploração dos recursos naturais utilizados na época do descobrimento e atualmente. 2 – Ação transformada do ser humano. - Utilização e transformação dos recursos naturais. - Reciclagem dos materiais. - Preservação dos recursos naturais. - Aproveita os recursos naturais. - Explica por que o homem passou a ser o maior depredador da natureza. - Identifica as atividades humanas que mais alteram o ambiente. - Identifica e classifica os principais constituintes do lixo doméstico. - Compreende a importância da preservação da natureza como fator fundamental para melhoria da qualidade de vida de todos os seres. 3 -Terra – Morada dos seres vivos - Características internas e externas do planeta Terra. - As plantas (ou vegetais) - Vegetais ameaçados. - Animais - Vertebrados e invertebrados. - Animais silvestres e domésticos. - Animais ameaçados de extinção. - Seres vivos peçonhentos e venenosos. - Adaptação dos seres vivos aos diferentes ambientes da Terra. - Diferencia as camadas da Terra. - Compreende a formação do planeta Terra e sua paisagem. - Percebe que a Crosta Terrestre exibe condições favoráveis para existência de seres vivos em cada camada (hidrosfera / atmosfera e litosfera). - Reconhece a importância dos vegetais e a importância da sua utilização pelos seres vivos. - Reconhece que alguns vegetais correm riscos de extinção. - Percebe os cuidados que devemos ter em relação a segurança no convívio com alguns animais. - Explica as intervenções do Ibama em favor de algumas espécies que vivem enclausuradas. - Busca a participação em ações comunitárias de preservação da fauna. - Caracteriza as adaptações dos seres vivos para sobrevivência nos diferentes ecossistemas terrestres. 4-O Sistema Solar e a Terra - O Sistema Solar - Os planetas do Sistema Solar - Outros Astros do Sistema Solar - A Terra - As faces da Lua - Situa o planeta Terra no Sistema Solar. - Reconhece que a Lua, os planetas e as estrelas fazem parte do Sistema Solar que o Sol é uma estrela e a Terra é o nosso planeta. - Conhecendo melhor a atmosfera. 5 - Ação transformadora do ser humano - A forma como o ser humano atua no ambiente, provocando alterações na biosfera. - O ser humano e os outros animais - Identifica as atividades humanas que mais alteram o ambiente, e suas possíveis conseqüências. - Analisa a interferência que o ser humano gera instalar-se no ambiente. II UNIDADE – abril/junho CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades De baixo para cima - Conhecendo o solo da terra. 1 – A vida na terra - Formação e características de alguns tipos de solo. - Influência do tipo de solo na vida dos animais e vegetais. - A importância das plantas - As plantas são úteis ao homem. - Plantas tóxicas - Preservação das plantas - A importância dos vegetais na vida dos animais. - Os animais e as estratégias de sobrevivência. - Cadeia Alimentar - Saúde e qualidade de vida - Importância da prevenção de doenças veiculadas pelo solo. – Identifica e observa através de experimentos os componentes do solo. - Compreende a dependência que os seres vivos têm do solo e a importância para a preservação do mesmo. - Reconhece a importância dos vegetais para o solo. - Desenvolve o hábito de depositar os resíduos (lixo) nos lugares corretos, evitando assim doenças veiculadas pelo solo. - Percebe que a produção de resíduos (lixo) é um problema de todas as pessoas. 2 – Ação transformadora do ser humano. - Prevenção contra erosão e manutenção da fertilidade do solo. - Influência das queimadas e do desmatamento na erosão do solo. - A poluição causada pelo lixo. - Impermeabilização - Desertificação. 3 – Amplia a compreensão da importância da fertilidade do solo para a agricultura. - Compreende a dependência que os seres vivos têm do solo e a importância para a preservação do mesmo. - Destaca os riscos das queimadas e dos desmatamentos indiscriminados para o solo. - Valoriza a higiene ambiental como fundamento para a manutenção da saúde coletiva. - É consciente dos deveres de cidadão com relação ao ambiente. III UNIDADE – agosto/setembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1-A água na Terra - A vida na Terra - A presença da água no planeta terra. - O ciclo da água na natureza. - Amplia o conhecimento de que a água é indispensável à vida. - Evidencia a alta proporção de água existente nos seres vivos e os meios de adaptação contra a sua perda. - Identifica as relações entre seres vivos e os seres vivos e o ambiente. - Identifica a água no planeta Terra como maior parte constituinte, e sua importância para o desenvolvimento da vida no planeta. 2 -Saúde e qualidade de vida - Doenças veiculadas pela água. - Doenças relacionadas com a água: dengue, leptospirose, cólera e febre amarela. - Reconhece alguns modos de transmissão e prevenção de doenças contagiosas. - Utiliza medidas de preservação da saúde através da observação das atitudes e cuidados com o próprio corpo do outro. 3 -Ação transformadora do ser humano - Controle da circulação da água nas cidades estação de tratamento de água e esgoto. - Poluição da água: mar e cidades. - Identifica formas de poluição nos ambientes aquáticos através da observação direta e/ou indireta. - Percebe que a poluição das águas é um problema provocado pelo ser humano. IV UNIDADE – setembro/novembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – O ar e a vida na Terra - A vida na Terra - O ar no planeta - Existência do ar - Espaço ocupado pelo ar. - Peso do ar. - Composição do ar - Relação do ar com os seres vivos. - Vento - O movimento do ar - Poluição do ar - Observa a existência do ar através do ambiente e de experimentações. - Conhece os gases que compõem o ar. - Compreende a importância do oxigênio para a vida na terra. 2 – Saúde e qualidade de vida - Sistema respiratório - Influência da qualidade do ar na saúde do ser humano. - Diferencia ar puro e poluído, destacando o ar das cidades. - Identifica as principais doenças do aparelho respiratório suas causas e prevenção. 3- Ação transformadora do ser humano - Utilização do ar nas atividades humanas: usinas eólicas, moinhos de vento e - Reconhece alguns usos do “vento” feitos pelos seres humanos. - Reconhece a importância do ar nas atividades humanas. barco à vela. História I UNIDADE – fevereiro/abril CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Brasil, meu Brasil brasileiro - Cotidiano (eixo sociocultural) - O conhecimento da temporalidade (século e periodizações dói Brasil) - Os primeiros habitantes do Brasil. - Brasil: Quem eram seus habitantes? - Forma de vida dos primeiros habitantes. - Cotidiano (eixo local) - Presença de elementos culturais de portugueses, indígenas e africanos no local onde moram os alunos. - Existência de preconceito de moradia dos alunos. - Cotidiano (eixo políticoeconômico) - As expedições de exploração e ocupação das terras conquistadas. - Expedições guarda-costas. - Expedições colonizadoras - Capitanias Hereditárias - A importância do açúcar e dos engenhos. - Chegada dos portugueses as terras que hoje chamamos Brasil - A escravidão africana no Brasil. - O Governo-Geral e as invasões - Governo- Geral - Invasões francesas - Expedições para o interior - A ação dos jesuítas. – Conclui que a história é formada por fatos ordenados através do tempo. - Relaciona séculos a um período de tempo. - Reconhece a necessidade de consultar documentos para conhecer a história. - Reconhece os indígenas como os primeiros habitantes do Brasil. - Identifica hábitos, costumes e tradições característicos da cultura dos índios brasileiros. - Conhece e respeita a cultura das pessoas vindas de outras localidades brasileiras ou de outros países do mundo. - Respeita as características das diferentes culturas que compõem as origens do Brasil atual. - Reflete sobre os preconceitos raciais. - Reconhece a importância das grandes navegações realizadas por Portugal e Espanha. - Observa imagens e expressa opinião sobre a dominação portuguesa no Brasil. - Reconhece os principais fatos da chegada dos portugueses ao Brasil. - Indica conseqüências da chegada dos portugueses ao Brasil. - Reconhece a exploração do homem branco sobre os negros. - Reflete sobre o preconceito racial. - Apresenta subsídios para a compreensão do processo de invasão e expulsão dos holandeses do Brasil no século XVII e da crise açucareira, abordando a exploração do trabalho escravo. - Conhece as características e contribuições dos povos que atuaram na formação do povo brasileiro. Conteúdos complementares - Cooperativismo - História do cooperativismo; surgimento do cooperativismo no Brasil. - Compreende a organização das cooperativas como alternativa para a diminuição das desigualdades sociais - Conhece e pratica os fundamentos do cooperativismo. - Identifica a evolução do cooperativismo no Brasil e no mundo. - Cultura Indígena - Distribuição Indígena no mundo, índio no Brasil, o índio e sua cultura. - Analise criticamente a situação do índio no Brasil e no mudo compreendendo a importância e o legado deixado à humanidade. - Cultura Afro - África (localização, língua, cultura, folclore e paisagem). - Respeita e valoriza a cultura africana, demonstrando atitudes de tolerância e combate às discriminações. II UNIDADE – abril/junho INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades: 1 – - Cotidiano (eixo sociocultural) - Cuidando da terra conquistada. - Salvador, a primeira Capital da Colônia. - A organização política do município. - Cotidiano (eixo-politicoeconômico) - Organização político – administrativo do Brasil na atualidade. - Organização político – administrativa no Período Colonial (Tratado de Tordesilhas, Capitanias Hereditárias e Câmaras Municipais) - Ocupação do território da América portuguesa. - Primeiras povoações, arraiais e vilas criadas pelos portugueses. - As bandeiras e as monções. - Indígenas, colonizadores e africanos na Bahia. - O modo de viver dos colonizadores. - A sociedade mineira a partir do século XVI. - As revoltas brasileiras. - Conhece e respeita o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticos e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre elas. - Conhece a história da fundação da Cidade de Salvador e analisa os aspectos físicos do município. - Posiciona-se de maneira ética e construtiva diante da pluralidade sóciocultural de Salvador. - Investiga aspectos geográficos do município (solo, relevo, hidrografia...) - Reconhece a organização administrativa do município de Salvador. - Identifica a organização administrativa do Brasil atual. - Reconhece a importância do Tratado de Tordesilhas como um acordo entre Portugal e Espanha para divisão das terras descobertas e por descobrir. - Reconhece as causas e conseqüências da divisão do território brasileiro em Capitanias Hereditárias. - Elabora conceitos de colonização, exploração, escambo. - Identifica as especialidades da sociedade mineradora, destacando as transformações e os conflitos ocorridos na sociedade colonial a partir do ciclo do ouro. - Cooperativismo - Simbologia do cooperativismo /normas/organização. -Identifica e compreende o significado da simbologia das cooperativas; - Compreende as regras de organização e funcionamento das cooperativas - Cultura Indígena - Resistência indígena, revoltas, processo de aculturação, escravidão, tribos indígenas ontem e hoje. - Identifica os movimentos de resistência indigna brasileiro contra a aculturação portuguesa. - Percebe e compara as diferenças e semelhanças entre as comunidades indígenas de hoje e do passado. - Cultura Afro - Luta dos negros (chegada ao Brasil), castigos, fuga, resistência, líderes negros, abolicionistas, Palmares, abolição da escravatura. - Identifica os movimentos de resistência negra brasileiro contra a aculturação portuguesa. - Compreende que a desigualdade com que o povo negro foi tratado ao chegar no Brasil, na condição de “escravos” determinam as diferenças sócioeconômicas atuais. - Conhece e valoriza as principais lideranças negras, compreendendo o processo de legitimação da cultura e dos direitos sociais já conquistados e a conquistar pela população afro-descendente. III UNIDADE – agosto/setembro INDICADORES DE DESEMPENHO História. 1 – Cotidiano (eixo sociocultural) - Pintores que retratam o Brasil. - Importância das pinturas históricas para o conhecimento da história do Brasil. - A criação da Academia Imperial de Belas Artes. - A fotografia no Brasil - Amplia a capacidade de leitura das diversas produções artísticas, transformando-se, gradativamente, num apreciador e fluidor mais consciente e crítico da produção cultural. - Constrói um olhar sobre a obra do artista e sente-se estimulado para criar o seu objeto de arte. - Percebe a família como seu primeiro grupo social. - Semelhanças e diferenças entre si e o outro, possibilitando a integração com o grupo. - A caricatura no Brasil. 2 – Cotidiano (eixo local) - Diferentes fontes históricas para o conhecimento da nossa história família. - Problemas enfrentadas pela sociedade brasileira na atualidade – Constrói um olhar sobre a obra do artista e sente-se estimulado para criar o seu objeto de arte. - Percebe a família como seu primeiro grupo social. - Semelhanças e diferenças entre si e o outro, possibilitando a integração com o grupo. 3 –Cotidiano (eixo políticoeconômico) - Chegada da família real ao Brasil em 1808. - Partida de D. João VI. - Governo de D. Pedro I e a Proclamação da Independência do Brasil. - Primeiro Império (1822 – 1831) - Regências (1831 – 1840) - Segundo Império (1840 – 1889) - Partida de D. Pedro I e governo de D. Pedro II. - A abolição da escravatura e a expansão da produção de café. - O africano perde a liberdade. - O café – o desenvolvimento do Brasil. - Diferentes manifestações artísticas e folclóricas do Estado (regional) - Reconhece a importância da entrada da família real no Brasil, suas causas e conseqüências. - Reconhece que a Independência do Brasil foi apenas uma independência política. - Reconhece os vultos importantes da história da Bahia manifestações artísticas e folclóricas da Estado. 4- Cooperativismo - Montagem de cooperativa para arrecadação de mantimentos, brinquedos, roupas, utensílios de higiene. -Identifica as etapas necessárias para a organização de uma cooperativa. -Compreende a filosofia do cooperativismo, como uma ação prática e solidária. 5- Cultura Afro - Preconceito racial /Discriminação ( O negro hoje na sociedade, Legislação brasielira sobre preconceito, valorização do negro, movimento negro para preservação da cultura. 5- Identifica o preconceito racial como um problema social que deve ser discutido e combatido por todos os cidadãos. - Identifica que outros segmentos da sociedade sofrem preconceitos que devem ser denunciados e combatidos.(mulher, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência) - Compreende que todo cidadão tem direito a optar por suas, crenças, religiões e modo de vida. _ Conhece e interpreta a legislação que determina crime de discriminação contra as minorias. 6 - Cultura Indígena - Preconceito racial e social / discriminação, leis de proteção aos índios. - Índio hoje, FUNAI / FUNASA Identifica o preconceito racial como um problema social que deve ser discutido e combatido por todos os cidadãos. - Identifica que outros segmentos da sociedade sofrem preconceitos que devem ser denunciados e combatidos.(mulher, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência) - Compreende que todo cidadão tem direito a optar por suas, crenças, religiões e modo de vida. _ Conhece e interpreta a legislação que determina crime de discriminação contra as minorias. - Identifica as instituições brasileiras de de apoio aos índios. GEOGRAFIA I UNIDADE – fevereiro/abril CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Espaço e representação Investigando meu município e meu Estado. - Identificação da formação e representação de diferentes espaços - Discute sobre as maneiras de se preservar os espaços em que se convive. - Reconhece os Estados como espaços dentro de uma região. - Observa como os espaços se transformam em tempos diferentes. 2 – Sociedade - Reconhecimento da organização social do município das unidades federativas. - Identificação da administração política do município. – Reconhece que o espaço pode ser representado através de plantas, globo terrestre, fotografias, maquetes e mapas. - Reconhece a organização social do município de Salvador. - Identifica algumas atribuições da administração pública municipal. - Reconhece a organização administrativa do município. - Reconhece os problemas atuais e relaciona-os com fatos passados. - Reconhece a importância dos impostos e taxas pagas pelo cidadão para o desenvolvimento do bem comum. II UNIDADE – abril/junho CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Espaço e representação. Os estados brasileiros e as transformações nas paisagens. - Compreensão da formação do território brasileiro. - Análise das diferentes formas de divisão política administrativa do Brasil - Reconhece que o mapa político representa os limites administrativo entre continentes, países, Estados e municípios. - Reconhece o nome oficial do Brasil, a nacionalidade, a língua falada e a sua área territorial. - Reconhece que o Brasil foi dividido em regiões para facilitar a sua administração. 2 – Sociedade - Percepção de que cada cidadão tem responsabilidade na administração pública. - Reconhece-se como habitante de uma cidade, participa de um Estado e é um cidadão que faz parte e tem responsabilidade na administração pública. - Relaciona as eleições, como resultado da escola de quem administra a cidade. 3 – Natureza - Identificação dos elementos naturais da paisagem e do – Constrói ações pautadas no respeito ao espaço geográfico, assumindo uma postura de proteção ambiental. trabalho humano. III UNIDADE – (06/07/2009 à 18/09/2009) CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Espaço e Representação O Brasil e suas regiões - Localização dos Estados nas regiões brasileiras. - As direções cardeais - Divisas entre Estados – Reconhece a divisão política e regional do Brasil. - Identifica e localiza os pontos extremos do Brasil no mapa e respectivos estados de localização. - Nomeia e identifica os estados brasileiros com as respectivas siglas, capitais e oceanos que banha o Brasil. - Identifica os pontos colaterais, bem como os tipos de orientação. - Identifica os limites naturais do estado da Bahia. 2 – Sociedade - Identificação das diferenças regionais. – Identifica as formas de modificação da paisagem pelo homem. - Reconhece os Estados como espaços dentro de uma região. 3 – Natureza - A natureza e o trabalho humano em cada região. – Identifica as atividades econômicas da Bahia ontem e hoje. - Reconhece que os homens se organizam, relacionam e modificam a natureza através do espaço urbano e rural. 4 – Trabalho - As diferenças econômicas das regiões brasileiras. - Os meios de transporte. - Os meio de comunicação - A agricultura Plantio. - A pecuária - Quem trabalha na criação de gado. - A indústria Tipos de indústria - O comércio – Percebe a importância da preservação, ao meio ambiente. - Localiza, em mapa, as regiões em que o estado divide-se. - Identifica as transformações tecnológicas ocorridas nas regiões. - Reconhece o papel desempenhado pelas tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na figuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade. - Identifica os principais produtos e as características da agricultura no Brasil. - Identifica que o produto é plantado em maior escala no estado em que mora. - Define os principais produtos e as características da pecuária no Brasil. - Reconhece qual a criação de gado mais comum do local em que mora. - Identifica os tipos de indústrias existentes em seu estado. - Reconhece que o comércio depende de outras atividades econômicas para o seu bom funcionamento. - Identifica os tipos de produtos que o Brasil exporta. IV UNIDADE – setembro/novembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Espaço e Representação Localizando o Brasil no mundo. -Localização do Brasil no continente americano e no mundo. - Localiza a América do Sul e o Brasil no Mapa Mundi. - Nomeia e identifica os continentes e os oceanos que banham a América e o Brasil. - Identifica as Américas no mapa. 2 – Sociedade - Conscientização dos problemas sociais e dos direitos da criança. – Reflete sobre a questão da desigualdade social e econômica no Brasil. - Compreende as transformações políticas, econômicas e sociais das últimas décadas do Brasil. 3 – Natureza - Identificação dos problemas ambientais das grandes cidades. – Debate sobre alguns dos problemas das cidades grandes de hoje e a discussão de possíveis soluções. 4 - Sociedade Compreensão da transformação das paisagens e do modo de vida das sociedades após a – Compreende melhor a sociedade brasileira e exerce a cidadania. industrialização. EDUCAÇÃO FÍSICA Professora: Ligia I UNIDADE – fevereiro/abril CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Jogos de tradição - Jogos motores - Exame biométrico – É capaz de criar estratégias de fuga nos jogos propostos. - Desenvolve espírito de equipe para trabalhar coletivamente respeitando o outro e suas capacidades de movimentação e honestidade para não infringir as regras. - Desenvolve a orientação tempo espaço e agilidade. - Analisa e planeja estratégias de jogo. - Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS. - Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina. II UNIDADE – abril/junho CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Jogos de construção - Jogos pré-desportivos – Apresenta desenvolvimento das nações físicas e matemáticas de tamanho e distância de algum objeto em relação ao seu corpo; - Apresenta noção espacial do indivíduo com a movimentação do objeto; - Promove a satisfação no resultado final da cosntrução do brinquedo proposto e se socializa com os colegas, o conhecimento necessário para a confecção do brinquedo. - Possui a criatividade estimulada e desenvolve concomitantemente, a coordenação motora; - Apresenta desenvolvimento da responsabilidade com suas atribuições - Apresenta desenvolvimento no espírito de equipe para trabalho coletivamente no intuito de melhorar o jogo; - Cria uma estruturação espacial e orientação corporal; - Analisa e planeja estratégias de jogo. - Corre, lança e rebate a bola III UNIDADE – agosto/setembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Ginástica com materiais - Ginástica sem materiais – Apresenta desenvolvimento das noções de orientações nos espaços da escola; - Apresenta desenvolvimento de temperatura e da incidência da luz solar; - Apresenta desenvolvimento na velocidade de noção a partir da ação do colega; - Evita desentendimentos; - Apresenta desenvolvimento nas habilidades de locomoção e equilíbrio; - Percebe a distância em metros; -É capaz de criar novas formas de lançamento. - Cria responsabilidade de lançar o arco sem atingir nenhum objeto. - Desenvolve autocontrole para lançar e segurar - Apresenta desenvolvimento de lateralidade. - Desenvolve capacidade de manipulação. IVUNIDADE – setembro/novembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Exame biométrico (2º semestre). - Exercícios aplicados à natação para os estilos crawl e costas. – Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais, de acordo com a OMS. - Apresenta perfeita adaptação no meio liquido, bem como no seu deslocamento no mesmo utilizando os técnicos aplicados de respiração subaquática nos estilos crawl e costas. INGLÊS Professora: Edmari I UNIDADE – fevereiro/abril CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – At the museum. - Identificação de nomes de frutas, animais, números (eleven e twelve) e cores. - Revisão dos seguintes grupos de vocabulários: parte da casa, cidade, corpo, meios de transportes, material escolar, esportes e membros da família. – Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humano, suas cores. - Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência. - Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características individuais. 2 – The studio - Identificação dos nomes de alguns materiais escolares, tais como: paints. scissors, colored, pencils, colored pus, pencil sharpener, paper, glue, bruch. - Revisão de números e nomes das cores: yellow, blue, Green, red, White, Brown, Black. - Revisão dos materiais escolares já conhecidos: notebook, pencil, pen, book backpack, eraser, ruler, pencil. – Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e limpeza os objetos da escola. - Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que desempenham. - Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das cores. 3 – Old clathes - Identificação dos nomes das seguintes peças de roupa: shoes, cap jacket, cost, snea kers, socks, blouse, t-shirt, jeans, trousers. - Identificação dos adjetivos: old, funny e beautiful. - Revisão dos nomes das cores: yellow, blue, Green, red, White, Orange, purple, Brown,Black. – Organiza uma lista de produtos a serem comprados num shopping. II UNIDADE – abril/junho CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – The farmer likes the rain - Leitura de textos para a compreensão geral da mensagem. - Fala, identificação e escrita dos seguintes vocábulos: polar, bear, penguin, farmer, children, plants, snow, rain, sunshine. – Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humanos. - Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem - Percebe as mudanças dos hábitos e no vestuário com a chegada das estações do ano. - Reconhece o gosto pelas coisas, alimentos e objetos. - Identifica os dias da semana para organização do tempo e das atividades, seguindo a organização mensal solicitado. - Identificação de estruturas para descrição do clima “It’s warm, cold and raining”. - Identificação de estruturas para expresser gusto ou desgosto “I like…” “I don’t like” 2 – On saturdays, I GO swimming Revisão de vocabulário já conhecido: library, super mar ket, club, park, Forest, museuns (go) shopping, swimming, basebal, tennis, biking, soccer, pictures. -Identifica nomes de locais públicos em Inglês. - Compreende a necessidade do bom comportamento em locais públicos. 3 – Good ewening and good night. - Emprego de good morning, good afternoon, good evening e good night. - Identificação de morning, afternoon, evening, night e seus significados na língua inglesa - Emprego de It’s ___ o clock. III UNIDADE – agosto/setembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – The calendar - Compreensão de texto - Nome das letras do alfabeto em inglês. - Apresentação do Algarismo de 0 (zero) - Dias da Semana – Compreende que cada dia da semana e mês do ano. - Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz contagem e relaciona ao número adequado, explica a noção de sucessor e antecessor. - Busca atividade de conservação no espaço onde vive (casa, escola, na rua, no sítio, na fazenda) como forma de respeito ao meio ambiente. - Identifica a relação de concordância entre nome adjetivos. - Explica a estrutura das frases com o verbo to do na forma interrogativa. – Small worldo Theme park Vocabulario refernte a lugares: city, field, island, (frazem) lake mountain, river village, waterfall, map (main) street, square, restaurant, forest, pyranud, bridge, ralleuvoaster, tower. Uso dos seguintes adjetivos par descrição de atividades: fun, great e boring - Identificação de exepressões como “Let’s GO to…” “Let’s visit…” - Formulação de perguntas e respostas sobre localização: “Where is it?”. Where is…? “It’s in frout of”, It’s on”. Nomes de países na língua inglesa. 2 – Food around The world -Emprego breakfast, lunch e dinner, eggs, sausages, coffee – Nomeia alimentos saudáveis e não saudáveis. - Compara alimentos saudáveis e não saudáveis a longevidade. - Nomes de paíes na língua inglesa. - Food around the world - Emprego dos verbos eat e drink - Identificação do nome das refeições: breakfast, lunch e dinner. - Vocabulário referente a comidas: eggs, sausages, coffe, hamburger, hot dog, french fries, Orange juice, saft drink, fish, chips, tea, Milk, toost, Jam, butter, sandwiches, cucumber, soup, Rice, pasta, pizza. - Nomes de países na língua inglesa. - Aspectos culturais gastronômicos de diversos países. IV UNIDADE – setembro/novembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Safári in África - That - Perguntas para resposta sm/não: “Is that a giraffe. - Pergunta para se certificar de uma informação: “Are you sure?” - Vocabulário referente os animais selvagens da África: giraffe, elephant, buffalo, lion, leopard, gazelle, cheetah, rhino, hippo, crocodile, zebr, monkey, boboon - What I want to be - Formulação de perguntas e respostas: “What do you want to be?; “I want to be - Percebe a necessidade a utilização dos pronomes pessoais na construção das frases. - Formula perguntas de forma clara a se fazer entender. - Percebe a necessidade de se preservar os animais em seu ambiente natural. - Compreende a necessidade de saber formular perguntas e respostas de forma a se fazer entender. - Identifica cada profissões em seu espaço ideal e seus respectivos objetivos. - Vocabulário relacionado a profissões: doctor, stewardess, pilot, photographer, scientist, enginer, teacher, chef, singer, basketball: player, irctor, actress. – My favorite words in English Revisão de vocabulário estudo desde o 2º ano. ARTES Professor Murilo I UNIDADE – fevereiro/abril CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – A linha 1- Reconhece as formas geométricas planas. 2 – Criando com linhas e dividindo cores – Cria composições visuais combinando linhas. 3 – Combinando cores; Analogia e contraste. – Combina cores por analogia e contaste. 4 - Cores quentes e frias 4 – Combina e reconhece cores quentes e frias. II UNIDADE – abril/junho CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades - O círculo e a circunferência - Composições criativas com círculos. - Compreende o círculo como figura geométrica plana e as utiliza nas composições artísticas. - Combinando cores - Cria composições visuais com círculo combinando 2 cores, - Cria composição combinando com 3 cores. III UNIDADE – agosto/setembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Quadriláteros - Criando com quadriláteros. – Compreende os quadriláteros como figuras geométricas planas e cria composições artísticas com quadriláteros. 2 – Cores primárias e secundárias – Combina cores primarias e secundárias. 3 – Transparência - Sobreposição – Faz uso das técnicas de transparência e sobreposição nas composições visuais. IV UNIDADE – setembro/novembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – O abstracionismo 1 – Compreende o abstracionismo como forma de arte moderna. 2 – Reproduzindo obras de arte – Faz cópia de obras de arte. 3 – Criando obras de arte abstratas 3 – Cria obras visuais abstratas. INFORMATICA EDUCACIONAL I UNIDADE – fevereiro/abril CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – O primeiro dia de aula. 1 – Conhece e identifica cada parte do computador. 2 – Aprendendo Hardware e software – Identifica e diferencia hardware e software. 3 –Os componentes do computador – Reconhece o processo de armazenamento de dados no computador - Identifica os periféricos de entrada e de saída e de armazenamento. 4 – Cuidados com o computador – Reconhece os procedimentos corretos de manuseio com o computador. 5 – Ligando o computador – Reconhece a maneira correta de ligar e desligar o computador. 6 – Iniciando Windows 6 – Conhece o sistema operacional Windows e sua importância para o funcionamento do computador. 7 – Paint 7 – Conhece o programa Paint as ferramentas e suas funções. - Reconhece as instruções para salvar arquivos para futura utilização. 8 – Figuras geométricas – Identifica formas geométricas e os desenhos no Paint. - Relaciona as formas geométricas com as imagens do cotidiano. - Utiliza as ferramentas do Paint e constrói figuras geométricas. II UNIDADE – abril/junhoCONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Aprendendo a salvar 1- Identifica o procedimento correto para salvar as atividades realizadas no computador. 2 – Salvando no computador 2 – Identifica as instruções para salvar corretamente no computador. 3 – Salvando em disquete / visualizando o contudo do disquete. – Identifica as instruções para salvar os documentos no disquete e também para visualizar o conteúdo do disquete. 4 – Papel de parede 4 – Reconhece as instruções corretas para criar o papel de parede. 5 – Calculadora 5 – Identifica que a calculadora é um dos acessórios do Windows. - Reconhece as instruções corretas para acessá-la e utilizá-la. 6 – Word Pad 6 – Identifica queWord Pad é um editor de texto do Windows. - Reconhece a possibilidade, no editor de texto, mudar tipo ou tamanho de letra; de formatar o texto, usando as ferramentas necessárias. 7 – Copiar e colar 7 – Utiliza corretamente os comandos copiar e colar. - Conhece a diferença entre recortar e copiar. 8 – Copiando tela 8 – Conhece o procedimento de inserir figuras no Word. III UNIDADE – agosto/setembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – MK Gibi 1 – Reconhece as ferramentas do programa MK Gibi para produção textual. 2 – Qual é o seu estado. – Identifica os estados que compõem o Brasil e suas respectivas regiões. - Conhece os estados que fazem fronteira com outros países. - Utiliza o programa MK Gibi para produção textual. 3 – Mk Studio 3 – Conhece e utiliza as ferramentas do Microkids Studio de forma correta. 4 – Trânsito em sua cidade, estado – Identifica as placas de trânsito. - Conhece os sinais de trânsito e a importância de obedecer a eles. - Utiliza o jogo e a memória sobre as placas de trânsito. - Elabora um cartaz utilizando as figuras do livro para demonstrar o trânsito em sua cidade. 5 – Word 5 – Conhece os recursos do editor de textos. - Digita de forma correta o texto. - Identifica que o programa Word é o mais usado para digitar textos. - Reconhece as ferramentas do programa Word para formatar o seu texto. 6 – Inserido figuras - Marca D’água – Conhece as instruções para inserir figuras. - Conhece os passos para colocar marca d’água numa figura. 7 – Tabela 7 – Conhece o recurso da tabela. - Conhece as instruções para inserir tabela IV UNIDADE – setembro/novembro CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades 1 – Atividades econômicas 1 – Reconhece e usa cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em situações de troca. - Registra quantia. - Utiliza o programa (software) Lulute vai às compras de forma correta. 2 – Internet - Endereços na Internet (Sites) - Correio eletrônico – Percebe a Internet como a maior rede de comunicação do mundo. - Identifica os componentes necessários para conseguir acessar a Internet. - Conhece o que significa Home Page. - Reconhece o correio eletrônico (e-mail) e como o acessa. 3 – Compra na Internet 3 – Identifica a Internet como facilitadora para realizações de várias atividade (pagar contas sem sair de casa, fazer compras). 4 – Turismo 4 – Reconhece que o Brasil possui vários pontos turísticos. - Identifica que a Internet possibilita conhecer mais sobre as belezas naturais existentes no Brasil e em outros países. 5 – Construir um folder 5 – Conhece as instruções para construir um folder de publicidade. 6 – Meio Ambiente - Os mandamentos da Ecologia – Reconhece a importância da preservação do Meio Ambiente. - Identifica a importância da coleta seletiva. - Utiliza o programa MK Gibi para produção textual. 7 – A importância da água – Reconhece que a água é a constituinte mais característico da Terra, o recurso mais preciso que a Terra fornece à humanidade. - Digita um texto sobre a importância da água em nossa vida, formatando-o de acordo com as instruções. - Conhece os mecanismos de inserir figura no texto salvá-lo e imprimi-lo. |
Sem comentários:
Enviar um comentário