FRAPAL quer pais a participar nas escolas com mais qualidade Federação de associações de pais do Algarve assina protocolo inovador com a UAlg para receber formação parental Pela primeira vez em Portugal desde a entrada em vigor das novas regras que determinam uma maior participação de pais e encarregados de educação nas escolas e na comunidade, um movimento associativo regional de pais e encarregados de educação vai receber formação parental ministrada por uma universidade pública. O protocolo que regulamenta a parceria foi esta semana assinado na Universidade do Algarve (UAlg) pela presidente da Federação Regional das Associações de Pais do Algarve (FRAPAL), Dr.ª Estilos e práticas parentais, gestão das expectativas nas relações entre pais e filhos, entre o aluno e a escola e entre os pais e a escola, ou ainda envolvimento parental na vida escolar e no projecto de carreira são alguns dos assuntos sobre os quais docentes e investigadores da UAlg vão dar formação, já a partir de Fevereiro, a um conjunto de pais e encarregados de educação que fazem parte das 70 associações filiadas na FRAPAL. No seu conjunto, a FRAPAL abrange praticamente a totalidade dos cerca de 60 mil alunos algarvios que frequentam os vários níveis de ensino desde o jardim-de-infância ao secundário. «Sentimos a responsabilidade de preparar os nossos associados para participar com qualidade na vida escolar dos nossos filhos e reconhecemos a Universidade do Algarve como a entidade regional mais competente e vocacionada para nos ajudar a melhorar a participação dos pais e encarregados de educação que representamos», declara «Foi a FRAPAL que entrou em contacto connosco no sentido de perceber se a Universidade do Algarve poderia ir ao encontro das necessidades de formação sentidas pelos seus associados em três grandes áreas temáticas, nomeadamente no campo da parentalidade e da relação entre a escola e a família, mas também ao nível da participação dos pais nos órgãos da escola e ainda na área dos papéis dos encarregados de educação na comunidade», refere a Prof.ª Nélia Amado, docente e investigadora da UAlg que, em conjunto com a Prof.ª Helena Quintas, também docente e investigadora na UAlg, está a articular esta parceria agora estabelecida com a FRAPAL. Reconhecendo a importância e a relevância social e educativa desta iniciativa da FRAPAL, a UAlg aceitou o desafio e vai mais longe, pretendendo, por sugestão do Reitor da academia algarvia, associar unidades de crédito a estas acções de formação. Desta forma, os créditos assim obtidos podem, no futuro, ser contabilizados noutras linhas de formação que os pais e os encarregados de educação pretendam frequentar na universidade. «Esta é mais uma via de abertura à sociedade, através da qual a Universidade assume a sua função de qualificação social e de interesse em intervir junto de todos os segmentos da população, apoiando a valorização das suas competências», sublinha o Prof. Por outro lado, adianta Nélia Amado, «consideramos importante reconhecer e valorizar a atitude dos pais e encarregados de educação que procuram na Universidade um parceiro para os ajudar nessa tarefa tão nobre que é educar os seus filhos e acompanhar com mais qualidade o seu desenvolvimento». Para a presidente da FRAPAL, com a assinatura deste protocolo entre o movimento associativo que dirige e a UAlg, «o associativismo de pais do Algarve atingiu, provavelmente, um dos seus momentos mais altos desde a sua fundação». E tudo isto foi possível, adianta, graças ao apoio recebido pela FRAPAL da Direcção Regional de Educação do Algarve, «absolutamente decisivo para sensibilizar as autarquias algarvias para a importância de financiar integralmente este projecto em prol de uma educação com mais qualidade para os jovens algarvios». FRAPAL identifica necessidades e UAlg dá respostas Neste momento os pais têm muitos papéis a desempenhar na gestão das escolas básicas e secundárias. Estão presentes nos órgãos de gestão – nos conselhos gerais, pedagógicos e de turma –, além de que são também chamados a participar, ao nível da comunidade e em articulação com as escolas, nos conselhos municipais de educação e de segurança e nas comissões de protecção de crianças e jovens. «Consideramos fundamental que os nossos associados, independentemente de exercerem actualmente o seu direito de participação nos vários órgãos ou não, tenham acesso a informação, por exemplo, sobre a legislação aplicável e sobre boas práticas, oferta que foi aliás protocolada com a UAlg. Só assim os pais e encarregados de educação poderão prestar um bom serviço à comunidade educativa, como é seu dever decorrente dos novos direitos que lhes assistem», sublinha Ana Vidigal. A UAlg compromete-se a dar, em exclusividade, formação na área da parentalidade e relação entre a escola e a família, oferecendo ainda formação, embora sem exclusividade, nos outros dois níveis, participação nos órgãos de gestão das escolas e participação comunitária. Assim que estiver definido o primeiro conjunto de temas a abordar Nélia Amado e Helena Quintas terão por função encontrar, dentro da UAlg, os elementos certos para dar a melhor resposta. «Temos muitos docentes e investigadores disponíveis, em várias unidades orgânicas, para darem o seu contributo nestas acções», asseguram. Apesar de este protocolo ter sido celebrado recentemente trata-se apenas mais uma etapa na colaboração já sólida entre a UAlg e a FRAPAL. Em Fevereiro de Já para Contactos para entrevistas: Nélia Amado (UAlg) – 914 041 220 914 041 220 | namado@ualg.pt Faro, 14 de Janeiro de 2010 (Nota de Imprensa Frapal / UAlgarve) |
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