sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Educar Já


Planejamento anual - Educação Infantil



Fonte: COPEDIN


MATERNAL

LÍNGUA PORTUGUESA




Maternal – Profª Maristela/Maria do Carmo

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Falar e Escutar
- Fonemas de A a E.
1 – Usa a linguagem oral nas conversas e relatos de suas vivências.
2 – Reconhecimento do próprio nome.
3 – Realiza pseudo-leitura na identificação do próprio nome.
4 – Práticas de Escrita. 3 – Participa de situações cotidianas nas quais o educador utiliza a escrita de maneira contextualizada.
5 – Práticas de Leitura. 4 – Participa de diferentes situações de leituras de gêneros propostos pelos adultos como contos, poemas, canções etc..

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1- Falar e Escutar 1 – Expressa desejos vontades, necessidades e sentimentos nas diversas
situações de interação presentes no cotidiano utilizando a oralidade.
2 – Prática de escrita 2 – Expressa suas idéias através de desenho.
3 – Práticas de Leitura – Fonemas de E a J
3 – Reconhece os fonemas estudados no próprio nome.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Falar e Escutar 1 – Conhece e participa de jogos verbais como fábulas, parlendas, canções
e lendas.
2 – Prática de Escrita 2 – Participa de situações cotidianas e da rotina escolar.
3 – Prática de Leitura. - Fonemas de J a Q
2 – Conhece os fonemas propostos para ampliação do seu vocabulário.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1- Falar e Escutar 1 – Conhece e participa de jogos verbais, adivinhações, contos clássicos,
canções e fábulas..
2- Práticas de Leitura 2 – Interpreta gravuras de obras de arte.
3 – Fonema R a Z 3 – Conhece os fonemas propostos para ampliação de seu vocabulário.
4 – Prática de Escrita 4 – Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes
próprios.

MATEMÁTICA

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Número e Sistema deNumeração.
2 – Conhece os numerais no contexto diário.
3 – Grandeza e Medidas 2 – Induz as noções de medida de comprimento.
4 – Espaço e forma 3 – Representa posições de pessoas e objetos, utilizando vocabulário
pertinente nos jogos e brincadeiras.

II UNIDADE – (abril/junho)

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Número e Sistema de Numeração.
2 – Utiliza a contagem oral nas brincadeiras, jogos e músicas, junto ao educador e nos diversos contextos do seu cotidiano.
3 – Grandezas e Medidas 2 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
4 – Espaço e Forma 3 – Identifica pontos de referência para situa-se e deslocar-se no espaço.
5 – Introdução à geometria: quadrado, retângulo.
6 – Reconhece as figuras geométricas percebendo e comparando-as ao meio ambiente.
7 – Cores primárias: vermelho,amarelo e azul.
8 – Percebe a harmonização das cores identificando-as no mundo que o cerca.
9 – Conceitos básicos:amargo x salgado; azedo x doce; quente x frio; grosso x fino.
10– Utiliza os conceitos matemáticos aprendidos para comunicar-se e resolver problemas no seu cotidiano.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Número e Sistema de Numeração.
2 – Constrói as primeiras idéias sobre quantidade.
3 – Grandeza e Medidas 2 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
4 – Linhas ,retas, curvas e gregas. 3 – Explora noções de medidas de comprimento e tempo por meio da utilização de medidas convencionais e não-convencionais. - Reconhece as diversas representações de linhas.
5 – Espaço e Forma: junto/separado
6 - Representa posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações do seu contexto.
7 – Conceitos básicos: Pequeno x grande; alto x baixo; largo x estreito.
8 – Estabelece comparações entre grandezas da mesma natureza.
9 – Cores secundárias: branco, preto, verde, laranja, azul-claro e rosa.
10 – Conhece as cores secundárias no meio ambiente.

IV UNIDADE – (setembro/novembro)


CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Número e Sistema de Numeração. - Quantidade
2 – Utiliza- se da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. - Identifica o número (quantidade).
3 – Introdução à geometria: círculo e triângulo.
4 – Utiliza registros orais e escritos para comunicação diferenciação de formas.
5 – Linhas mistas e sinuosas. 3 – Reconhece linhas mistas e sinuosas. - Identifica figuras geométricas percebendo e comparando-as entre objetos no seu cotidiano.
6 – Cores Secundárias: lilás, marrom, cinza
7 – Identifica cores secundárias no meio ambiente. - Diferencia cores no seu cotidiano.
8 – Conceitos básicos: Gordo x magro; cheio x vazio; amargo x doce; azedo x salgado.
9 – Estabelece comparações entre grandezas da mesma natureza. - amplia progressivamente sua percepção comparando sabores, tamanhos, espessuras e formas variadas.

NATUREZA E SOCIEDADE

I UNIDADE – fevereiro/abril

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. A criança, a escola, a família,
casa.
História do nome,
2 – Participa de atividades que envolvem brincadeiras e canções que dizem respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
- Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição da instituição escolar.
3 – Os lugares e suas paisagens:
4 – Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente..
5 – Cooperativismo – Reconhece o valor da cooperação para o bem comum, buscando colaborar
com a organização do ambiente, auxílio dos colegas e professores nas atividades cotidianas.
6 – Datas comemorativas:
- Carnaval.
- Dia Internacional da Mulher
- Dia do Palhaço
- Dia do Circo
- Dia do Índio
7 – Identifica as datas comemorativas como manifestações culturais, reconhecendo sua influência no modo de vida das pessoas.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Objetos e processos de transformação.
2 – Conhece algumas propriedades de objetos. - Cuida dos objetos no uso cotidiano relacionados à segurança e prevenção de acidentes.
3 – Os seres vivos:
- Estudo do corpo
- Grande divisão do corpo
- Evolução humana diferença de gênero.
4 – Percebe a necessidade dos cuidados com o corpo, com a prevenção de acidentes e com a saúde de forma geral.
- Valoriza atitudes relacionadas à saúde e ao bem- estar individual e coletivo.
5 – Meio Ambiente:
- Reciclagem e coleta seletiva
- Espaço e mundo
- Criação do sistema solar.
- Movimento de rotação, erosão e desmatamento.
6 – Percebe a importância da participação individual e coletiva na proteção do meio ambiente.
7 – Datas Comemorativas:
- Dia das Mães
- Dia do Trabalho;
- Dia do Meio Ambiente
- São João
8 – Participa e envolve-se com entusiasmo nos eventos realizados nas datas comemorativas.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. (Profissões)
2 – Reconhece os vários tipos e características e importância das profissões.
3 – Meios de Transportes; Semana do trânsito.
4- Identifica os principais meios de transporte e suas utilidades. - Percebe a necessidade de obedecer às leis de trânsito.
5 - Água
- Solo
- Ar
6 - Identifica alguns lugares onde encontramos a água.
- Reconhece os diferentes tipos de solo.
- Percebe a existência do ar e sua importância.
7 – Datas comemorativas
- Dia do Amigo
- Folclore
- Dia do Soldado
8 – Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
- Dia dos Pais
- Dia do estudante
- Dia da Vovó

IV UNIDADE – setembro/novembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Objetos e processos de transformação.
2 – Conhece algumas propriedades de alimento e plantas.
3 – Seres vivos
- Animais: vertebrados e invertebrados.
- Classificação dos animais vertebrados; domésticos e selvagens; úteis e nocivos.
4 – Valoriza a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.
5 – Meios de Comunicação – Identifica os principais meios de comunicação e sua utilidade.
6 – Datas Comemorativas
- Dia das Crianças
- Dia da Primavera
- Dia da Árvore
- Dia da Consciência Negra
- Natal
7 – Valoriza as festas populares do seu país, participando e identificando-se com seus costumes e tradições.

EDUCAÇÃO FÍSICA


I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Acolhimento. - Exame biométrico (1º semestre)
- Jogos de Apresentação
- Jogos de baixa organização
- Jogos de corridas variadas
- Jogos de linha
- Jogos em círculos
- Jogos de interpretação
2 – Apresenta adaptação ao meio escolar percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço e do outro como ser, na coletividade incluindo coleguinhas, professoras, auxiliares e funcionários.
- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (altura, envergadura e peso), de acordo com OMS.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu seguintes as habilidades:
1 – Atividades de postura e locomoção.
- Diferentes formas de locomoção (sobre formas geométricas).
- Locomoção em superfície íngremes/planas, alta/baixa, larga/estreita.
- Locomoção trabalhando equilíbrio..
2 – Apresenta conhecimento sobre algumas formas geométricas e os diferentes deslocamentos sobre os mesmos nas diferentes formas de andar em superfícies planas/íngremes, larga/estreita, alta/baixa.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Jogos de percepção e estimulação dos sentidos (paladar, tato, audição, visão e olfato).
2 – Apresentar paladar, audição, tato e visão desenvolvidos, dentro dos limites de sua faixa etária. Capaz de diferenciar sabores, texturas, sons e desejos, respectivamente.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Exame biométrico Exercícios de deslocamento na água para o estilo crawl - natação.
2 – Apresenta adaptação ao meio liquido, bem como deslocamento compatível com sua faixa etária.
- Desenvolve movimentos próprios das habilidades propostas pela natação cem como mecanismos de respiração mai coleta das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.

LÍNGUA INGLESA

Profª Edmari
I UNIDADE – fevereiro/abril

As aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais uma forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança entra em
contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Meu corpo – Body 1 –Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características
individuais.
2 – Minha – House 2 – Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.
- Observa a diferença entre os compartimentos.
3 – Brinquedos (toys) - Brincando (play ing)
4 – Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades lúdicas. - Percebe a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento.

II UNIDADE – abril/junho
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Escola – Material escolar 1 –Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que desempenham.
- Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e limpeza
dos objetos da escola.
2 – Cores 2 – Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das
mesmas.
3 – Dia das Mães (Mather’s day) 3 – Estabelece algumas diferenças no relacionamento entre mães e filhos.
4 – Revisão “Corpo” 4 – Identifica as partes do corpo humano ressaltando e respeitando as
características individuais.

III UNIDADE – agosto/setembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Animais de estimação (pets)
2 – Percebe se os animais são úteis ou nocivos ao seres humanos.
- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.
3 – Flores, árvores Nature (Natureza)
4 – Busca atitudes de conservação do espaço onde vive (casa, escola, na rua, no sítio) como forma de respeito ao meio ambiente.
5 – Numeral 3 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explicita a noção de sucessor e antecessor.

IV UNIDADE – setem bro/novembro
7
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Partes do rosto (face) 1 – Identifica as partes do rosto nomeando-os de acordo com a sua função.
2 – As letras 2 – Identifica as letras do alfabeto.
3 – Halloween (Dia das Bruxas)
4 – Percebe que o Halloween é uma tradição inglesa que foi introduzida no Brasil.
5 – Numerais 4 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explicativa a nação de sucessor e antecessor.

MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS
E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.
As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as unidades de modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade, respeitando os limites de cada faixa etária e aptidões de cada
criança.

MOVIMENTO


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros
movimentos.
- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade
do próprio corpo.
2- Equilíbrio e Coordenação Motora
2-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.
-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.
-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia cadarços, separa objetos
pequenos com movimentos de pinça com os dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta papéis,etc.

MÚSICA

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração,
intensidade e timbre.
- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.
- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.
Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção
musical brasileira e de outros povos e país.
Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.

ARTES VISUAIS

O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:

1-Fazer artístico 1-Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.

2- Apreciação 2- Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.
- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.
- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.
- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.

VIDA PRÁTICA

O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:

1- Cuidados com o corpo. (Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia
da criança).
- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.
- Escova os dentes após as refeições.
- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento
(cabelo, uniforme);
- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.
- Calça e tira roupas e sapatos,
- Dá laços e desamarra cadarços.
2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e saída.
- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.
- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.
- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.
- Joga lixo no lixo.
- Preocupa-se com a coleta seletiva.
3- Equilíbrio e movimento de diferentes
utensílios.

- Serve-se sem precisar de ajuda.
-Transporta objetos em bandejas,
-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,
-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o
limite da borda.
- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.


JARDIM I



Fonate: COPEDIN

Língua Portuguesa Profª Roseclair.

Jardim I

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 –Falar e Escutar - Articulação correta das palavras.
- Relato oral de novidades.
- Reconto oral de histórias, poemas, canções e adivinhas.
– Utiliza linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar
desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no
cotidiano, elaborando perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.
1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar, argumentar idéias e pontos de vistas.
1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.
2 – Práticas de Leitura
- Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos, canções e adivinhas.
– Participa nas situações em que os adultos lêem diferentes gêneros.
2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.
2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer entretenimento.
3 – Práticas de Escrita - Produção de textos coletivos ditados ao professor para diversos fins.
- Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da
escrita.
3.1 – Produz textos coletivos.
3.2 – Reconhece o próprio nome.
3.3 – Tem respeito pela sua produção e pela alheia.
4 – Coordenação motora (ampla e fina)
– Reconhece e desenvolve seus limites e possibilidades através de jogos
que envolvam coordenação motora, demonstrando equilíbrio e confiança em
si mesmo.
5 – Reconhecimento e escrita do nome.
– Participa de situações cotidianas que envolvam a leitura e escrita do nome.
6 – Letras e fonemas 6 – Identifica a escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros
portadores de textos.
7 – Vogais 7 – Identifica as vogais em situações de leitura e escrita do seu cotidiano.

II UNIDADE – (abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Falar e Escutar
- Articulação correta das palavras.
- Relato oral de novidades.
- Reconto oral de materiais infantis.
1 – Utiliza a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
1.1- Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
1.3 – Conhece e reproduz oralmente histórias infantis e fatos.
1.4 – Relata experiências vividas e narra fatos em seqüência temporal e casual.
2 – Práticas de Leitura.
- Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos, canções, adivinhas, poemas.
2 – Participa de situações em que os adultos lêem textos de diferentes
gêneros.
2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.
2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
3 – Articulação correta das palavras.
- Relato oral.
– Participa de situações em que as crianças lêem, ainda que não o façam de maneira convencional.
- Utiliza a linguagem oral demonstrando ampliação gradativa do
-Reconto oral das histórias infantis. vocabulário.
4 – Práticas de Escrita 4 – Participa de situações cotidianas nas quais se necessita da escrita.
4.1 – Produz textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
4.2 – Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se faz necessário.
4.3 – Tem respeito pela sua produção e pela alheia.
5 – Coordenação motora fina 5 – Manuseia corretamente o lápis.
6 – Letra inicial do seu nome e dos colegas.
6 – Reconhece a letra inicial do seu nome e dos colegas.
7 – Vogais (conteúdo acumulativo)
7 – Reconhece as vogais em situações de uso da leitura e escrita.

III UNIDADE – agosto/setembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Falar e Escutar - Articulação correta das palavras.
- Relato oral de novidades.
- Reconto oral de: histórias, poemas, canções, adivinhas, parlendas, travalínguas, quadrinhas.
– Utiliza linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar
desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano, elaborando perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.
1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar, argumentar idéias e pontos de vistas.
1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.
2 – Práticas de Leitura - Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos.
- Canções e adivinhas
– Participa nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros.
2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.
2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
3 – Práticas de Escrita.
- Produção de textos coletivos e ditados ao professor para diversos fins.
– Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário a escrita.
3.1 – Produz texto coletivo com ajuda do professor.
4 – Conhece o que dispõe no momento sobre o sistema da escrita em
língua materna.
4 – Pratica a escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento.
5 – Promoção de situações em que faz-se necessário o reconhecimento de seu próprio nome.
– Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.
5.1- Respeita a sua produção e a alheia.
5.2 – Escreve o seu próprio nome. – Apresentação do alfabeto.
– Reconhece as letras do alfabeto em situações de uso da leitura e escrita..
6 – Consoantes (noção) 6 – Identifica as consoantes no seu cotidiano.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Falar e escutar - Textos prescritivos (receitas), contos, músicas.
– Utiliza a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano
1.2 – Participa em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.
1.4 – Relata experiências vividas e narra fatos em seqüência temporal e casual.
1.5 – Interpreta oralmente textos prescritivos, contos e músicas infantis.
1.6 – Reconta histórias conhecidas com aproximação das características da
história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos.
2 – Práticas de Leitura
- Canções, adivinhas, poemas.
– Participa nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros.
- Observa e manuseia materiais impressos.
- Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
3 – Articulação correta das palavras no momento do relato e reconto oral de histórias infantis e
novidades.
– Participa de situações em que crianças lêem, ainda que não o façam de
maneira convencional.
4 – Práticas de Escrita 4 – Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o registro
escrito.
5 – Produção de Textos 5 – Produz textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
6 – Trabalho de indução com noções básicas do Sistema da escrita da língua materna.
(esquerda para direita, de cima para baixo, uso de maiúsculas e minúsculas)
– Pratica a escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que
dispõe no momento.
7-Reconhecimento próprio nome.
– Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.
- Respeita a sua produção e a alheia.
- Escreve seu próprio nome.
- Percebe e reconhece a diferença entre os diversos tipos de letra(cursiva e bastão).
8 – Vogais e consoantes 8 – Trabalho com as letras do alfabeto.
- Reconhece as vogais e consoantes nas palavras em diferentes contextos.


Matemática


I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração decimal: contagem oral e visualização de 1 a 3.
– Reconhece e valoriza os números, contagem oral e noções espaciais e temporais como ferramentas necessárias para a resolução de problemas do seu cotidiano.
1. 1 – Utiliza noções simples de cálculo mental.
1.2 – Faz a comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral, a notação numérica com ou sem registros não-convencionais.
2 – Grandezas e Medidas: Vocabulário comparativo: alto/baixo; grande/pequeno; maior/menor; subir/descer; aberto/fechado.
– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
2.1 – Estabelece comparações utilizando as noções matemáticas para resolver problemas no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
3 – Espaço e Forma: (Introdução à geometria: ponto sobre linha, ponto sobre duas linhas, figuras geométricas, curvas abertas e fechadas).
– Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras, como
formas, tipos de contornos, bidimensionais, tridimensionais, faces, planos,
lados, etc.
4 – Cores Primárias 4 – Identifica as cores primárias nas paisagens do seu cotidiano os elementos constituintes da língua.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração.
– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com registros convencionais e não convencionais..
- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
- Identifica a posição de um objeto numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
2 – Numerais de 1 a 7. 2 – Reconhece e agrupa quantidades de 1 a 7, identificando diferentes representações numéricas através de seu cotidiano.
3 – Grandezas e Medidas:
- Vocabulário comparativo:
- Devagar/depressa
- Áspero/liso
- Amargo/doce
- Em cima/embaixo
- Quente/frio
- Dentro/fora
– Explora o espaço que o cerca localizando e classificando objetos e empregando as noções topológicas básicas.
- Introduz a noção de medida de comprimento, pela utilização de unidades não convencionais.
4 – Espaço e Forma 4 – Explica e representa a posição de pessoas e objetos, utilizando
vocabulário pertinente a diversas situações nas quais as crianças considerem necessária essa ação.
5 – Figuras geométricas (conteúdo acumulativo)
– Reconhece as figuras geométricas no ambiente que está inserido.
- Faz representações bidimensionais e tridimensionais.
6 – Cores secundárias – Identifica as cores secundárias no ambiente, percebendo tonalidades.

III UNIDADE – agosto/setembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração.
– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com ou registros não convencionais.
- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as
crianças reconheçam sua necessidade.
- Identifica a posição de um objeto numa série, explicitando a noção de
sucessor e antecessor.
2 – Numerais de 1 a 9 2 – Reconhece, escreve e agrupa quantidades de 0 a 9, identificando a sua
representação numérica.
- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram.
- Compara as escritas numéricas, identificando algumas regularidades.
3 – Grandezas e Medidas
- Vocabulário Comparativo:
- Dia/noite; manhã/tarde; hoje/amanhã; mais leve/mais pesado;
- Vocabulário Comparativo: junto/separado; muito/pouco; grosso/fino.
– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
- Introduz as noções de medida, de peso e de tempo, através da utilização de unidades convencionais e não convencionais.
- Estabelece relações matemáticas discriminando semelhanças e diferenças.
4 – Espaço e Forma
- Vocabulário comparativo:
– Identifica, explica e representa a posição de pessoas e objetos utilizando vocabulário pertinente.
- Para frente/para trás; em cima/em baixo.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração. Numerais de 0 a 10.
– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com e sem registros convencionais ou não convencionais.
- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
- Identifica a posição de um objeto numa série explicitando a noção de sucessor e antecessor.
- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram.
- Faz a comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.
- Reconhece os numerais de 0 a 10.
2 – Grandezas e Medidas
- Vocabulário comparativo:
- Leve/pesado
- Estreito/largo
– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas da mesma natureza.
3 – Espaço e Forma
- Utilização de vocabulário adequado a determinadas situações com em jogos, brincadeiras...
- Figuras geométricas
– Explica e representa a posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente.
- Faz representações bidimensionais e tridimensionais.
- Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc...
4 – Sistema Monetário – Identifica as medidas do nosso sistema monetário de troca.

Natureza e Sociedade

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
– Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
2 – Minha escola 2 – Conhece a escola (nome, dependências, funcionários, professores.)
3 – Adaptação 3 – Tem prazer e sente-se estimulado em participar.
4 – Identidade da Criança 4 – Percebe-se como indivíduo com características próprias, e ao mesmo
tempo semelhantes a outros que fazem parte do mesmo grupo social.
5 – Eu e minha família 5– Reconhece a família como o primeiro grupo social.
6 - Datas Comemorativas
- Dia Internacional da Mulher
- Páscoa
- Dia do Circo
- Fundação da Cidade do
Salvador
- Cooperativismo
– Identifica a importância da mulher na sociedade.
- Reconhece a importância do Circo.
-Identifica os símbolos da Páscoa, compreendendo seu verdadeiro significado.
- Explora cidade e sua localização no estado a que pertence.
- Contribui para uma ação consciente de seus direitos e deveres na construção da sociedade.
7 – Os lugares e suas paisagens
– Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e demonstrando atitudes de manutenção desses espaços.
8 – Objetos e processos de transformação.
– Participa em atividades que envolvam processos de confecção de
objetos.
9—Seres Vivos
- Eu e meu corpo (evolução, partes, órgãos genitais,
– Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
- Percebe os cuidados com o corpo, prevenção de acidentes e saúde, de forma geral. diferenças corporais, higiene, saúde e prevenção de acidentes)
- Valoriza atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
2 - Datas comemorativas:
- Dia do Índio
- Descobrimento do Brasil
- Batalha de Riachuelo
- Identifica os hábitos e costumes do índio brasileiro.
- Importância do Descobrimento do Brasil para nação.
- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e demonstra interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
- Conhece a importância da Batalha de Riachuelo.
- Reconhece manifestações culturais de um povo.
- Participa de diferentes atividades que dizem respeito às tradições culturais
de sua comunidade e de outras.
3 - Profissões: 3 -Identifica alguns papéis sociais em seus grupos de convívio, dentro e fora
de instituição.
- Identifica os profissionais no ambiente de trabalho.
- Identifica o trabalho como forma de sobrevivência e valorização humana.
4 – Dia do Livro 4 – Conhece a importância do livro para o desenvolvimento do indivíduo.
5 – Os lugares e suas paisagens.
– Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e
demonstrando atitudes de manutenção desses espaços.
6 – Eu e minha casa 6 – Identifica os tipos de habitação e seus diferentes cômodos.
7 – Meio ambiente: Os seres vivos
– Observa a paisagem local (construções, campo, mar).
- Utiliza com ajuda dos adultos (de fotos, relatos e outros registros) para a
observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do ano.
- Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
8 – Objetos e processos de transformação.
- Erosão, desmatamento, reflorestamento.
- Reciclagem e coleta seletiva.
– Reconhece a importância do meio ambiente no nosso cotidiano.
- Participa de atividades que envolvam processos de confecção de objetos.
- Conhecimentos de algumas propriedades dos objetos produzidos.
9 – Mundo e espaço
- Criação do Sistema Solar
– Percebe o meio Ambiente que o cerca: Planeta/terra/dia/noite/continente/país/estado/cidade/bairro/zona
rural/urbana.
10 –Órgãos dos Sentidos 10 – Conhece as funções principais dos órgãos dos sentidos.
11 - Meios de comunicação:
- computador;
- correios: carta, telegrama;
- televisão;
- jornal;
- revista;
- livro.
– Percebe a evolução tecnológica e as influências na vida do homem reconhecendo-se como parte integrante e atuante deste mundo globalizado (Mundo e espaço)
– Identifica os sistemas de comunicação no seu cotidiano.
- Conhece algumas propriedades e utilidades dos objetos utilizados para transmitir informação e proporcionar a comunicação entre as pessoas. (os que transmitem sons, imagens, sons e imagens, ondas etc.)

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 - Datas Comemorativas
- Vovó
- Papai
- Estudante
- Folclore
- Soldado
- Independência do Brasil
- Árvore
- Primavera
- Trabalha as datas comemorativas, através de atividades lúdicas, salientando a importância da comemoração dos mesmos.
2- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado, respeitando as tradições culturais de sua comunidade e de outros.
3 - - Meio de Transporte
- Trânsito.
- Sinalização.
- Cuidados com o trânsito.
- Identifica os diferentes meios de transporte e suas as utilidades.
4 – Os lugares e suas paisagens.
- Solo, água e mar.
– Conhece a importância dos recursos naturais na vida cotidiana.
- Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e as atitudes de manutenção dos mesmos.
5 – Os seres vivos
- Vegetais (germinação, classificação, partes, horta, pomar e jardim).
- Objetos e processos de transformação.
– Reconhece a importância dos vegetais para a manutenção do equilíbrio ecológico.
- Valoriza a vida nas situações em que impliquem cuidados com as plantas.
- Estabelece algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.
- Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes
épocas e por diferentes grupos sociais.

IV UNIDADE – setembro/novembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 - Datas Comemorativas
- Dia da Criança
- Dia do Professor
- Proclamação da República
- Dia da Bandeira
- Natal
– Trabalha as datas comemorativas através de atividades lúdicas,
identificando a importância da comemoração das mesmas.
2- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do
presente e do passado.
- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e interessando-se em
conhecer diferentes formas de expressão cultural.
- Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções
que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
3 – Os lugares e suas paisagens.
- Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e as atitudes
de manutenção dos mesmos.
4 - Objetos e processos de transformação.
– Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes
grupos sociais.
5 – Os seres vivos 5 – Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
- Valoriza as atitudes relacionadas ao bem estar coletivo e individual.
- Valoriza a vida nas situações que implicam cuidados prestados aos animais.
6 – Classificação dos animais vertebrados.
– Diferencia a classificação dos animais vertebrados.
7 – Animais vertebrados e invertebrados.
– Reconhece os animais vertebrados e invertebrados no seu cotidiano.
8 – Animais
- Úteis e nocivos
– Identifica os animais estabelecendo comparações com os demais seres.
9 – Animais domésticos, selvagens.
– Reconhece a diferença entre os animais domésticos e selvagens.

Educação Física

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 - Jogos de apresentação
- Exame biométrico
- Jogos tradicionais
– Apresenta destreza corporal para pular em determinados espaços e locais;
- Desenvolve conceitos matemáticos, quando pula conforme a seqüência dos números;
- Experimenta ao máximo os movimentos que exigem o uso diferenciado de um lado e do outro do corpo.
- Apresenta adaptação AP meio escolar, percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço, e do outro, como ser na coletividade incluindo coleguinhas, professores, auxiliares e funcionários.
- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (peso, altura e envergadura), de acordo com a OMS.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
- Jogos de construção;
- Jogos de formação
- Jogos recreativos prédesportivos.
– Desenvolve a percepção visual e as noções de quantidade e de meio
ambiente, de coordenação motora, de criatividade e de autonomia.
- Contribui para o desenvolvimento da percepção espaço temporal;
- Apresenta noções de lateralidade;
- Apresenta conhecimento sobre alguns desportos coletivos com suas regras
básicas e suas diferentes bolas.
- Apresenta desenvolvimento na coordenação motora.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
- Jogos motores;
- Jogo dos sabores;
- Jogos recreativos prédesportivos
- Jogos rítmicos
- Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.
- Desenvolve noções de trabalho em equipe e domínio de equilíbrio e da postura;
- Possuir noção de divisão e localização;
- Apresenta preferência por algum desporto visto na unidade anterior;
- Apresenta desenvolvimento do paladar, tato, audição e visão, capaz de
diferenciar sabores, textura e som.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
– Exame biométrico;
- Natação: exercícios educativos voltados para o estilo crawl.
- Se o aluno apresenta adaptação ao meio líquido, bem como seu desenvolvimento no mesmo, observando as habilidades propostas pela natação e mecanismos de respiração;
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.

Língua Inglesa
Profª Edmari

I UNIDADE – setembro/abril


As aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais
uma forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança
entra em contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Meu corpo – Body 1 –Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características
individuais.
2 – Minha – House 2 – Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.
- Observa a diferença entre os compartimentos.
3 – Brinquedos (toys)
- Brincando (play ing)
– Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades lúdicas.
- Percebe a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Escola – Material escolar 1 –Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que
desempenham.
- Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e
limpeza dos objetos da escola.
2 – Cores 2 – Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das
mesmas.
3 – Dia das Mães (Mather’s day)
– Estabelece algumas diferenças no relacionamento entre mães e filhos.
4 – Revisão “Corpo” 4 – Identifica as partes do corpo humano ressaltando e respeitando as
características individuais.

III UNIDADE – (agosto/setembro)

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Animais de estimação (pets)
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos ao seres humanos.
- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.
2 – Flores, árvores Nature (Natureza)
– Busca atitudes de conservação do espaço onde vive (casa, escola, na rua, no sítio) como forma de respeito ao meio ambiente.
3 – Numeral 3 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explicita a noção de sucessor e antecessor.

IV UNIDADE – (setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Partes do rosto (face) 1 – Identifica as partes do rosto nomeando-os de acordo com a sua função.
2 – As letras 2 – Identifica as letras do alfabeto.
3 – Halloween (Dia das Bruxas)
– Percebe que o Halloween é uma tradição inglesa que foi introduzida no Brasil.
4 – Numerais 4 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explicativa a nação de sucessor e antecessor.

MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS
E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.


As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as
unidades de modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade e respeitando os limites de cada faixa
etária e aptidões de cada criança.

MOVIMENTO


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de
outros movimentos.
- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
2- Equilíbrio e
Coordenação Motora
-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e
o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam
correr, subir, descer, escorregar, etc.
-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força,
velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.
-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de
materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia
cadarços, separa objetos pequenos com movimentos de pinça com os
dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta
papéis,etc.

MÚSICA

O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:
1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.
- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.
- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.
Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção
musical brasileira e de outros povos e país.
Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.

ARTES VISUAIS


O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:
1-Fazer artístico -Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.
2- Apreciação - Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.
- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.
- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor,
volume, luz, textura, contrastes.
- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação
de imagens e objetos.

VIDA PRÁTICA
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1- Cuidados com o corpo.
(Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia da criança).
- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.
- Escova os dentes após as refeições.
- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento (cabelo, uniforme);
- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.
- Calça e tira roupas e sapatos,
- Dá laços e desamarra cadarços.
2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e
saída.
- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.
- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.
- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.
- Joga lixo no lixo.
- Preocupa-se com a coleta seletiva.
3- Equilíbrio e movimento de diferentes utensílios.
- Serve-se sem precisar de ajuda.
-Transporta objetos em bandejas,
-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,
-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o limite da borda.
- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.




JARDIM II



COPEDIN
LÍNGUA PORTUGUESA.
I UNIDADE – fevereiro/abril


JARDIM II – Profª Fernanda


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Identidade e autonomia 1 – Expressa controle progressivo de suas necessidades, seus desejos e sentimentos em situações cotidianas, respeita as manifestações das pessoas com
as quais convive.
2 – Coordenação Motora.
- Expressividade.
- Equilíbrio e coordenação.
– Valoriza as conquistas corporais, identifica e respeita as suas limitações e dos outros.
- Utiliza expressões intencional do movimento como forma de comunicação.
3 – Linguagem oral e escrita
- Falar e escutar
- Práticas de leitura
- Práticas de escrita
3 – Usa linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos.
- Participa de situações cotidianas usando a leitura e escrita, apresentando hipóteses a respeito do valor sonoro das letras iniciais das palavras.
– Base gramatical
- Vogais
- Encontros vocálicos
- Consoante e seus fonemas.
– Identifica nas situações diárias as letras do alfabeto e encontro vocálicos
apresentando hipóteses a respeito do valor sonoro das letras.
4 – Reconhecimento e escrita
do nome.
– Escreve seu próprio nome em situações de jogos e quando se faça necessário
a sua identificação pessoal, recorrendo ou não a um referencial.

II UNIDADE – abril/junho 


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Linguagem Oral e Escrita
- Falar e escutar
- Práticas de Leitura
- Práticas de Escrita
– Relata experiências vividas, narra fatos em seqüência temporal e causal;
- Reproduz e interpreta jogos verbais como rimas, adivinhas, poemas e canções.
2 – Base Gramatical
– Consoantes:
- p, m, v, d, r, j em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e cursivas.
– Reconhece e diferencia os diferentes tipos de letras fazendo relação entre a fala e a escrita.
3 – Sílabas: p, m, v, d, r, j e todos que surgirem no contexto de sala de aula e que
desperte a curiosidade da criança.
– Identifica, copia, lê e escreve as famílias silábicas, empregando o uso das famílias silábicas associa aos valores sonoros convencionais, emprega o uso das famílias das palavras.
4 – Leitura de quadrinhas.
- Palavras que rimam
– Interpreta e dramatiza pequenos textos, identifica personagens e palavras que rimam.
- Respeita sua produção e pela produção alheia.
III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Linguagem oral e escrita
- Falar e escutar
- Práticas de leitura
- Práticas de escrita
- Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos, participa
de situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e
pontos de vista.
2 – Consoantes: n, x, t, f, c, z em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e
cursiva.
– Identifica, lê e escreve as consoantes, diferenciando suas formas, fazendo relação entre a fala e a escrita (texto - escrita)
3 – Interpretação oral de textos expositivos.
– Lê e interpreta texto identificando mesmo que com a ajuda da professora os
lementos que o compõem.
4 – Adivinhas 4 – Lê e interpreta advinhas para divertir-se tentando identificar o seu sentido.

IV UNIDADE – setembro/novembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Linguagem oral e escrita
- Falar e escutar
- Práticas de leitura
- Práticas de escrita
– Reconhece as características de jogos verbais, como quadrinhas, poemas e canções;
- Reconta histórias com aproximação das suas características originais no que se refere à descrição de personagens;
- Observa e manuseia livros, revistas, histórias em quadrinhos;
- Participa das situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
2 – Consoantes: b, q, g, h, s em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e
cursiva.
– Reconhece, lê consoantes e suas famílias, completando palavras de acordo
com a escrita, faz relação entre a fala e a escrita. (texto-escrita)
3 – Interpretação oral de textos prescritivos.
– Ouve, interessa-se e interpreta textos prescritos.
4 – Contos infantis 4 – Identifica nos contos infantis relações com sua vida cotidiana, destacando sentimentos de alegria, tristeza, amizade, etc.

MATEMÁTICA
I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Vocabulário comparativo/lateralidade:
- alto / baixo
- subir / descer
- embaixo / em cima
– Desloca-se no espaço obedecendo aos comandos e utilizando o vocabulário comparativo.
2 – Cores Primárias 2 – Reconhece as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das cores.
3 – Espaço e Formas geométricas.
– Representa situações vivenciadas, identificando pontos de referência em
relação aos elementos de espaço e forma.
4 – Números e Sistema de Numeração.
- Numerais de 0 a 9.
- Quantidade
- Sucessor e antecessor
– Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e escrita nas situações cotidianas,
usando os números nos diferentes contextos e formas que se encontram.
5 – Grandezas e Medidas 5 – Compara grandezas, utiliza diferentes procedimentos.
- Introduz as noções de medidas de tempo, pela utilização de unidades convencionais e não-convencionais, marca o tempo por meio de calendário.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Vocabulário comparativo: quente/frio; doce/amargo; áspero/liso; grosso/fino;
aberto/fechado; muito/pouco/ nenhum.
– Reconhece e compara objetos e alimentos diversos, diferencia texturas apresentadas ampliando seu vocabulário.
2 – Números e Sistema de Numeração.
- Dezena
- Números até 30.
– Ordem crescente e decrescente.
– Reconhece os números em vários contextos, identifica a dezena como
agrupamento de dez elementos e como a base do nosso sistema de numeração.
3 – Cores secundárias 3 – Estabelece relação entre cores primárias e secundárias, identificando através das misturas de tintas novas cores.
4 – Sistema monetário 4 – Identifica as diferentes cédulas e moedas do nosso sistema monetário. brasileiro.
5 – Grandezas e medidas:
- Relógio
- Calendários
– Compara as grandezas de tempo, utilizando diferentes procedimentos marca o tempo através de calendário.
6 – Espaço e Forma 6 – Explora, identifica a representação de propriedades geométricas de objetos e figuras, também posição de pessoas e objetos numa cena..
7 – Subtração (situações problemas)
– Utiliza as ações das operações (retirar, comparar e completar).

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Vocabulário Comparativo:
- junto/separado,
- muito/pouco,
- curto/comprido,
- estreito/largo
- longe/perto
- dentro/fora
– Compara e utiliza as diversas ações contidas nas atitudes diárias.
2 – Numerais e Sistema de Numeração.
- Numerais até 60.
– Conta as quantidades, utiliza a linguagem oral, anotação numérica ou registros convencionais e não-convencionais, identificando a dezena como agrupamento de dez elementos e como base do nosso sistema de numeração.
3 – Pares e ímpares 3 – Utiliza os conceitos: pares e ímpares na vida cotidiana, conhece melhor os números.
4 – Inteiro e metade 4 – Aplica os conceitos de inteiro e metade na vida cotidiana.
5 – Grandezas e Medidas; 5 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas, marca o tempo por meio do calendário.
6 – Números ordinais 6 – Ordena agrupamentos segundo as quantidades de elementos.
7 – Sólidos geométricos: 7 – Reconhece estes sólidos em objetos e construções encontrados na
comunidade, em casa e na própria escola.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração.
- Numerais até 99.
– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver
problemas, identifica a dezena como agrupamento de dez elementos e como a
base do nosso sistema de numeração.
2 – Grandezas e medidas
- Hora e meia hora
- Comprimento
- Capacidade
- Massa
– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas, identifica as
unidades de tempo: hora e meia hora.
3 – Espaço e Forma 3 – Reconhece e explora propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contornos, faces planas, lados, retos etc.

NATUREZA E SOCIEDADE

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e trabalhar.
- A escola
- Identidade “Eu”
– Eu e minha família:
– Casa, escola
– Datas Comemorativas:
- Cooperativismo.
–Reconhece a necessidade do outro para a ampliação de seus relacionamentos.
- Reconhece e valoriza a cultura como manifestação popular..
2 – Os lugares e suas paisagens.
– Valoriza as atitudes que visem à manutenção do espaço por onde circula.
3 – Objetos e processos de transformação.
- Reciclagem
– Identifica as materiais prima para produção de materiais, participa de
atividades que envolvam produção de elementos.
4 – Os seres vivos:
- Características
- Cuidados com o corpo.
- Movimentos do corpo
- Partes do corpo
- Fases do desenvolvimento
- Higiene e saúde
- Prevenção de acidentes.
– Reconhece as características próprias do desenvolvimento do ser humano,
valoriza a prática de atitudes cotidianas que visem à manutenção da saúde.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e trabalhar.
- Modo de ser e viver no presente e passado.
- Papéis sociais importantes.
- Patrimônio cultural
– Identifica características do grupo em que está inserido, reconhecendo a importância de alguns papéis sociais em grupos de convívio, fora e dentro da instituição;
- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social.
2 – Os lugares e suas paisagens.
Eu e minha casa
Tipos de habitação;
- Bairro
- Rua
- Cidade
- Estado
- País
- Planeta Terra
– - Valoriza a prática de atitudes que visam à manutenção dos espaços por onde circula e de outros.
- Identifica os diferentes tipos de habitação, sua localização no espaço físico e
social.
3 – Objetos e processos de transformação.
- Processo de produção de alguns objetos.
- Confecção de objetos
- Características de objetos
- Cuidado no uso de objetos.
– Conhece o processo de produção de alguns objetos, participa de atividades
que envolvem a confecção de objetos, reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas.
4 – Datas comemorativas:
- Dia da Livro.
- Dia do Índio.
- Descobrimento do Brasil
- Dia do Trabalho
- Mamãe
- Dia da Batalha de Riachuelo
- São João
– Identifica as características, hábitos, costumes e herança culturais.
5 – Os seres vivos
- Características e necessidades vitais dos seres vivos.
- Ação do homem sobre o meio ambiente..
– Reconhece características e necessidades vitais dos seres vivos, estabelecendo as relações e diferenças entre eles, valoriza e prática atitudes relacionadas ao bem estar individual e coletivo.
6 – Meio Ambiente:
Os fenômenos da Natureza
- Mundo e época
– Percebe a evolução tecnológica e as influências na vida do homem como parte integrante e atuante deste mundo globalizado.
- Criação do sistema solar
- Planeta/terra/dia/noite
- Continente país/estado
- Cidade
- Bairro zona rural/urbana

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e
trabalhar.
– Participa de atividades que envolvam histórias brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
2 – Objetos e processos de transformações
– Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.
3 – Datas Comemorativas
– Dia da Vovó
- Dia dos Pais
- Dia do Estudante
- Dia do Soldado
– Dia do Folclore
- Semana da Pátria
- Dia da Árvore;
- Dia da Primavera
- Participa das atividades lúdicas, referentes as datas comemorativas,
salientando a importância da comemoração dos mesmos.
4 – Meios de transporte
– Trânsito
– Reconhece sinais de trânsito e os direitos e deveres dos pedestres e
motoristas.
5 – Os seres vivos.
- Animais
- Cuidado com os animais.
- Espécies de seres vivos.
- Características dos seres vivos.
- Fauna brasileira.
6 – Valoriza a vida nas situações que impliquem cuidados com os animais, estabelece alguma relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e
trabalhar.
– Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
2 – Os seres vivos
- Os seres vivos e cuidados com o meio ambiente.
- Cuidados com as plantas.
- Os tipos de plantas.
- Partes das plantas.
- Crescimento horta, pomar e jardim.
– Faz relação entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais, ordena o ciclo vital dos vegetais, nomeando suas partes mais importantes, reconhece as diferenças entre horta, pomar e jardim.
3 – Água
- Importância
- Estados físicos
- Utilidades
- Cuidados contra o
desperdício.
– Identifica a importância da água para a vida, cita métodos de cuidados
para não esperdiçar água.
4 – Ar:
- Importância
- Tipos
- Utilidades
–Identifica a importância do ar para os seres vivos, cita as causas da poluição do ar e sua precauções.
5 – Solo
- Importância
- Tipos
- Utilidades
– Reconhece a importância do solo.
6 – Estação do ano
- Características
– Observa as mudanças ocorridas na natureza e a relação entre fenômenos naturais e a vida humana.

LÍNGUA INGLESA
Profª Edmari

I UNIDADE – fevereiro/abril
As aulas de Língua Inglesa na educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais uma
forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança
entra em contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Making Friends
- Cumprimentar e apresentarse;
compreender e executar
ações.
- Estruturas: what’s you
name? / I’m Silvia
- Vocabulário: hi, goodbye,
stand up, sit down, clap your
honds, jump, boy, girl.
– Percebe ética na prática de boas maneiras.
- Amplia o vocabulário a partir de novas expressões de cumprimentos e
despedidas.
2– Moving in!
– Foco linguistic: apresentar
pessoas da família e animais
de estimação.
- Estrutura: This is my bike /
A blue car.
- Vocabulário: mom, dad,
brother, sister, dog, car.
- Vocabulário: ball, bike,
teddy bear
This is my dad/This is my
dad/This is my mother/Jacks
brother
– Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades
lúdicas.
- Percebe que a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento
intelectual.
- Identifica as pessoas do convívio familiar incluindo-se como parte integrante
dela.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Toy hunt
- Foco linguistic: apresentar e qualificar brinquedos.
-Estrutura: This is my bike / A blue car
- Vocabulário: ball, bike teddy bear, car, dole, blue, green, red,
yellow
– Percebe o cuidado que tem que ter com os brinquedos e de que forma
deve usá-lo.
- Identifica os pronomes relacionados a perto e longe.
- Relaciona objetos a cores forma e tamanho.
2 – Millie is so cute!
-Foco lingüístico: identificar e quantificar animais de estimação.
- Estrutura: look! Rabbits/let’s count the rabbits!/ four rabbits./
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humanos.
- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.
- Relaciona números a quantidade.
what is it?
A cat
- Vocabulário: cat, dog, fish,
rabbit, numbers

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Amazing masks
- Foco lingüístico: identificar partes do rosto e referir-se a emoções.
- Estrutura: Touch your nose/
I’m happy / Jacck’s sad
– Identifica as diversas expressões do rosto e sentimento relacionados a face.
- Compreende as expressão da face como triste, alegre.
2 – Fun with shapes!
- Foco lingüístico: identificar, qualificar, e quantificar figuras geométricas.
Estruturas: A red square/ how
many triangles? / four triangles
- Vocabulário: triangle, circle, square, rectange.
– Identifica as formas geométricas em diversas construções.
- Observa as formas geométricas em seus aspectos estruturais (casa, bola, barco e
bandeira).

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – A big surprise!
- Foco lingüísticos: identificar e quantificar frutas, mencionar
frutas de que se gosta.
- Estruturas: How many
apples? / Six apples / I like pear.
- Vocabulário: Apple, banana,
Orange, pear, strawberry,
peach, number 1 – 10.
– Identifica as frutas, cores e forma e para que serve cada fruta.
- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona no número adequado, explicita a noção de sucessor e
antecessor.
2 – Kittys house
- Foco lingüístico: identificar e localizar objetos, animais e pessoas nos cômodos da casa.
- estrutura: Kitty is in the living room/ The Teddy bear is in the bedroom.
- Vocabulário: bedroom,
kitchem, bathroom, living
room, vocabulário review.
– Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.
3 – Halloween (dias das bruxas)
– Percebe que o halloween é uma tradição inglesa que foi introduzido no Brasil.

EDUCAÇÃO FÍSICA
I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 - Jogos de apresentação
- Exame biométrico
- Jogos tradicionais
– Apresenta destreza corporal para pular em determinados espaços e locais;
- Desenvolve conceitos matemáticos, quando pula conforme a seqüência dos
números;
- Experimenta ao máximo os movimentos que exigem o uso diferenciado de
um lado e do outro do corpo.
- Apresenta adaptação AP meio escolar, percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço, e do outro, como ser na coletividade incluindo coleguinhas, professores, auxiliares e funcionários.
- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (peso, altura e envergadura), de acordo com a OMS.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
- Jogos de construção;
- Jogos de formação
- Jogos recreativos prédesportivos.
– Desenvolve a percepção visual e as noções de quantidade e de meio ambiente, de coordenação motora, de criatividade e de autonomia.
- Contribui para o desenvolvimento da percepção espaço temporal;
- Apresenta noções de lateralidade;
- Apresenta conhecimento sobre alguns desportos coletivos com suas regras
básicas e suas diferentes bolas.
- Apresenta desenvolvimento na coordenação motora.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
- Jogos motores;
- Jogo dos sabores;
- Jogos recreativos prédesportivos
- Jogos rítmicos
- Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.
- Desenvolve noções de trabalho em equipe e domínio de equilíbrio e da postura;
- Possuir noção de divisão e localização;
- Apresenta preferência por algum desporto visto na unidade anterior;
- Apresenta desenvolvimento do paladar, tato, audição e visão, capaz de diferenciar sabores, textura e som.

IV UNIDADE – (setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
– Exame biométrico;
- Natação: exercícios educativos voltados para o estilo crawl.
- Se o aluno apresenta adaptação ao meio líquido, bem como seu desenvolvimento no mesmo, observando as habilidades propostas pela natação e mecanismos de respiração;
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – O dia de aula
1.1 – Valoriza o retorno a escola
1.2 – Identifica os ambientes escolares, os membros e funções.
2 – Identidade.
Você faz parte da nossa história.
– Identifica-se com parte integrante do grupo escolar.
2.1 – Identifica sua série e turma.
3 – Partes do computador 3 – Identifica as principais partes do computador e suas funções.
4 – Ligando e desligando o computador.
– Segue os passos necessários para ligar e desligar o computador.
5 – Aprendendo a desenhar com o Paint:
- passos para acessar o programa.
- desenho utilizando as principais ferramentas.
– Reconhece os passos para ter acesso ao programa Paint.
5.1 – Desenha utilizando as principais ferramentas do Paint como lápis, borracha preenchimento.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Figuras Geométricas
- Jogo do Tangran
1.1 – Utiliza as figuras geométricas do programa Paint para criar desenhos e ilustrações.
- Encaixa peças do jogo do TANGRAN
2 – Microkids studio 2 – Cria desenhos utilizando as ferramentas do programa Microkids studio.
3 – Salvando em documento:
- clicar em salvar como;
- nomear arquivo;
- clicar em salvar
– Executa os passos para salvar seus trabalhos em arquivo.
4 – Letras maiúsculas e minúsculas.
– Identifica no teclado as letras do alfabeto digita seu nome utilizando a tecla shift e caps lock

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Sólidos Geométricos do paint
– Identifica sólidos geométricos relacionando-os ao seu meio ambiente.
2 – Números de 0 a 30 2 – Reconhece numerais no teclado, digita a sequência numérica.
3 – Vovó 3 – Demonstra carinho pelos avós, respeita as pessoas mais velhas e conhece
os seus direitos, utiliza os recursos do Power Point e Paint para criar cartões.
4 – Dia dos Pais 4 – Reconhece a figura do pai como um grande amigo, utiliza os recursos do
PowerPoint e Paint para criar cartões.
5 – Sistema de Medidas 5 – Identifica no cotidiano a utilização do sistema de medidas.
.
IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Semana da Criança
- Pesquisa de brinquedos na internet
2 – Discute a importância da criança para o nosso país, seus direitos e deveres,
pesquisa na Internet.
– Bandeira Nacional
3 – Conhece as cores e significado da Bandeira Nacional, utiliza as figuras do Paint para desenhar a Bandeira do Brasil, colori a Bandeira do Brasil com as cores correspondentes no programa Microkids Studio. – Água
4 – Conhece os benefícios da água para a vida na terra, cria frases de preservação no computador.

MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS
E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.


As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as unidades de
modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade, respeitando os limites de cada faixa etária e aptidões de cada
criança.
MOVIMENTO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros
movimentos.
- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
2- Equilíbrio e Coordenação Motora
2-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.
-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.
-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia cadarços, separa objetos pequenos com movimentos de pinça com os dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta papéis,etc.

MÚSICA
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO


O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:
1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.
- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.
- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases,
partes, elementos que se repetem etc.
Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e país.
Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.

ARTES VISUAIS

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO 

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Fazer artístico 1-Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem
do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.
2- Apreciação 2- Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.
- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.
- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.
- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.

VIDA PRÁTICA

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1- Cuidados com o corpo.
(Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia da criança).
- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.
- Escova os dentes após as refeições.
- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento
(cabelo, uniforme);
- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.
- Calça e tira roupas e sapatos,
- Dá laços e desamarra cadarços.
2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e saída.
- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.
- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.
- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.
- Joga lixo no lixo.
- Preocupa-se com a coleta seletiva.
3- Equilíbrio e movimento de diferentes utensílios.
- Serve-se sem precisar de ajuda.
-Transporta objetos em bandejas,
-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,
-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o limite da borda.
- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.


QUARTA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2010

Planejamento anual - Lingua Inglesa e Educação Física



PLANEJAMENTO ANUAL

Fonte LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

SÉRIE: 5ª
PROFESSORAS: Maria Carolina D. Davoli e Rosângela S. Pereira

OBJETIVO GERAL:



A partir da concepção de “Língua” (materna ou estrangeira) que defende a “Linguagem”, como forma de “Interação”, a meta é ensinar o idioma inglês aos educandos de 5ª, 6ª, 7ª, 8ª séries (Ensino Fundamental) de maneira significativa e contextualizada (abordagem comunicativa /”communicative approach”). Visa-se desenvolver habilidades e competências através de atividades lúdicas, multidisciplinares e temas transversais que estimulem a observação da realidade imediata, a ação, a memória, o raciocínio, a associação de idéias e a oralidade bem como, iniciar o aluno no aprendizado da forma escrita através de gramática contextualizada.

A integração da Língua Inglesa e outras disciplinas como Artes cênicas (teatro/danças) e Artes Plásticas (desenhos / pinturas / recortes / colagens) favorecerá o trabalho com o emocional, a sensibilidade, a auto-estima, a descontração, a concentração, a mudança de atitudes, a melhoria das relações entre os educandos e, conseqüentemente, do aprendizado.

As estratégias serão modificadas ou adequadas conforme o contexto da escola, levando-se em consideração a faixa etária e a individualidade dos educandos.

EMENTA:
1º Trimestre: Introdução ao vocabulário de inglês; Sons do alfabeto em inglês; Funções da Língua (diálogos): Apresentações, Cumprimentos, Despedidas, Procedência e Nacionalidade; Verbo To Be, Pronomes Pessoais.

2º Trimestre: Funções da Língua: Família, Características Físicas, Profissões, Dias da Semana, Meses do ano, Animais, Pronomes Possessivos; Pronomes Demonstrativos.

3º Trimestre: Funções da Língua: Situações de Compra e Venda, As Frutas, As Verduras, As Estações do Ano, Os Objetos Escolares, As Cores; Números Cardinais; Projeto Final:Histórias Ilustradas em Inglês.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM


CONTEÚDOS

ESTRATÉGIA / METODOLOGIA

AVALIAÇÃO


Facilitar aos alunos a apropriação de aspectos culturais que envolvam o aprendizado da língua inglesa.

Estimular a observação da influência da Língua Inglesa no cotidiano e a incorporação de expressões na Língua Portuguesa.

Aplicar temas básicos de comunicação (apresentações /cumprimentos/despedidas/ escola/família...).

Dar ênfase a vocabulário e estruturas básicas (mais simples).

Aplicar textos curtos (diálogos / slogans / cartões / letras de música).

Motivar / estimular o interesse pelo aprendizado de uma língua estrangeira.

Enriquecer vocabulário (dar bases).

1º TRIMESTRE

-”Carnival” (Origin/History/African Influencies)
-Para que aprender Inglês? (Questionário para reflexões e estimular o interesse pelo aprendizado).
-”English Around Us”: “Word List” (lista de palavras já conhecidas e usadas no dia-a-dia).
Funções da Língua (diálogos, conversas):
-O alfabeto da Língua Inglesa (ALPHABET): “spelling” (“spell your name”).
-Welcoming (boas-vindas): “welcome!”.
-Introducing (apresentações): “Whatś your name? My name is...”
-Greetings (cumprimentos): Hi/ Hello/ How are you? /I’m fine/ Nice to meet you/ Good Morning/ Good Afternoon/ Good Evening/ Good Night.
-“Polite Words” (Boas maneiras) / “habits and attitudes” (saber ouvir, esperar, pedir, agradecer...): Thanks/ Sorry/ Please/ Excuse.
-Verbo To Be (Simple present): F. Afirmativas, Negativas e Interrogativas.(AM / IS / ARE );
-Pronomes Pessoais: I ,You, She, He, It, We, You, They; Pron tratamento (Miss / Mr.); pronomes interrogativos(Who ?/ What?)
-Basic commands (sit down, stand up);
-Environment (The planet / the sea / water).
-Nature and seasons: (flowers / birds / Spring / Summer / Fall / Winter)
.Ecological song (poema): “Forever Green” (Antonio Carlos Jobim).
-Animals (pet/farm/wild/zoo/sea animals/polar animals/endangered): Tamar Project ; Projeto Baleia Franca.
-Gêneros textuais: questionário, lista, pesquisas, músicas, dramatizações (diálogos), filmes, “cartoon”, interview, relatos (histórias/experiências), “poster, maquete,”painting”, desenho, poema/ecological song.

2º TRIMESTRE

Funções da Língua:
-“People”(pessoas): man, woman, boy, girl);
-”Body” (partes do corpo: head / hands / arms...).
-“Physical characteristics”: hair (blond, brown): eyes (brown, green, blue); “opposites” (adjetivos opostos)- tall x short; young x old, etc.
-“Family / Family Tree”: mother, father, sister, brother, grandmother, grandfather...
-”Jobs” (profissões) : teacher / doctor / secretary, etc.
-Artigo definido (THE);
-Artigos indefinidos (A /AN);
-Números Cardinais em inglês (1 a 50);
-Moeda/preços/situações de compra e venda (HOW MUCH).
-”Food” (frutas/verduras/fast food/healthy food).
-Dias da semana e meses: Monday/ Tuesday/ Wednesday.... ; January/ February/March....
-Pronome interrogativo “WHERE”.
-Procedências e Nacionalidades: Where are you from? / I’m from Brazil / What’s your nationality? / I’m Brazilian. (WHERE .FROM?)
-Gêneros Textuais: pesquisa, “posters”, “songs”, diálogos, games.

3º TRIMESTRE

Funções da Língua:
-School / classroom / school objects;
-School objects x posssessive pronouns.
-Pronomes demonstrativos (this,that, etc.).
-“Compartmests of a house” (Dependências de uma casa): bedroom/ living room...
- “Likes x dislikes” (preferências) : TO LIKE.
-As cores em inglês: Red, yellow, pink...(NATURE, SEASONS AND COLORS).
-Means of transportation (car / bus / plane...)

-Aulas Expositivas: com o objetivo de contextualizar os aspectos culturais do idioma inglês (recursos audiovisuais, pranchas demonstrativas, filmes, etc...).

-Método Interativo / Participativo: instigar/estimular/ensinar a pensar e questionar através das técnicas: disposição em sala (círculo; ”U”); questionamentos; diálogos, relatos (experiências/ contar histórias); leitura e discussão de textos informativos sobre cultura geral (“English Around Us”) para ampliar visão de mundo (universo cultural); música ambiente (desacelerar pensamento); visitas a campo.

-Método Comunicativo: Trabalhar alguns gêneros textuais (orais ou escritos) de circulação social (diálogos, “cartoons”, letras de música, cartões, slogans, “posters”, maquetes, etc), com o objetivo de familiarizar os alunos com as funções da língua;

-Desenvolver Compreensão Auditiva ("Listening"): músicas e filmes em inglês com o objetivo de explorar os sons (pronúncia) e enriquecer o vocabulário e desenvolver a oralidade.

-Método de Leitura e dedução dos significados pelo contexto: (reflexão/ descrição de cenas, análise lingüística dos vários textos de circulação social-gêneros textuais através da associação de idéias e imagens).

- Aulas com jogos e atividades lúdicas para facilitar a fixação (grupos);

-Uso de Livro didático (textos / estruturas, vocabulário contextualizado / oral practice / written practice / leitura e produção de textos / músicas / projetos extracurriculares).

-Pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada). Estimular, motivar os alunos para que façam produções textuais simples e curtas.

-Temas Interdisciplinares e/ou Transversais: Desenvolver projetos de assuntos / conteúdos em comum com outras disciplinas como: Meio Ambiente / Água / Animais Marinhos / Diferenças (diversidades, culturais, sociais), Culturais Afro e Indígena, Ética, Cidadania, Disciplina, Valores, Limites, Relações (Cultivar Atitudes Positivas), convivência, esportes, hábitos de alimentação, saúde.

-Abordagem de Datas Significativas e/ou Comemorativas: Carnaval (origem / história / influência da cultura Afro); Aniversário de Florianópolis; Páscoa; Dia das Crianças; Folclore; Halloween; Natal; Dia do Meio Ambiente; Dia da Família, Dia da Consciência Negra.

Os alunos/as serão avaliados por:

1)Critério Pesquisa:
Atividades em duplas / trios (produções orais/escritas como exercícios, posters desenhos, pinturas, recortes, colagens pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada), dramatizações de diálogos, maquetes, campanhas ambientais (projeto Tamar / Baleia Franca), campanhas de hábitos e atitudes positivas (boas maneiras).

2)Critério Individual:
Avaliações Escritas e/ou Orais (individuais)- produções escritas / exercícios de repetição oral(“oral drills”), desenhos, pinturas, avaliações de aprendizado (vocabulário e estruturas estudadas).
Avaliações e/ou tarefas "extras" (recuperações paralelas) como forma de recuperar, fixar, conteúdos que serão frequentemente revisados.

3)Critério Qualitativo:

Hábitos e atitudes;
Interesse e participação nas atividades propostas;
Postura em sala de aula (respeito para com colegas, professores e funcionários);
Responsabilidade com entrega de tarefas;
Cooperação e interação com o grupo (espírito de equipe);
Conservação de materiais, capricho / organização de produções e conservação do patrimônio escolar.

O processo de avaliação será contínuo e gradativo, por meio de produções orais/escritas + formação de hábitos e atitudes.




EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL 


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
SÉRIES: 5ª e 6ª
PROFESSORES: Alexandre Severo do Pinho, César Garcez e Rosana Patricio Inácio,

EMENTA: Dança, esporte, ginástica e atletismo.

OBJETIVO GERAL:
 Trabalhar o esporte escolar de modo a poder desmistificá-lo, demonstrando a relação existente entre a preparação competitiva e as reais condições materiais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM 


CONTEÚDOS



ESTRATÉGIA / METODOLOGIA


AVALIAÇÃO


Compreender o corpo como forma de comunicação e expressão de sentimentos e sentidos.

Compreender algumas interações (históricas e sociais) que determinam as práticas corporais na nossa sociedade, como questões de gênero, classe, raça, etnia, mídia e exclusão, etc.

Conhecer as múltiplas possibilidades de movimento com e sem aparelhos.

Conhecer as regras de diferentes praticas esportivas, adaptando-as de acordo com a realidade.

Ampliar seus conhecimentos gerais e de suas potencialidades e limitações físicas.

Apresentar aos alunos práticas corporais diferentes daquela que fazem parte do currículo tradicional da Educação
Física escolar.

DANÇA
Dança popular.
GRD.

GINÁSTICA

Ginástica artística.
Ginástica olímpica.

ESPORTES
Volei: saque, recepção, levantamento, ataque, defesa, sistema 6x6, regras e histórico.
Basquete: passe, condução de bola, bandeja, jump, arremesso, drible, regras e histórico.
Futebol de campo: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Futsal: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Handebol: passe, recepção, drible, arremesso, deslocamento, regras e histórico.
Jogos de salão.
Tênis de mesa.
Pebolim.

ATLETISMO

Arremesso de bola.
Lançamento de arco.
Salto em altura "tesoura".
Salto em distância "grupado".
Corrida de velocidade.
Corrida de resistência.
Revezamento.

Formas diferenciadas de atividades físicas.


As unidades não estão organizadas de forma cronológica, elas serão desenvolvidas de forma entremeada umas com as outras.

As atividades servirão como diagnóstico dos limites e potencialidades dos alunos e turmas.

Elaboração de temáticas que subsidiem o trabalho lúdico com as crianças.

Explorar materiais, espaços e a cultura da comunidade local como possibilidade de trabalho.

Trabalhar na perspectiva de ação-reflexão-ação.

Buscar uma interação de trabalho com todos os professores envolvidos com a turma.

Por trimestre haverá pelo menos um trabalho de pesquisa numa das áreas dos conteúdos.

Os alunos serão avaliados de forma holística nas áreas motora, afetiva e cognitiva com propósito formativo.

Na área motora os alunos serão avaliados pela participação nas atividades práticas, sendo obrigatória a participação de todos, desde que aptos para tal.
Desempenho e performance não serão parâmetros para a avaliação somativa e sim formativa, pois características pessoais não servem a este propósito.

Na área cognitiva os alunos receberão nota no(s) trabalho(s) de pesquisa.

No aspecto qualitativo os alunos serão avaliados pela:
Apresentação dos materiais necessários;
Participação nas atividades propostas;
Comportamento adequado.

MT=MP+P+CQ

Recuperação Paralela
Os alunos serão comunicados constantemente sobre sua situação nas três áreas avaliadas, havendo mudança de atitude por parte do aluno de modo efetivo a avaliação será revista no item em questão.


Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video