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Fonte: Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei Teixeira Januário – 1º , 2º e 3 º Período EJA - 2009 1 - Apresentação Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções. O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação. LÍNGUA PORTUGUESA 2 - Objetivos Gerais * Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita. * Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação. 3 - Objetivos Específicos * Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento. * Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.) * Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza. * Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como: * Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres * Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano. * Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura. LEITURA E ESCRITA * Alfabeto maiúsculo e minúsculo; * Emprego adequado de letras; * Montagem de palavras, sentenças e textos; * Identificação de idéias básica do texto; * Sílabas, fonemas e grafemos; * Produção de textos; * Interpretação de texto; * Comparação e diferenciação de escritas diversas; * Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc; * Identificar poesia, propaganda e textos; * Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas; LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL. * Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos); * Relato de filmes, reportagens e causos; * Mímica, dança e atividades lúdica; * Localização e identificação de rimas; * Leitura e análise de texto informativo e poético; * Verbalização de opiniões e comentários. GRAMÁTICA * Ortografia; * Partição Silábica; * Tonicidade; * Ordem alfabética; * Alfabeto móvel; * Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou * Palavras etc; * Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos) * Quadras e poesias; * Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc. METODOLOGIA * Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos; * O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional; * Leitura de diversos tipos de textos; * A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras; * Textos informativos, expositivos e prescritivos. * Ortografia; * Achar palavras dentro de outra; * Ilustrar poemas e dramatiza – los; * Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc; * O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra; * Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor; * Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação; * Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal); * Distinção entre vogal e consoante. * Identificação de versos e estrofes; * Localização e identificação de rima; * Atividades que envolvam classes de palavras. MATEMÁTICA 4 – Objetivos Gerais * Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional. * Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades. 5 – Objetivos Específicos * Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir. * Ler e registrar quantias. * Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente. * Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro. * Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente. * Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos. * Trabalhar dezenas, centenas e unidades. * Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los. * Promover cálculo mental e estimativo. * Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples. * Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal * Estabelecer relações entre as operações. * Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas. * Trabalhar conjuntos. * Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro. METODOLOGIA * Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente; * Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano; * Resolução de problemas que envolvam as quatro operações; * Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos; * Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo; * Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens; * Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano; * Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria; * Utilizar o livro didático com suas atividades. * Exercícios no quadro e atividades mimeografadas. * Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e * por extenso. * Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc. GEOGRAFIA 6 – Objetivos Gerais * Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural; * Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país; * Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente; * Conhecer a formação do povo brasileiro; * Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc. 7 – Objetivos Específicos * Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias; * Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje; * Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem; * Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico; * Compreender as leis que regem o país; * Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo; * Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los; * Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação; * Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões; * Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação. METODOLOGIA * Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre; * Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis; * Usar atividades mimeografadas e o livro didático; * Uso da biblioteca para pesquisa; * Uso do quadro e caderno; * Trabalhar com palestras e debates. CIÊNCIAS 8 - Objetivos Gerais * Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis. * Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso. 9 – Objetivos Específicos * Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade. * Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana. * Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas. * Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças. * Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização. * Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido. * Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar. * Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável. * Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros. * Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas.. * Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso. METODOLOGIA * Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde. * Trabalhos com experimentos e pesquisa.. * Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas. ARTES 10 – Objetivo Geral * Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas. 11 – Objetivos Específicos * Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura. * Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos. * Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades. METODOLOGIA * Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado. * Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc. * Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos. AVALIAÇÃO “Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido” ( PCN –p.94) A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo. A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece. Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar. |
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