quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sábados Especiais - Histórias Multissensoriais



 Ex.mo(a) Sr.(a) Director(a)

Para responder às necessidades especiais de encontro, partilha e reflexão de todos os que se envolvem na Educação Especial, Sábados Especiais é um programa de (auto)formação organizado pelo Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN, com a colaboração das Escolas e outras instituições.

Os próximos Sábados Especiais são dedicados ao domínio da multideficiência, sob o tema «Histórias Multissensoriais» (ver ficheiro anexo, com o programa e modo de inscrição), nas seguintes datas e locais:

23 de Janeiro – Escola Básica do Viso, Porto

6 de Fevereiro – Escola Básica Diogo Cão, Vila Real



As inscrições estão abertas até ao 17 de Janeiro, sujeitas ao número limite de 30 participantes em cada encontro.

Agradecemos a melhor divulgação junto da comunidade escolar do Agrupamento que V. Ex.ª dirige, designadamente, dos docentes de Educação Especial.


Com os melhores cumprimentos,

Eduardo Cabral

DREN / Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial
Tel.: 225 191 900 / Fax.: 225 191 999


Sábados Especiais

O Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN e os Agrupamentos de Escolas do Viso, Porto e de Diogo Cão, Vila Real, convidam:

  Histórias multissensoriais, histórias com sentidos dentro

Paula Proença


                     23 de Janeiro de 2010                                          6 de Fevereiro de 2010
                 Escola Básica do Viso, Porto                              Escola Básica Diogo Cão, Vila Real

Horário
10:00 às 13.00 e 14:30 às 16:30

A Formação
Como se empreende um projecto de histórias multissensoriais? Serão as histórias multissensoriais estratégias inovadoras para se contar histórias a pessoas com défices cognitivos e baixa compreensão da língua materna? De que forma as histórias enriquecidas de aspectos multissensoriais se podem mostrar pólo de novas aquisições na procura de dar forma às palavras através dos sentidos? O que facilita o trabalho com cada história multissensorial e como esta se constitui ela como aglutinadora e promotora de diferentes inteligências, numa multiplicidade de experiências sensoriais enriquecidas pela língua materna e jogadas ao sabor das palavras?
«Histórias Multissensoriais, histórias com sentidos dentro» apresenta uma metodologia assente no enriquecimento das histórias através de estímulos sensoriais (sons, imagens/cores, odores, objectos), envoltas numa relação potenciadora de novas aquisições. Esta acção visa uma disseminação mais consistente da metodologia das histórias multissensoriais (HM) junto de docentes e técnicos interessados na magia das histórias como meio de educar pela arte. A partilha do Guião, instrumento que estrutura esta formação, possibilita o trabalho com esta metodologia e pretende facilitar a existência de novas experiências nesta área.

A Formadora
Docente especializada em exercício na APPACDM de Vila Real – Sabrosa, Paula Proença desenvolve investigação na metodologia das HM e criou um «Guia para Docentes», para a realização de projectos de HM, na UTAD, onde finaliza tese de mestrado sob o mesmo tema. Promoveu acções de sensibilização para as HM em Portugal e Espanha, participou em colóquios e dinamizou módulos de formação, como este, e pertence à equipa de instalação da primeira biblioteca acessível na APPACDM, constituída com base no trabalho com HM.

Participação
As inscrições estão abertas até dia 18 de Janeiro, limitadas a 30 participantes em cada local, de acordo com as seguintes prioridades:
  1. Docentes das unidades de apoio especializado para a multideficiência e surdocegueira congénita;
  2. Docentes do grupo de recrutamento 910, em exercício em jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo;
  3. Educadores de infância, docentes do 1º ciclo, docentes de língua portuguesa
Para participar, envie mensagem de correio electrónico para gaee@dren.min-edu.pt, com o assunto
«Inscrição Sábados Especiais – Histórias Multissensoriais – Porto, 23 de Janeiro» ou

«Inscrição Sábados Especiais – Histórias Multissensoriais – Vila Real, 6 de Fevereiro»
e os seguintes dados: nome completo, escola, funções e nível de ensino onde exerce. Receberá uma mensagem de confirmação no dia 19 de Janeiro.

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video