quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


Educar Já!






PLANEJAMENTO ANUAL

Fonte LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

SÉRIE: 5ª
PROFESSORAS: Maria Carolina D. Davoli e Rosângela S. Pereira

OBJETIVO GERAL:



A partir da concepção de “Língua” (materna ou estrangeira) que defende a “Linguagem”, como forma de “Interação”, a meta é ensinar o idioma inglês aos educandos de 5ª, 6ª, 7ª, 8ª séries (Ensino Fundamental) de maneira significativa e contextualizada (abordagem comunicativa /”communicative approach”). Visa-se desenvolver habilidades e competências através de atividades lúdicas, multidisciplinares e temas transversais que estimulem a observação da realidade imediata, a ação, a memória, o raciocínio, a associação de idéias e a oralidade bem como, iniciar o aluno no aprendizado da forma escrita através de gramática contextualizada.

A integração da Língua Inglesa e outras disciplinas como Artes cênicas (teatro/danças) e Artes Plásticas (desenhos / pinturas / recortes / colagens) favorecerá o trabalho com o emocional, a sensibilidade, a auto-estima, a descontração, a concentração, a mudança de atitudes, a melhoria das relações entre os educandos e, conseqüentemente, do aprendizado.

As estratégias serão modificadas ou adequadas conforme o contexto da escola, levando-se em consideração a faixa etária e a individualidade dos educandos.

EMENTA:
1º Trimestre: Introdução ao vocabulário de inglês; Sons do alfabeto em inglês; Funções da Língua (diálogos): Apresentações, Cumprimentos, Despedidas, Procedência e Nacionalidade; Verbo To Be, Pronomes Pessoais.

2º Trimestre: Funções da Língua: Família, Características Físicas, Profissões, Dias da Semana, Meses do ano, Animais, Pronomes Possessivos; Pronomes Demonstrativos.

3º Trimestre: Funções da Língua: Situações de Compra e Venda, As Frutas, As Verduras, As Estações do Ano, Os Objetos Escolares, As Cores; Números Cardinais; Projeto Final:Histórias Ilustradas em Inglês.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM


CONTEÚDOS

ESTRATÉGIA / METODOLOGIA

AVALIAÇÃO


Facilitar aos alunos a apropriação de aspectos culturais que envolvam o aprendizado da língua inglesa.

Estimular a observação da influência da Língua Inglesa no cotidiano e a incorporação de expressões na Língua Portuguesa.

Aplicar temas básicos de comunicação (apresentações /cumprimentos/despedidas/ escola/família...).

Dar ênfase a vocabulário e estruturas básicas (mais simples).

Aplicar textos curtos (diálogos / slogans / cartões / letras de música).

Motivar / estimular o interesse pelo aprendizado de uma língua estrangeira.

Enriquecer vocabulário (dar bases).

1º TRIMESTRE

-”Carnival” (Origin/History/African Influencies)
-Para que aprender Inglês? (Questionário para reflexões e estimular o interesse pelo aprendizado).
-”English Around Us”: “Word List” (lista de palavras já conhecidas e usadas no dia-a-dia).
Funções da Língua (diálogos, conversas):
-O alfabeto da Língua Inglesa (ALPHABET): “spelling” (“spell your name”).
-Welcoming (boas-vindas): “welcome!”.
-Introducing (apresentações): “Whatś your name? My name is...”
-Greetings (cumprimentos): Hi/ Hello/ How are you? /I’m fine/ Nice to meet you/ Good Morning/ Good Afternoon/ Good Evening/ Good Night.
-“Polite Words” (Boas maneiras) / “habits and attitudes” (saber ouvir, esperar, pedir, agradecer...): Thanks/ Sorry/ Please/ Excuse.
-Verbo To Be (Simple present): F. Afirmativas, Negativas e Interrogativas.(AM / IS / ARE );
-Pronomes Pessoais: I ,You, She, He, It, We, You, They; Pron tratamento (Miss / Mr.); pronomes interrogativos(Who ?/ What?)
-Basic commands (sit down, stand up);
-Environment (The planet / the sea / water).
-Nature and seasons: (flowers / birds / Spring / Summer / Fall / Winter)
.Ecological song (poema): “Forever Green” (Antonio Carlos Jobim).
-Animals (pet/farm/wild/zoo/sea animals/polar animals/endangered): Tamar Project ; Projeto Baleia Franca.
-Gêneros textuais: questionário, lista, pesquisas, músicas, dramatizações (diálogos), filmes, “cartoon”, interview, relatos (histórias/experiências), “poster, maquete,”painting”, desenho, poema/ecological song.

2º TRIMESTRE

Funções da Língua:
-“People”(pessoas): man, woman, boy, girl);
-”Body” (partes do corpo: head / hands / arms...).
-“Physical characteristics”: hair (blond, brown): eyes (brown, green, blue); “opposites” (adjetivos opostos)- tall x short; young x old, etc.
-“Family / Family Tree”: mother, father, sister, brother, grandmother, grandfather...
-”Jobs” (profissões) : teacher / doctor / secretary, etc.
-Artigo definido (THE);
-Artigos indefinidos (A /AN);
-Números Cardinais em inglês (1 a 50);
-Moeda/preços/situações de compra e venda (HOW MUCH).
-”Food” (frutas/verduras/fast food/healthy food).
-Dias da semana e meses: Monday/ Tuesday/ Wednesday.... ; January/ February/March....
-Pronome interrogativo “WHERE”.
-Procedências e Nacionalidades: Where are you from? / I’m from Brazil / What’s your nationality? / I’m Brazilian. (WHERE .FROM?)
-Gêneros Textuais: pesquisa, “posters”, “songs”, diálogos, games.

3º TRIMESTRE

Funções da Língua:
-School / classroom / school objects;
-School objects x posssessive pronouns.
-Pronomes demonstrativos (this,that, etc.).
-“Compartmests of a house” (Dependências de uma casa): bedroom/ living room...
- “Likes x dislikes” (preferências) : TO LIKE.
-As cores em inglês: Red, yellow, pink...(NATURE, SEASONS AND COLORS).
-Means of transportation (car / bus / plane...)

-Aulas Expositivas: com o objetivo de contextualizar os aspectos culturais do idioma inglês (recursos audiovisuais, pranchas demonstrativas, filmes, etc...).

-Método Interativo / Participativo: instigar/estimular/ensinar a pensar e questionar através das técnicas: disposição em sala (círculo; ”U”); questionamentos; diálogos, relatos (experiências/ contar histórias); leitura e discussão de textos informativos sobre cultura geral (“English Around Us”) para ampliar visão de mundo (universo cultural); música ambiente (desacelerar pensamento); visitas a campo.

-Método Comunicativo: Trabalhar alguns gêneros textuais (orais ou escritos) de circulação social (diálogos, “cartoons”, letras de música, cartões, slogans, “posters”, maquetes, etc), com o objetivo de familiarizar os alunos com as funções da língua;

-Desenvolver Compreensão Auditiva ("Listening"): músicas e filmes em inglês com o objetivo de explorar os sons (pronúncia) e enriquecer o vocabulário e desenvolver a oralidade.

-Método de Leitura e dedução dos significados pelo contexto: (reflexão/ descrição de cenas, análise lingüística dos vários textos de circulação social-gêneros textuais através da associação de idéias e imagens).

- Aulas com jogos e atividades lúdicas para facilitar a fixação (grupos);

-Uso de Livro didático (textos / estruturas, vocabulário contextualizado / oral practice / written practice / leitura e produção de textos / músicas / projetos extracurriculares).

-Pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada). Estimular, motivar os alunos para que façam produções textuais simples e curtas.

-Temas Interdisciplinares e/ou Transversais: Desenvolver projetos de assuntos / conteúdos em comum com outras disciplinas como: Meio Ambiente / Água / Animais Marinhos / Diferenças (diversidades, culturais, sociais), Culturais Afro e Indígena, Ética, Cidadania, Disciplina, Valores, Limites, Relações (Cultivar Atitudes Positivas), convivência, esportes, hábitos de alimentação, saúde.

-Abordagem de Datas Significativas e/ou Comemorativas: Carnaval (origem / história / influência da cultura Afro); Aniversário de Florianópolis; Páscoa; Dia das Crianças; Folclore; Halloween; Natal; Dia do Meio Ambiente; Dia da Família, Dia da Consciência Negra.

Os alunos/as serão avaliados por:

1)Critério Pesquisa:
Atividades em duplas / trios (produções orais/escritas como exercícios, posters desenhos, pinturas, recortes, colagens pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada), dramatizações de diálogos, maquetes, campanhas ambientais (projeto Tamar / Baleia Franca), campanhas de hábitos e atitudes positivas (boas maneiras).

2)Critério Individual:
Avaliações Escritas e/ou Orais (individuais)- produções escritas / exercícios de repetição oral(“oral drills”), desenhos, pinturas, avaliações de aprendizado (vocabulário e estruturas estudadas).
Avaliações e/ou tarefas "extras" (recuperações paralelas) como forma de recuperar, fixar, conteúdos que serão frequentemente revisados.

3)Critério Qualitativo:

Hábitos e atitudes;
Interesse e participação nas atividades propostas;
Postura em sala de aula (respeito para com colegas, professores e funcionários);
Responsabilidade com entrega de tarefas;
Cooperação e interação com o grupo (espírito de equipe);
Conservação de materiais, capricho / organização de produções e conservação do patrimônio escolar.

O processo de avaliação será contínuo e gradativo, por meio de produções orais/escritas + formação de hábitos e atitudes.




EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL 


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
SÉRIES: 5ª e 6ª
PROFESSORES: Alexandre Severo do Pinho, César Garcez e Rosana Patricio Inácio,

EMENTA: Dança, esporte, ginástica e atletismo.

OBJETIVO GERAL:
 Trabalhar o esporte escolar de modo a poder desmistificá-lo, demonstrando a relação existente entre a preparação competitiva e as reais condições materiais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM 


CONTEÚDOS



ESTRATÉGIA / METODOLOGIA


AVALIAÇÃO


Compreender o corpo como forma de comunicação e expressão de sentimentos e sentidos.

Compreender algumas interações (históricas e sociais) que determinam as práticas corporais na nossa sociedade, como questões de gênero, classe, raça, etnia, mídia e exclusão, etc.

Conhecer as múltiplas possibilidades de movimento com e sem aparelhos.

Conhecer as regras de diferentes praticas esportivas, adaptando-as de acordo com a realidade.

Ampliar seus conhecimentos gerais e de suas potencialidades e limitações físicas.

Apresentar aos alunos práticas corporais diferentes daquela que fazem parte do currículo tradicional da Educação
Física escolar.

DANÇA
Dança popular.
GRD.

GINÁSTICA

Ginástica artística.
Ginástica olímpica.

ESPORTES
Volei: saque, recepção, levantamento, ataque, defesa, sistema 6x6, regras e histórico.
Basquete: passe, condução de bola, bandeja, jump, arremesso, drible, regras e histórico.
Futebol de campo: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Futsal: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Handebol: passe, recepção, drible, arremesso, deslocamento, regras e histórico.
Jogos de salão.
Tênis de mesa.
Pebolim.

ATLETISMO

Arremesso de bola.
Lançamento de arco.
Salto em altura "tesoura".
Salto em distância "grupado".
Corrida de velocidade.
Corrida de resistência.
Revezamento.

Formas diferenciadas de atividades físicas.


As unidades não estão organizadas de forma cronológica, elas serão desenvolvidas de forma entremeada umas com as outras.

As atividades servirão como diagnóstico dos limites e potencialidades dos alunos e turmas.

Elaboração de temáticas que subsidiem o trabalho lúdico com as crianças.

Explorar materiais, espaços e a cultura da comunidade local como possibilidade de trabalho.

Trabalhar na perspectiva de ação-reflexão-ação.

Buscar uma interação de trabalho com todos os professores envolvidos com a turma.

Por trimestre haverá pelo menos um trabalho de pesquisa numa das áreas dos conteúdos.

Os alunos serão avaliados de forma holística nas áreas motora, afetiva e cognitiva com propósito formativo.

Na área motora os alunos serão avaliados pela participação nas atividades práticas, sendo obrigatória a participação de todos, desde que aptos para tal.
Desempenho e performance não serão parâmetros para a avaliação somativa e sim formativa, pois características pessoais não servem a este propósito.

Na área cognitiva os alunos receberão nota no(s) trabalho(s) de pesquisa.

No aspecto qualitativo os alunos serão avaliados pela:
Apresentação dos materiais necessários;
Participação nas atividades propostas;
Comportamento adequado.

MT=MP+P+CQ

Recuperação Paralela
Os alunos serão comunicados constantemente sobre sua situação nas três áreas avaliadas, havendo mudança de atitude por parte do aluno de modo efetivo a avaliação será revista no item em questão.

Fonte: http://cybelemeyer.blogspot.com/

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Associação de Pais e Encarregados de Educação

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