terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A deficiência na vida de Pedro Dias



 
   
  
O Pedro tem 24 anos e resido em Azeitão, é licenciado em Gestão de Sistemas de Informação e aproveitando a raridade do seu caso, e do percurso até aqui realizado, tem procurado, através de palestras intituladas: “A deficiência na vida de Pedro Dias”, abordar alguns preconceitos que a sociedade ainda associa às pessoas com algum tipo de deficiência.

Fica aqui, na primeira pessoa...



Sou Pedro de Campos Vieira Dias, tenho 24 anos e resido em Azeitão, Sou licenciado em Gestão de Sistemas de Informação pela Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Setúbal.

Tenho uma deficiência motora, paralisia Cerebral – parte motora.

Procurando ter sempre uma filosofia de vida optimista, poderei dizer que o azar me bateu à porta no acto de nascença, porém no meio de alguma infelicidade, fui bafejado com alguma “sorte” uma vez que, dentro do enquadramento das patologias de paralisia cerebral – parte motora, sou, no parecer dos próprios médicos, um dos casos mais “ligeiros” que já foram estudados e encontrados, ou dito de outra forma, com maior margem de progressão. 

Há menos de três anos atrás, ainda me transportava dependendo na totalidade de uma cadeira de rodas que hoje, após vinte anos de convívio umbilical, “repousa” no sótão da minha casa, utilizando hoje em dia “apenas” duas canadianas para andar. 


Como devem calcular, sinto-me hoje quase totalmente realizado e extraordinariamente orgulhoso de mim próprio, ao mesmo tempo que estou eternamente grato a todos aqueles que pelos mais diferentes meios me têm apoiado. Entendo porém, que não me posso sentir realizado enquanto não conseguir fazer passar uma mensagem de esperança a todos aqueles, que por um motivo qualquer, a sorte não lhes tenha sorrido, e acima de tudo que com força de vontade, tudo é possível, e que toda e qualquer situação deverá ser encarada pela sociedade como uma situação “normal”, merecendo por isso, todos os apoios de forma a que todos os cidadãos, incluindo os “handicapados”, sejam encarados e considerados como pessoas normais.


Aproveitando a raridade do meu caso, e do percurso até aqui realizado, tenho procurado, através de palestras intituladas: “
A deficiência na vida de Pedro Dias”, abordar alguns preconceitos que a sociedade ainda associa às pessoas com algum tipo de deficiência. Procuro, através desta abordagem, sensibilizar toda a sociedade sobre o comportamento que a mesma deve ter em relação a todos os elementos no plano da igualdade de oportunidades, ao mesmo tempo sobre a mais correcta postura a ter com qualquer tipo de deficiência. Procurando comunicar esta “minha mensagem” a todo e qualquer estrato social, as referidas palestras têm sido realizadas nos mais diversos locais: Colectividades, Universidades, Escolas, Rádio, etc. 


Estas palestras têm como principais objectivos:

(i) fazer reflectir sobre a imagem da pessoa com algum tipo de deficiência na sociedade;

(ii) acabar com alguns tabus que ainda existem na sociedade, relativamente às pessoas com algum tipo de deficiência e, finalmente;

(iii) fazer com que a sociedade assuma, como um seu compromisso social, um tratamento perfeitamente normal (mas obrigatório) em tudo o que seja promoção da inclusão e não a exclusão nos indivíduos portadores de qualquer tipo de deficiência.É como alguém disse um dia: 'Pedro, tens que continuar a mostrar ao mundo, que é possível'!

 
Estas palestras envolvem uma estrutura publicitária de patrocínio e de apoio em termos logísticos, e segundo os diferentes públicos presentes têm-se revestido sempre de grande sucesso! Estou a tentar que estas Palestras sejam gratuitas, para as entidades - escola que, as recebem!
 
Esta palestras têm sido muitas por este Portugal e todas elas muito gratificantes de realizar, decidi que, era chegada a altura de profissionalizar este projecto, pois necessito de voltar ao mercado de trabalho, uma vez que, prosseguindo a minha filosofia de vida optimista, não consigo viver de subsídios nem estar parado e confesso…não sei viver sem as minhas palestras. Na medida em que, esta temática está incluída nos programas lectivos venho por este meio, divulgar este projecto junto de toda a comunidade.
 
Para finalizar o presente resta-me convidar-vos a conhecer todo o meu projecto visitando o meu blog em: http://pedrocvdias.blogspot.com e agradecer a atenção dispensada.
 
Estou também em:
 
TWITTER: http://twitter.com/pedrocvdias 
 
FACEBOOK: http://www.facebook.com/home.php?ref=home#/profile.php?id=1815222033&ref=profile  
 
Hi5: http://pedrocvdias.hi5.com 
 
YouTube: http://www.youtube.com/user/pedrodias889
 
MySpace: http://www.myspace.com/pcdias 

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video