domingo, 6 de dezembro de 2009


Educar Já!





Este ano a VI Confintea – Conferência Internacional de Educação de Adultos, que é convocada pela UNESCO a cada 12 anos e trata dos problemas da Educação e da alfabetização de adultos foi realizada em Belém, no Pará do dia 01 a 04 de dezembro. 

O Brasil foi escolhido em 2003 para sediar a Conferência a qual já foi realizada em Elsinore na Dinamarca em 1949; em Montreal no Canadá em 1960; em Tóquio no Japão em 1972; em Paris na França em 1985 e em Hamburgo na Alemanha em 1997.

Participaram da Conferência representantes de 156 Estados entre eles 93 ministros da Educação, membros da UNESCO que tem sua sede em Hamburgo na Alemanha.

Irina Bokova, diretora-Geral da UNESCO afirmou que após 60 anos depois da Declaração Universal dos Direitos Humanos ainda é preciso reafirmar que todos têm direito à Educação, como bem prega o Movimento Eu, Você, Todos pela Educação assim como uma educação de qualidade para todos.

A cidade escolhida para acolher a VI Confintea foi Belém emoldurada pela floresta amazônica numa oportunidade de enfatizar a importância da questão ambiental em consonância com a importância da questão educacional. Este caminho tem que ser trilhado junto, lado a lado, uma vez que a preservação e o respeito ambiental dependem da conscientização que a educação traz.

“Esperamos que o Grito de Belém e o Grito de Copenhague se juntem em um Canto de Esperança para todo o mundo e todas as gerações do futuro, graças à educação de qualidade para todos e a um desenvolvimento sustentável para a civilização.” Assim diz Cristovam Buarque em O Grito de Belém. 

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video