quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Educar Já



Olá queridos professores!

Quem tiver disponibilidade, quero fazer um convite para o 3º Seminário do CEMUPI e do Fórum Permanente de Educação Inclusiva -
Educação Inclusiva e a convenção da ONU - Da Pré-Escola ao Ensino Superior
será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro no Centro Universitário Belas
Artes de São Paulo.

É um evento voltado para os professores e profissionais da área incluindo Secretarias da Educação que discutirá políticas públicas e práticas pedagógicas
Vou falar um pouco do CEMUPI Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão
Inclusão: ampla, geral e irrestrita que tem tudo a ver com o post que fiz hoje no Falando Sobre:

O CEMUPI surge da necessidade de se congregar esforços e competências de
pessoas de diferentes áreas do conhecimento, para planejar e executar
projetos que visam à transformação das escolas, para que se tornem espaços
abertos às diferenças.

A intenção deste grupo é de pesquisar as formas de eliminação das barreiras
educacionais que excluem crianças e jovens das nossas escolas, interrompendo
suas trajetórias escolares por motivos os mais diferentes, relacionados aos
processos de ensino e de aprendizagem.

A cultura da diversidade vai nos permitir construir uma escola de qualidade,
uma didática de qualidade e profissionais de qualidade. Todos teremos de
aprender a “ensinar a aprender”. A cultura da diversidade é um processo de
aprendizagem permanente, onde TODOS devemos aprender a compartilhar novos
significados e novos comportamentos de relações entre as pessoas. A cultura
da diversidade é uma nova maneira de educar que parte do respeito à
diversidade como valor.

ÁREA TEMÁTICA E PESQUISAS

O CEMUPI pertence à Faculdade de Educação do Centro Universitário Belas
Artes e passa a ter a co-gestão do Grupo de Estudos Projeto Roma Brasil e
dos Papos Inclusivos do Grupo Síndrome de Down.

O Centro tem como objetivo desenvolver um modelo teórico/prático de inclusão
que possa ser usado pelas escolas, que não pretende ser um livro de
receitas , mas sim um plano de vôo que ajude a viabilizar efetivamente as
práticas educativas inclusivas.

O grupo é multidisciplinar formado por pessoas, nem todas vinculadas
profissionalmente à Educação, mas preocupadas com o tema.
As pesquisas desenvolvidas pelo grupo referem-se a :
Þ Educação para todos
Þ Formação de Professores para a educação inclusiva
Þ Transversalidade e educação

ATIVIDADES

• desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam ser aplicados em
escolas, instituições e organizações que adotam princípios inclusivos em
suas áreas de atuação educacional e/ou terapêutica;
• estudo sistemático e atualizado da literatura sobre ensino e
diferenças na educação;
• intercâmbios com centros nacionais e internacionais ligados à área
temática do CEMUPI;
• integração de conhecimentos sobre temas da área por meio convênios
de cooperação técnico-científica com instituições de pesquisa e de ensino
nacionais e internacionais;
• organização de encontros, seminários, congressos científicos;
• constituição de um acervo de trabalhos internos e externos ao
CEMUPI e publicação de produções do CEMUPI em mídias especializadas.
Carta de Princípios do Fórum Permanente de Educação Inclusiva
Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os
contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e
privados.

Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender a
singularidade humana e a pluralidade cultural, o que implica em rupturas e
mudanças políticas, econômicas e sociais.

Defendemos a cultura da diversidade em oposição a cultura do preconceito,
com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação,
solidariedade e liberdade.

Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor
modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção
de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e a permanência
de todos como resultado da qualidade social da educação.

Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse
o provedor dos serviços educacionais ou o fiscalizador dos serviços
prestados por entidades privadas.

Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos
sistemas de ensino e nas unidades escolares.

Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de
desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país
para garantir o exercício da cidadania.


VEJA A PROGRAMAQÇÃO

3 de dezembro

8h30 – Credenciamento
9 horas - Abertura - Apresentação de vídeo institucional com seminários
anteriores
9h30 - Palestra: Planos de Educação
Liliane Garcez, FoPEI - Plano Nacional de Educação
Movimento Nossa São Paulo - Plano Municipal de Educação
11h30 – Debate
14 horas - Apresentação do documentário sobre Dam Krupper: Rei Coragem
15 horas - Palestra: Educação Inclusiva e a Convenção da ONU
Claudia Grabois, presidente da Federação de Síndrome de Down e presidente do
Instituto Helena Antipoff
Escola Amorim Lima (relato de experiência) e
16 horas – Debate
16h30 - Coffee break
17 horas - Apresentação musical - Coral IMREA

4 de dezembro

9 horas - Palestra: Projeto Político Pedagógico e currículo como
instrumentos de planejamento e avaliação
Maria Tereza Mantoan coordenadora do Laboratório de Inclusão da Unicamp
Elizabet Sá, professora
10h30 - Coffee break
11 horas – Debate
14 horas – Palestra: Acessibilidade e Tecnologias Assistidas na Sala de Aula
Naira Rodrigues fonoaudióloga,
Dr. Cauê Mônaco médico especializado em medicina da família
16 horas - Coffee break
16h30 – Debate
17 horas - Encerramento - Produção Painel

Local:
Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 – Vila Mariana

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail
inclusao@gmail.com

Datas: 3 e 4 de dezembro de 2009

Evento gratuito e aberto à comunidade

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Associação de Pais e Encarregados de Educação

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