Olá queridos professores! Quem tiver disponibilidade, quero fazer um convite para o 3º Seminário do CEMUPI e do Fórum Permanente de Educação Inclusiva - Educação Inclusiva e a convenção da ONU - Da Pré-Escola ao Ensino Superior será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É um evento voltado para os professores e profissionais da área incluindo Secretarias da Educação que discutirá políticas públicas e práticas pedagógicas Vou falar um pouco do CEMUPI Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão Inclusão: ampla, geral e irrestrita que tem tudo a ver com o post que fiz hoje no Falando Sobre: O CEMUPI surge da necessidade de se congregar esforços e competências de pessoas de diferentes áreas do conhecimento, para planejar e executar projetos que visam à transformação das escolas, para que se tornem espaços abertos às diferenças. A intenção deste grupo é de pesquisar as formas de eliminação das barreiras educacionais que excluem crianças e jovens das nossas escolas, interrompendo suas trajetórias escolares por motivos os mais diferentes, relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem. A cultura da diversidade vai nos permitir construir uma escola de qualidade, uma didática de qualidade e profissionais de qualidade. Todos teremos de aprender a “ensinar a aprender”. A cultura da diversidade é um processo de aprendizagem permanente, onde TODOS devemos aprender a compartilhar novos significados e novos comportamentos de relações entre as pessoas. A cultura da diversidade é uma nova maneira de educar que parte do respeito à diversidade como valor. ÁREA TEMÁTICA E PESQUISAS O CEMUPI pertence à Faculdade de Educação do Centro Universitário Belas Artes e passa a ter a co-gestão do Grupo de Estudos Projeto Roma Brasil e dos Papos Inclusivos do Grupo Síndrome de Down. O Centro tem como objetivo desenvolver um modelo teórico/prático de inclusão que possa ser usado pelas escolas, que não pretende ser um livro de receitas , mas sim um plano de vôo que ajude a viabilizar efetivamente as práticas educativas inclusivas. O grupo é multidisciplinar formado por pessoas, nem todas vinculadas profissionalmente à Educação, mas preocupadas com o tema. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo referem-se a : Þ Educação para todos Þ Formação de Professores para a educação inclusiva Þ Transversalidade e educação ATIVIDADES • desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam ser aplicados em escolas, instituições e organizações que adotam princípios inclusivos em suas áreas de atuação educacional e/ou terapêutica; • estudo sistemático e atualizado da literatura sobre ensino e diferenças na educação; • intercâmbios com centros nacionais e internacionais ligados à área temática do CEMUPI; • integração de conhecimentos sobre temas da área por meio convênios de cooperação técnico-científica com instituições de pesquisa e de ensino nacionais e internacionais; • organização de encontros, seminários, congressos científicos; • constituição de um acervo de trabalhos internos e externos ao CEMUPI e publicação de produções do CEMUPI em mídias especializadas. Carta de Princípios do Fórum Permanente de Educação Inclusiva Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e privados. Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender a singularidade humana e a pluralidade cultural, o que implica em rupturas e mudanças políticas, econômicas e sociais. Defendemos a cultura da diversidade em oposição a cultura do preconceito, com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação, solidariedade e liberdade. Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e a permanência de todos como resultado da qualidade social da educação. Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse o provedor dos serviços educacionais ou o fiscalizador dos serviços prestados por entidades privadas. Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos sistemas de ensino e nas unidades escolares. Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país para garantir o exercício da cidadania. VEJA A PROGRAMAQÇÃO 3 de dezembro 8h30 – Credenciamento 9 horas - Abertura - Apresentação de vídeo institucional com seminários anteriores 9h30 - Palestra: Planos de Educação Liliane Garcez, FoPEI - Plano Nacional de Educação Movimento Nossa São Paulo - Plano Municipal de Educação 11h30 – Debate 14 horas - Apresentação do documentário sobre Dam Krupper: Rei Coragem 15 horas - Palestra: Educação Inclusiva e a Convenção da ONU Claudia Grabois, presidente da Federação de Síndrome de Down e presidente do Instituto Helena Antipoff Escola Amorim Lima (relato de experiência) e 16 horas – Debate 16h30 - Coffee break 17 horas - Apresentação musical - Coral IMREA 4 de dezembro 9 horas - Palestra: Projeto Político Pedagógico e currículo como instrumentos de planejamento e avaliação Maria Tereza Mantoan coordenadora do Laboratório de Inclusão da Unicamp Elizabet Sá, professora 10h30 - Coffee break 11 horas – Debate 14 horas – Palestra: Acessibilidade e Tecnologias Assistidas na Sala de Aula Naira Rodrigues fonoaudióloga, Dr. Cauê Mônaco médico especializado em medicina da família 16 horas - Coffee break 16h30 – Debate 17 horas - Encerramento - Produção Painel Local: Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 – Vila Mariana As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inclusao@gmail.com Datas: 3 e 4 de dezembro de 2009 Evento gratuito e aberto à comunidade |
-
Sem comentários:
Enviar um comentário