sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Aos Pais e Encarregados de Educação




A Obesidade apresenta-se como um dos mais sérios problemas de Saúde Pública. A evolução desta pandemia é particularmente relevante na medida em que as opções que predeterminam a saúde são maioritariamente feitas antes da adolescência.
A obesidade na infância frequentemente prevalece na idade adulta (40% dos casos), estimando-se que cerca de 2 a 8% dos custos totais com a saúde nos países ocidentais possam ser atribuídos à obesidade.
Portugal encontra-se numa das posições mais desfavoráveis no cenário Europeu. É um dos países com maior prevalência de obesidade infantil, 30% de crianças apresentam sobrepeso e mais de 10% são obesas evidenciando, ainda, uma das mais elevadas prevalências de inactividade física da União Europeia.
Neste contexto decidiu-se criar o projecto: “Saber Comer para Melhor Viver” que visa dar formação a Pais e Encarregados de Educação sobre princípios básicos de nutrição e alimentação saudável. Este projecto será elaborado em parceria com as equipas responsáveis pelos Projectos de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso e Secundárias Dr. Júlio Martins e Dr. António Granjo, com as Técnicas Superiores de Saúde do ramo de Nutrição:
– Dr.ª Cátia Pinho Borges (Centro de Saúde de Chaves nº 1) e Dr.ª Ana Margarida Cardoso (Centro de Saúde de Chaves nº 2);
e com as Técnicas Superiores de Saúde do ramo de Psicologia:
- Dr.ª Catarina Mota (Centro de Saúde de Chaves nº 1) e Dr.ª Helena (Centro de Saúde de Chaves nº 2).
Neste âmbito, decorrerão nos dias 25 de Novembro (terça-feira) e 3 de Dezembro (quarta-feira), pelas 21h, no Auditório da Escola Nadir Afonso, colóquios dirigidos particularmente aos Pais e Encarregados de Educação onde se abordarão os seguintes temas:

• Definição de Alimentação e Nutrição;
• Nutrientes e suas funções;
• Nutrientes e suas fontes alimentares;
• Processo de mastigação, deglutição e digestão;
• Mecanismos fisiológicos de controlo do peso e do apetite;
• Rotulagem.

Estando certos da relevância que estas acções têm para V.ª Ex.ª, o Grupo de Trabalho da Promoção para a Saúde da Escola convida-o a estar presente nestas duas sessões e nas próximas que, a seu tempo, serão agendadas.

Com os melhores cumprimentos,

A Equipa da Educação para a Saúde

Sem comentários:

DOCUMENTOS DA APEE - AFGC

LIVROS NEE




Associação de Pais e Encarregados de Educação

RECOMENDAÇÕES DA GRIPE A

Video